Vitória sobre Israel – Agora é hora para sonhar!
A nossa Selecção Nacional está a fazer mais do que lhes é exigido. Não estava no horizonte das perspectivas mais optimistas obter resultados nunca antes alcançados.
Competições | FPB | Seleções
6 SET 2006
Primeira vitória sobre a Macedónia ao fim de 5 jogos a contar para campeonatos da europa, primeira vitória de sempre sobre a Bósnia Herzegovina e, de novo, vitória fora sobre Israel, país que sempre marca presença em fases finais do europeu. Hoje, os portugueses voltaram a surpreender a Europa ao vencer, em Sófia, a equipa israelita por 67-61, em mais uma grande exibição do conjunto luso.
Portugal começou bem a partida, confiantes nas suas potencialidades. Depois de iniciar o jogo na frente, Israel recuperou embora a equipa lusa tenha alcançado o primeiro período ainda na frente (17-19). No segundo período continuou o equilibrio com muitas alternancias no marcador e, ao intervalo, a equipa da casa liderava por escasso ponto de diferença (36-35).O terceiro período foi mal jogado com os israelitas a vencerem o parcial por 11-8 e a entrarem no período decisivo com 4 pontos à maior (47-43). O último parcial trouxe ao cimo toda a garra e união dos magnificos jogadores portugueses, insuperáveis na defesa e determinados em conquistar mais uma vitória.Com 1,51 minuto para jogar e 60-60 no marcador a emoção apoderava-se da partida. Depois de uma falta de Miguel Minhava, os israelitas converteram apenas um lance livre e passavam para a frente por um ponto. Mas não mais converteriam pontos. Um triplo de João Santos a 41 segundos pôs Portugal definitivamente na frente, com Israel a fazer novo turnover seguido de falta, com Minhava a converter os dois lances livres. Até final mais um turnover israelita e o ponto final de Miguel Miranda a fazer o 61-67 final.A nossa equipa prova que não depende de um ou dois jogadores. Os nossos fazedores de pontos Carlos Andrade e Francisco Jordão quedaram-se hoje por 7 e 12 minutos de jogo e apenas 4 pontos. Surgiu hoje Paulo Cunha com um duplo-duplo (17 pts e 13 res) e Élvis Évora (8 pts e 11 res).Terceira vitória consecutiva e o sonho ganha contornos. Venha de lá a Macedónia no Sábado.FICHA DE JOGOISRAEL – 61 PORTUGAL – 67 ( 17-19, 19-16, 11-8, 14-24 ) PORTUGAL M. Minhava (11), R. Mota, J. Costa, P. Cunha (17), F. Jordão (4), F. Silva (5), C. Andrade , J. Coelho , P. Simão (3), E. Évora (8), M. Miranda (10), J. Santos (9) ISRAELHagag (8), Limonad, Shason (6), Katz, Marcjovic, Arnold (8), Lubin, Tamir (5), Naor (3), Kozikaro, Green (15), Halperin (16)


