“Vem Rolar Connosco” reuniu 17 praticantes em Sesimbra

Treino aberto de BCR foi o primeiro passo para a criação de uma equipa na região

Atletas | Competições
15 DEZ 2020

O Pavilhão Municipal de Sampaio, em Sesimbra, acolheu, na passada sexta-feira, 11 de dezembro, o capítulo inaugural do projeto encabeçado por David Lima, que se cruzou com o basquetebol em cadeira de rodas (BCR) no período em que estudou e residiu em Berlim. O organizador faz um balanço “bastante positivo” da iniciativa “Vem Rolar Connosco”, na qual compareceram o presidente do Comité Nacional de BCR, Augusto Pinto, o vice-presidente, João Crucho, bem como representantes do município de Sesimbra.

No tocante a praticantes e potenciais atletas, “foram 17 pessoas ao todo, entre os 10 e os 75 anos; 8 já tinham experimentado BCR, 9 eram novas”, elenca David Lima, apesar de constatar as dificuldades em chegar ao público-alvo. “Se quiséssemos fazer uma equipa com as pessoas que captámos, não poderíamos”, salienta, uma vez que, descontando 4 atletas da APD Lisboa e 3 do GDD Alcoitão, presentes com o intuito de ajudar ao sucesso do evento, restaram apenas 2 hipotéticos jogadores elegíveis (embora na 2.ª Divisão se autorize a participação em campo de um atleta sem qualquer lesão).

“É o Sr. José, sapateiro aqui em Sesimbra, de 60 anos. Comecei a ir ao espaço dele arranjar coisas para o convencer a vir. E uma senhora de 36 anos, que se poderá enquadrar na deficiência mínima, devido a uma lesão significativa no joelho”, explica.

Não obstante as contrariedades, o grupo, onde se inclui David Lima, Thirza Marx, Diogo Cruz e Duarte Silva, a União Desportiva para a Inclusão (UDI) (Ana Rita Santos e Luís Martins), de Setúbal, e um terceiro parceiro a definir, de Sesimbra, pretende “iniciar treinos regulares em janeiro”, repto a que os participantes prometem aderir.

Partilhamos alguns dos melhores registos da noite que se espera recordar como a origem da primeira equipa de BCR em Sesimbra.

Atletas | Competições
15 DEZ 2020

Mais Notícias