Vareiras e leoas nas “meias”

O segundo jogo da 1ª ronda do playoff do campeonato nacional da 1ª Divisão veio trazer mais emoção e incerteza em algumas séries.

Competições
2 MAI 2015

Depois dos triunfos de ESA e SC Coimbrões/REBAU na jornada inaugural, o Galitos/PIzzarte e C.S.M. / C.S.CAB ripostaram, forçando uma negra para se ficar a conhecer quem seguirá para as meias-finais. A formação madeirense venceu, fora de portas, o SC Coimbrões pela diferença mínima (68-67), sendo que o triunfo do conjunto de Aveiro, na Amadora, também foi por uma margem curta (66-60), e após prolongamento. Quem já garantiu a presença nas meias-finais foi a equipa da Ovarense, se bem que tenha sido obrigada a suar para levar de vencida o Guifões SC por 42-40. Mais fácil foi o triunfo do Sporting CP diante da equipa do SIMECQ (64-42), que com esta vitória segue para a ronda seguinte.

 

Num jogo em que as defesas claramente se superiorizaram aos ataques, o campeão da fase regular carimbou a passagem à fase seguinte da prova. Depois de um confortável triunfo alcançado em Guifões (71-40), as vareiras sentiram muitas mais dificuldades para ultrapassarem o Guifões, oitavo classificado da fase regular. A temporada terminou para o conjunto de Guifões, mas certamente com a equipa a sair da competição com a consciência tranquila quanto aquilo que poderia ter feito na eliminatória.

 

O primeiro jogo da série entre ESA e Galitos/PIZZARTE já tinha sido equilibrado, vitória do conjunto lisboeta por três pontos (71-68), uma tendência que se manteve no jogo 2. Só que desta vez foi a equipa de Aveiro a levar a melhor, no tempo extra, sendo que voltou a comandar a marcha do marcador durante quase todo o encontro. Um resultado que deixa tudo em aberto para negra, sendo que nestas decisões tudo pode acontecer, até pelas características muito particulares que envolve um jogo desta natureza. No entanto, a ESA continua a beneficiar do factor casa, um trunfo que poderá ser valioso na decisão desta série.

 

O mesmo sucede na eliminatória entre a equipa madeirense e o SC Coimbrões, já que as insulares empataram a eliminatória a 1. No jogo realizado na Madeira, a equipa da casa mostrou enormes dificuldades para somar pontos no ataque (37 pontos), acabando por perder por números conclusivos (21 pontos de diferença). No encontro deste sábado, o C.S.M. / C.S.CAB mostrou-se muito mais eficaz no ataque, e num jogo muito equilibrado, acabou por sair vitorioso pela diferença mínima (68-67). A pressão distribui-se agora pela duas equipas, se bem que a maior responsabilidade, em teoria, cairá sempre para a equipa melhor classificada durante a fase regular, e que por isso joga em casa o jogo decisivo.

Competições
2 MAI 2015

Mais Notícias