Vantagem para as equipas da casa
Numa primeira jornada com apenas três jogos, o Campeonato da Proliga começou a confirmar que esta temporada irá ser extremamente competitiva e plena de qualidade.
Competições
13 OUT 2012
O Eléctrico surpreendeu, em casa, após dois prolongamentos, o Illiabum (93-92), já o Maia Basket não sentiu tantas dificuldades em levar de vencida o Aliança Sangalhos (66-47), no Pavilhão do Formigueiro. No jogo de encerramento desta ronda, a Oliveirense, tal como tinha sucedido na meia-final do Troféu António Pratas, voltou a bater o Benfica “B” (84-60).
A jogar em casa, os maiatos entraram mais fortes e a dominar o jogo. No final da primeira parte os comandados de Rui Silva venciam por catorze pontos de diferença (39-25), um resultado que espelhava a superioridade da equipa da casa durante os primeiros vinte minutos do encontro.O conjunto de Sangalhos regressou do intervalo decidido a alterar o rumo dos acontecimentos, reduzindo para metade a diferença que separava as duas equipas no final do 3º período (39-46). A aproximação do adversário no marcador fez despertar os experientes jogadores do Maia, que nos últimos 10 minutos foram demolidores (20-8).A presença de Paulo Diamantino (12 pontos, 14 ressaltos, 2 assistências e 2 desarmes de lançamento), MVP do encontro com 27 de valorização, especialmente na tabela ofensiva (9) foi determinante no desfecho do encontro, embora o melhor marcador do Maia Basket tenha sido Ricardo Pinto com 15 pontos, aos quais somou 7 ressaltos e 3 assistências.O capitão Emanuel Silva, autor de 16 pontos, foi o mais concretizador da equipa de Sangalhos.