Portugal encerra preparação com triunfo

Equipa das quinas bateu Suíça por 76-62

Seleções
5 AGO 2021

Portugal terminou a fase de preparação para a 2.ª ronda de pré-qualificação para o Mundial 2023 com uma vitória diante da Suíça (76-62).

Num encontro que começou com o minuto de silêncio ao malogrado Vicente Costa, a Seleção Nacional não começou da melhor ao sofrer um parcial de 21-29 nos primeiros dez minutos da partida. Apesar da má entrada em campo, a formação orientada por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte conseguiu reequilibrar o encontro e foi para o intervalo a perder por oito pontos (37-45). No entanto, no regresso dos balneários, a equipa nacional viria a demonstrar toda a sua qualidade depois de limitar a congénere suíça a apenas 10 pontos.

O parcial de 20-10 mudou por completo o encontro e Portugal foi para os derradeiros dez minutos da partida com uma posse de bola de vantagem (57-55). No último quarto, a Seleção Nacional voltou a superiorizar-se à Suíça, sobretudo no âmbito defensivo limitando novamente os helvéticos a apenas sete pontos. No final dos quarenta minutos regulamentares, Portugal somou novo triunfo (76-62), com Sasa Borovnjak (25pts, 6res, 1rb, 1dl), Pedro Bastos (14pts, 4res, 4ast, 2rb) e João Guerreiro (8pts, 3res) a destacarem-se.

O selecionador nacional Mário Gomes comentou a exibição da equipa das quinas, mas antes dedicou a vitória a Vicente Costa: “Faço questão de dedicar esta vitória ao Vicente Costa, que foi um ser humano exceciona. Podermos ter sido amigos foi das melhores coisas que o basquetebol me deu. No que diz respeito ao jogo, temos tido problemas no arranque dos jogos. Não há uma explicação, mas em cinco dos jogos que fizemos não tivemos boas entradas. Os jogadores reagem sempre muito bem depois, mas temos de corrigir isso. Na segunda parte elevamos o nível defensivo e jogamos a maior parte do tempo de forma coletiva no ataque. Quando circulamos menos a bola a equipa sentiu mais problemas”, explicou.

Apesar do mau arranque, a Seleção Nacional deu a volta ao marcador e deixou boas sensações para a os jogos oficiais da próxima semana: “A partir da próxima semana é a ‘doer’, temos de afinar algumas coisas e preparar os jogos especificamente. Agrada-me o facto de não termos preparado estes jogos de preparação. Em seis partidas de preparação vencemos quatro sem prepararmos especificamente esses encontros, trabalhamos essencialmente aquilo a que chamamos de ‘as nossas coisas’. Isto é um indicativo muito positivo. Terminamos esta fase de preparação com boas sensações e esperamos confirmá-las a partir da próxima semana”, concluiu.

Encerrada a fase de preparação, Portugal terá pela frente a 2.ª ronda de pré-qualificação para o Mundial 2023. O primeiro embate da equipa das quinas será diante da Suécia, no dia 12 de agosto (18h00), no Centros de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Seleções
5 AGO 2021

Mais Notícias