Women’s EuroBasket: Portugal bate-se olhos nos olhos com a anfitriã Chéquia

Portugal volta a entrar em campo este domingo, 22 de junho, pelas 19h15, frente ao Montenegro

Seleção Nacional Feminina | Seleções
20 JUN 2025

Ao segundo jogo de sempre no Women’s EuroBasket, Portugal voltou a dar provas que está no principal palco europeu para se bater frente-a-frente com os gigantes da modalidade. Depois de ontem se ter estreado em Brno face ao mais difícil dos adversários (a atual campeã europeia Bélgica), hoje voltou a mostrar que a garra lusa é do tamanho “que se vê”, e não somente “do tamanho da nossa altura”. O desaire por 52-73 não invalida o glorioso esforço das Linces numa Starez Arena Vodova onde, embora o contingente checo fosse maior, a muralha portuguesa de apoio à Seleção Nacional voltou a fazer-se ouvir mais alto que os restantes.

Face à 18.ª equipa do ranking mundial da FIBA (Portugal é 40.º), As Linces entraram com um bom parcial (11-19) no jogo, frente à esperada agressividade checa. O segundo quarto (8-21), contudo, caiu para as anfitriãs, em muito dificultando a vida ao coletivo de Ricardo Vasconcelos, que já chegou ao intervalo com um défice de 21 pontos no marcador.

Mas as lusas continuaram a lutar na segunda parte, ainda assim, como já é apanágio desta seleção. O terceiro quarto foi verde e encarnado (18-17), com destaque para as exibições de Sofia da Silva (12pts, 3res) e Carolina Rodrigues (9pts) e Carolina Cruz (10pts, 3res). Os derradeiros dez minutos voltaram a cair para o coletivo checo (1516), onde Julia Reisingerova esteve em bom plano.

Destaque também para as bancadas do Starez Arena Vodova, onde o apoio luso foi essencial, com familiares, adeptos e membros da comunidade portuguesa na Chéquia a darem voz à Seleção neste segundo encontro no maior dos palcos europeus. Parceira oficial das Seleções, a UNA Seguros também fez questão de deixar uma palavra de incentivo ao grupo antes do encontro.

Na conferência de imprensa, Ricardo Vasconcelos admitiu que “não foi o nosso melhor jogo”. “Na defesa estivemos ok, mas se no ataque não marcas à primeira, à segunda, à terceira… torna-se frustrante. Ainda temos mais um jogo pela frente, para ganhar, e esse é o nosso foco agora”, frisou, tendo em conta o duelo deste domingo, frente ao Montenegro, às 18 horas.

Por outro lado, a base lusa Carolina Rodrigues mostrou-se orgulhosa do grupo: “Trabalhámos bastante. Mas queremos sempre mais, queremos estar sempre no nosso melhor, e é com essa mentalidade que vamos para o próximo jogo”.

Portugal segue assim no 3.° posto do Grupo C. A estatística completa do jogo de hoje.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Feminina | Seleções
20 JUN 2025

Mais Notícias