Circuito Nacional Ticha Penicheiro

O Circuito Ticha Penicheiro é um torneio de minibasquetebol feminino, que pretende honrar e celebrar a carreira da melhor jogadora de basquetebol feminino portuguesa, enquanto fomenta a prática da modalidade. É uma competição que pretende juntar várias equipas do escalão sub-12 feminino para vários jogos em cidades diferentes.

O Circuito Ticha Penicheiro conta com 14 anos de existência e é atualmente visto como o maior torneio nacional de minibasquetebol feminino, exclusivo ao escalão sub-12. Consiste num conjunto de torneios, denominados de etapas, e é organizado por vários clubes das regiões do centro e norte do país com o apoio das respetivas associações distritais.

Este circuito pretende fomentar a prática da modalidade e, também, homenagear a ex-basquetebolista portuguesa, Patricia “Ticha” Penicheiro, natural da Figueira da Foz, que é considerada a melhor jogadora de basquetebol portuguesa de sempre e está entre as 20 melhores jogadoras de sempre da WNBA, tendo ganho a competição com os Sacramento Monarchs, por 1 vez em 14 temporadas.

Além de ter ganho a competição também angariou várias distinções individuais como “4x All-Star, 2x All-WNBA First Team, All-Defensive First Team, 7x WNBA Assists leader”, sendo, também, a 2ª jogadora com mais assistências de sempre na modalidade.

Recentemente entrou para o “Hall of Fame” da WNBA, que honra quem mais contribuiu e se destacou dentro do Basquetebol feminino.