Vencemos na Bósnia!

Quem pensava que a exibição contra a Macedónia não era para repetir… enganou-se! Portugal derrotou a Bósnia no seu reduto por 78-80 no segundo jogo e segunda vitória histórica para Portugal que, com a derrota de Israel na Macedónia, lidera invicto o grupo de qualificação para a fase final do Eurobasket 2007.

FPB | Seleções
3 SET 2006

Foi uma partida marcada pelo equilíbrio com a equipa lusa a fazer-se valer do espírito de sacrifício e união de um grupo que continua a superar-se, jogo a jogo, para vencer uma partida repleta de emoções. (continua nos detalhes)

Entrou melhor Portugal que no primeiro período liderou desde a bola ao ar, atingindo o final do primeiro parcial com uma vantagem de 8 pontos. Reagiu a Bósnia que com 10-3 no inicio do segundo período chegou à diferença mínima quando faltavam 5 minutos para o descanso. Mas Portugal não tremeu e reconquistou ligeira vantagem de 6 pontos (33-39) com que se chegou ao intervalo.O terceiro período começou com a mesma toada e com os portugueses a conseguirem gerir o pecúlio alcançado. No entanto, um forcing bósnio no final deste parcial conduziu à primeira vantagem da equipa da casa, já no final deste período (57-56). O inicio dos últimos e decisivos 10 minutos da partida demonstrava uma Bósnia decidida a dar a volta aos acontecimentos e, quando faltavam 5 minutos para o final do jogo os anfitriões tinham cavado 7 pontos a seu favor, e tentavam aproveitar o desgaste físico da longa viagem dos portugueses, para alcançar a vitória. Puro engano! A alma, união e garra dos nossos jogadores veio ao de cimo e com dois triplos de Minhava, Portugal entrava de novo no jogo e corria atrás do prejuízo. Mas faltavam 2 minutos e a diferença era ainda de 6 pontos a favor dos bósnios. Eis que surge um triplo de Paulo Simão seguidos de um duplo e um triplo de Carlos Andrade – 8-0 em minuto e meio e Portugal de novo na frente com 30 segundos para jogar. Vieram os lances livres e… a Bósnia treme concretizando apenas um e Andrade e Simão não abanaram e converteram os 4 de que dispuseram. Eram agora 5 pontos de vantagem e o jogo estava ganho apesar dos últimos lances livres falhados e do triplo bósnio no último segundo.FICHA DE JOGOBÓSNIA – 78 PORTUGAL – 80( 13-21, 20-18, 24-17, 21-24 )PORTUGALM. Minhava (13), R. Mota, J. Costa, P. Cunha (5), F. Jordão (16), F. Silva (2), C. Andrade (15), J. Coelho (2), P. Simão (5), E. Évora (8), M. Miranda, J. Santos (14)BÓSNIAVasiljevic, S. (10), Firic, G., Krupalija, D. (2), Tuljkovic, M. (5), Kojadinovic, F. (15), Domercant, H. (13), Jazvin, E., Bavcic, E., Mrsic, D. (5), Hukic, J. (17), Kikanovic, E., Bajramovic, K. (11)

FPB | Seleções
3 SET 2006

Mais Notícias