Vitória está na final
Numa série levada até ao limite, a equipa do Vitória fez prevalecer o factor casa e venceu o quinto e decisivo jogo frente ao Lusitânia (84-75).

Competições
14 MAI 2014
Depois de muita emoção e luta, os vimaranenses conquistaram o direito de disputar a final do playoff frente ao SL Benfica, e assim poderem continuar a ambicionar ganhar o título de campeão nacional.
Depois de duas vitórias para cada lado, este jogo da negra era o tira-teimas para se ficar a conhecer o adversário da equipa benfiquista. Uma incerteza que se manteve durante toda a 1ª parte face ao equilíbrio registado entre as duas equipas durante os primeiros 20 minutos.No 1º período registaram-se nove alternâncias no comando do marcador, mas um triplo mesmo no final do quarto colocou os açorianos na frente do resultado por 22-18. Os primeiros minutos do 2º quarto foram de enorme ineficácia de ambas as partes, embora tenham sido os minhotos a tomar a liderança do jogo, ainda que por curtas vantagens (27-22). A 45 segundos do final do 1º tempo a equipa da ilha Terceira voltava ao comando do jogo (36-35), acabando por recolher ao balneário a vencer por 37-35.No recomeço da etapa complementar nenhum dos conjuntos conseguiu fugir no marcador, e a 3.49 minutos do fim do período registava-se um empate a 49 pontos. Um triplo de José Silva deu o mote para um parcial de 8-0 favorável ao Vitória, com os insulares a não marcarem mais pontos até final do período (58-49).Foi o momento do jogo já que depois dessa vantagem amealhada, os comandados de Fernando Sá não mais largariam o comando do jogo. Dois triplos a abrir o 4º período colocaram o Lusitânia mais próximo no marcador (55-58), se bem que nunca tenham conseguido a reviravolta no resultado. A meio do quarto os vitorianos venciam por 71-65, e com um parcial de 5-0, faziam subir a diferença para a casa das dezenas (76-65).O cronómetro jogava a favor da equipa da casa, a quem bastou gerir a almofada pontual acumulada nos pouco mais de 3 minutos que faltavam para o final do encontro e da eliminatória. O base Pedro Pinto (22 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências) surgiu neste jogo mais como um marcador de pontos, no qual João Guerreiro (12 pontos e 8 ressaltos) voltou a ter um contributo muito positivo. O jogo exterior do Vitória voltou a funcionar muito bem, com a dupla composta por José Silva (15 pontos) e João Balseiro (16 pontos, 4 assistências, 4 roubos de bola e 3 assistências), a destacar-se na marcação de pontos.Marcel Momplaisir somou mais um duplo-duplo (15 pontos e 15 ressaltos) terminado a época com mais uma exibição de grande qualidade. O duo composto por James Smith (17 pontos, 6 assistências e 2 roubos de bola) e Zane Campbell (17 pontos e 4 ressaltos) teve uma prestação bastante positiva, lutando até final por um lugar na final.