Vitória perde mas agarra liderança
Os 16 pontos com que o Sangalhos venceu o Vitória não foram suficientes para permitir aos bairradinos ultrapassar os vimaranenses no topo da clasificação.
Competições
18 ABR 2005
No entanto, esta derrota dos ainda líderes veio aumentar as dúvidas quanto ao escalonamento das 4 primeiras classificações. E se a isto juntarmos uma última jornada com um escaldante Sampaense/Sangalhos, vemos que muito ainda pode acontecer.
Nos lugares cimeiros, a Física aproximou-se ainda mais do topo ao derrotar, sem apelo nem agravo, um Basket de Almada apático e a acusar a ausência de Rodney Gatson que entretanto se juntou ao Casino Figueira Ginásio da Liga TMN. Também o Sampaense procura a melhor posição depois de triunfar em Algés num jogo cheio de dificuldades.
Mas se no topo as dúvidas ainda existem, o que dizer na luta pelos playoff. Apesar do ponto de vantagem sobre Illiabum e Braga que o Marinhense conquistou nesta jornada, mercê da vitória em Vila Pouca e das tangenciais derrotas de bracarenses e ilhavenses contra o Vasco e Galitos, a equipa da Marinha Grande não está salva. Avizinha-se um jogo difícil frente à Fisica enquanto que Braga e Illiabum defrontarão duas equipas teoricamente mais acessíveis, Académica e Esgueira. Com desvantagem no confronto directo com o Illiabum e apesar de depender apenas de si próprio, só uma vitória garante o imediato apuramento para o playoff ao Marinhense.
Mas as dúvidas não acabem aqui. À espreita de eventuais escorregadelas e apesar de ser necessário uma grande conjugação de factores, Vila Pouca, Galitos e Académica ainda sonham com um eventual apuramento. MAS isso só poderá acontecer se Illiabum e Braga perderem, ambos, os seus jogos. Mas nesta Proliga já se viu de tudo e até ao lavar dos cestos é vindima. Academistas e Galitos venceram os seus compromissos frente a Maia e Illiabum e mantém viva a esperança matemática de lá chegar. Já os transmontanos, bem colocados à entrada da jornada anterior hipotecaram grande parte das hipóteses ao cederem, em casa, frente ao Marinhense.
No fundo da tabela, Esgueira é cada vez mais último depois de perder na Tapadinha, frente a um Atlético que já não alcançará o Maia apesar da derrota em Coimbra.29ª Jornada Cv.Aliança/Sangalhos 92 76 Vitória/M Couto Alves Algés/Tecnitema 81 88 Sampaense/Tecoimbra A.Académica 109 90 Maia Basket Clube Vasco / Rádio Popular 62 – 59 Braga / O Feliz Física de Torres 101 – 71 Basket Almada / SIQ CTM V.Pouca de Aguiar 68 – 80 Marinhense Illiabum Clube 79 – 80 Galitos/Weber/Novagrés Atlético/Slimcei 68 – 58 Esgueira/Oli