Visão dos play-off exige vitórias aos aflitos

Com o líder «dedicado» aos festejos do Carnaval – o Sampaense Tecidos Coimbra venceu em jogo antecipado o Braga BC por 98-61 -, a 23.ª jornada da Proliga deste fim de semana exige vitórias a três «aflitos» que, colocados nos limites do apuramento para o play-off, não lhes é permitida qualquer escorregadela.

Competições
20 FEV 2004

Até porque, na primeira volta saíram vencedores sobre os adversários deste fim-de-semana. Casos do BC Guimarães, Esgueira OLI e Maia Basket.

O derbi aveirense Esgueira OLI-Caves Aliança Sangalhos promete muita luta e espectáculo. Os bairradinos querem desforra, pela certa, porque foi uma grande afronta a derrota sofrida, em «casa», na primeira volta. Os esgueirenses não querem cair do oitavo posto sob risco de perderem o embarque para os play-off e o estatuto dos sangalhenses, por outro lado, não lhes permite ocupar lugar mais modesto do que o quinto actual.Mais a sul, na Tapadinha, haverá também emoção a rodos entre dois manifestos candidatos a um lugar no play-off. O Maia Basket tem surpreendido, venceu os alcantarenses na primeira metade do campeonato, mas agora vão ter pela frente um Atlético também especialmente motivado para subir degraus na tabela classificativa (já vão no sexto lugar), a que se acrescenta o favoritismo do factor «casa». E quem não mata, morre…Novamente a norte, o BC Guimarães está neste momento à porta dos lugares de apuramento (é nono) e, por isso, está proibido, nas suas ambições, de permitir veleidades ao visitante Galitos Weber Savecol, este em luta desesperada por um lugar ao sol (é 11.º).De resto, o Basket Almada tem «obrigação» de vencer no recinto do FC Gaia, que ainda não venceu qualquer jogo, e a AAC Casino Figueira vai avisada para o Pavilhão do Illiabum, cuja equipa na primeira volta foi a Coimbra incomodar a tranquilidade que então os «estudantes» gozavam, vencedores por apenas nove pontos (90-81). Em Torres Vedras a Física tem demonstrado que ali manda a equipa da «casa» e, por isso, esperam, com mais ou menos dificuldade, ultrapassar o Vitalis Santarém. Se o fizeram antes na cidade escalabitana, ainda que pela margem mínima (76-75), o dever impõe-lhes idêntico desfecho em Torres Vedras.Em jogo antecipado da 30.ª jornada, defrontam-se também neste fim-de-semana o Braga BC e o Vasco Rádio Popular, um encontro na cidade dos bispos entre dois concorrentes ocupantes da cauda da classificação.

Competições
20 FEV 2004

Mais Notícias