Artigos da Federaçãooo

O Circuito Nacional 3×3 está de regresso!

O Circuito Nacional 3×3 está de regresso depois de dois anos de interregno provocados pela pandemia COVID-19.

O regresso do maior circuito de 3×3 em Portugal arranca já no próximo fim de semana, no dia 25 de junho, com a realização da primeira etapa em Abrantes. No domingo, dia 26, o Circuito Nacional 3×3 viaja até ao Funchal para a segunda etapa da competição.

O calendário previsto conta ainda com mais nove etapas:

2 de julho – Esposende 

3 de julho – Ribeira Grande

9 de julho – Setúbal

10 de julho – Vendas Novas

16 de julho – Vila Pouca de Aguiar

17 de julho – Ovar

24 de julho – Quarteira 

30 de julho – Lisboa

28 de agosto – Matosinhos

Toda a competição pode ser acompanhada em 3x3fpb.pt.


Apresentação de um evento inédito que tem Tomar como palco

Decorreu esta sexta-feira de manhã, nos Paços do Concelho de Tomar, a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Inter-Seleções Regionais de 3×3 no escalão de sub17 masculinos e femininos, evento inédito em Portugal e que terá lugar entre 17 e 19 de junho, na cidade nabantina.

A acompanhar a crescente popularidade e importância do 3×3, modalidade olímpica, dá-se então um passo importante nesta variante. Este certame deverá reunir 144 atletas e um total de cerca de 250 elementos.

Em declarações à FPBtv, a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, não escondeu a satisfação pela realização do certame na cidade: “É uma honra para nós receber este evento. Esperamos ter casa cheia. Que este seja o primeiro de muitos eventos realizados em Tomar. Neste momento temos cerca de 100 atletas federados no basquetebol, e este Inter- Seleções é a cereja no topo do bolo”, afirmou.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, vincou a aposta no 3×3: “”Trata-se de um campeonato regional entre todas as Associações, numa primeira fase no escalão de sub17, idade onde temos a primeira competição internacional de seleções. Queremos, cada vez mais, que em todos os sítios de Portugal se pratique a modalidade de 3×3. É fundamental a participação internacional das nossas seleções nesta variante e o nosso clima ajuda à sua prática no verão. Entendemos que é muito importante que o 3×3 ocupe o espaço da “off-season”, nas férias das provas de pavilhão. A nossa aposta no 3×3 continuará”, garantiu.

José Monteiro, diretor técnico regional da AB Santarém, abordou o momento positivo da entidade: “Em termos de crescimento está a ser um ano excelente para a AB Santarém. O basquetebol é, neste momento, a modalidade de pavilhão mais praticada no nosso distrito, sem sombra de dúvida. Passámos de 600 para perto de 1000 atletas, num crescimento de 60%, com o nosso projeto “ABS Escolas”, a que chamamos a “magia do primeiro cesto”, ligado ao minibasquete, a assumir muita importância. Este Inter-Seleções é muito motivador para nós, sendo que a nossa Associação vai ter um circuito distrital com 12 etapas durante os próximos meses, numa prova que vai chegar a locais sem basquetebol”, explicou.

Por seu turno, Alcino Gonçalves, presidente do Basket Club de Tomar, assumiu a importância do Inter-Seleções para a cidade: “Este evento dá-nos ainda mais motivação para continuar a evoluir. Faltam valores de referência do basquetebol em Tomar. Os nossos jovens, neste distrito, apenas na Chamusca têm basquetebol sénior num patamar competitivo mais alto. O Basket Club de Tomar não abdica da vertente solidária. Não queremos apenas formar atletas, queremos formar cidadãos, e este ano não será exceção. No Dia Nacional do Minibasquete ajudaremos uma instituição de apoio a pessoas com deficiência, onde já damos treinos de basquetebol”, adiantou.

 


“3×3 Estremoz White City” agendado para este sábado

Este sábado, 18 de dezembro, decorre o “3×3 Estremoz White City”, torneio de Natal que vai ter lugar no Pavilhão Municipal da cidade alentejana.

As inscrições encontram-se abertas aqui e os preços são os seguintes:

Seniores – 20 euros/equipa
Sub18 – 16 euros/equipa
Sub15 – 12 euros/equipa

Há prémios para os três primeiros classificados em cada escalão.


Braga inaugurou dois novos campos 3×3 BasketArt

Este sábado, 20 de novembro, ficou marcado pela inauguração de dois novos campos 3×3 BasketArt em Lomar, Braga. A obra de Silkarte (Nuno Mendes), artista que requalificou os novos campos 3×3 de Lomar, contou com a presença de vários jovens, numa inauguração que se sucedeu ao encontro Distrital de Minibasquete Feminino, protagonizada pelas equipas de minibasquete feminino do SC Braga, do Vitória SC, do GDAS e do FC Vizela.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, marcou presença, bem como os vice-presidentes Rui Dias, Miguel Pereira e Luís Veiga, assim como o DTN, Nuno Manaia e o Secretário-Geral João Carvalho. O presidente da CM Braga, Ricardo Rio, a vice-presidente, Sameiro Araújo e o presidente da Junta de Freguesia de Lomar e Arcos, Eduardo Fernandes, também estiveram presentes. O Presidente da AB Braga, Fernando Monteiro, também acompanhou a inauguração e teve a companhia do selecionador nacional de 3×3 masculinos, João Chaves. Sara Ressurreição e Mariana Teixeira, atletas seniores do Vitória SC, também foram presenças na inauguração da mais recente adição projeto 3×3 BasketArt.

Ricardo Rio, presidente da CM Braga, mostrou-se entusiasmado pelo trabalho realizado: “reaproveitamos um espaço que estava bastante degradado e que agora vai servir a cidade e as suas gentes. Apostamos no ecletismo no desporto, daí a aposta no basquetebol. Temos ainda o aspeto inédito de juntarmos a componente artística à prática desportiva”, afirmou.

Nuno Mendes (Silkarte), o artista responsável pela requalificação, acredita que a nova imagem deste espaço vai atrair jovens para a prática da modalidade: “Quis dar cor a este espaço. Quis passar essa ideia para este sítio, dar vida a esta zona. As pessoas que passarem aqui vão ficar cativadas pelo espaço”, confessa.

Fernando Monteiro, presidente da AB Braga, foi outro dos apreciadores do novo espaço em Lomar, realçando a importância destas ações para a promoção da modalidade: “Este tipo de eventos e ações são fundamentais para a evolução da nossa modalidade, não só aqui em Braga, mas no País. É excelente termos este campo para os nossos jovens”, comentou.

Manuel Fernandes, presidente da FPB, também deixou o seu testemunho acerca desta inauguração e mostrou-se satisfeito pelo resultado alcançado: “É a continuidade do projeto 3×3 BasketArt, procuramos este tipo de espaços para a prática lúdica e competitiva da nossa modalidade. Ficamos deleitados com esta inauguração, com estas jovens que já estrearam o campo. Desafiamos o presidente da CM Braga para a construção de novos campos e foi aceite. É muito positivo para a modalidade”, concluiu.


Novos campos 3×3 BasketArt em Braga

É já este sábado, dia 20 de novembro, pelas 15h00 horas, que a Câmara Municipal de Braga, a FPB e a AB Braga, inauguram os mais recentes campos 3×3 BasketArt, em Braga.

Localizados em Lomar (41°32’16.2″N 8°25’53.6″W), Braga, estes são mais dois campos acrescentados ao distrito de Braga que já conta com obra feita na Póvoa de Lanhoso. A inauguração deste novo espaço arranca com o Encontro Distrital de Minibasquete Feminino, às 14h30, e a realização de jogos 3×3 e do habitual circuito técnico. A obra de requalificação pertence a Silkarte e, além do artista responsável, também vão marcar presença no evento o Presidente da AB Braga, Fernando Monteiro, o Presidente da CM Braga, Ricardo Rio, o Presidente da FPB, Manuel Fernandes, e o Selecionador Nacional 3×3 masculinos, João Chaves.

O 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer o basquetebol para a rua.


“Shoot your shot”

Foi praticamente há um mês, no dia 12 de setembro, que a FPB inaugurou o campo 3×3 BasketArt de Valongo, uma das mais recente adições ao projeto 3×3 BasketArt. A criação é de João Varela, artista e tipógrafo da Mistaker Maker, que neste vídeo apresenta o “making of” da obra que foi inaugurada no passado dia 12 de setembro. Além dos vários momentos da criação, João Varela aborda ainda o processo criativo pelo qual passou, refletindo sobre a obra “Shoot your shot”que realizou no Bairro das Pereiras, em Valongo.


FPB inaugura campo 3×3 BasketArt na ilha Terceira

Quis o acaso que o 9.º campo 3X3 do projeto BasketArt fosse inaugurado numa das nove ilhas dos Açores. Trata-se do primeiro projeto a atravessar o Atlântico com o intuito de dinamizar a prática do basquetebol nas ilhas portuguesas. A inauguração aconteceu este sábado, 2 de outubro, e teve a cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, como palco.

A sessão de inauguração contou com a presença de Rui Dias, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Rui Valadão, Presidente da Associação de Basquetebol da Ilha Terceira (ABIT), e Rui Messias, do departamento de desporto da Câmara Municipal da Praia da Vitória.

Rui Valadão, da ABIT, abriu as hostes da sessão garantindo que “este espaço é o primeiro de vários que se pretende inaugurar na ilha Terceira. Há mais dois projetos inseridos no 3×3 BasketArt em Angra do Heroísmo em andamento, o que é fruto da aposta numa modalidade que já está reconhecida e consolidada pela FPB e pela FIBA, como é já o 3X3. É mais um espaço qualificado para que tanto os clubes, como os próprios atletas, possam apostar e competir neste formato. Que pratiquem e se fidelizem à modalidade”, disse.

Rui Dias, em representação da FPB, disse que “este é um momento particularmente importante para o projeto 3×3 BasketArt, porque é a primeira vez que é levado para uma das nossas ilhas, quer na Madeira, quer nos Açores. O projeto 3×3 BasketArt tem um propósito fundamental, que é o de promover a prática informal do basquetebol e que incentive o surgimento de novos projetos de basquetebol em destinos improváveis”, afirmou.

O vice-presidente da FPB acrescentou também que “o basquetebol português está muito localizado numa faixa litoral entre Guimarães e Setúbal e que fora desse território temos muita dificuldade em afirmar a nossa modalidade. E esta ideia de associar esta disciplina nova, que é o 3X3, que já é modalidade olímpica, e que tem já um roteiro mundial que se transformou num produto rentável e desejado por muitos atletas. O que se pretende é que os jovens que comecem aqui cheguem aos clubes que existem ou, eventualmente, deem origem a novos clubes. A arte urbana é aqui mais uma ferramenta apelativa para criar mais atratividade para o desporto e queremos agradecer à Câmara Municipal da Praia da Vitória, na pessoa do Nelson Coelho que, juntamente com a sua equipa, concebeu esta obra de arte que está aqui representada e pelo seu simbolismo de evidenciar que o basquetebol também está aqui nesta pequena parte do mundo. Queremos muito que esta semente que aqui lançámos hoje possa germinar pela ilha e pela região inteira”, vincou. Rui Dias deixou ainda palavras de agradecimento a uma açoriana que integra a FPB e que é “mãe deste projeto”, Helena Cunha, natural de São Miguel.

Rui Messias, do Departamento de desporto do município, deixou três breves mensagens: “Um agradecimento à parceria das duas instituições (FPB e ABIT) e um agradecimento muito especial ao Nelson e à equipa que executou este projeto, que é resultado do trabalho deles. Continuamos com investimentos neste local e em breve teremos mais valências desportivas aqui implementadas e algumas delas também associadas ao basquetebol. Uma segunda mensagem sobretudo para os atletas: usem e abusem destes equipamentos porque assim é muito mais fácil de justificar a sua implementação, assim como a sua manutenção. Uma última mensagem, que é mais um apelo que fazemos em resultado do contacto que vamos tendo com as instituições: incentivem os jovens à prática do desporto, mas incentivem-nos, também, a que no futuro venham a ser eles os líderes e dirigentes destas instituições”, declarou.

O encontro de inauguração da nova estrutura desportiva na zona do Paúl contou com a participação ativa dos atletas do clube local “Os Vitorinos” que, aliás, “já andavam a praticar a modalidade de 3X3 nestas instalações nas semanas anteriores à inauguração formal” confidenciou o presidente do clube, André Gonçalves.

A mensagem artística que Nelson Coelho e a sua equipa quiseram passar foi a de que “nos Açores, nesta pequeníssima parte do globo terrestre, há também uma grande paixão pelo basquetebol”.


Regresso do Record Challenge Park 2021

Este sábado, dia 25 de setembro, entre as 10h e as 19h, vai decorrer o Record Challenge Park, no Estádio 1.º de Maio, no INATEL, em Lisboa. Após um interregno forçado, devido à pandemia da Covid-19, esta iniciativa do jornal “Record” está de regresso com atividades de street basket 3×3 e lances livres.

Durante o período da manhã haverá experimentação livre para os mais jovens, num evento que terá competição de 3×3 com prémio em cartão para as equipas vencedoras das provas masculina e feminina, e um torneio de lances livres. Podes inscrever a tua equipa na competição 3×3, aqui.

9h-19h: experimentação da modalidade de basquetebol nas três tabelas, exceto na que está a ser utilizada à hora das competições;
11h-12h: competição de lances livres;
13h-14h: competição de skills;
15h-19h: duas competições de 3×3, uma para o sexo masculino e outra para o feminino (inscrições no local até às 12h). O torneio disputa-se com as regras FIBA 3×3.

É extremamente importante adotar certos cuidados aqui descritos, que evitem a propagação da COVID-19, nomeadamente:

Este ano, todos os participantes das atividades do evento têm como requisito obrigatório a apresentação do Certificado Digital Covid-19 da União Europeia (UE) ou teste negativo para obter a sua credencial na inscrição, permitindo a realização da modalidade em questão.

Inspirado nos Jogos Olímpicos, o Record Challenge Park é um evento de um dia, de entrada gratuita, dedicado aos atletas amadores de todas as idades e ao desporto ao ar livre. Composto por diversas atividades desportivas, num único local, é um desafio aos atletas a darem tudo em diferentes modalidades, num ambiente de verdadeira competição. Paralelamente, apresentando, numa simbiose perfeita entre competição e animação, um cartaz de atividades lúdicas de caráter desportivo e não desportivo, o Record convida também as famílias a participarem no evento. A música terá também um espaço permanente no evento.

O cartaz do Record Challenge Park centrar-se-á em atividades de competição, contudo, terá também atividades de animação que permitam o saudável convívio entre atletas e famílias, elemento essencial na motivação de qualquer desportista, e a promoção do exercício físico entre targets não praticantes.

Os atividades de animação estão planeadas de forma que todos os visitantes (dos 3 aos 99 anos) participem em algum exercício neste grande dia do desporto, onde todos são desafiados e colocados à prova.

Todos os atletas e participantes têm de cumprir as regras sanitárias em vigor para ser possível a sua efetiva participação.


Seleção Nacional de sub17 masculinos entre as 4 melhores da Europa

A Seleção Nacional de sub17 masculinos terminou a sua participação inédita na FIBA 3×3 u17 Europe Cup no top 4 da competição.

A equipa das quinas superou-se nos quartos-de-final da prova ao bater a Estónia por 12-14, com Danilo Horta em destaque ao contribuir com nove dos 14 pontos lusos. A vitória sobre a poderosa seleção báltica animou as bancadas do recinto montado no Ocean Campus, em Pedrouços, e colocou Portugal nas meias-finais da competição.

 

No encontro decisivo para alcançar a final a equipa nacional acabaria por perder diante dos atuais campeões europeus da Eslovénia (12-15), apesar da fantástica réplica dos atletas portugueses. No encontro das meias-finais, Danilo Horta voltou a evidenciar-se com 7 pontos marcados.

Apesar da derrota, Portugal ainda tinha pela frente o encontro que determinava o e 3.º e 4.º lugar da prova, diante da Hungria. A formação orientada por João Chaves e Bernardo Pires lutou até ao último segundo pela medalha de bronze, mas acabou por perder 16-12, terminando a competição como a quarta melhor seleção europeia naquele que foi o ano de estreia das seleções sub17 nos europeus FIBA.

Nota ainda para Danilo Horta que terminou a prova como o terceiro melhor marcador da competição, com um total de 32 pontos em cinco jogos.


Seleção masculina de 3×3 garante os quartos-de-final

À semelhança da Seleção nacional feminina de 3×3, a Seleção Nacional masculina estreou-se em grande estilo na FIBA 3×3 u17 Europe Cup. A equipa das quinas garantiu um lugar nos quartos-de-final da prova e vai defrontar a Estónia este domingo (16h40).

Portugal começou o dia da melhor forma e levou a melhor diante da poderosa Lituânia (12-14), com Danilo Horta (6pts) e Tomás Silva (4pts) a evidenciarem-se na equipa nacional. A formação lusa surpreendeu e não tirou o pé do acelerador no segundo jogo do dia. A equipa orientada por João Chaves e Bernardo Pires bateu-se de igual para igual com a Alemanha, mas acabou por perder por apenas um ponto (14-13), após triplo germânico convertido nos últimos segundos do encontro.

Com uma vitória e uma derrota, Portugal garantiu o segundo lugar do Grupo D e a presença no dia decisivo da competição, onde vai defrontar a Estónia nos quartos-de-final da prova (16h40). Além da seleção masculina, também a seleção feminina já tinha garantido presença na fase determinante da prova. O evento é aberto ao público e conta com transmissão na FPBtv a partir das 14h00. Vem apoiar a tua seleção!


Portugal apura-se para os quartos-de-final da FIBA 3×3 U17 Europe Cup

A Seleção Nacional feminina de 3×3 entrou da melhor forma na FIBA 3×3 u17 Europe Cup já que além das boas exibições, conseguiu passar para os quartos-de-final da competição.

Portugal começou a competição com um triunfo diante da Hungria que apenas foi alcançado após prolongamento (16-18). A formação orientada por Américo Santos contou com as exibições inspiradas de Gabriela Falcão e Filipa Barros que contribuíram, em conjunto, com 14 dos 18 pontos do triunfo luso.

No segundo encontro do primeiro dia de Europeu para a equipa das quinas, Portugal lutou mas foi batido pela poderosa congénere francesa por apenas um ponto (18-17). Gabriela Falcão voltou a evidenciar-se com sete pontos marcados e contou com o apoio de Fatumata Djaló (5pts) e Filipa Barros (4pts).

Apesar da derrota, Portugal garantiu o apuramento para os quartos-de-final onde vai encontrar pela frente, este domingo (14h00), a Alemanha.

 


Póvoa de Lanhoso com campo de 3×3 BasketArt (Vídeo)

A FPBtv marcou presença no novo campo de 3×3 BasketArt, em Póvoa de Lanhoso, no passado domingo, na disponibilização do recinto desportivo.

Foram muitos aqueles que aproveitaram o bom tempo e a beleza do campo e da área envolvente para praticar a modalidade ao ar livre, numa manhã aproveitada para apresentar a recém-criada equipa sénior feminina do SC Maria da Fonte, clube local.

O nosso canal recolheu declarações de Juliana Ferreira, artista responsável pelo campo, e de vários agentes da modalidade.

 

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.