Vitória (56-50) e derrota (46-47) nos jogos com a Holanda

A selecção nacional de Sub-20 femininos prossegue a preparação tendo em vista a participação no Europeu, Divisão B, agendado para Sófia (Bulgária), de 3 a 13 de Julho.

Competições | Seleções
14 JUN 2014

Com o apoio da autarquia de Terras do Bouro, foi possível a realização de um estágio naquela região minhota, que incluiu dois jogos particulares com a congénere da Holanda (selecção que milita na Divisão A), além de um primeiro com o SC Braga, 3º classificado na fase final do Nacional da 2ª Divisão Feminina. Depois do triunfo folgado sobre a equipa bracarense (75-34), a selecção lusa bateu as holandesas (56-50), tendo a Holanda rectificado no dia seguinte ao vencer tangencialmente (46-47).

As portuguesas lideraram sempre a partida desde o início chegando inclusive a dilatar o resultado para 11 pontos de diferença a meio do 2º período (27-16). Nessa altura a Holanda mudou a sua estratégia defensiva para zona voltando a reequilibrar o jogo, zona essa que não mais alteraria até final. Ao intervalo Portugal saía a vencer por 7 pontos (32-25). No segundo tempo a toada foi sempre a mesma, com muito equilíbrio, tendo a Holanda encostado no marcador aos 47 e aos 50 pontos. No final as lusas foram física e animicamente mais fortes, sagrando-se justas vencedoras. Parciais (16-14, 16-11, 11-17 e 13-8). Derrota pela diferença mínima no 2º jogoNo 2º jogo realizado pelas Sub 20 femininas portuguesas, esta sábado, contra a Holanda, o conjunto luso já não conseguiu repetir a façanha do dia anterior, perdendo desta feita pela margem mínima (46-47). Portugal até começou bem a partida chegando ao final do 1º período a vencer por 10 pontos (18-8), porém, inexplicavelmente realizou de imediato um parcial desastroso (2-21) que viria a condicionar todo o jogo. Falhando inúmeras situações de cesto fácil brilhantemente construídas, ia dando alguma motivação ao adversário que estava controlado enquanto que aumentava os seus níveis de frustração. Corrigindo a situação no 3º período (10-9) e passando para a frente do jogo a partir do minuto 37 (44-42), viria no entanto a pagar caro o esforço realizado permitindo que a Holanda passasse para a frente com um lançamento triplo, a 2,6 segundos do final ao qual, mesmo após desconto de tempo pedido, já não viria a conseguir reagir. Fica a reação das sub-20 portuguesas e a ideia segura de que podem fazer bem mais tal foi a garra e atitude demonstrada perante os momentos menos conseguidos. Os parciais foram 18-8, 2-21, 10-9 e 16-9 tendo jogado todas as 12 convocadas. Domingo jogam novamente com a Holanda pelas 11h.O seleccionador Eugénio Rodrigues contou com as seguintes 15 jogadoras:Ana Granja Santos (Olivais FC) Cesária Ucalam (Martigny/Suiça) Inês Veiga (Olivais FC) Inês Viana (CRCQ Lombos) Jessica Costa (Montijo BB) Joana Canastra (Algés) Joana Cortinhas (Académico FC) Joana Soeiro (Algés) Joséphine Filipe (Olivais FC) Leonor Cruz (CD Torres Novas) Mafalda Guerreiro (CRCQ Lombos) Nádia Fernandes (GDEMA Menéres) Raquel Jamanca (Montijo BB) Sara Dias (Académico FC) Sofia Pinheiro (AD Ovarense)ResponsáveisVítor Duarte (dirigente)Eugénio Rodrigues (seleccionador)Pedro Leite (secretário)Rita Mansilha (fisioterapeuta)

Competições | Seleções
14 JUN 2014

Mais Notícias