Vitória conquista 64ª edição da Taça de Portugal

Num Pavilhão Multiusos de Fafe a rebentar pelas costuras e com um ambiente absolutamente fantástico, um Vitória de luxo derrotou o Benfica (81-100) e conquistou a segunda vitória na Taça de Portugal, repetindo o feito de 2008 quando ainda militava na Proliga.

Competições | FPB
17 MAR 2013

Num colectivo que se cotou com uma magnifica exibição, o MVP da partida foi para Ivan Almeida com 17 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências.

Uma nota para mais uma excelente organização do município fafense, da Associação de Basquetebol de Braga e da Catchawards.

O inicio de jogo foi típico de uma final com nervos de parte a parte. Acordou mais cedo o Vitória que conseguiu os primeiros pontos da partida já perto do 2º minuto de jogo. Abertas as hostilidades os vimaranenses partiram para um primeiro período de luxo e cedo conquistaram uma vantagem de 2-10 que obrigou Carlos Lisboa a parar o jogo ainda antes dos 3 minutos. Não surtiu efeito e, embora o Benfica tivesse melhorado no ataque, o Vitória continuava agressivo e determinado e a fazer excelentes selecções e percentagem de lançamentos que castigavam a pouca eficácia defensiva encarnada. À passagem do minuto 8 a diferença atingia a dezena de pontos e no final dos primeiros 10 minutos era de 12, com um incrível 18-30.A toada manteve-se após a paragem e o Benfica batalhava para aproximar-se no marcador. A meio do segundo período os lisboetas tinham melhorado na defesa e estavam a 7 pontos (28-35). As percentagens dos jogadores vitorianos baixaram mas o Benfica também sentia dificuldades no ataque e não conseguia “encostar” aos minhotos até ao triplo de Diogo Carreira que a 2,30 minutos do intervalo colocava o jogo a 4 pontos. Foi a vez de Fernando Sá pedir desconto de tempo. Resultou de imediato e um afundanço de Ivan Almeida e um triplo de André Bessa recolocavam 9 pontos de diferença no marcador a 29 segundos do intervalo. Elvis ainda marcou dois pontos e o descanso chegava com 40-47 e tudo em aberto numa partida espectacular.Reinicio de jogo e de novo o Vitória a entrar melhor chegando mais uma vez a 10 pontos de vantagem após um triplo de Charles Jr. Coube a Lace Dunn responder com uma jogada de 4 pontos – triplo com falta. Mas os minhotos logo retomaram o ritmo e de novo afastaram-se para os 10 pontos a meio do 3º período. Apesar de 4 pontos consecutivos dos encarnados, o Vitória faz 2 triplos consecutivos e mantinham a vantagem e entrava-se nos decisivos 10 minutos com 63-70.O Benfica fez os primeiros dois pontos do decisivo parcial mas a inspiração vitoriana continuava em grande e à “lei da bomba” foram cavando o fosso que era de 13 pontos quando Carlos Lisboa voltou a parar a partida com 6 minutos para o final (68-81). Nada resultava e o Benfica não encontrava soluções para discutir a vitória com um inspirado Vitória. A 3 minutos do fim o vencedor estava praticamente encontrado quando num contra-ataque José Silva colocava os números em 70-87. A numerosa claque vimaranense estava ao rubro e empurrou os seus atletas para uma expressiva e merecida vitória por 81-100.Nos destaques individuais dos vencedores, além do MVP Ivan Almeida, José Silva (25 pontos com 5 triplos), Paulo Cunha (20 pontos e 9 ressaltos), Dain Swetalla (17 pontos e 5 ressaltos) e André Bessa (10 pontos, 5 ressaltos e 8 assistências). Os melhores benfiquistas foram João Betinho Gomes (21 pontos), Lace Dunn (14 pts e 4 ass) e Fred Gentry (13 pts e 4 res).

Competições | FPB
17 MAR 2013

Mais Notícias