Sub16 cumpre mais um estágio e depois do Natal vão a Espanha

Começou no Porto mais uma acção de preparação da Selecção Nacional Sub16, tendo em vista a participação no Grupo B do Campeonato da Europa, a iniciar no final do Verão de 2004.

Seleções
18 DEZ 2003

A primeira fase do estágio portuense destina-se sobretudo a observações dos 18 jogadores convocados por Rui Alves, seleccionador nacional e responsável técnico pelo Centro Nacional de Treino do Porto, e à preparação para um torneio internacional, marcado para a zona de Castela-Leão (Espanha), depois do Natal.

Uma alteração decisiva que ocorreu nas competições internacionais é o facto de haver disputa do Campeonato da Europa todos os anos. O modelo encontrado pela FIBA-Europa foi o de criar duas divisões a partir do ranking dos últimos 10 anos. Na primeira divisão competem 16 países. A segunda divisão (onde nos encontramos) foi dividida em dois grupos de nove equipas. Só os países da primeira divisão é que disputam o título europeu. A maior problema é que só descem 2 equipas da primeira divisão para a segunda, para a competição do ano seguinte. Significa que só sobe uma equipa de cada grupo da segunda divisão. Recentemente, a FIBA-Europa deu a conhecer a formação das divisões e dos grupos. Os SUB-16 portugueses vão deslocar-se a Veliko Tarnovo (Bulgária), nas datas provisórias de 6 a 15 de Agosto de 2004, para defrontar: Bulgária, Ucrânia, Chipre, Roménia, Estónia, Bielorússia, Albânia e Bósnia Hierzgovina. “Curioso” é o facto do outro grupo da segunda divisão disputar a prova em Manchester (aqui bem perto), e sermos a única equipa do ocidente a termos de ir jogar ao leste da Europa. A primeira experiência de competição internacional com selecções que os SUB-16 tiveram ocorreu no princípio do mês de Dezembro, em Iscar – Espanha, onde defrontaram duas das formações mais fortes do basquetebol europeu: França (63×78) e Turquia (76×96). Ficamos em 5º lugar após vencermos a selecção de Castilla-Leon por (81×73).

Seleções
18 DEZ 2003

Mais Notícias