Artigos da Federaçãooo

Seleção Nacional quer fechar qualificação com vitória

Portugal encerra a qualificação para o Mundial 2023 esta segunda-feira, no pavilhão Multiusos de Odivelas (entrada livre), pelas 19h00 em partida diante Montenegro. Apesar de já não ser possível atingir a segunda ronda de qualificação, a equipa das quinas quer terminar esta terceira e última janela de qualificação com uma vitória.

No lançamento da partida desta segunda-feira, José Barbosa e o treinador-adjunto Sérgio Ramos, anteviram o último jogo da Seleção Nacional que pretende encerrar a qualificação com um triunfo. Para o técnico de 46 anos, fechar esta fase com uma vitória é essencial, sobretudo depois da exibição resiliente em Budapeste: “Importa referir que fizemos um jogo bom contra a Hungria e que foi pena não termos conseguido a vitória. Fomos competitivos, mas não estivemos ao nosso nível no ressalto ofensivo e na recuperação defensiva, no entanto no computo geral estamos satisfeitos com o trabalho dos jogadores. A entrega, o trabalho diário, a forma como resistimos à adversidade e demos a volta por cima durante o jogo deu-nos a possibilidade de termos ganho o jogo. Era importante terminarmos esta fase com uma vitória. É um jogo que já não conta para nada, mas é importante para nós, para a nossa ambição, para o nosso caráter e tenho a certeza absoluta de que os jogadores querem muito ganhar este jogo. Queremos demonstrar que neste nível superior onde estamos a jogar conseguimos ganhar além de competir, como já temos feito”, explicou.

Já o base internacional português, José Barbosa, corrobora as palavras de Sérgio Ramos, lançando o repto para os portugueses encherem o Multiusos de Odivelas: “Ficamos com bons apontamentos desde o último jogo. Este grupo não merece acabar esta fase de qualificação para o Mundial, algo que já podia ter acontecido noutro jogos e que infelizmente não conseguimos alcançar. Mesmo que este jogo já não conte para a história do grupo e para a qualificação, sentimos que trabalhamos e fazemos tudo para acabar com uma vitória. Jogamos em casa, perante todos os portugueses que acredito que compareçam para nos apoiarem. Queremos vencer por nós, mas também por eles, merecemos isso. Aproveito para lançar o repto para encherem o Multiusos de Odivelas, sem dúvida que será um grande espetáculo de basquetebol”, atenta.

Relativamente ao adversário deste último jogo, que superou a Seleção Nacional em Podgorica em novembro passado (83-69), o ex-internacional luso e agora técnico-adjunto da equipa das quinas dá a receita para Portugal ficar mais próximo da vitória: “Montenegro tem uma equipa dura, agressiva, forte no contra-ataque e em campo aberto, portanto temos de ser mais fortes na transição defensiva. Além disto temos de parar as situações de um contra um exterior, aspeto onde os montenegrinos são muito fortes e verticais. É importante que consigamos controlar as suas transições e a capacidade que apresentam em criar jogo desde o exterior para os jogadores interiores. Na minha opinião estes fatores são fundamentais para sermos competitivos e conseguirmos alcançar a vitória”, esclarece.

Para José Barbosa o potencial da Seleção Nacional ainda não foi explorado na totalidade, podendo atingir voos mais elevados num futuro próximo: “Relativamente a Montenegro, vamos enfrentar dificuldades que são transversais aos outros jogos. Fisicamente são mais fortes, a intensidade tem de ser a mesma que tivemos com a Hungria, se equipararmos isso ficamos mais próximos de vencer. Temos de jogar de forma tranquila, acreditarmos mais em nós e no nosso potencial. Esta seleção é bastante jovem e é capaz de alcançar mais. Perdemos jogos nos detalhes, o último foi por um ponto e podia ter sido decidido de outra forma. Temos de nos agarrar a essa ideias para ganharmos este jogo”, finalizou.

O encontro tem transmissão em direto na RTP2 a partir das 19h00 desta segunda-feira. A entrada no pavilhão Multiusos de Odivelas é livre.


Curso de treinador de Grau III começou esta sexta-feira

Começou, esta sexta-feira, o curso de treinador de Grau III, momento de formação que decorre com a presença de 30 técnicos que procuram continuar a sua formação.

O primeiro momento de aprendizagem dos formandos decorre, a 2 e 3 de julho, no Barreiro com o Clinic Internacional Cidade do Barreiro. Este ano, a Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol conseguiu a presença de João Silva (CAB Madeira) e Porfi Fisac (CB Gran Canaria).

O curso decorre no Barreiro até domingo e depois segue para Pombal, onde ira concluir. Dirigido por Dimas Pinto, o curso conta com a participação dos dois formadores residentes, Norberto Alves, técnico do SL Benfica, e Ricardo Vasconcelos, selecionador nacional de seniores femininos


Olivais FC na Liga Betclic Feminina 2022-23

O Olivais Futebol Clube, apesar de ter descido à 1.ª Divisão Feminina na última temporada, vai competir na Liga Betclic 2022-23, em substituição do Vitória SC.

Sendo assim, o emblema de Coimbra, quatro vezes campeão nacional, figurará no sorteio da Liga, que decorrerá na segunda-feira, dia 4 de julho, tal como o sorteio da Liga Betclic Masculina. A cerimónia está agendada para as 16 horas e terá como palco o Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas.

A FPBtv vai transmitir, em direto, ambos os sorteios.

Em anexo podem encontrar todas as regras e condicionantes de ambos os sorteios.

 


Seleção Nacional de volta ao trabalho

Depois de terminado o estágio em Viana do Castelo, que culminou com o triunfo luso sobre a Ucrânia no último encontro do Torneio Internacional de Viana do Castelo, a Seleção Nacional de seniores masculinos voltou a reunir-se para continuar a preparação para os dois jogos decisivos que vai ter pela frente nos próximos dias relativos à qualificação para o Mundial 2023.

A equipa das quinas regressou aos treinos antes de viajar para Budapeste na quarta-feira, onde vai defrontar a congénere húngara no dia 1 de julho pelas 17h00 (hora portuguesa). A Seleção Nacional orientada por Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos retomou os treinos no Pavilhão Multiusos de Odivelas, local onde também vai encerrar os jogos de qualificação do Grupo E, diante de Montenegro no dia 4 de julho (19h00).

Ambas as partidas de qualificação contam com transmissão em direto e exclusivo na RTP2.


Seleção Nacional de sub20 masculinos defronta a Espanha

A Seleção Nacional de sub20 masculinos, que vai disputar o Europeu (Divisão A) na cidade montenegrina de Podgorica, entre 16 e 24 de julho, tem pela frente dois exigentes testes de preparação, esta segunda e terça-feira (20h15), diante da Espanha, que milita na mesma Divisão.

Os jogos decorrerão no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos, com transmissão na FPBtv.

Portugal vai estagiar até 30 de junho em Oeiras. O grupo, liderado por André Martins (selecionador nacional) e pelos seus adjuntos João Costeira e Paulo Simão, é constituído pelos seguintes jogadores:

– Afonso Guedes (Sporting CP)
– Afonso Parrinha (Imortal BC)
– André Cruz (Western Wyoming – EUA)
– António Lucas (CP Esgueira)
– Bernardo Santos (SL Benfica)
– Diogo Seixas (Bétis de Sevilha – Espanha)
– Diogo Soares (Nottingham Hoods – Inglaterra)
– Eduardo Santos (CD Póvoa)
– Gonçalo Morais (Olivais FC)
– Guilherme Saiote (SL Benfica)
– Hugo Silva (SL Benfica)
– Jason Catarino (Imortal BC)
– Jorge Rodrigues (CD Póvoa)
– Rúben Prey (Juventut Badalona – Espanha)
– Stanley Borden (Universidade de Duke – EUA)
– Tiago Almeida (FC Porto)
– Vasco Lança (CF Os Belenenses)

 


Portugal despede-se de Viana do Castelo com vitória

A Seleção Nacional de seniores masculinos despediu-se do Torneio Internacional de Viana do Castelo com um triunfo diante da Ucrânia (77-76), depois de ter estado praticamente todo o encontro atrás do marcador. A equipa das quinas nunca baixou os braços e mesmo com a desvantagem constante no encontro foi resiliente o suficiente para arrecadar a vitória já perto dos minutos finais do jogo.

A partida começou favorável aos ucranianos, apesar da boa percentagem de lançamento da seleção nacional no primeiro quarto, nomeadamente da linha dos 6.75m (cinco triplos convertidos com 41% de eficácia). Apesar da assertividade na hora de lançar ao cesto, a Ucrânia controlou as operações do encontro, embora nunca tenha conseguido alcançar uma vantagem larga na partida em virtude da resiliência portuguesa.

O encontro foi para o intervalo com 11 pontos de diferença (38-49) e no reatar do jogo, a Ucrânia manteve a liderança, contudo, nos derradeiros dez minutos, a defesa asfixiante dos comandados de Mário Gomes, Nuno Manarte e Sérgio Ramos limitou a congénere de Leste a apenas oito pontos. O parcial de 21-8 consumou a reviravolta no marcador, que chegou pelas mãos do capitão Miguel Queiroz já às portas do último minuto da contenda e com o Pavilhão José Natário em Viana do Castelo em ebulição.

Na formação ucraniana estiveram em destaque Issuf Sanon (14pts, 4res, 2ast, 3rb), Artem Pustovyi (14pts, 1res, 1ast, 1dl) e Vlacheslav Petrov (10pts, 7res, 3ast), enquanto na equipa das quinas brilharam Miguel Queiroz (8pts, 8res, 3ast, 1rb), Diogo Brito (15pts, 7res, 4ast, 2rb), João Guerreiro (12pts, 2res) e Francisco Amarante (10pts, 2res, 2ast).

Portugal regressa à ação no próximo dia 1 de julho, em partida a contar para a 3.ª janela de qualificação para o Mundial 2023, diante da Hungria (17h00 | RTP2).


Mery Andrade presente no Clinic Internacional de Cantanhede

A menos de dois dias do início do Clinic Internacional de Formação, em Cantanhede, é altura de apresentar a última formadora: Mery Andrade.

Nome incontornável do basquetebol português, a segunda atleta mais internacional de sempre por todas as seleções (129 internacionalizações) vai estar presente no regresso da formação em regime presencial após dois anos de pandemia.

A 23.ª escolha no Draft da WNBA contou com uma carreira recheada dentro de campo, com passagens pela WNBA, campeonato italiano e português. Após a conclusão do seu percurso como jogadora, Mery Andrade virou a sua atenção para a função de treinadora.

Depois de quatro anos como treinadora-adjunta na equipa feminina da Universidade de San Diego, Mery é agora treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron, equipa da G League, a liga de desenvolvimento da NBA, associada aos New Orleans Pelicans. É parte importante no desenvolvimento de atletas, scouting e análise de vídeo.

No regresso a Portugal para o Clinic Internacional de Formação, em Cantanhede, a antiga extremo é uma das formadoras e irá abordar o desenvolvimento do modelo defensivo para escalões de formação.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26, mas contará com uma receção no dia 24. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


“Apaixonem-se pela modalidade, é preciso sonhar alto!”

O magnífico cenário do Largo da Várzea, em Tomar, serviu de palco a uma entrevista da FPBtv a Ticha Penicheiro, lenda do basquetebol mundial, durante o Inter-Seleções Sub17 de 3×3.

Aos 47 anos, a antiga craque, agora agente de jogadoras, e que esta terça-feira recebeu o Prémio Carreira nos Liga Betclic Awards, revisitou o seu percurso, deu conselhos aos mais jovens e mostrou-se entusiasmada com o crescimento do 3×3, que considerou “incrível para a juventude”.

Ticha vincou que “não se chega a nenhum lado sozinho” e que “é importante arriscar”, afirmou estar muito grata ao basquetebol e confessou que nunca imaginou, nos primeiros tempos, chegar a este patamar.

 


Gonçalo Delgado na subida à ACB do Basquet Girona


O jovem extremo-poste português, Gonçalo Delgado, sagrou-se campeão da final four da LEB Oro (segunda divisão espanhola), título que garante ao jogador luso e ao Bàsquet Girona, a subida à Liga ACB, principal escalão do basquetebol espanhol.

A formação de Girona apurou-se para a Final Four da competição e nas meias-finais superou o ICG Forca Lleida por 77-68, sendo que na final levou a melhor sobre o Movistar Estudiantes Madrid (66-60). Com o triunfo na competição, o Bàsquet Girona junta-se ao Granada que também tinha já garantido o acesso ao escalão máximo do basquetebol espanhol.

O jovem de 24 anos natural de Almada é um dos eleitos de Mário Gomes para a 3.ª janela de qualificação para o Campeonato do Mundo 2023 e em breve vai-se juntar aos trabalhos da Seleção Nacional em Viana do Castelo.


Reações no cair do pano da Liga Betclic Masculina

No rescaldo do FC Porto vs. SL Benfica do passado sábado, que guiou as “águias” à conquista da Liga Betclic Masculina, a FPBtv ouviu alguns dos protagonistas.

Do lado “azul e branco”, e no dia em que Moncho López anunciou o adeus ao clube, o treinador afirmou que o Benfica foi superior e explicou como, lamentou as lesões sofridas, parabenizou o adversário e projetou um futuro positivo para o FC Porto.

Já o treinador do Benfica, Norberto Alves, vincou que os “encarnados” atuaram com a “atitude certa” e se mostraram inteligentes, elogiou o FC Porto e revelou uma mensagem transmitida há algum tempo ao balneário. Por seu turno, o base Diogo Gameiro salientou o rendimento do Benfica nos playoffs e não escondeu a felicidade com o regresso aos títulos do clube, enquanto José Barbosa disse esperar que este “seja o início de um ciclo ganhador para o Benfica”, com mais títulos no horizonte, e lembrou o desgaste de uma épooca longa.

 

 


Reguengos de Monsaraz relembra o Prof. Mário Lemos

A VI Etapa do VII Circuito Prof. Mário Lemos realizou-se no passado dia 4 junho, em Reguengos de Monsaraz, através da organização do clube local, ASC/BVRM.

Durante a tarde, cinquenta crianças de ambos os géneros, do escalão mini 10, participaram de forma empenhada e entusiasmada em jogos de minibasquete e concursos técnicos organizados pelo clube anfitrião.

Os resultados obtidos nos concursos técnicos de lançamento premiaram a ASC/BVRM nos lançamentos na passada do lado direito e lado esquerdo e os Salesianos Évora no lançamento livre.

Participaram nesta etapa, além do clube anfitrião, o Beja BC, Salesianos Évora e o Núcleo de Minibasquete dos Canaviais.

Além dos prémios (bolas de minibasquete) oferecidos pela FPB ao clube organizador e vencedores dos concursos, a organização do evento em conjunto com vários parceiros locais, ofereceram aos participantes um diploma, uma t-shirt e outras lembranças de região.

Estiveram presentes no encerramento do evento o vice-presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, o presidente da Junta de Freguesia de Reguengos de Monsaraz, a presidente dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz, o diretor técnico do Minibasquete da FPB e ainda o diretor técnico da AB Alentejo.


Sporting vence título nacional de sub14 masculinos

O Sporting CP sagrou-se campeão nacional de sub14 masculinos após bater o SL Benfica por 41-25 no jogo decisivo. Os jovens “leões” contabilizaram cinco vitórias em outros tantos jogos na fase final da prova.

No encontro que confirmou o título do emblema de Alvalade, o conjunto “verde-e-branco” entrou da melhor forma na partida e chegou cedo a uma vantagem confortável, que foi gerida durante os 36 minutos de jogo. João Conceição (13pts, 12res, 1ast 3rb, 1dl) e João Inácio (11pts, 4res, 1ast, 1dl) evidenciaram-se no Sporting, enquanto Afonso Flores (8pts, 3res, 1ast, 3rb, 1dl) foi o mais esclarecido no Benfica.

A Académica/Hospital da Luz bateu o GB Atlântico por 53-35 e concluiu a fase final da competição na 4.ª posição. O conjunto de Coimbra mostrou-se coeso de início ao fim e venceu três dos quatro períodos, empatando apenas um, em parte graças à intensidade defensiva que lhes permitiu conseguir 21 roubos de bola. Martim Luís (11pts, 3res, 1dl) foi o melhor marcador da equipa madeirense e Bernardo Rego (17pts, 2res, 4ast) destacou-se nos “estudantes”.

O duelo entre SC Beira-Mar e Galitos/SMARTTHINK também apresentou excelentes momentos de competição. O conjunto do Galitos triunfou por 41-35, mas viu o seu adversário reagir nos últimos minutos e aproximar-se do marcador, relançando a incerteza dentro das quatro linhas. Santiago Greno (16pts, 7res, 4rb, 1dl) foi a principal figura do Beira-Mar. Já no Galitos, Nuno Pereira (13pts, 6res, 2ast, 6rb) foi a estrela maior.

 

Cinco Ideal


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.