Artigos da Federaçãooo

CN 1 Feminina: Quarteto invicto não vacila na quarta jornada

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, GDRAR REMAX Évora, SC Braga, CDEFF HPM e CPN continuam a distanciar-se da concorrência e preservam o registo ganhador. O CPN prevaleceu, na Gafanha da Nazaré, ao impor-se por 41-50. No Gafanha Reis & Ana, esteve a atleta mais destacada da partida, Beatriz Vieira, com 12 pontos e quatro ressaltos.

O SC Braga deslocou-se à cidade do Porto para vencer de forma afirmativa o Académico FC63-79. Hannah Pratt continua “endiabrada” e é a MVP da ronda, pela terceira vez em quatro oportunidades, fruto dos seus 25 pontos, vinte ressaltos e três assistências, que lhe renderam nova marca de eleição: 48 de valorização.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por SC Braga – Modalidades (@scbragamodalidades)

O Olivais FC recebeu e venceu o CD José Régio – 84-76. O CLIP TEAMS também capitalizou o fator casa, ante o CD Póvoa76-50 -, desfecho com intervenção preponderante de Valeria Fernandez, que amealhou 14 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.

O comandante a sul, GDRAR REMAX Évora viu Sierra Smith (15pts, 8res) assumir a batuta, no triunfo diante do Clube Basket de Queluz71-52. Em igualdade de circunstâncias com as eborenses – sem qualquer derrota -, o CDEFF HPM derrubou a oposição do Sporting CP Sub2247-78. Summer Pahl brilhou nas madeirenses, ao registar 26 pontos, seis ressaltos e três roubos de bola.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CDE Francisco Franco Basquetebol (@cdeff.basquetebol)

Sienna Durr, MVP da jornada anterior, rubricou uma exibição de gala – 31 pontos, dez ressaltos -, traduzidos em 39 de valorização, na vitória caseira da ACD Ferragudo diante do CRCQ Lombos Sub2284-61.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por (@acdferragudo_basquetebol)

Maria Pereira (20pts, 3ast) orquestrou o triunfo do Sport Algés e Dafundo, na receção ao Boa Viagem Angra Açores71-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Algés Basquetebol (@alges.basquetebol)

A SIMECQ conseguiu uma vitória folgada, no duelo com o Belenenses, por 84-57. Matilde Santos, com 18 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, esteve em plano de evidência.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CPN


Portugueses além fronteiras: As mesmas caras, o mesmo talento

Voltamos para mais uma semana a acompanhar os talentos nacionais que, dia após dia, têm mostrado o seu valor entre equipas de renome. Rafael Lisboa, Eva Carregosa e Sara Guerreiro destacam-se, assim como o trio de portuguesas que partilha o quotidiano dentro e fora de campo — Inês Ramos, Raquel Laneiro e Josephine Filipe. São eles alguns dos nomes em evidência nesta semana.

O base internacional voltou a marcar a sua importante posição na equipa espanhola que defende pelo segundo ano consecutivo. O Ourense defrontou o Menorca numa partida bastante equilibrada (84-80) mas vantajosa para o número 28 da seleção nacional. Com 15 pontos, 1 assistência e cinco ressaltos ao longo dos 21 minutos jogador, Rafael Lisboa somou 16 de valorização, o que fez dele o segundo melhor jogador da equipa.

Em França, Anthony da Silva teve um dissabor após a derrota frente ao ADA Blois por 103-84, em mais uma jornada da Elite 2. Apesar do resultado negativo, o base português continua a atravessar uma boa fase, mantendo-se regular e consistente nas suas exibições. Anthony voltou a mostrar o seu valor e influência dentro de campo, terminando o encontro com 8 pontos, 11 assistências e 5 ressaltos.

Constantemente em destaque, temos o trio que tão bem nos representa. Inês Ramos, Raquel Laneiro e Josephine Filipe brilharam em mais uma jornada da Liga Challenge. A equipa que as portuguesas representam, o Al-Qázeres, venceu por 75-69, e o conjunto que compõe o cinco inicial somou 42 pontos, contribuindo com mais de metade da pontuação total da equipa.

Ainda em território espanhol, acompanhámos um duelo entre portuguesas: Eva Carregosa (Zamora) e Inês Vieira (Domusa Teknik ISB) estiveram frente a frente, com a equipa do Zamora a sair mais feliz da partida após a vitória por 53-47.
Eva, ao longo dos 35 minutos de jogo, marcou 12 pontos e conquistou três ressaltos. Já Inês terminou o encontro com oito pontos e quatro ressaltos.

Em Itália, Rita Oliveira voltou a jogar e a afirmar a sua posição na equipa do Valdarno. A atleta lusa defrontou um adversário com os mesmos pontos na tabela classificativa, num jogo equilibrado que terminou com uma curta vantagem de quatro pontos (71-67). Com 28 minutos jogados, Rita somou 12 pontos, duas assistências e três ressaltos.

Apesar das derrotas sofridas nesta última semana, Carolina Rodrigues volta também a ser mencionada pelas brilhantes exibições. Como é habitual, a equipa da portuguesa disputou jogos tanto na EuroCup Women como no campeonato nacional.
Na competição europeia, mesmo com uma derrota por 10 pontos (76-66) frente ao San Giovanni, Carolina destacou-se com 16 pontos, uma assistência e três ressaltos. Já para o campeonato, manteve o excelente nível, registando 12 pontos, seis ressaltos e seis assistências, sendo uma das jogadoras mais utilizadas do plantel.

 

Estatísticas individuais dos atletas portugueses:

Travante Williams (Le Mans, LNB – França)

2pts, 3res (16min) na vitória frente ao Cholet (80-84)

Anthony da Silva (Évreux Basket, Elite 2 – França)

8pts, 11ast, 5res (34min) na derrota frente ao Ada Blois (103-84)

Diogo Brito (Monbus Obradoiro, Primera FEB – Espanha)

8pts, 1ast, 5res (20min) na vitória frente ao Oviedo (75-79)

Rafael Lisboa (Clube Ourense Baloncesto, Primera FEB – Espanha)

15pts, 1ast, 5res (21min) na vitória frente ao Hestia Menorco (84-80)

Francisco Amiel (Albacete Basket, LEB Plata – Espanha)

3pts, 1ast, 1res (14min) na vitória frente ao Spanish Basketball Academy (78-79)

Tiago Teixeira (Toledo, Segunda FEB – Espanha)

6pts, 2ast, 1res (18min) na derrota frente ao Caja 87 (70-62)

Nuno Sá (Palma BM, Primeira FEB – Espanha)

3pts, 2ast, 2res (16min) na derrota frnete ao Zamora (99-76)

Carolina Rodrigues (Szekszard, NB I.A – Hungria)

16pts, 1ast, 3res (29min) na derrota frente ao San Giovanni (76-66)-EuroCup Women

12pts, 6ast, 6res (34min) na derrota frente ao Sopron (63-75)

Inês Ramos (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)

13pts, 3ast, 1res (32min) na vitória frente ao Paterna (75-69)

Raquel Laneiro (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)

16pts, 1ast, 6res (27min) na vitória frente ao Paterna (75-69)

Josephine Filipe (Al-Qázeres Extremadura, LF Challenge – Espanha)

13pts, 1ast, 5res (31min) na vitória frente ao Paterna (75-69)

Margarida Junqueira (Magec Tías Lanzarote, LF2 – Espanha)

7pts, 3ast, 6res (23min) na vitória frente ao Basket Almeda (69-41)

Carolina Cruz (Livorno, Série2 – Itália)

4pts, 1ast, 13res (29min) na vitória frente ao Viterbo (58-56)

Carolina Bernardeco (Itesal Femenino Alcorcon, LF2 – Espanha)

1pt, 2ast, 4res (24min) na vitória frente ao Mostoles (76-61)

Eva Carregosa (Recoletas Zamora, LF Challenge – Espanha)

12pts, 3res (35min) na vitória frente ao ISB (53-47)

Ana Raimundo (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)

2pts, 1ast (3min) na vitória frente ao Noerdlingen (67-44)

Sara Guerreiro (BC Marburg, 1ª Bundesliga – Alemanha)

11pts, 1ast, 3res (20min) na vitória frente ao Noerdlingen (67-44)

Tess Santos (Wasserburg, 2ª Bundesliga – Alemanha)

1ast, 2res (10min) na derrota frente ao Leimen (86-82)

Inês Vieira (Domusa Tekink ISB, LF Challenge – Espanha)

8pts, 4res (25min) na derrota frente ao Zamora (53-47)

Sofia da Silva (Maccabi Karmiel, D1 – Israel)

7pts, 2res (17min) na derrota frente ao H.Be”er Sheva (76-66)

Rita Oliveira (Valdarno W, Serie A2- Itália)

12pts, 2ast, 3res (28min) na vitória frente ao Pallacanestro Torino (71-67)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Semana europeia intensa para o basquetebol português: Benfica, Sporting e FC Porto em ação

As equipas portuguesas voltam a entrar em campo nas competições europeias de basquetebol, numa semana marcada por desafios importantes para o SL Benfica, o Sporting Clube de Portugal e o FC Porto. Entre os dias 4 e 5 de novembro, os três emblemas procuram somar vitórias que reforcem o prestígio do basquetebol nacional além-fronteiras.

A jornada começa na terça-feira 4 de novembro, com o Sporting Clube de Portugal a deslocar-se até à Sardenha, em Itália, para defrontar o Dinamo BDS Sassari no Palaserradimigni, às 19h30.

No dia seguinte, quarta-feira, 5 de novembro, o Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, será o epicentro do basquetebol português, recebendo dois jogos europeus do SL Benfica. O primeiro será às 14h00, quando a equipa feminina das águias entra em campo frente às polacas do MB Zaglebie Sosnowiec, em partida a contar para a EuroCup Women.

Poucas horas depois, às 17h30, será a vez da equipa masculina do Benfica defrontar os franceses do Le Mans Sarthe Basket, também no Pavilhão Fidelidade, em jogo da Basketball Champions League (BCL).

Ainda na quarta-feira, 5 de novembro, o Futebol Clube do Porto joga fora de portas, na Bélgica, frente aos Windrose Giants Antwerp, às 19h00, na Antwerp Arena, em partida da FIBA Europe Cup.

Será, portanto, uma semana intensa para o basquetebol português, com quatro jogos europeus em dois dias e todos com grande importância nas respetivas competições. Benfica, Sporting e FC Porto entram em campo com ambição e confiança, determinados em continuar a afirmar o nome de Portugal nas provas da FIBA.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Road to the World Cup: acreditações abertas para o Portugal x Grécia

Os órgãos de comunicação social e/ou profissionais de audiovisual que queiram estar presentes no encontro entre Portugal e Grécia, a contar para a fase de qualificação rumo ao Campeonato do Mundo 2027, e que vai decorrer no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a 30 de novembro (17 horas), já podem pedir acreditação junto do FIBA Media Portal, até dia 23 de novembro.

Para requerer mais informações e em casos omissos, devem contactar o endereço de email acreditacoes@fpb.pt.

De recordar que a Seleção Nacional procura a primeira presença de sempre num mundial da categoria, tendo, para já, três janelas de qualificação (novembro, fevereiro, junho) antes de avançar para a Segunda Ronda.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga Betclic Feminina: Lombos ainda invicto e Imortal surpreende Benfica

Domingo (2 de novembro) de Liga Betclic Feminina. A 5.ª jornada encerrou com os seguintes jogos:

Sporting CP 70-59 Esgueira Aveiro ECOVALOR

Um primeiro quarto de alto equilíbrio (18-18) auspiciava mais um jogo de máxima competitividade na Liga Betclic Feminina, com ambas as equipas a quererem adicionar mais uma vitória ao registo de 2-2 com que chegaram à 5.ª jornada. O Sporting CP de João Vieira foi mais forte nos três quartos seguintes (16-12, 16-14, 20-15), vencendo a luta da tabelas (46-33) e na eficácia de três pontos (7/20 -35% – contra 3/26 – 11%).

Dayna Rouse, que esteve em grande forma no último quarto, sai como MVP do encontro (19pts, 10res – 22val), muito bem secundada pelos 13 pontos de Emma Huff e de Luana Serranho (também com sete assistências). Gabriela Raimundo (20pts, 9ast) foi a mais inconformada das “Bikudas” de André Janicas, com a jovem internacional portuguesa Maria Andorinho a contribuir com 14 pontos na sua conta pessoal.

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

CRC Quinta dos Lombos 70-55 Galitos FFonseca

Grande jogo de Basquetebol em Carcavelos, com o CRC Quinta dos Lombos a confirmar a posição cimeira da classificação, pese a grande vontade aveirense em contrariar o favoritismo da turma de José Leite. Os Galitos FFonseca até entraram a vencer (11-17), mas as aurinegras igualaram o segundo quarto (17-17) e venceram a segunda parte com dois grandes quartos (22-11 e 20-10).

Em destaque? Sara Caetano. A base dos Lombos voltou a ser MVP, com 11 pontos, nove ressaltos e 22 de valorização. Nahomis Hardy foi a melhor marcadora (19pts), muito perto do duplo-duplo (9res) e Anissa Rivera contribuiu com 13, naquele que foi o regresso da jovem poste internacional portuguesa Carolina Silva ao campo.

Do lado do Galitos, as mais esclarecidas foram Inês Neto (11pts) e Daniela Domingues (10pts).

A estatística completa.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Imortal LUSIADAGÁS 83-79 SL Benfica

“Surpresa”, ou não, em Albufeira, porque quem tem acompanhado o coletivo de Adriano Cerdeira sabe que esta equipa do Imortal LUSIADAGÁS veio para “dar o salto”. A verdade é que as encarnadas, que se apresentaram com apenas dez atletas, entraram desde cedo com uma baixíssima eficácia de triplo, e o Imortal, no sentido contrário, foi-se distanciando no marcador. Parciais de 24-18 e 25-19 catapultam a diferença para os 24 pontos, que as águias tiveram de suar para compensar no marcador.

Principalmente Inês Faustino. Com uma verdadeira masterclass de 31 pontos (8/11 2P), cinco ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e fantásticos 38.5 de valorização, a base encarnada ainda levou a equipa a recuperar, já no último quarto (16-24, 18-18), mas não foi suficiente. Letícia Soares marcou 15 e do outro lado brilhou Micaela Kelly, com 17 pontos, oito ressaltos e sete assistências.

Marta Vargas e Melissa Akullu marcaram 16 cada, a atiradora Natalia Lalic 13.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


A estatística completa.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Sportiva AZORISHOTELS, GDESSA e AD Sanjoanense vencem os primeiros jogos da 5ª Jornada

Está dado o arranque da quinta jornada da Liga Betclic Feminina, que trouxe três duelos equilibrados e cheios de intensidade. As equipas continuam a lutar por vitórias importantes nesta fase inicial da época, em que cada resultado pode ser decisivo na tabela classificativa.

CAB Madeira 55-64 Sportiva AZORISHOTELS

Está feito o primeiro duelo das ilhas. O Sportiva AZORISHOTELS deslocou-se à Madeira para defrontar o CAB Madeira, num jogo que, desde cedo, caiu para o lado das açorianas.

Uma primeira parte dominada pela equipa visitante, com os parciais de 10-20 e 18-20 (que somou 28-40 ao intervalo) a Sportiva fez de tudo para regressar às vitórias depois de dois jogos sem vencer para o campeonato. Do outro lado, o CAB tentava também regressar às vitórias (a última foi na primeira jornada) mas a missão estava a ser mais complicada.

Num terceiro quarto mais equilibrado, o CAB entrou forte e surpreendeu a formação dos Açores, que, apesar de manter o ritmo, não conseguiu evitar que a equipa da casa triunfasse por 19-14.

Ainda assim, sete pontos separavam as duas equipas, e, com um ritmo de jogo elevado, a União Sportiva voltou a assumir o controlo, condicionando o jogo das madeirenses e acabando por garantir a vitória no encontro, por 55-66.

Monique Pereira (Sportiva AZORISHOTELS) foi a jogadora que mais esteve em destaque ao longo de toda a partida com 13 pontos, 14 ressaltos e três assistências. Na equipa da casa, Taylor Langan jogou os 40 minutos e conseguiu somar 16 pontos, 12 ressaltos e quatro assistências.

GDESSA BARREIRO 60-59 SC Coimbrões

O SC Coimbrões deslocou-se até ao Barreiro em busca da sua primeira vitória na Liga Betclic Feminina, diante de uma equipa já bem mais experiente, o GDESSA que saiu vitorioso da partida por 60-59.

A primeira parte foi muito bem conseguida pela formação nortenha, que,  com uma defesa intensa e bem organizada, conseguiu travar o ímpeto adversário. Essa consistência refletiu-se no marcador: o Coimbrões venceu os dois primeiros parciais (12-14 e 12-13), chegando ao intervalo com uma vantagem de três pontos. Já no ataque, temos de dar um destaque a Maria Marinho que marcou 15 pontos e fez três assistências apenas em 17 minutos de jogo.

Na segunda parte, a equipa do Barreiro entrou mais forte, e o coletivo orientado por André Martins mostrou toda a sua capacidade e resiliência, aguentando a pressão e, pouco a pouco, conseguindo virar o marcador. Apenas um ponto (39-40) separava as duas equipas no início do derradeiro período e, mais uma vez, o GDESSA elevou o nível da partida, mas encontrou sempre uma resposta muito positiva por parte do Coimbrões. Num jogo aguerrido, literalmente até aos últimos segundos, manteve-se sempre em aberto quem sairia vencedor. Foi, no entanto, com o último lance livre da partida que Mya Burns selou o triunfo para a equipa da casa.

Na equipa da casa, Maria Oliveira foi a MVP, com 10 pontos marcados e 10 ressaltos, somando 17 de valorização. Destaca-se também Mya Burns, que, para além de ter sido decisiva, fez 22 pontos e seis ressaltos. Mas, para narrar a história completa do jogo, é essencial evidenciar, do lado do Coimbrões, as exibições de Maria Marinho (27 pontos, quatro ressaltos e seis assistências) e de Mafalda Monteiro (14 pontos e dois ressaltos).

AD Sanjoanense 92-81 Basquete Barcelos HMMOTOR

A AD Sanjoanense voltou a somar mais um triunfo e conseguiu travar a sequência vitoriosa de três jogos do Barcelos.

A equipa minhota entrou em campo determinada a dar continuidade ao bom momento — e, desde o apito inicial, mostrou exatamente isso. Nos primeiros dez minutos, o Barcelos impôs o seu ritmo e eficácia ofensiva, terminando o primeiro parcial já com uma diferença de uma dezena no marcador (17-27). Molly Mogensen foi a figura principal desta primeira parte do encontro com 15 minutos em simplesmente 13 minutos jogados.

No segundo quarto, a equipa de São João da Madeira elevou o nível do jogo, mostrando mais atitude e uma clara vontade de recuperar no marcador. Com maior intensidade e melhores decisões ofensivas, acabou por vencer o parcial por 20-14, reduzindo a desvantagem para apenas quatro pontos.

Foi na segunda parte que a história da partida mudou completamente. Apesar de o terceiro quarto ter ficado marcado pelo equilíbrio — com 26 pontos para a formação da casa e 25 para a equipa visitante —, foi no último período que vimos a equipa de Inês Peres trazer ao de cima o fator casa.

O Barcelos liderava por três pontos (63-66), mas a Sanjoanense, nos primeiros minutos, igualou o marcador, deixando a decisão final para os derradeiros oito minutos do encontro. Assim que a equipa da casa passou para a frente, nada mais a travou, garantindo uma vantagem final de 11 pontos.

Várias jogadoras da Sanjoanense estiveram em bom plano na partida, mas a MVP foi mesmo a atleta do mês de outubro, Schekinah Bimpa, que brilhou com 16 pontos e 15 ressaltos, somando 25,5 de valorização. Na equipa do Barcelos, destaque novamente para Molly Mogensen, que assinou uma exibição de grande nível, com 23 pontos, sete ressaltos e oito assistências.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


SL Benfica mantém invencibilidade e Ovarense GAVEX estreia-se a perder na 4.ª jornada da LBM

Num sábado recheado de basquetebol em Dia de Todos os Santos, as 12 equipas estiveram em ação na 4.ª jornada da Liga Betclic Masculina.

Imortal LUZiGÁS 92-93 FC Porto

O FC Porto conquistou esta sexta-feira um triunfo suado diante do Imortal LUZiGÁS, por 92-93, no arranque da 4.ª jornada da Liga Betclic Masculina. Num jogo intenso e equilibrado até ao último segundo, os dragões garantiram a vitória graças a um lançamento certeiro de Wes Washpun, que fixou o resultado final a apenas cinco segundos do fim.

O encontro começou com ritmo elevado e bom acerto ofensivo de ambas as equipas. O FC Porto entrou mais forte e venceu o primeiro período por 24-29, mostrando maior agressividade nas transições. No segundo quarto, a formação de Fernando Sá reforçou o domínio, com boa circulação de bola e eficácia no tiro exterior, ampliando a vantagem ao intervalo (37-52).

Na segunda parte, o Imortal respondeu com determinação, apoiado pelo público do Pavilhão Desportivo de Albufeira. A equipa algarvia venceu o terceiro parcial por 27-22, reduzindo distâncias e relançando a incerteza no marcador. No último quarto, o equilíbrio manteve-se até ao final, com o Imortal a empatar a partida nos instantes decisivos. Contudo, Wes Washpun surgiu em grande estilo para resolver o encontro a favor dos portistas, com um lançamento que selou o 92-93 final.

Em plano de destaque esteve Axel Toupane, autor de uma exibição de grande nível, com 27 pontos, 3 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola (29 de valorização), sendo decisivo para o triunfo azul-e-branco. Do lado do Imortal, o experiente Fábio Lima foi o mais influente, terminando com 12 pontos, 7 ressaltos e 1 roubo de bola (20.5 de valorização), confirmando a sua importância na equipa algarvia.

UD Oliveirense 93-73 Galitos BARREIRO

A UD Oliveirense venceu este sábado o Galitos BARREIRO por 93-73, numa partida disputada no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis. A equipa da casa mostrou consistência e controlo ao longo dos 40 minutos, garantindo uma vitória sólida perante o seu público.

O encontro começou equilibrado, com ambas as formações a exibirem bom acerto ofensivo no primeiro período, que terminou empatado a 20-20. No segundo quarto, a Oliveirense elevou a intensidade, aproveitando melhor as transições e impondo o seu jogo coletivo, vencendo o parcial por 31-19 e indo para o intervalo a vencer por 51-39.

Na segunda parte, o conjunto orientado por João Figueiredo manteve o ritmo alto e o domínio das tabelas, controlando o terceiro período (22-13) e encaminhando o jogo para uma vantagem confortável. O Galitos ainda reagiu no último quarto, que venceu por 20-21, mas a Oliveirense soube gerir o tempo e o marcador, confirmando o triunfo por 93-73.

O destaque absoluto da partida foi James Boeheim com 32 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 1 roubo de bola (39.5 de valorização), mostrando eficácia e liderança ofensiva. No Galitos BARREIRO, Brayden Carter voltou a ser a principal figura, terminando com 28 pontos e 11 ressaltos (32.5 de valorização), num desempenho individual de grande qualidade.

Vitória SC 76-87 SL Benfica

O SL Benfica conquistou este sábado mais um triunfo na Liga Betclic Masculina, ao vencer o Vitória SC por 76-87, num jogo disputado no Pavilhão Unidade Vimaranense. Os encarnados conseguiram dar a volta ao marcador depois de um início favorável aos minhotos, confirmando a vitória com uma segunda parte de grande consistência.

O jogo começou com ascendente do Vitória SC, que entrou determinado e eficaz, explorando bem as fragilidades iniciais da defesa benfiquista. A equipa da casa venceu o primeiro período por 27-18, empolgando o público presente. No entanto, a resposta do Benfica não tardou: o conjunto orientado por Norberto Alves ajustou a defesa e encontrou maior fluidez ofensiva, vencendo o segundo quarto por 12-22, o que permitiu equilibrar o encontro ao intervalo (39-40).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Na segunda metade, o Benfica manteve o controlo e a intensidade, mostrando maior profundidade no plantel e experiência nos momentos-chave. O terceiro período terminou com ligeira vantagem encarnada (21-23), e no derradeiro quarto, os visitantes impuseram definitivamente o seu ritmo, vencendo o parcial por 16-24 e assegurando o triunfo por 76-87.

Em destaque pelo SL Benfica esteve Aleksander Dziewa, com uma exibição completa e influente: 17 pontos, 5 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola (22.5 de valorização). No Vitória SC, Samuel Peek foi o jogador mais produtivo, terminando com 19 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola (17.5 de valorização), demonstrando eficácia e atitude competitiva.

SC Vasco da Gama 74-84 SC Braga

O SC Braga saiu vitorioso da visita ao SC Vasco da Gama, impondo-se por 74-84 num jogo equilibrado e competitivo disputado no Pavilhão Municipal de Guifões. No primeiro confronto entre as duas equipas recém-promovidas ao principal escalão, os bracarenses demonstraram maior consistência coletiva e eficácia ofensiva nos momentos decisivos.

O encontro começou com ligeiro ascendente dos portuenses, que venceram o primeiro período por 22-19, mas o Braga respondeu de forma autoritária no segundo quarto, assinando um parcial de 12-25 que virou o rumo da partida e colocou a formação minhota na frente ao intervalo (34-44). A segunda metade manteve o mesmo registo, com o Braga a controlar o ritmo e a gerir a vantagem, resistindo à reação final do Vasco da Gama para fechar o jogo em 74-84.

O destaque individual foi Ricardo Monteiro, autor de uma exibição completa com 25 pontos, 10 ressaltos, 3 assistências e 1 desarme de lançamento (31 de valorização). No lado do Vasco da Gama, Akoi Yuot voltou a estar em evidência com 18 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 4 roubos de bola (27 de valorização).

Sporting CP 78-64 Ovarense GAVEX

O Sporting CP recebeu e venceu a Ovarense GAVEX por 78-64, num encontro em que os leões dominaram grande parte do jogo, sustentados por uma entrada forte e por uma defesa sólida que limitou as principais armas da formação vareira.

A equipa de Luís Magalhães iniciou o encontro com um parcial expressivo de 28-13, revelando eficácia no tiro exterior e domínio nas tabelas. A Ovarense reagiu no segundo período (15-21), mas o Sporting manteve a liderança ao intervalo (43-34). Na segunda parte, os leões voltaram a assumir o controlo, vencendo o terceiro quarto (18-14) e gerindo a vantagem até ao final, selando o triunfo por 78-64.

Em plano de destaque esteve Francisco Amarante, que somou 11 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 1 desarme de lançamento (17 de valorização), confirmando a sua importância na rotação leonina. Pela Ovarense GAVEX, Jackson Stormo brilhou com um duplo-duplo de 12 pontos e 12 ressaltos, complementados por 1 assistência e 2 roubos de bola (24.5 de valorização).

Esgueira Aveiro OLI 81-101 CA Queluz O NOSSO PREGO

O CA Queluz O NOSSO PREGO somou uma vitória categórica frente ao Esgueira Aveiro OLI, por 81-101, no Pavilhão Clube do Esgueira, encerrando a jornada com uma exibição de autoridade ofensiva e grande consistência coletiva.

A formação orientada por César Rodrigues entrou determinada e rapidamente assumiu o controlo do jogo, vencendo o primeiro período por 18-26. O segundo quarto manteve o mesmo registo ofensivo, com o Queluz a impor o seu ritmo e a chegar ao intervalo com vantagem sólida (43-53). No regresso dos balneários, a equipa visitante manteve o foco e voltou a dominar nos dois lados do campo, vencendo os parciais seguintes (18-21 e 20-27) e confirmando o triunfo por vinte pontos de diferença (81-101).

Em destaque esteve Michael Bradley, peça-chave na manobra ofensiva do Queluz, ao somar 17 pontos, 2 ressaltos, 13 assistências e 3 roubos de bola (27.5 de valorização), numa exibição marcada pela criatividade e visão de jogo. Do lado do Esgueira Aveiro OLI, Malik Porter foi o mais influente, com 12 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 3 desarmes de lançamento (24 de valorização), demonstrando garra e presença constante nas duas tabelas.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


0,000022%

“Se tivesse de voltar atrás, faria tudo outra vez, da mesma forma”.

Há uma teoria que distingue as “celebridades”, no sentido vasto da palavra, dos ícones. Das pessoas que marcam gerações. Estes últimos são aqueles que não precisam de apelido. Cujo nome próprio é suficiente para se associar a uma cara, uma carreira, um legado. Na Itália renascentista, Miguel Ângelo. No futebol, Cristano. Na nossa modalidade, Ticha.

É um carinho que se dá às pessoas que tanto dão de si. No jogo e na vida.

O realizador André Braz imortalizou Ticha no seu mais recente documentário, cuja estreia oficial lotou a “Capela” do Convento do Beato, esta quinta-feira (30 de outubro), no primeiro dia do Tribeca Film Fest Lisboa. Um documentário que, ainda assim, preserva no título um nome de família que é indissociável da jogadora de Basquetebol que todos conhecemos.

Feel the Magic: Ticha Penicheiro Against All Odds.

Não fosse este filme uma homenagem à família, uma prova que as melhores assistências da “Dime Queen” foram sempre fora do campo, e que o mundo é demasiado pequeno para o tamanho de uma jovem figueirense que, com 0,000022% de chances, foi à luta.

“É sempre melhor nós arriscarmos e não conseguirmos chegar onde queremos chegar, do que não arriscar. E eu arrisquei e acho que deu certo”, termina a lenda da WNBA, antes da montagem final.

Os créditos rolam enquanto a plateia aplaude de pé, quase 200 pessoas que ali estiveram para também elas prestar a devida homenagem a Ticha. Os créditos rolam e o leque de entrevistadas comprova uma vez mais a quantidade imensurável de vidas que o trajeto da base portuguesa tocou, um casting que vai desde ex-jogadores e jogadoras da NBA e WNBA à lendária Nancy Lieberman, das amigas de infância às amigas de Old Dominion.

Ticha Penicheiro, Hall of Famer, WNBA Champion. Ela que sonhava ser como o Magic [Johnson], que cresceu a jogar – e a ganhar – entre rapazes, hoje – e para sempre – ligada ao Basquete.

Ticha.

Um só nome.

Zero, vírgula, zero, zero, zero, zero, vinte e dois por cento de probabilidades.

Presentes no evento estiveram o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. Carlos Barroca, que acompanhou a carreira de Ticha nos Estados Unidos da América, foi o “host”, com Francisco Faria (Branded Content Manager), Tiago Simões (Betclic Country Manager) e Emílio Pereira (Diretor de Marketing e Ativações da Betclic) a representar a patrocinadora oficial das Ligas Betclic.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTOGRAGFIAS | BETCLIC

 


Ligas Betclic regressam em Dia de Todos os Santos

Com a dupla jornada no Algarve, o derby das Ilhas e o encontro entre os “rookies” em destaque, este fim de semana (1 e 2 de novembro) há 12 jogos para ver nas Ligas Betclic Masculina e Feminina – emoção garantida na FPBtv, RTP2, DAZN e A Bola TV.

O derby das ilhas, aliás, abre a 5.ª jornada da Liga Betclic Feminina, opondo este sábado (20h15) o CAB Madeira e o Sportiva AZORISHOTELS. No dia seguinte, a manhã é do Imortal LUSIADAGÁS – SL Benfica.

“A equipa está a trabalhar bem e isso dá-nos confiança para o jogo de domingo”, acredita a capitã albufeirense, Catarina Neves. “Vimos de três vitórias seguidas, que por si só não valem nada, mas que refletem o trabalho que temos vindo a desenvolver nos treinos e que nos tem permitido ir ficando cada vez mais perto daquilo que acreditamos ser o nosso potencial”. Por seu lado, a poste das águias, Letícia Soares, sabe “que jogar na casa do Imortal não é fácil”. “Temos de manter o nosso plano de jogo durante os 40 minutos”, frisou.

Confere todos os jogos da Liga Betclic Feminina este fim de semana:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Também em Albufeira jogará a congénere masculina, Imortal LUZiGÁS, mas frente ao FC Porto. O coletivo de Bernardo Pires conta, à entrada da 4.ª jornada, com um registo de 2-1, face ao inverso azul e branco.

A par dos duelos a sul, a norte há duelo de “rookies”: os estreantes SC Braga vão ao Municipal de Guifões enfrentar o SC Vasco da Gama, de regresso à principal divisão do Basquetebol nacional após um hiato de 30 anos, e espera-se “chuva” de triplos para os lados de Matosinhos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Confere abaixo o calendário da jornada da Liga Betclic Masculina. Como habitual, todos os jogos com transmissão FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 2 Masculina: 21 emblemas prevalecem sem derrotas

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, levou-se a cabo a terceira ronda. Há vinte e uma equipas sem perder e ainda algumas rondas prévias por fechar.

 

1ª Fase – Norte A

O FAMABASKET encabeça, invicto, a série, depois de uma vitória contundente contra o Ribeirão Basket – 54-82. O Monção BC somou a segunda vitória da época, também fora de portas, com o FAC Sub23 – 68-74. Igual feito foi alcançado pelo BC Valença/Intermarché, no reduto do CB Viana NortAluga Sub23 – 64-66.

1ª Fase – Norte B

Com Henrique Barros em grande plano – 40 pontos, vinte ressaltos e cinco assistências -, a ascender à marca de 53.5 de valorização, o CBP venceu o NCR Valongo Comida com Amor60-102 – e subsiste sem derrotas.

O FC Porto Sub23 também atingiu a fasquia dos três dígitos, na receção ao Mirandela BC O Cerdoura – 101-53.

Jogaram ainda:

LAC Basquetebol Clube 45-77 CD Aves 1930

Club 5Basket Sub23 57-74 AAUTAD

1ª Fase – Norte C

Há um trio cem por cento ganhador: o CLIP TEAMS suplantou o GDB Leça Roupa ao Molho – 60-75 -, o CAAS Padaria Ribeiro ultrapassou a UAA Aroso/Sporvap Audi  – 72-76 -, ao passo que o Fides Gondobasket se impôs, em Valbom, com o Guifões SC Sub23 – 89-82.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por CLIP Teams Basquetebol (@clipteams_basquetebol)

Com Miguel Lessa a assumir a batuta (19pts, 8res, 5ast), o CD José Régio superou o Maia Basket Clube Sub2355-87.

1ª Fase – Norte D

O FC Gaia Sub23 lidera, à condição, mercê do triunfo caseiro frente ao ACR Vale Cambra – 57-48. A Esc. Mod. SL Benfica OAZ averbou a segunda vitória em igual número de jogos, em Paços de Brandão, com o GRIB – 57-69.

1ª Fase – Norte E

O Sangalhos DC Sub23 aplacou as intenções do Campinho/Equi – 70-57 -, façanha repetida pelo Clube Desportivo Gumirães, no duelo com a AD Mealhada – Somengil – 82-69.

1ª Fase – Norte F

No encontro em falta da terceira jornada, o Conimbricense saiu derrotado, em casa, pelo Febres Sport Club – 66-78.

1ª Fase – Sul A

O Rio Maior Basket/MVP mantém o registo imaculado, na sequência do êxito caseiro com a ABA/IPCB Sub23 – 73-61 -, tal como o Stella Maris/PROFRESCO (tem um jogo em atraso), soberano na visita ao Sport Algés e Dafundo  – 50-65.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por MVP Academy Basketball (@mvpacademy_basketball)

O Unidos/Universalis fez a estreia retumbante na corrente edição da prova, perante o seu público, com o Casal do Grilo – 118-53. Jogaram também: CDC/AAUBI 88-51 Salesianos Lisboa – 88-51.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Clube Desportivo Covilhã (@cdcbasquetebol)

1ª Fase – Sul B

O A.C. Moscavide prolongou o percurso incólume, após o triunfo, na deslocação ao campo da União do Forte – 68-85. A Física Torres Vedras ditou leis, no compromisso com a U.D. Vilafranquense78-46 -, à boleia dos dígitos de José Lopes (11pts, 5res, 4ast).

Outros resultados:

Queluz O Nosso Prego Sub23 – 95-48 – Basket de Loures

SIMECQ 72-66 PAC/UFOPAC Sub23

1ª Fase – Sul C

FC Barreirense Sub23 e Odivelas Basket digladiam-se pelo topo, sem perder, tendo vencido, nesta ronda, Nacional/Beltrão – 50-58 – e Carnide Clube Sub23 – 85-52 -, respetivamente. A Academia do Lumiar afirmou-se, por margem expressiva, diante do Alenquer Basket Clube – 42-84.

1ª Fase – Sul D

O Real Clube Vale Cavala superiorizou-se, sem sobressalto, ao AJES – Pasto Alentejano – 93-44 -, resultado que lhe permite conservar a invencibilidade. Do mesmo estatuto goza o MBA, vitorioso contra o CAB Grândola – Os Javalis – 60-70.

Outros jogos:

GALITOS BARREIRO Sub23 – 64-43 – C.D. Pinhalnovense

BAC Sub23 56-60 GDRAR

1ª Fase – Sul E

Números redondos e Emanoel Amorim inspirado – 24 pontos, catorze ressaltos – no êxito do Quarteira Tubarões, no dérbi algarvio, diante do CBA FCC EQ Hoteleiros Sub23100-44. O CF “Os Bonjoanenses” Faro contornaram a resistência do ASC/BVRM – Monsaraz – 82-63 -, ao passo que o Ginásio Sub23 Ibéricafrio transpôs, por uma posse de bola, o Beja Basket Clube – 69-68.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – CBP


Delvin Barnstable e Schekinah Bimpa são os MVP do mês de outubro nas Ligas Betclic

Ao fim do primeiro mês de competição e de muitos destaques em todos as equipas, Schekinah Bimpa (AD Sanjoanense) e Delvin Barnstable (CP Esgueira) foram os jogadores mais valiosos do primeiro mês da temporada 2025/2026.

A jogadora norte-americana em quatro jogos marcou 108 pontos, fez 57 ressaltos e conseguiu uma valorização de 142.5 (uma média de 35.6 por jogo).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

No lado do basquetebol masculino, Delvin Barnstable foi o grande destaque deste mês. É a primeira época do atleta na Liga Betclic Masculina e em quatro jogos lidera em pontos (102) e conta ainda com 25 ressaltos, quatro assistências e dois desarmes, formando 103.5 de valorização (média de 25.8 por jogo).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ligas Betclic 🏀 (@ligasbetclic)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok


Portugal define convocatória para o arranque dos Qualifiers do Women’s EuroBasket 2027

Já é oficial a convocatória da Seleção Nacional de Seniores Femininos para a 1.ª janela de qualificação do FIBA Women’s EuroBasket 2027, que decorrerá em novembro de 2025. Sob a liderança do selecionador Ricardo Vasconcelos, Portugal prepara-se para enfrentar os primeiros desafios de uma nova caminhada europeia, marcada pela mistura de experiência e juventude que tem vindo a caracterizar o crescimento do basquetebol feminino nacional.

A estreia das portuguesas na qualificação está marcada para 15 de novembro (sábado), em Belgrado, frente à Sérvia, pelas 18h00 (hora local), no Ranko Zeravica Sports Hall — um teste exigente frente a uma das potências do basquetebol europeu. Três dias depois, a 18 de novembro (terça-feira), Portugal regressa a casa para defrontar a Islândia, às 19h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, perante o público nacional.

O selecionador nacional Ricardo Vasconcelos convocou 14 atletas para esta primeira fase, representando clubes nacionais e internacionais de alto nível competitivo:

– Ana Carolina Rodrigues – TARR KSC Szekszard (Hungria)

– Carolina Cruz – Jolly Basket Livorno (Itália)

– Inês Ramos – Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura (Espanha)

– Joana Soeiro – SL Benfica

– Josephine Filipe – Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura (Espanha)

– Lavínia Silva – Oaklands Wolves (Reino Unido)

– Maianca Umabano – GDESSA

– Márcia da Costa – GDESSA

– Maria João Correia – SL Benfica

– Mariana Silva – Imortal BC

– Raquel Laneiro – Alter Enersun Al-Qázeres Extremadura (Espanha)

– Sara Guerreiro – BC Marburg (Alemanha)

– Simone Costa – Sporting CP

– Sofia da Silva – Maccabi Karmiel Beit Hakerm (Israel)

A lista reflete a crescente presença de jogadoras portuguesas em competições estrangeiras, o que tem contribuído para a evolução técnica e tática da Seleção Nacional.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

A equipa técnica e de apoio para esta janela de qualificação é composta por:

– Selecionador Nacional: Ricardo Vasconcelos

– Treinadores-Adjuntos: Agostinho Pinto e Pedro Dias

– Preparador Físico: Rafael Vaz

– Médica: Ana Neves

– Fisioterapeutas: Ana Patrícia Baptista e Ana Pinto

– Team Manager: Helena Gomes

– Diretora de Equipa: Inês Antunes

– Vice-Presidente da FPB: Sara Ferreira

A concentração da equipa está marcada para 9 de novembro, no Centro de Estágio de Rio Maior, onde decorrerá o período de treinos e preparação.

Após a fase inicial, a comitiva nacional viajará para Belgrado, onde fica entre 13 e 16 de novembro, antes de regressar a Portugal para o jogo frente à Islândia, no Barreiro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.