Artigos da Federaçãooo

Liga BCR: Duelo inédito entre APD Braga e FC Porto promete na ronda sete

Na retoma da Liga BCR, a ronda sete, a primeira em 2026, tem como cabeça de cartaz o encontro entre APD Braga e Futebol Clube do Porto, que protagonizam um duelo inédito, este domingo, às 16h, em Ferreiros. Para os azuis e brancos, segundos na tabela, uma vitória significa um passo de gigante na aproximação do objetivo de qualificação para as meias-finais do playoff. Já para a APD Braga, o jogo reveste-se de grande importância, uma vez que se encontra fora dos lugares de acesso ao patamar derradeiro da prova.

Ricardo Vieira frisa precisamente o caráter potencialmente determinante do encontro em vista. “Temos o objetivo de alcançar a fase final do Campeonato Nacional de BCR, e as derrotas com Leiria, em casa, Alcoitão fora e Sintra fora, deixam-nos com pouca margem de manobra”, admite o timoneiro dos bracarenses, que alude ainda às baixas significativas no plantel. “Ainda sem contar com Gabriel Costa, Jorge Palmeira e Henrique Sousa, esperamos conseguir materializar o que pretendemos esta semana para o jogo e tentar contrariar o favoritismo do Futebol Clube do Porto para esta partida”, afiançou.

O reputado técnico dos bracarenses reconhece talento ao adversário desta jornada. “Jogamos frente a uma equipa bem oleada, em que a estrela Pedro Bártolo sobressai por razões óbvias. No entanto, o Futebol Clube do Porto sabemos que não é só o Pedro Bártolo. O Rafael (Brito) está a jogar muito bem, o Marco (Almeida) é um batalhador nato, o jovem Diogo Ferrás tem evoluído bastante, entre outros, o que torna efetivamente a equipa do Futebol Clube do Porto um adversário complicado”.

Do lado portuense, Pedro Bártolo, treinador-jogador, não se deixa iludir pelo momento menos feliz da APD Braga, a quem atribui capacidade para se reerguer. “Falamos de uma equipa bem orientada que, mesmo com todas as contrariedades com que se tem deparado, discutiu a Supertaça com o GDD Alcoitão até ao começo do último quarto, deu também uma excelente réplica no campeonato, e é pródiga em fazer das fraquezas forças. Venceram a última Taça de Portugal graças a esse espírito de resiliência e conquista”, sublinhou.

No que respeita à campanha do Futebol Clube do Porto, o internacional A faz um balanço muito risonho, depois de uma pré-época titubeante. “Incorporámos alguns novos elementos na equipa, perdemos peças-chave e ainda estamos à procura de um identidade global, que permita que qualquer jogador que entra em campo saiba o seu papel. Sabemos da dimensão do desafio, mas estamos confiantes”, assegurou.

Ambos os treinadores convergem num apelo à presença de público, no Pavilhão de Ferreiros, a 11 de janeiro, domingo, no Pavilhão Municipal de Ferreiros. O encontro é transmitido no canal de Youtube da APD Braga.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Portugueses Lá Fora: Primeira vitória para Miguel Reis e Hélder Moreira; Ibrahim Mandjam em momento positivo

Na rubrica “Portugueses Lá Fora”, enaltecemos as prestações, em especial, de Miguel Reis, determinante na primeira vitória do Basketmi Ferrol, e de Ibrahim Mandjam, que vive a melhor época ao serviço do Amicacci Abruzzo, na Série A, em Itália.

Série A

Antes do interregno para a Supertaça de Itália, a Série A esteve em curso, com o Amicacci Abruzzo, de Ibrahim Mandjam – 4.0 – (2 pontos, 9 ressaltos, 1 assistência) a superar, com clareza, o Menarini Volpi Rosse Firenze 54-72. Menos sorte, nesta ronda, para Reggio Calabria BIC, de João Castro – 2.0 – e Alexandre Conde – 4.0 -, que se bateram dignamente, na derrota, fora de portas, frente a Asinara Porto Waves – 83-78.

Já depois do Briantea 84 Cantù erguer a Supertaça de Itália, a retoma da liga trouxe novo êxito aos comandados de Carlo Di Giusto, na receção a Special Bergamo Sport59-46. Ibrahim Mandjam acumulou 26:37 minutos, 8 ressaltos, 4 roubos de bola e 1 assistência.

Na mesma jornada, o Reggio Calabria BIC sorriu, no duelo caseiro, com o Wheelchair Basketball Vicenza77-37 -, dia de estreia a marcar para João Castro – 2 pontos, 1 ressalto. Alexandre Conde amealhou 6 pontos – 100% 2pts -, 5 ressaltos, 1 assistência.

Na mais recente ronda, a última antes das Festas, o Amicacci Abruzzo “chocou” a Europa do BCR, ao suplantar, como visitante, o Briantea 84 Cantù 71-77. Ibrahim Mandjam somou 2 ressaltos em 10 minutos. A equipa de Giulianova saltou para o segundo posto. Por seu turno, o Reggio Calabria BIC festejou a quarta vitória da temporada, novamente com marca portuguesa, no embate com PDM Treviso 76-56. 2 pontos e 1 ressalto constituíram a colheita de João Castro.

Série B

Começou bem a campanha 2025/2026 do Santa Lucia Basket Roma, emblema histórico do BCR italiano, pautada por duas vitórias esclarecedoras. Na receção à ASD Don Orione, os números falaram por si – 99-29 -, com Ismael de Sousa – 3.0 – a assinar 14 pontos. O conjunto romano impôs-se, novamente em casa, por margem folgada, aos Crazy Ghosts – 69-26 -, apronto caseiro de boa memória para o internacional A, melhor marcador com 20 pontos.

No dérbi romano, a SS Lazio, pejada de veteranos ilustres do BCR italiano, como Andrea Pellegrini ou Marco Stupenengo (treinador-jogador), infligiu a primeira derrota ao rival da cidade – 65-45. Ismael de Sousa somou 5 pontos. O coletivo romano voltou aos triunfos, no terreno do Cus Catania – 18-62 -, tendo Ismael de Sousa – 3.0 – apontado 4 pontos.

Espanha – Primera División

Em busca da primeira vitória na época, o Basketmi Ferrol viajou até Valência, onde acabaria por sucumbir diante dos locais AGC – ADIV – 65-43 -, não obstante os contributos de Miguel Reis – 4.0 – (14 pontos) e Hélder Moreira – 4.5 – (6 pontos). À quarta jornada, no Pabellón del Ensanche, “forte” dos ferrolanos, Miguel Reis assinou um desempenho de gala, com 18 pontos, ao passo que Hélder Moreira registou 3 pontos, dígitos que ajudaram a alcançar a desejada estreia a vencer, ante o Fundación Vital Zuzenak – 49-45.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Perante um dos favoritos à subida, o UCAM Murcia, o Basketmi Ferrol fechou 2025 com uma derrota por 48-78. Miguel Reis – 4.0 – deu mais uma demonstração cabal da sua capacidade, com 22 pontos, bem secundado por Hélder Moreira – 4.5 – 6 pontos.

França – Nationale 1

Depois de duas derrotas iniciais, a convicção do CS Meaux 2 não soçobrou, já que os Meldois embalaram para uma vitória frente ao CAPSAAA Paris – 34-54 -, encontro no qual Christophe da Silva – 1.0 – marcou 4 pontos e atuou 30 minutos. Seguiu-se novo êxito, caseiro, perante o Les Aigles du Velay 2 – 57-55 -, com o internacional A em campo ao longo de 18 minutos. Frente ao Club Handisport Forezien, o CS Meaux 2 não conseguiu levar a bom porto as suas intenções, caindo por 71-50. Christophe da Silva inscreveu o nome na folha de marcadores, com 4 pontos.

Alemanha

Regionalliga 1

Sortes distintas para o SGH Berlin, sem David Lima – 5.0 – neste duplo compromisso, no terceiro escalão germânico. O SGH Berlin celebrou o primeiro triunfo da época, no reduto do Jena Caputs – 43-55 -, enquanto não foi capaz de contornar o Team-MV – 70-61.

Landesliga

Na Landesliga, o irreverente projeto berlinense Berlin Dreams RSC não pára de dar frutos no BCR. São já 8 vitórias em 8 partidas. Ante o seu público, ultrapassou o Behinderten – Sportverein Steglitz E.V. – 32-25 -, com 4 preciosos pontos do treinador-adjunto e jogador David Lima. Veio depois uma vitória mais expressiva, no confronto com o Rolling Baskets Magdeburg 2 – 22-57 -, desta feita com 8 pontos do classe 5 luso. Em mais uma ronda concentrada, o Berlin Dreams RSC desfeiteou o MTV Braunschweig – 33-40 – e o RRB Team Niners Chemnitz 2 – 46-67 -, desfechos onde David Lima emergiu como figura, com 14 e 8 pontos, respetivamente.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Regionalliga 3

No fecho do mês de novembro, os Lux Rollers de Paulo Soeiro – 1.0 – perderam os seus dois embates, contra Rhine River Rhinos Wiesbaden 2 – 48-53 – e SGK Rolling Chocolate – 57-34. Já dentro do mês de dezembro, a jornada dupla teve um desenlace mais feliz para a equipa do Grão-Ducado, com triunfos sobre ART Giants Dusseldorf – 65-38 – e RBG Dortmund – 50-37.

A contar para a Taça da Alemanha, em desafio de David contra Golias, o Lux Rollers despediu-se da competição, ao perder por 30-74, frente aos Allianz Rollers Ulm. Paulo Soeiro marcou 2 pontos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Basketmi Ferrol


IV Troféu Carlos Vieira é a última competição de 2025 no BCR

O IV Troféu Carlos Vieira, prova que homenageia o fundador da equipa da APD Braga, está em marcha, este domingo, 14 de dezembro, no Pavilhão de Ferreiros. Além da equipa organizadora, são convidados os galegos do Basketmi Ferrol, onde militam Hélder Moreira e Miguel Reis, e o Futebol Clube do Porto.

Este constitui o último momento competitivo para o BCR nacional, em 2025, já que, no fim de semana passado, cumpriu-se a última ronda da Liga BCR antes do novo ano.

Todos os jogos são transmitidos no canal de Youtube da APD Braga.

PROGRAMA DO IV TROFÉU CARLOS VIEIRA

Domingo – 14/12

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Miguel Fonseca @mfportefolio 


David Lima está no +351

David Lima foi o convidado de mais um episódio do +351. Em 2018, experimentou basquetebol em cadeira de rodas (BCR) e, curiosamente, apesar de não ter qualquer limitação física, apaixonou-se pela modalidade e decidiu jogar. Desde então, competiu em Portugal e, atualmente, é um dos grandes impulsionadores do BCR na Alemanha.

O atleta contou-nos todos os projetos que desenvolveu — e que continua a desenvolver — em Berlim, bem como os próximos passos da sua carreira. Entre clubes fundados, iniciativas criadas e a sua vida pessoal enquanto professor de dança, música e teatro, David partilha um pouco da sua história e evolução ao longo dos últimos sete anos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Episódio completo aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Liga BCR: GDD Alcoitão fecha 2025 invicto; APD Sintra e APD Leiria também venceram

Na Liga BCR, o GDD Alcoitão superou a APD Braga e conserva o registo cem por cento vitorioso, ao passo que APD Sintra e APD Leiria ultrapassaram a APD Lisboa e a APD Paredes, respetivamente.

Em Alvide, assistiu-se a um duelo intenso, muitas vezes com as defesas a sobreporem-se aos ataques, pautado por grande equilíbrio até ao último quarto. Privada de Filipe Carneiro – 2.0 -, Jorge Palmeira – 2.5 -, Henrique Sousa – 1.0 – e Gabriel Costa – 4.0 -, os comandados de Ricardo Vieira ofereceram uma excelente réplica ao campeão nacional e só após a exclusão de Hélder Freitas viram o marcador distanciar-se para números irrecuperáveis – 59-44.

Por seu turno, os cascalenses souberam levar a bom porto as suas intenções, sem nunca perder o controlo emocional e bem ancorados no desempenho de luxo de André Gomes – 2.5 – (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências), que lhe renderam 20.5 de valorização e a distinção de MVP da partida. Nélson Pereira – 5.0 – também se evidenciou ao amealhar 6 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências.

Nos minhotos, merecem ênfase Sílvio Nogueira – 2.0 – (16 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências) e Márcio Dias – 4.5 – (10 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola).

A formação orientada por Fernando Lemos encerra 2025 com um percurso imaculado, na corrente edição da Liga BCR, num ano de boa memória, que trouxe o regresso aos títulos, com a conquista do campeonato nacional 24/25 e da Supertaça.

A APD Sintra foi soberana, na receção à APD Lisboa – 66-40 -, mercê de uma entrada avassaladora, que se traduziu na vantagem de 25 pontos ao intervalo – 43-18. Os lisboetas reagiram, mas sem colocar em causa a supremacia sintrense, alicerçada nos 29 pontos de Ricardo Pires – 5.0 – e 16 de João Cardoso – 4.0. Entre os pupilos de Daniel Pereira, de enaltecer a produção de Emanuel Soares – 3.0 – (24 pontos), em bom momento de forma.

No Pavilhão do Lis, a APD Leiria obteve o resultado mais dilatado da ronda, no duelo com a APD Paredes – 95-16. Num encontro de sentido único, despontaram, pelos leirienses, Nuno Nogueira – 3.0 – (42 pontos), Iderlindo Gomes – 4.0 – (20 pontos) e Marco Francisco – 4.5 – (20 pontos). Eduardo Gomes – 4.0 – corporizou a resistência paredense – 10 pontos.

A Liga BCR regressa a 10 e 11 de janeiro, mas a 14 de dezembro a APD Braga acolhe a IV edição do Troféu Carlos Vieira, que tem como participantes, além da anfitriã, o Basketmi Ferrol, de Espanha, e o Futebol Clube do Porto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Afonso Tavares foi o mentor, Márcia Costa a “aprendiz”

Hoje, 3 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para celebrar a data, a FPB lançou o repto a Márcia Costa, jogadora do GDESSA e da seleção nacional sénior feminina, de experimentar Basquetebol em cadeira de rodas, tendo como mentor Afonso Tavares, atleta do GDD Alcoitão, referência da seleção sub23 e membro da seleção sénior de BCR.

Entre “provocações” amigáveis e muitas gargalhadas, a química da dupla veio à tona e ficou registada nas câmaras da FPBtv. “Estou a sentir que estou a ser bastante ousada”, brincou Márcia Costa, que fez um balanço positivo da experiência e deixou uma mensagem para todos os fãs de Basquetebol. “Vejam Basquetebol, vejam BCR. Apareçam nos pavilhões!”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 

 

 

 


Zagreb é o destino da seleção nacional de BCR no Europeu B

Portugal vai disputar o ECMB – Campeonato da Europa da Divisão B -, em Zagreb, Croácia, de 26 de junho a 7 de julho de 2026. A seleção nacional regressa aos grandes palcos dois anos após a manutenção obtida, em Sarajevo – a segunda na história -, e quer estabelecer a melhor participação de sempre na competição que se avizinha.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Os comandados de Oscar Trigo e Javier López regressam ao trabalho, previsivelmente, em fevereiro, com o foco de inciar a preparação para esta exigente prova, na modalidade coletiva rainha do desporto Paralímpico. São já 32 as seleções europeias, em ação, entre Divisão A, B e C.

Fazem companhia a Portugal, no próximo Europeu B, a anfitriã Croácia, Bósnia-Herzegovina, Letónia, Lituânia, Eslovénia, Grécia, Bulgária, Israel e Suécia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


BCR passou pela Tocha e cativou utentes do CMRRC – Rovisco Pais

A Federação Portuguesa de Basquetebol prossegue o ciclo de atividades de divulgação e experimentação do BCR pelos centros de reabilitação do país. Desta vez, rumou ao Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais -, onde tomou a palavra Pedro Bártolo, subcapitão da seleção nacional de BCR e colaborador do Departamento de Comunicação da FPB.

Percorridas as amplas instalações de um dos melhores espaços de Medicina de Reabilitação do país, os utentes e alguns atletas da equipa de Andebol CR local assistiram à exposição teórica, que revisitou os primórdios da modalidade, a célebre participação em Heidelberg 1972, as especificidades regulamentares e, sobretudo, o caráter universal único do BCR, aberto a todos os que desejem praticá-lo.

Veio então o primeiro contacto. Transferências (de uma cadeira para a outra – no caso de quem usa) num sopro ou com uma “mãozinha”, para quem a lesão é “fresca”, os primeiros impulsos calculados, desmoronados pelo choque fortuito ou provocatório de quem passa. “Isto parecem carrinhos de choque”, ouve-se.

Para Mariana, a melodia fugaz da bola a cair na rede não é nova, jogar a meia altura e sobre rodas sim. “Gostei muito da experiência. Já tinha jogado Basquete, mas de cadeira de rodas é uma experiência diferente. É importante incluir todo o tipo de deficiência e dar a oportunidade a toda a gente de o fazer, como quando nós temos, quando não estamos nesta posição”, resumiu.

Bruno Salgueiro, Técnico Superior de Desporto Adaptado e Fisiologista do Exercício, também ofereceu o seu testemunho. “Queremos agradecer a vinda à FPB, sobretudo porque é uma modalidade diferente daquela que temos em competição, e também a partilha do Pedro Bártolo, que nos permite proporcionar uma primeira experiência a recentes lesões”.

Em 2025, além do CMRRC – Rovisco Pais, a FPB já visitou o CRN – Centro de Reabilitação do Norte -, em Valadares, Vila Nova de Gaia, por duas ocasiões, bem como o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, coadjuvada pelo GDD Alcoitão e pelo capitão da seleção nacional Hugo Maia.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Liga BCR: GDD Alcoitão vence FC Porto por um ponto; APD Leiria impõe-se em Braga e APD Sintra em Paredes

Na Liga BCR, o GDD Alcoitão e o FC Porto, invictos até então, encontraram-se na cidade do Porto, no Lagarteiro, tendo os cascalenses prevalecido pela margem mínima. A APD Leiria alcançou uma importante vitória, igualmente a norte, sobre a APD Braga, ao passo que a APD Sintra alcançou o resultado mais dilatado do fim de semana, em casa da APD Paredes.

No duelo mais aguardado, perante muito público, o GDD Alcoitão levou de vencida o FC Porto – 56-57 – e conserva a invencibilidade. As expectativas cumpriram-se e o embate entre azuis e brancos e cascalenses pautou-se por enorme intensidade defensiva, tensão e bons desenhos ofensivos. A turma de Fernando Lemos chegou a escapar até uma vantagem de 12 pontos, mas os anfitriões não esmoreceram o ânimo e, à entrada do quarto final, venciam por 1 ponto. No último quarto, o GDD Alcoitão viria a reclamar a vitória precisamente por essa margem tangencial. Pedro Bártolo – 2.5 – (24 pontos) e Diogo Ferrás – 3.0 – (15 pontos) encabeçaram a produção ofensiva do FC Porto. Pelo GDD Alcoitão, em matéria pontual, sobressaíram Afonso Tavares – 4.0 – (18 pontos) e Hugo Maia – 2.5 – (14 pontos).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

No Pavilhão de Ferreiros, APD Braga e APD Leiria procuravam o regresso aos triunfos. Depois de uma primeira parte parca em pontos e rica em equilíbrio, com ligeira vantagem para os pupilos de Ricardo Vieira – 24-21 -, a APD Leiria reatou o encontro com nova cara e assinou a reviravolta com um parcial categórico, nos primeiros dez minutos da segunda parte – 2-16 -, fator decisivo para o resultado final – 38-52. O jovem internacional sub23 Nuno Nogueira – 3.0 – (24 pontos) voltou a ser determinante na turma do Lis, a par de Iderlindo Gomes – 4.0 – (16 pontos).

Ainda a norte, palco de todos os encontros da ronda cinco, no Pavilhão Rota dos Móveis, a APD Sintra consumou a segunda vitória consecutiva, sem sobressalto, sobre a APD Paredes, única formação ainda sem vencer – 33-72. Ricardo Pires – 5.0 – (46 pontos) exibiu uma capacidade notável no ataque ao cesto, sem secundado por Humberto Miranda – 4.0 – (18 pontos). Nos locais, José Gomes – 4.0 – (14 pontos) e Rafael Azevedo – 4.0 – (12 pontos) revelaram-se os mais inconformados.

A Liga BCR regressa com três embates, a 6 e 7 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Portugueses Lá Fora: Ibrahim Mandjam e Miguel Reis dão nas vistas

Na rubrica “Portugueses Lá Fora” desta semana, dedicada aos atletas lusos do BCR a atuar nas ligas além-fronteiras, merecem ênfase as performances de Ibrahim Mandjam, vital no arranque auspicioso do Amicacci, e Miguel Reis, que se cimenta como figura maior do Basketmi Ferrol, à procura da primeira vitória.

 

Série A

O Amicacci Abruzzo somou mais duas vitórias. A equipa de Giulianova bateu, com facilidade, o PDM Treviso47-71 -, duelo com Ibrahim Mandjam – 4.0 – em bom plano – 6 pontos, 2 ressaltos e 1 assistência. O poste luso amealharia ainda 3 ressaltos no importante triunfo do conjunto orientado por Carlo Di Giusto, na receção ao Santo Stefano74-64.  O Amicacci só “caiu” no embate com o Dinamo Sassari59-67 -, apesar do desempenho de luxo de Ibrahim Mandjam, que registou 11 pontos (5/6 2 pontos) e 5 ressaltos.

Sem João Castro – 2.0 – e Alexandre Conde – 4.0 – sairem do banco, o Reggio Calabria BIC celebrou uma saborosa primeira vitória, na Lombardia, frente ao Special Bergamo Sport66-68. Alexandre Conde inscreveu o seu nome na estatística, no difícil encontro com o Dinamo Sassari50-69 – (2 pontos e 1 ressaltos). Antonio Cugliandro voltou a não apostar na dupla nacional, na vitória perante Asd Wheelchair Firenze80-69.

Espanha – Primera División

A colheita de 20 pontos, 6 assistências e 3 ressaltos de Miguel Reis – 4.0 – não bastaram para o Basketmi Ferrol arrancar com vitória, no segundo escalão do BCR espanhol, na visita ao BSR AMIAB Puertollano – 65-55.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Por seu turno, Hélder Moreira – 4.5 – registou 14 pontos. Na estreia no Ensanche, casa dos galegos, os 14 pontos de Miguel Reis, novamente a emergir como uma das principais figuras, e os 5 de Hélder Moreira voltaram a esbarrar na qualidade do rival CB Villa de Leganés – 41-68.

França

Nationale 1

No segundo patamar gaulês, Christophe da Silva – 1.0 – (2 pontos) e o CS Meaux 2 não conseguiram travar o Hurricane 92 – Gennevilliers – 47-80. Também não foi feliz a receção ao líder Bordeaux, que se impôs por esclarecedores 43-79.

Elite Nationale

O veterano extremo internacional A foi chamado a jogo para atuar pela equipa principal, na vitória categórica do CS Meaux sobre Strasbourg – 88-40.

Alemanha – Landesliga

Começo para a história do novo projeto de David Lima, no Berlin Dreams RSC, o último convidado do +351. A formação da capital germânico arrancou com quatro vitórias consecutivas, na Landesliga, 5º escalão do país. Venceram RBB Team Niners Chemnitz 2 – 45-42 -, RBC 96 Halle – 38-49 – e Rolling Baskets Magdeburg 2, com 9 e 12 pontos para o português, nos últimos dois compromissos, respetivamente.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR 


Liga BCR: Primeira vitória para APD Sintra e APD Lisboa; FC Porto invicto

A Liga BCR presenciou uma jornada intensa e de grande equilíbrio. Em Odivelas, a APD Lisboa demonstrou, desde o minuto inicial, a vontade de conquistar a primeira vitória, alcançando a vantagem na casa das dezenas, logo no quarto inaugural – 18-7. A toada manteve-se no curso do encontro e os pupilos de Daniel Pereira bateram, com categoria, a APD Paredes por 62-36. Emanuel Soares – 3.0 – sobressaiu no conjunto da capital, ao apontar 32 pontos, melhor marca da jornada. Bruno Lopes – 3.0 – contribuiu com 14 pontos. José Gomes – 4.0 – destacou-se nos paredenses, com 14 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

No Pavilhão Serra das Minas, a contenda foi renhida entre APD Sintra e APD Braga, conforme ilustra a distância de um ponto à entrada para o último quarto – 47-46. Os sintrenses acabaram por prevalecer por 60-54, reclamando o seu primeiro triunfo na corrente edição da Liga BCR. Ricardo Pires – 5.0 – apontou 24 pontos, bem secundado por Hugo Lourenço – 4.0 – (18 pts), que assumiram o protagonismo na formação orientada por Rui Lourenço. Pela APD Braga, emergiram as figuras de Márcio Dias – 4.5 – (24pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (18pts).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Sintra (@apdsintra)

Em Leiria, no Pavilhão do Lis, a APD Leiria esteve muito perto de quebrar a invencibilidade do FC Porto, que operou a reviravolta nos dez minutos finais, mercê do parcial de 10-24. Os azuis e brancos acabariam por vencer por 63-71, garante da preservação da campanha cem por cento vitoriosa. Pedro Bártolo – 2.5 -, com 31 pontos, e Diogo Ferrás – 3.0 -, 19 pontos, foram preponderantes nos portistas. Pelos anfitriões, de salientar as atuações de Nuno Nogueira – 3.0 – (31 pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Cristiana Pereira @emquadrado.s


Liga BCR: FC Porto, APD Braga e GDD Alcoitão invictos

Na Liga BCR, cumpriu-se a quarta jornada da prova. No início da tarde de sábado, a APD Braga derrotou, por dígitos concludentes, a APD Lisboa – 70-25. Márcio Dias – 4.5 – (20pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (19pts) foram os mais produtivos na turma bracarense. Já no conjunto da capital, sobressaiu Emanuel Soares – 3.0 – (16pts).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por APD-Braga BCR (@apdbragabcr)

Seguiu-se o encontro mais equilibrado da ronda. O FC Porto recebeu e venceu a APD Sintra – 56-54 -, em partida eletrizante, com várias alternâncias na dianteira e incerteza até final. Nos portistas, deram nas vistas Rafael Brito – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (20pts). Pelos sintrenses, emergiram as figuras de Ricardo Pires – 5.0 – (19pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (13pts).

No domingo, assistiu-se a outro dos desafios mais aguardados. O GDD Alcoitão levou a melhor sobre a APD Leiria58-43 -, esteve sempre no comando, pese embora o conjunto do Lis nunca se tenha rendido. Com 22 pontos, quatro assistências e quatro ressaltos, Pedro André Gomes – 2.5 – sagrou-se o MVP, com 24.5 de valorização. Nos pupilos de Luís Ramos, nota mais para Diego Mota – 4.0 -, que alcançou o duplo-duplo – 10 pontos e onze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Portugal BCR (@portugalbcr)

Na próxima jornada, toda disputada a 15 de novembro, a APD Lisboa mede forças com a APD Paredes, ambas as formações à procura da primeira vitória; a APD Sintra, também anfitriã, enfrenta a APD Braga; a APD Leiria tem encontro marcado com o FC Porto.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Raquel Santos

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.