“Queremos estar entre as oito melhores equipas”
FADU antecipa participação da FPB na “Universíada” de Chengdu

Seleções
27 JAN 2022
Pela primeira vez na sua história, Portugal levará duas seleções de basquetebol a competir nos Jogos Mundiais Universitários de verão, que decorrem em Chengdu, China, entre 26 de junho e 7 de julho.
A pouco menos de cinco meses do início da competição, a FADU – Federação Académica do Desporto Universitário – entrevistou responsáveis federativos sobre o momento histórico que o basquetebol universitário português vai experienciar.
“É uma competição com um nível muito elevado, em que estão atletas de seleção de topo e que faz desenvolver muito os nossos jogadores”, explicou Nuno Manaia, diretor técnico nacional. “A última participação foi extraordinária, sabemos que é um lugar difícil de alcançar, mas estamos muito empenhados”, antecipou.
Já com duas participações na competição, em Taipé (Taiwan) e Nápoles (Itália), o selecionador nacional do conjunto feminino, Ricardo Vasconcelos, não espera facilidades, mas aponta alto: “Queremos estar entre as oito melhores equipas e ter uma palavra a dizer. Chegando aí é que podemos perspectivar algo mais, até porque teremos um conhecimento mais realista da prova”, considera o técnico.
“Temos algumas seniores a dizer que gostavam de ter tido a oportunidade de ir a uns Jogos Mundiais Universitários na altura delas!”, confessou Inês Antunes, responsável da FPB, que acompanhou as seleções femininas enquanto team manager em Taipé e Nápoles, em entrevista à FADU.
A internacional portuguesa, Maianca Umbano, esteve presente nas edições de 2017 e 2019 e relembra as ocasiões: “Foram das melhores coisas que me aconteceram e dois dos pontos altos do meu percurso até aqui”, atestou a extremo que ajudou Portugal a conquistar a medalha de bronze em Nápoles. Já Miguel Minhava, antigo atleta da “equipa das quinas”, integrava a última seleção masculina a participar na competição: “É muito bom para o basquetebol que se levem duas equipas. Com as participações e os bons resultados, conseguimos demonstrar que temos pessoas de alta competição que também estudam acaba por ser estimulante”, conclui.