Artigos da Federaçãooo

Clutch time: Carolina Bernardeco dá a vitória ao CAB nos últimos segundos frente ao Sporting

O jogo era referente à 13.ª jornada, mas era quase uma “final”: para o Sporting CP poderia ditar desde já a presença no playoff; para o CAB Madeira era uma muito importante bomba de oxigénio para a reta final da fase regular da Liga Betclic Feminina. A verdade é que, depois desta vitória, tirada a ferros, por 71-70, sobe a 11.º, com 23 pontos, e ainda pode fazer mais oito e chegar ao playoff, com uma conjugação favorável de resultados. Hoje, Carolina Bernardeco foi a heroína, com o game-winner a dois segundos do fim.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


De frisar que o jogo, disputado esta quarta-feira, 18 de fevereiro, teve emoção do princípio ao fim. O Sporting até entrou melhor (20-22), mas o CAB recuperou muito bem no 2.º quarto (14-9), com Maria Lopes em destaque (levava 13 pontos e terminou com 17). Depois do intervalo voltaram a ser as leoas a sair por cima (14-16) e o último quarto terminou empatado (23-23), ficando na retina a bola do jogo. Bernardeco acabou com 13 pontos, a MVP foi Raida Luísa (8pts, 11res – 22val) e a melhor marcadora a atiradora Maddie Burke (20pts, 6/11 3P).

Entre o emblema da capital, destaque para Dayna Rouse (26pts) e Cláudia Almeida (14pts, 8res), imperiais debaixo do cesto.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Final Four da Taça de Portugal Masculina Skoiy opõe Galitos-Porto e Sporting-Oliveirense em Albufeira

Joga-se este fim de semana a Final Four da LXXVII Taça de Portugal Masculina Skoiy. Galitos BARREIRO ACEDE e FC Porto defrontam-se dia 21 de fevereiro, às 16h, no Desportivo de Albufeira, apenas três horas antes do Sporting CP – UD Oliveirense. Bilheteira já disponível.

A final da competição decorrerá no mesmo pavilhão no dia seguinte, 22 de fevereiro, pelas 16h30, com bilhetes disponíveis em breve. O FC Porto, que já leva 16 Taças de Portugal no palmarés, parece ser o grande favorito, já que é também o atual detentor do troféu (duas épocas consecutivas).

O Sporting CP surge logo a seguir na “vitrine” da Taça, com oito vitórias, a última em 2021/2022; a UD Oliveirense venceu a sua única Taça de Portugal em 2002/03 e o Galitos BARREIRO ACEDE ainda não se estreou a vencer a prova-rainha do Basquetebol nacional.

Transmissão RTP2 e FPBtv.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 2 Masculina: lideranças ganham forma ao cabo da 2ª ronda

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, realizaram-se onze partidas, relativas à 2ª ronda. Fides Gondobasket, SC Braga Sub23, CBP 2012, Odivelas Basket, Queluz O Nosso Prego Sub23 e GDRAR perfazem o lote de equipas com duas vitórias em dois encontros.

2ª Fase – Norte 2A

O Fides Gondobasket e o SC Braga Sub23 preservaram a invencibilidade, na sequência dos triunfos sobre Campinho/Equi – 102-56 – e Beira-Mar Sub23 – 66-74 -, respetivamente. Já o CD José Régio alcançou a primeira vitória na 2ª fase, contra a AAUTAD93-46. Diogo Mendes – 14 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências, 5 roubos de bola – assinou uma exibição completa pelos vilacondenses.

2ª Fase – Norte 2B

O CBP 2012 levou de vencida, de forma categórica, a Ovarense Sub23 Olho Marinho – 70-98.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Basquetebol Penafiel (@cbpenafiel)

O FC Porto Sub23 prevaleceu, no Lagarteiro, frente à UD Oliveirense Sub23 – 72-57.

2ª Fase – Sul 2A

O Odivelas Basket somou a segunda vitória em igual número de jogos, na deslocação ao terreno do A.C. Moscavide – 63-67. Também o Quarteira Tubarões prevaleceu, fora de portas, diante do Unidos/Universalis – 51-68 – ao passo que a Física Torres Vedras ultrapassou, em jogo equilibrado, o GALITOS BARREIRO Sub23 – 68-70.

2ª Fase – Sul 2B

O Queluz O Nosso Prego Sub23 superiorizou-se ao Real Clube Vale Cavala – 85-73 – e é uma das duas equipas que contabiliza duas vitórias ao cabo de duas jornadas, a par do GDRAR, melhor do que o CF “Os Bonjoanenses” Faro – 63-78.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDRAR (@gdraroficial)

A Academia do Lumiar suplantou o Stella Maris/Profresco – 61-65.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CBP 2012


CN 2 Feminina: Rescaldo da 2ª jornada da 2ª fase

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, merece nota de destaque a entrada em competição – na 2ª fase – de vários emblemas da zona sul, nomeadamente no grupo Sul 2B, onde todos, sem exceção, fizeram a estreia na corrente etapa da prova.

2ª Fase – Norte 2A

O Club Sport Marítimo/CAB derrotou, em casa, o BC Limiense – 79-67 -, pelo que detém um registo invicto ao cabo de duas jornadas, a par do Club 5Basket JBL M&PUB, mais forte do que o Vitória Sport Clube 53-62.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CS Marítimo – Modalidades (@csmaritimomodalidades)

Shaelynne Czerniecki – 16 pontos, 12 ressaltos, 5 assistências, 6 roubos de bola – brilhou nas forasteiras. A Ovarense Internutri somou a primeira vitória, na 2ª fase, perante o Galitos Sub22 QViagem – 54-50.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por OVARENSE BASQUETEBOL (@ovarense_basquetebol)

2ª Fase – Norte 2B

A Juvemaia ACDC impôs a primeira derrota do Guifões SC, na 2ª fase, por 59-68. Morgan Dillard – 24 pontos, 11 ressaltos, 4 assistências, 4 roubos de bolas, 3 desarmes de lançamento – mostrou o caminho para o triunfo. O CTM V. Pouca de Aguiar foi soberano, na receção ao NCR Valongo Valetel – 76-53.

2ª Fase – Sul 2A

Santarém BC e Carnide Clube iniciaram em alta a 2ª fase, ao baterem o Odivelas Basket – 64-33 – e o GDEMAM – 42-89 -, respetivamente.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Santarém Basket Clube (@santarem_basket_clube)

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carnide Clube (@carnideclube)

2ª Fase – Sul 2B

No começo da 2ª fase para as equipas da série, o Ginásio EXZELLENZ mostrou-se autoritário, no embate caseiro com a Física Torres Vedras83-46 -, embalado por Christina Passerell – 20 pontos – 6/9 3 pts -, 11 ressaltos, 3 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ginásio Clube Olhanense (@ginasioolhanense)

O Imortal Sub22 DIVINE HOME venceu, no prolongamento, ao SL Benfica Sub22 – 94-90. A SIMECQ Sub22 amealhou os dois pontos, no reduto do Unidos/Farmácia Moderna – 62-65.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CS Marítimo


CD Póvoa/ESC Online mantém invencibilidade e jornada mexe com contas nos dois grupos

A mais recente jornada do campeonato da Proliga trouxe novos capítulos na luta pela promoção e pela manutenção, com partidas equilibradas e vários destaques individuais. No Grupo de Promoção, o CD Póvoa/ESC Online continua a protagonizar uma campanha irrepreensível, somando a 18.ª vitória em outros tantos jogos, enquanto no Grupo de Manutenção o equilíbrio permanece elevado.

Grupo de Promoção: Póvoa segue perfeito, vitórias importantes de Portimonense, Illiabum e Maia

O CD Póvoa/ESC Online recebeu e venceu o Casino Ginásio por 88-78, mantendo o registo imaculado no topo da classificação. Scott Suggs voltou a assumir papel determinante e foi o MVP da partida, ao registar 30 pontos, nove ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e um desarme de lançamento, para uma valorização de 34.

No Algarve, o Portimonense SC venceu fora o Imortal Sub23 AOC por 86-78, num encontro competitivo até aos minutos finais. Cheikh Fall destacou-se como o jogador mais valioso, com 22 pontos, 14 ressaltos, três assistências e três desarmes de lançamento.

O Illiabum MARGRES somou um triunfo importante no reduto do Ginásio Antrix, por 71-67. O MVP foi Rayquawndis Mitchell, que terminou com 18 pontos, dez ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, alcançando 23,5 de valorização.

Já o Maia Basket Clube foi ao Funchal vencer o CAB Madeira por 81-75, num resultado de peso nas contas do grupo. Miguel Tomley esteve em evidência com 26 pontos, seis ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, somando 27,5 de valorização.

Grupo de Manutenção: Benfica Sub23 e Lusitânia triunfam

No Grupo de Manutenção, o SL Benfica Sub23 levou a melhor frente à AD Galomar, vencendo por 80-62. Em destaque esteve Jhonathan Andrade, MVP do encontro, com 29 pontos, três ressaltos, cinco assistências e quatro roubos de bola, para 29,5 de valorização.

O Sport Club Lusitânia também somou um triunfo importante, ao bater o BSA – GALP por 76-73, num duelo decidido nos instantes finais. Kai Cipalla foi o jogador em maior evidência, com 24 pontos, três ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola (22 de valorização).

A Sampaense Inspecentro venceu o Sangalhos DC por 75-66, consolidando a sua posição na classificação do grupo, numa jornada em que cada resultado assume crescente importância na definição das posições finais.

Com a competição a entrar numa fase decisiva, a luta pela subida e pela manutenção promete continuar intensa nas próximas jornadas, com o CD Póvoa/ESC Online a manter-se como a única equipa ainda invicta na prova.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 1 Masculina: BC Barcelos e FC Barreirense na dianteira dos grupos de promoção

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, cumpriram-se quinze partidas, referentes à 2ª jornada da 2ª fase. O Basquete Barcelos Eticol e o Futebol Clube Barreirense ocupam o topo dos grupos de promoção.

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Basquete Barcelos Eticol mantém a distância face à concorrência, fruto do triunfo caseiro sobre o SC Vasco da Gama Sub2358-46 -, desfecho com intervenção preponderante de Joel Luz – 26 pontos, 23 ressaltos -, que rubricou um duplo-duplo na casa das duas dezenas e registou 48.5 pontos de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Basquete Clube de Barcelos (@basqueteclubebarcelos)

O Galitos Pizzarte foi contundente na deslocação a norte, para vencer o FC GAIA – FOKUS55-95 -, muito por culpa de Bradley Cimperman – 32 pontos, 4 ressaltos, 3 roubos de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Galitos Basquetebol (@galitosbasquetebol)

Encerra o pódio o Club 5Basket Gondomar, que superou a oposição do CD Póvoa Sub2370-87 -, não obstante o desempenho acima da média de Gonçalo Faria – 14 pontos, 14 ressaltos, 4 assistências, 7 roubos de bola -, nos poveiros. Com Tedoyame Simão – 22 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências, 5 roubos de bola – em alta, o Guifões SC vergou o SC Beira-Mar86-75.

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Futebol Clube Barreirense mostrou a sua melhor versão, na receção ao CBC – Coração do Ribatejo97-51 -, impulsionado pelos números de Evan Maxwell – 15 pontos, 12 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FC Barreirense Basquetebol (@fcbarreirensebasquetebol)

A turma do Barreiro saltou para o comando do grupo, já que a ABA/IPCB saiu derrotada pela margem mínima, no reduto do CBA Vigion Group68-67 -, formação que ocupa o terceiro posto e que depende de si para escalar ao topo. Jason Catarino – 17 pontos, 9 ressaltos, 5 roubos de bola – foi o mais destacado no encontro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube de Basquete de Albufeira (@cbabasquete)

O Belenenses conquistou uma importante vitória, diante do mais direto perseguidor, o Estoril Basket Clube82-75. Shawn Summers Jr – 29 pontos, 3 ressaltos – corporizou a ambição do coletivo do Restelo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Os Belenenses Basquetebol (@belembasket)

O Sporting CP Sub23 amealhou os dois pontos, na visita ao Atlético CP58-72 -, ao tirar partido da boa prestação de Uwais Razaque – 27 pontos, 6 ressaltos.

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

O GDAS lidera as contas da série, depois de ultrapassar o Gafanha Rascunhos Urbanos – 70-79. A formação bracarense soma os mesmos pontos do segundo classificado, o Olivais FC, conjunto que também averbou os pontos em disputada, no compromisso com o CB Viana NortAluga80-60. Nota mais para Aaron Tims – 32 pontos, 9 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Segue-se a AD Sanjoanense, que saiu por cima do confronto mais nivelado da ronda, após prolongamento, contra o Académico FC104-101. Os homens de São João da Madeira tiveram em Abraham Irazabal – 38 pontos, 10 ressaltos; 40.5 val. – a principal referência.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AD Sanjoanense Basquetebol (@adsanjoanense_basquetebol)

A Juvemaia ACDC/Mecprec capitalizou o fator casa, ante o FAC – Crédito Agrícola66-64. Jaysen Williams – 18 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências – emergiu como figura da partida.

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

O Eléctrico Futebol Clube ascendeu ao primeiro posto, graças à vitória sobre o então líder BAC Crossjoin Solutions72-46. João Lanzinha – 16 pontos, 10 ressaltos, 7 assistências, 5 roubos de bola – brilhou na turma de Ponte de Sor.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Eléctrico Futebol Clube (@electricofc_oficial)

Com Gil Jardim – 14 pontos, 4 ressaltos, 3 roubos de bola – em patamar de destaque, o PAC Kyocera derrubou a oposição do Portimonense SC Sub2383-65.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paço de Arcos Clube (@pabasquetebol)

O Carnide Clube alcançou o resultado desejado, na deslocação ao terreno do Scalipus CS54-67. De salientar os esforços de Lucas Matias – 9 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências – nos locais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Carnide Clube (@carnideclube)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – BC Barcelos


CN 1 Feminina: terminada a 1ª fase, segue-se a luta pela subida e manutenção

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, cumpriu-se a derradeira ronda da 1ª fase, com CPN ANTARTE e CDEFF HPM à cabeça. Além dos líderes de cada zona, carimbaram a passagem à fase de promoção SC Braga, CLIP TEAMS e Olivais FC msc_engenharia, GDRAR REMAX Évora, ACD Ferragudo e Clube Basket de Queluz. Courtney Wristen, do CLIP TEAMS, é a MVP da jornada 18 com 28 pontos e 16 ressaltos. A 2ª fase, tanto para os grupos de manutenção como para o grupo de promoção, inicia a 28 de fevereiro

O CPN ANTARTE fechou com registo praticamente perfeito – 15 vitórias em 16 jogos -, tendo superado nesta ronda o CD Póvoa81-34 -, com Vitória Dias – 11 pontos, 11 ressaltos – a assumir as rédeas, com um duplo-duplo. Com uma inspirada Ana Ramos – 15 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola -, reforço mais recente das arsenalistas, o SC Braga recebeu e venceu o CD José Régio73-55 -, desfecho que garantiu o segundo lugar.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SC Braga – Modalidades (@scbragamodalidades)

Logo atrás das minhotas – e com os mesmos pontos -, o CLIP TEAMS encerrou a 1ª fase em grande, ao bater o Académico FC 46-69 -, fora de portas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CLIP Teams Basquetebol (@clipteams_basquetebol)

O Maia Basket Clube tirou partido de mais uma excelente exibição de Charity Gallegos – 26 pontos, 4 ressaltos, 6 assistências, 4 roubos de bola – para levar de vencida o já qualificado Olivais FC 70-62.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Maia Basket Clube (@maia.basket)

A sul, o CDEFF não deixou escapar o primeiro posto, fruto do triunfo sobre o CRCQ Lombos Sub2257-67 -, galvanizado pelos dígitos de Alice Martins – 20 pontos, 8 ressaltos, 3 desarmes de lançamento.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CDE Francisco Franco Basquetebol (@cdeff.basquetebol)

A par das madeirenses em termos pontuais, o GDRAR REMAX Évora capitalizou o fator casa ante o Sporting CP Sub2250-48. Leonor Santos – 7 pontos, 11 ressaltos, 2 roubos de bolas – foi a atleta mais destacada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GDRAR (@gdraroficial)

A uma escassa vitória da dupla da frente, a ACD Ferragudo terminou a 1ª fase com um resultado positivo, no terreno do Boa Viagem Angra Açores56-62 -, alavancada por Rafaela Henriques – 29 pontos, 14 ressaltos, 4 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por (@acdferragudo_basquetebol)

O Clube Basket de Queluz, última equipa com “passaporte” para a etapa de promoção, impôs-se, em casa, diante do Belenenses62-51. Raquel Alves – 13 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências – revelou-se a figura da partida.

No confronto com mais pontos da ronda, o Sport Algés e Dafundo suplantou a SIMECQ por 97-91, êxito com a marca de Inês Monteiro – 18 pontos, 17 ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Algés Basquetebol (@alges.basquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Miguel Fonseca – @mfportefolio 


Road to the World Cup: Os Linces convocados para o duplo duelo com a Roménia

A “lista de presenças” do professor Mário Gomes foi divulgada esta segunda-feira, 16 de fevereiro, para os dois jogos de qualificação rumo ao Mundial de 2027 que Os Linces disputam nesta segunda janela. O primeiro, em Coimbra, dia 27 (com bilhetes já disponíveis), o segundo, em Pitesti (dia 2 de março), frente ao mesmo adversário: Roménia.

O coletivo das quinas quer repetir a vitória de 2022, no mesmo sítio (Pavilhão Municipal Mário Mexia), frente ao mesmo oponente. Para o efeito, Mário Gomes chamou para estágio 14 atletas:

Nome Clube
André Cruz Sporting CP
Anthony da Silva ALM Évreux Basket (França)
Daniel Relvão SL Benfica
Diogo Brito Obradoiro CAB (Espanha)
Diogo Gameiro SL Benfica
Diogo Ventura Sporting CP
Francisco Amarante Sporting CP
Gonçalo Delgado FC Porto
Nuno Sá Palmer BM (Espanha)
Rafael Lisboa Santos Club Ourense Baloncesto (Espanha)
Ricardo Monteiro SC Braga
Rui Palhares Sporting CP
Travante Williams Le Mans SB (França)
Vladyslav Voytso FC Porto

 

Os Linces começam o seu estágio em Coimbra dia 23 de fevereiro. De recordar que a Seleção Nacional procura a primeira presença de sempre num mundial da categoria, tendo, para já, mais duas janelas de qualificação na Primeira Ronda (só três equipas deste grupo de quatro avançam para a próxima fase). A estreia foi gloriosa, com uma vitória esclarecedora sobre Montenegro e um desaire à tangente com a histórica Grécia.

▶ Bilheteira já disponível
▶ Acreditações abertas

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A Liga Betclic Feminina fecha mais uma jornada repleta de ação

Após concluída a 19.ª jornada da Liga Betclic Feminina, é possível fazer um balanço de uma ronda marcada por exibições consistentes, finais equilibrados e afirmações importantes na luta pelos diferentes objetivos da temporada.

CAB Madeira 72 – 67 SC Coimbrões SANCHO PANZA

O CAB Madeira venceu o SC Coimbrões Sancho Panza por 72-67, num duelo muito equilibrado e decidido apenas nos minutos finais. O Coimbrões entrou melhor (19-18), mas a equipa madeirense respondeu antes do intervalo (17-13), levando o jogo empatado para a segunda metade. O equilíbrio manteve-se no terceiro período (17-15 para o Coimbrões), deixando tudo em aberto para o último quarto, onde o CAB foi mais eficaz e fechou o encontro com um parcial de 22-18.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Taylor Langan foi decisiva com 26 pontos, bem apoiada por Carolina Bernardeco (18 pontos) e Maria Lopes (16 pontos). Pelo SC Coimbrões, Lauren Golding marcou 17 pontos, Crystal Primm somou 14 pontos e Zarria Carter terminou com 10 pontos.

A estatística completa.

CRC Quinta dos Lombos 100-57 Sanjoanense HELIOTEXTIL

A Quinta dos Lombos recebeu a Sanjoanense e conquistou uma vitória expressiva por 100-57, num encontro que ganhou contornos dominantes na segunda parte.

O primeiro quarto foi equilibrado, com as duas equipas a discutirem cada posse de bola e a terminarem empatadas a 17-17. No segundo período, a formação de Carcavelos começou a assumir o controlo da partida, vencendo por 21-14 e levando uma vantagem confortável para o intervalo.

Após o regresso dos balneários, os Lombos elevaram a intensidade defensiva e condicionaram por completo o ataque adversário. O terceiro quarto terminou com um parcial de 27-13, e no derradeiro período a superioridade foi ainda mais evidente, com um expressivo 35-13, selando assim um triunfo robusto.

Em destaque na equipa da casa esteve Sara Caetano, que assinou uma exibição de grande nível, com 21 pontos, 4 ressaltos e 4 assistências, alcançando 30,5 pontos de valorização. Do lado da Sanjoanense, Schekinah Bimpa voltou a demonstrar consistência ao registar mais um duplo-duplo, com 12 pontos e 11 ressaltos, sendo a jogadora mais influente da formação visitante.

GDESSA Barreiro 67-56 SL Benfica

O GDESSA recebeu o SL Benfica e conseguiu uma vitória sólida por 67-56, num jogo em que se destacou sobretudo pela eficácia nos lançamentos.

A equipa da casa entrou determinada e marcou o ritmo desde o primeiro quarto, vencendo por 24-11. O Benfica respondeu no segundo período (13-11) e conseguiu reduzir um pouco a diferença, mas não conseguiu inverter o andamento da partida.

No terceiro quarto, o GDESSA voltou a controlar o jogo (17-14) e no último período manteve a consistência ofensiva e defensiva (15-18), garantindo um triunfo merecido. A eficácia de lançamento foi decisiva para a equipa de Aveiro, que soube aproveitar os erros do adversário e gerir bem o ritmo da partida, confirmando um desempenho superior ao longo dos 40 minutos.

No GDESSA, Maianca Umabano foi o destaque com 22 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências, formando 27.5 pontos de valorização. Na equipa das águias, foi Letícia Soares a melhor em campo com 7 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências.

Reta final antes da Taça de Portugal ficou marcada por grandes jogos

Ovarense GAVEX 82 – 85 Sporting CP 

O Sporting CP conquistou um triunfo importante fora de portas ao vencer a Ovarense GAVEX por 85-82, num encontro extremamente equilibrado e decidido apenas nos momentos finais.

A formação leonina entrou melhor e venceu o primeiro período por 23-17, mas a equipa vareira reagiu antes do intervalo (17-18), mantendo-se sempre dentro da discussão. No terceiro quarto, a Ovarense voltou a aproximar-se (19-21), deixando tudo em aberto para os derradeiros dez minutos. O último período terminou empatado a 26 pontos, mas maior eficácia e controlo emocional nos instantes decisivos permitiram ao Sporting assegurar a vitória.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Jay Heath Jr foi o principal destaque da Ovarense com 20 pontos, bem acompanhado por Jalen Jenkins (15) e Jonathan Silva (15). Do lado leonino, Diogo Ventura e Stephan Swenson lideraram a equipa com 17 pontos cada, enquanto Brandon Johns contribuiu com 12 pontos decisivos.

A estatística completa.

 

FC Porto 99 – 88 Imortal LUZiGÁS

O FC Porto venceu o Imortal LUZiGÁS por 99-88, num jogo em que os algarvios conseguiram discutir o resultado durante a primeira parte, mas onde os portistas mostraram maior consistência ao longo do encontro. O equilíbrio foi evidente no primeiro período (24-23), antes de os dragões ampliarem a vantagem rumo ao intervalo (27-18). Após o descanso, o FC Porto não manteve o controlo do ritmo (23-27), resistindo à tentativa de reação do Imortal no último quarto (27-20).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Jhonathan Dunn esteve em evidência com 23 pontos, sendo decisivo na manobra ofensiva portista, enquanto Tanner Omlid acrescentou 17 pontos. Pelo Imortal, Keonte Kennedy destacou-se com 22 pontos, com André Silva a somar 16 pontos.

A estatística completa.

Galitos BARREIRO 76 – 90 UD Oliveirense 

A UD Oliveirense somou uma vitória convincente ao bater o Galitos Barreiro por 90-76, num jogo que se decidiu essencialmente na segunda metade. A equipa da casa entrou forte e venceu o primeiro quarto por 24-11, mas o Oliveirense reagiu antes do intervalo com um parcial de 26-20 que reequilibrou a partida. No terceiro período surgiu o momento decisivo: a Oliveirense impôs-se com um expressivo 31-16, criando uma vantagem confortável que geriu até final, confirmando o triunfo com novo parcial favorável no último quarto (22-16).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Quentin Eyobo foi a figura dos locais com 29 pontos, enquanto Teotónio Dó contribuiu com 15 pontos. Pela Oliveirense, Mikyle McIntosh liderou com 21 pontos e Leon Ayres acrescentou 15 pontos.

A estatística completa.

SL Benfica 111-79 Vitória Sport Clube

O SL Benfica recebeu o Vitória Sport Clube e venceu de forma convincente por 111-79, num encontro marcado pelo forte arranque das águias.

A equipa da casa entrou determinada e venceu o primeiro quarto por 32-19, impondo desde cedo um ritmo elevado. No segundo período, o Vitória respondeu e conseguiu equilibrar as operações, mas o Benfica voltou a superiorizar-se, fechando a primeira parte com vantagem de 63-44 (31-25 no parcial).

No regresso dos balneários, as águias mantiveram a intensidade ofensiva e voltaram a levar a melhor no terceiro quarto por 25-15, ampliando a diferença no marcador. No último período, apesar de uma melhor réplica do conjunto vimaranense (23-20), o Benfica controlou o jogo até ao apito final.

O base das águias foi o melhor jogador do encontro. Diogo Gameiro somou 27 pontos, 4 ressaltos e 6 assistências, formando 30 pontos de valorização. Na equipa do Vitória, foi Malique Jacobs (8 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências) e Samuel Peek (17 pontos, 3 ressaltos e 1 assistência) os melhores do encontro, com 14.5 de valorização cada um.

A estatística completa. 

SC Braga 107-66 SC Vasco da Gama

O SC Braga entrou forte diante do SC Vasco da Gama e construiu uma vitória clara por 107-66, num jogo em que assumiu o controlo desde os minutos iniciais.

A formação da casa mostrou eficácia ofensiva logo no primeiro quarto, vencendo por 28-15. No segundo período, apesar de maior equilíbrio (20-19), o Braga conseguiu manter a vantagem e foi para o intervalo na frente.

A segunda parte confirmou a superioridade minhota. No terceiro quarto, o SC Braga foi particularmente dominante, impondo um expressivo 35-16 que praticamente decidiu a partida. No derradeiro período, voltou a gerir o ritmo do encontro e fechou com novo parcial favorável (24-16).

Na equipa da casa e com uns incríveis 40 pontos de valorização, Seydoungou Fofana foi o melhor jogador do encontro com 27 pontos marcados e 13 ressaltos, fazendo um duplo-duplo. Do lado do Vasco da Gama, Zavian Lean destacou-se com 30 pontos, 2 ressaltos e uma assistência.

A estatística completa.

Queluz O NOSSO PREGO 84-92 Esgueira Aveiro OLI

O Queluz e o Esgueira protagonizaram um duelo equilibrado e intenso, que acabou por sorrir à formação visitante por 92-84.

A partida começou com ligeiro ascendente do Esgueira, que venceu o primeiro quarto por 20-17. No segundo período, o Queluz reagiu e conseguiu equilibrar as contas, fechando a primeira parte com um parcial favorável de 20-17, o que deixava em aberto o encontro.

No regresso dos balneários, o equilíbrio manteve-se. O Queluz esteve melhor no terceiro quarto (26-21) e entrou nos últimos dez minutos na discussão do resultado. Contudo, no período decisivo, o Esgueira foi mais eficaz ofensivamente e fez a diferença com um expressivo 34-21, selando a vitória.

Hugo Ferreira foi o jogador em destaque da equipa do Esgueira ao marcar 18 pontos, somar 5 resslatos e 4 assistências. Na equipa da casa, Michael Bradley fez um duplo-duplo (14 pontos e 14 assistências) e tornou-se o melhor do Queluz.

A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Os portugueses que continuam a deixar a sua marca além fronteiras

Já são muitas as exibições de luxo dos nossos portugueses além-fronteiras. No setor masculino, Rafael Lisboa, Diogo Brito e Sasa Borovnjak estiveram em destaque. No feminino, brilharam Inês Ramos, Josephine Filipe, Sara Guerreiro e Filipa Barros.

O base do Ourense, Rafael Lisboa, voltou a assumir papel de relevo na sua equipa, apesar da difícil derrota frente ao Cartagena, por 80-81. O internacional português assinou uma excelente exibição, com 20 pontos, três assistências e três ressaltos, mantendo-se como uma das principais figuras da formação espanhola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Cloud.gal Ourense Baloncesto (@cobsad)

Também Sasa Borovnjak esteve em evidência, ainda que não tenha conseguido evitar o desaire frente ao Dínamo B. O poste somou 17 pontos, uma assistência e seis ressaltos, confirmando o bom momento que atravessa ao serviço da equipa romena.

Diogo Brito continua a contribuir para a excelente fase da sua equipa, que segue sólida na segunda posição da primeira liga espanhola. Na vitória frente ao Menorca (100-86), o português registou 10 pontos, uma assistência e seis ressaltos, ajudando a consolidar o bom momento coletivo.

No setor feminino, a equipa da região da Estremadura continua a contar com uma dupla portuguesa de grande qualidade: Inês Ramos e Josephine Filipe. Na última partida, ambas tiveram papel determinante. Inês somou 11 pontos e cinco ressaltos, enquanto Josephine contribuiu com 13 pontos e dois ressaltos. Recorde-se que Raquel Laneiro também integra a equipa espanhola, encontrando-se, atualmente lesionada.

Na Alemanha, Sara Guerreiro voltou a ser peça-chave na equipa orientada por José Araújo. A base portuguesa registou 23 pontos e três assistências, alcançando 19 pontos de valorização e sendo a segunda jogadora mais influente na vitória frente ao Freiburg, por 89-74. Também Ana Raimundo deixou a sua marca, com dois pontos, quatro assistências e um ressalto. A equipa ocupa atualmente o quarto lugar da liga alemã.

Jogo após jogo, o nome de Filipa Barros continua a destacar-se ao serviço da sua universidade. A portuguesa somou duas importantes vitórias, primeiro frente às Abilene Christian Wildcats por 74-71, encontro em que registou 12 pontos, 3 assistências e 5 ressaltos, e depois diante das California Baptist Lancers, por 85-70, contribuindo com 7 pontos, 6 assistências e 10 ressaltos, confirmando o seu impacto decisivo e consistência jogo após jogo.

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CBU Women’s Basketball (@cbuwbb)

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)

8pts, 8res (24min) na derrota frente ao Galatasaray (81-94) – Champions League

9pts, 5ast, 7res (24min) na vitória frente ao Dijon (92-86)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

20pts, 3ast, 3res (34min) na derrota frente ao Cartagena (80-81)

Diogo Seixas (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

2ast, 1res (8min) na derrota frente ao Cartagena (80-81)

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primeira FEB – Espanha)

10pts, 1ast, 4res (21min) na vitória frente ao Menorca (100-86)

Anthony da Silva (Evreux, Elite 2 – França)

7pts, 5ast, 3res (25min) na derrota frente ao St. Chamond (68-95)

Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)

2pts, 3res (21min) na derrota frente ao Palencia (69-85)

Sasa Borovnjak (Timisoara – Roménia)

17pts, 1ast, 6res (24min) na derrota frente ao Dínamo B. (74-86)

Francisco Amiel (Albacete – Espanha)

3pts, 1ast, 1res (15min) na derrota frente ao Sant Antoni (96-91)

Sara Guerreiro (Marburg – Alemanha)

23pts, 3ast (26min) na vitória frente ao Freiburg (89-74)

Ana Raimundo (Marburg – Alemanha)

2pts, 4ast, 1res (13min) na vitória frente ao Freiburg (89-74)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, – Espanha)

8pts, 2ast, 5res (23min) na derrota frente ao Segle XXI (54-67)

Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)

11pts, 5res (29min) na derrota frente ao Celta Zorka (50-66)

Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)

13pts, 2res (20min) na derrota frente ao Celta Zorka (50-66)

Eva Carregosa (Zamora, LF Challenge – Espanha)

11pts, 4res (29min) na derrota frente ao Adareva (53-64)

Tess Santos (Wasserburg, 2ª Bundesliga – Alemanha)

11pts, 3ast, 11res (30min) na vitória frente ao Leimen (86-38)

Inês Vieira (Domusa Tekink ISB, LF Challenge – Espanha)

6pts, 3ast, 2res (23min) na derrota frente ao Sevilla (62-67)

Lavínia Silva (Oaklands Wolves – Reino Unido)

2pts, 5ast, 6res (25min) na vitória frente ao Manchester Basketball (73-71)

Sofia da Silva (M.Karmiel – Israel)

6pts, 1ast, 5res (28min) na derrota frente ao M.Haifa (68-69)

Filipa Barros (CBU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)

12pts, 3ast, 5res (29min) na vitória frente ao Abilene Christian (74-71)

7pts, 6ast, 10res (34min) na vitória frente ao California Baptist (85-70)

Clara Silva (TCU Women’s Basketball – Estados Unidos da América)

2pts, 2ast, 5res (12min) na derrota frente ao Colorado (79-80)

2pts, 1ast, 8res (26min) na vitória frente ao Baylor (83-67)

Rúben Prey (St. Johns – Estados Unidos da América) 

2pts, 2res (5min) na vitória frente ao Xavier (87-82)

*Apenas se faz o acompanhamento de atletas com internacionalizações e que tenham as estatísticas disponíveis.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FIBA confirma abertura de inscrições para o Masters Open 2026 na Grécia

A FIBA anunciou a abertura oficial das inscrições para o FIBA Masters Open 2026, competição internacional destinada a atletas com 40 ou mais anos, que decorrerá de 4 a 12 de julho de 2026, na Grécia.

Após a Circular Letter n.º 117, a Federação Internacional destaca o forte interesse já manifestado por várias Federações Nacionais, sublinhando o crescimento do projeto Masters Basketball e o seu potencial estratégico para aumentar o número de praticantes, reforçar o envolvimento comunitário e criar novas oportunidades de desenvolvimento.

A participação não se limita a seleções nacionais. Podem inscrever-se equipas de clubes, grupos comunitários ou equipas auto-organizadas. No entanto, devido ao número limitado de vagas por categoria, a FIBA recomenda que as inscrições sejam efetuadas o mais cedo possível.

Para apoiar a promoção do evento, foram disponibilizados materiais digitais e impressos destinados às Federações e respetivas comunidades. O objetivo é garantir uma forte mobilização rumo ao evento inaugural, que pretende afirmar o basquetebol Masters como um pilar de participação ao longo da vida.

Para submeter a sua inscrição ou obter mais informações pode consultar a página oficial da FIBA.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.