Artigos da Federaçãooo

FPB e Clubes da Liga Betclic Feminina reúnem em Fatima

A Federação Portuguesa de Basquetebol e os clubes da Liga Betclic Feminina reuniram esta quinta-feira, em Fátima, para fazer um balanço da temporada que passou e para apresentar a época 2023/24.

A reunião contou com a adesão de todos os clubes e respetivas associações e começou por apresentar um resumo da temporada 2022/23, feito pelo Diretor de Competições, Gil Cruz. Depois do balanço daquilo que foi a competição durante a época que terminou, iniciou-se a apresentação da próxima temporada. A preparação da época 2023/24 começou com a amostra das equipas participantes, saudando-se as equipas que subiram de divisão, a ACD Ferragudo e o BC Barcelos. A calendarização, ainda provisória para a próxima temporada, foi um dos temas em maior evidência, tal como as inscrições, os equipamentos de jogo e ainda a elegibilidade de atletas sem formação basquetebolística portuguesa.

Seguiu-se a apresentação da comunicação da FPB, que destacou as boas práticas apresentadas pelos clubes, sensibilizando os mesmos, assim como as associações, para a aposta comunicacional em prol do aumento da pegada digital da modalidade e consequente angariação de novos atletas. Seguiu-se a apresentação do Marketing e a promoção que foi feita durante o ano desportivo, particularmente as ativações que foram levadas a cabo ao longo da época, assim como toda a envolvência promocional exibida ao longo da temporada que terminou no passado mês de maio.

A arbitragem foi o tópico que se seguiu, momento em que foram expostos vários dados acerca do funcionamento da mesma. Em seguida, o projeto Valorizar mereceu especial atenção com a explicação detalhada da evolução desde a época 2018/19 até ao último ano de competição. Houve ainda tempo para “outros temas”, que se prenderam com as outras provas disputadas pelos clubes da Liga Feminina e o seu modelo competitivo (Taça Vitor Hugo, Taça Federação), assim como os playoffs do campeonato.

Na reta final da reunião foi disponibilizado algum tempo para os clubes e associações se manifestarem. Depois de terminado o espaço que foi dedicado aos contributos dos clubes e das associações, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, encerrou a reunião com o discurso de agradecimento pelas várias opiniões recolhidas, que vão ser alvo de análise por parte da Federação. A fechar, o presidente federativo reforçou o trabalho que deve ser promovido por todos em prol do desenvolvimento do basquetebol, especialmente o feminino, desejando votos de uma boa temporada 2023/24 a todos os presentes.

Além da reunião da Liga Betclic Feminina, nota ainda para as já realizadas reuniões com os clubes do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, bem como do Campeonato da Proliga. Ambas as reuniões repetiram praticamente a adesão máxima, com a exceção da reunião da 1.ª Divisão Feminina que não contou com uma das associações envolvidas.


GDESSA sagra-se campeão nacional!

O GDESSA Barreiro é o novo campeão nacional da Liga Betclic Feminina após vencer o SL Benfica no terceiro e último jogo da final por 61-55. Este é o terceiro campeonato nacional de seniores da formação da margem sul do rio Tejo.

Numa partida de emoções fortes, os minutos iniciais foram pautados pela falta de eficácia de ambas as partes, colmatada pela intensidade e velocidade que as atletas colocavam em campo. O emblema visitante entrou melhor e conseguiu distanciar-se no primeiro quarto, em parte graças a Maianca Umabano que apontou 8 dos primeiros 19 pontos da sua equipa.

A vencer por 19-9 à entrada para o segundo quarto, o GDESSA não conseguiu controlar a vantagem e viu o Benfica crescer. Empurradas pelos seus adeptos, as comandadas de Eugénio Rodrigues começaram a reduzir a diferença e deram a volta ao marcador, recolhendo ao intervalo com uma vantagem de 30-27.

O descanso fez bem à formação de André Martins, que regressou melhor e conseguiu igualar a contenda. As igualdades e trocas de liderança sucederam-se com nenhuma das equipas a conseguir distanciar-se.

A emoção estava guardada para os dez minutos finais. Com o título em jogo e ambas as equipas focadas em conquistar o terceiro campeonato nacional da sua história, o prolongamento parecia cada vez mais uma realidade. Os adeptos presentes nas bancadas do Pavilhão Fidelidade faziam-se ouvir, apoiando as suas cores, mas foram os do GDESSA que festejaram no final. Um triplo de Márcia da Costa Robalo e outro de Britta Daub deram a uma vantagem de seis pontos ao conjunto do Barreiro, diferença essa que foi decisiva para o resultado e permitiu a celebração da equipa.

Kamilah Jackson (16pts, 18res, 4ast, 1rb) foi a MVP da final e a grande figura do conjunto do Barreiro, seguida por Britta Daub (16pts, 3res, 2ast), Márcia da Costa Robalo (11pts, 3res, 6ast, 2rb) e Maianca Umabano (10pts, 6res, 1ast, 1rb). Já no Benfica, Raphaella Monteiro (18pts, 6res, 4ast, 1dl) e Darien Huff (11pts, 5res) foram as mais esclarecidas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Benfica vence e força “negra” na final da Liga Betclic Feminina

O SL Benfica recebeu e venceu o GDESSA Barreiro por 62-49 no segundo jogo da final da Liga Betclic Feminina, forçando um terceiro e último encontro, amanhã, pelas 11 horas, no Pavilhão Fidelidade.

Num jogo decisivo para ambas as equipas, a intensidade foi alta desde o início. As “águias”, a jogar em casa e com a final em risco, depressa tomaram a dianteira e mostraram um ligeiro ascendente, ainda que depressa contrariado pelas visitantes. Carolina Rodrigues mostrava pontaria afinada e liderou o conjunto encarnado nos dez minutos iniciais ao apontar 10 pontos, mais de metade dos que a sua equipa apontou à entrada para o segundo período (18-16).

Uma partida de parada e resposta, as igualdades sucederam-se. Os adeptos de ambas as equipas, que marcaram presença nas bancadas do Pavilhão Fidelidade, faziam-se ouvir e empurravam as suas jogadoras. Com o aproximar do intervalo foi o Benfica que mostrou mais pontaria afinada e conseguiu distanciar-se. Com uma eficácia de 40% em lançamentos de três pontos, as “encarnadas” recolheram para o intervalo a vencer por 35-28.

Após o descanso a toada não mudou. Apesar das investidas por parte do emblema da margem sul do Rio Tejo, que procurava dar a volta ao resultado e conquistar o título no segundo jogo, as comandadas de Eugénio Rodrigues conseguiam controlar a diferença. Carolina Rodrigues e Raphaella Monteiro mostravam pontaria afinada, enquanto Márcia da Costa Robalo, Kamilah Jackson e Maianca Umabano lutavam contra o tempo.

No final foi o Benfica que saiu vitorioso por 62-49, festejando um triunfo que mantem viva a final e leva a partida para o terceiro e último jogo, a “negra”. Carolina Rodrigues (19pts, 2res, 3ast) e Raphaella Monteiro (15pts, 13res, 2ast) comandaram as “águias”, enquanto Márcia da Costa Robalo (12pts, 3res, 2ast, 2rb), Kamilah Jackson (12pts, 13res) e Maianca Umabano (11pts, 2res, 4ast, 1rb) foram as mais esclarecidas no GDESSA.


GDESSA de olhos no título, Benfica tenta forçar a “negra”

SL Benfica e GDESSA Barreiro medem forças no segundo jogo da final da Liga Betclic Feminina 2023/2023. O encontro, agendado para este sábado e com início marcado para as 11 horas, tem transmissão em direto na FPBtv e n’ABolaTV.

Na antecâmara do encontro a FPB falou com as capitãs de cada equipa: Joana Soeiro, das “águias”, e Maianca Umabano, do emblema do Barreiro, sobre esta partida.

Depois de uma vitória por parte do GDESSA (75-67) no primeiro jogo, a equipa do Benfica terá que aumentar o seu nível defensivo para contrariar a forte ofensiva do GDESSA, opinião afirmada por Eugénio Rodrigues após o jog inuagural da final e partilhada por Joana Soeiro. A capitã do Benfica reconheceu que a equipa teve uma semana para trabalhar no que correu menos bem, principalmente a nível defensivo. A internacional sublinhou a importância da agressividade individual e de um trabalho rigoroso para baixar a eficácia do GDESSA no lançamento de três pontos: “Temos de fazer um trabalho muito mais rigoroso para podermos contrariar o que o GDESSA já demonstrou ser capaz de fazer a nível ofensivo”.

Para Soeiro, neste momento do campeonato, o trabalho defensivo é mais importante do que a questão ofensiva, uma vez que as equipas chegam aos playoffs com algum desgaste. A experiência em estar em finais e vencê-las é algo que acrescenta, mas a jogadora destacou a importância de estar preparada para a melhor versão do GDESSA. “Espero a sua melhor versão tal como sempre esperei a melhor versão de todas as equipas que jogaram contra nós. Estamos preparadas para um GDESSA tão ou mais forte do que aquele que se apresentou no último jogo”, concluiu.

Por outro lado, Maianca Umabano, do GDESSA Barreiro, destacou a importância de corrigir os erros cometidos no primeiro jogo, apesar da vitória da equipa. A internacional portuguesa sublinhou que a equipa está focada e motivada para o jogo de sábado e que espera um jogo muito complicado contra o Benfica.

“Sinto a equipa focada e muito motivada para o jogo de sábado. Estamos contentes por teremos ganho na nossa casa, mas sabemos que o trabalho ainda não está feito. O Benfica não tem perdido em casa, portanto temos de ser ainda mais competentes para conseguir contrariar este registo positivo”, explica.

Maianca salientou que o GDESSA ainda é muitas vezes menosprezado, apesar dos bons resultados alcançados nos últimos anos, e que a equipa está determinada a conquistar o título nacional: “Claro que todos os clubes querem ser campeões, e apesar dos bons resultados alcançados nos últimos anos o GDESSA ainda é muitas vezes menosprezado. Ainda mais após uma época difícil, com muitas mudanças e desafios, seria terminar com ouro sobre azul”, elabora.

O encontro tem início marcado para as 11 horas e transmissão na FPBtv e n’ABOLAtv. Em caso de triunfo do Benfica, a final fica empatada e o terceiro e último jogo realiza-se no domingo, também pelas 11 horas, no Pavilhão Fidelidade.


GDESSA mais perto do título

O GDESSA Barreiro recebeu e venceu o SL Benfica por 75-67 no primeiro jogo da final da Liga Betclic Feminina e está a uma vitória de celebrar o seu primeiro campeonato nacional desde 2016/2017.

Jogo começou com uma toada muito intensa. Os minutos iniciais foram pautados pelo equilíbrio, ainda que com um ligeiro ascendente por parte da equipa da casa, e a velocidade e intensidade em ambos os lados da bola caracterizavam os dois conjuntos. Os adeptos presentes, que encheram a bancada do Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho e atribuíram um colorido diferente ao primeiro jogo da final, faziam-se ouvir.

A partida avançou para o segundo quarto com uma igualdade a 18 pontos, mas foi o GDESSA que reentrou melhor no jogo. Com cinco pontos sem resposta, o emblema do Barreiro fez o 23-18, com destaque para Márcia da Costa Robalo que apontara 15 desses 23 pontos. A toada do jogo diminuiu e quem continuou por cima foi a equipa da margem sul do rio Tejo, que fez o 27-20 por intermédio de Joana Lopes e forçou Eugénio Rodrigues, técnico das “águias”, a pedir time-out. A paragem não surtiu efeito e o emblema da casa foi para o intervalo a vencer por 35-25.

O descanso fez bem ao emblema lisboeta e o Benfica conseguiu reduzir a distância. Contudo, as comandadas de André Martins depressa reagiram e voltaram a distanciar-se, com Kamilah Jackson a aparecer no encontro e a ajudar o GDESSA a chegar ao 50-37.

A emoção continuou à entrada para os derradeiros dez minutos com as duas equipas apenas separadas por 10 pontos (52-42). As “encarnadas”, empurradas pelos seus adeptos, entraram melhor e conseguiam reduzir a diferença, aproveitando alguma falta de eficácia adversária para imporem o seu jogo. Darien Huff concretizou dois triplos consecutivos e obrigou André Martins a pedir time-out de forma a conter a reação benfiquista, que reduzira a distância no resultado para 54-50.

Jogo de parada e resposta até final com o Benfica a não permitir que o GDESSA se distanciasse. Maianca Umabano e Darien Huff protagonizaram um duelo particular com ambas a atletas a assumirem protagonismo no plano ofensivo. A incerteza no marcador durou até final, mas concluídos os 40 minutos foi a equipa da casa que festejou o triunfo que a coloca a um triunfo do título.

No conjunto do Barreiro destacaram-se Márcia da Costa Robalo (20pts, 2res, 2ast, 1rb, 1dl), Maianca Umabano (20pts, 8res, 1ast) e Kamilah Jackson (12pts, 10res, 4ast), enquanto no Benfica, Darien Juff (23pts, 1res, 1ast) e Raphaella Monteiro (16pts, 5res, 5ast, 2rb) foram as mais esclarecidas.


SL Benfica junta-se ao GDESSA Barreiro na final da Liga Betclic Feminina

O SL Benfica superou o Esgueira Aveiro Trivglass por 86-53 e garantiu a presença na final dos Playoffs da Liga Betclic Feminina.

As “águias” traziam a vitória do jogo 1, disputado em Esgueira, e entraram em campo com a mesma determinação. Logo nos minutos iniciais conseguiram adiantar-se no marcador (21-14), seguindo-se um parcial de 21-16 no 2.º quarto. Com uma vantagem cifrada na casa das dezenas (42-30), a formação da casa regressou dos balneários mais forte do que nunca e limitou o Esgueira a apenas cinco pontos marcados. O parcial de 27-5 sentenciou por completo o jogo que entrou nos últimos dez minutos com um diferencial de 34 pontos. Sem capacidade para recuperar no marcador, o Esgueira conseguiu reequilibrar-se no último quarto, mas o Benfica fechou a partida com um 86-53.

Joana Soeiro (10pts, 3res, 13ast, 1rb), Raphaella Monteiro (22pts, 10res, 2rb), Marta Martins (12pts, 1res, 2ast, 1rb) e Carolina Rodrigues (12pts, 7res, 1ast, 1rb) foram os destaques no Benfica, já o Esgueira contou com as boas exibições de Gabriela Raimundo (14pts, 4res, 2ast, 2rb), Ana Raimundo (14pts, 5res, 4ast, 4rb) e Estefani Fajardo (8pts, 10res, 1ast).

Depois do GDESSA Barreiro, também o SL Benfica garantiu um lugar na final que se realizará no próximo fim de semana e que contará com transmissão na FPBtv.


GDESSA supera Sportiva e está na final da Liga Betclic Feminina

O GDESSA Barreiro está na final da Liga Betclic Feminina depois de ultrapassar o Sportiva Azorishotels (61-71) no jogo 2 da meia-final dos Playoffs. A equipa da margem Sul do Tejo terminou o jogo com um parcial de 19-0, recuperando uma vantagem que apenas teve no arranque da partida.

Nos primeiros dez minutos o Sportiva conseguiu superiorizar-se e fechou o 1.º quarto na dianteira do marcador (22-20). No entanto, a maior vantagem das açorianas viria a surgir apenas no 2.º quarto, momento em que chegaram a liderar com uma dezena de pontos à maior. A vencer por 42-34 ao intervalo, a equipa da casa conseguiu equilibrar a partida e manter a margem para o GDESSA, mas no último quarto não conseguiu marcar qualquer ponto. O extraordinário parcial de 0-19 da equipa do Barreiro acabou por sentenciar a partida e dar ao GDESSA o passaporte para a final da Liga.

Susana Carvalheira (11pts, 1res, 1ast, 1dl), Vânia Sengo (14pts, 8res, 1ast, 1dl) foram as mais inspirada na equipa açoriana, enquanto na formação do Barreiro estiveram em grande plano Kamilah Jackson (20pts, 15res, 3ast), Márcia Robalo (17pts, 6res, 1ast) e Krystal Freeman (16pts, 10res, 2ast).

A Liga Betclic Feminina regressa no próximo sábado, dia 22 de abril, com o jogo 2 da meia-final entre SL Benfica e Esgueira Aveiro Trivglass a ser transmitido pela FPBtv.


GDESSA ganha vantagem nas “meias” da Liga Betclic Feminina

O GDESSA Barreiro venceu o Sportiva AZORISHOTELS, por 67-64, no primeiro jogo de uma das meias-finais da Liga Betclic Feminina.

Assistiu-se a uma partida equilibrada, na qual o Sportiva esteve em vantagem durante a maioria da primeira parte, seguindo-se o GDESSA na frente do marcador, mas nunca com vantagens na casa dos dois dígitos.

A turma da margem sul do Tejo apontou 23 dos 28 lances livres a seu favor e teve Maianca Umabano (15pts, 3/5 3P, 1res), Márcia Costa Robalo (12pts, 5res, 3ast, 4rb), Kamilah Jackson (11pts, 9/12 LL, 12res, 1ast), Krystal Freeman (11pts, 8res, 1rb, 3dl) e Sara Ressurreição (10pts, 6/8 LL, 2res, 1ast, 1rb) como maiores protagonistas.

Por seu turno, no Sportiva sobressaíram Luana Serranho (17pts, 7/7 LL, 3res, 2ast), Alyesha Lovett (11pts, 2res, 5ast, 3rb), Eva Carregosa (11pts, 1rb) e Emanuely Oliveira (10pts, 3/4 2P, 9res).

As duas equipas voltam a defrontar-se na próxima quinta-feira, 20 de abril (21h, menos uma hora nos Açores). Recordamos que a eliminatória é disputada à melhor de três jogos, sendo que no outro embate das meias-finais, no primeiro encontro, o Benfica ganhou em Esgueira.


Benfica coloca-se a um triunfo da final da Liga Betclic Feminina

Na abertura das meias-finais dos playoffs da Liga Betclic Feminina, o SL Benfica ganhou no reduto do Esgueira Aveiro TRIVGLASS por 69-53 e colocou-se a um triunfo de alcançar a final.

Depois de uns primeiros minutos equilibrados, o Benfica tomou a dianteira do marcador em definitivo, com um parcial de 25-13 no derradeiro quarto a mostrar-se determinante.

O Benfica marcou 14 dos seus 15 lances livres, ganhou 48 ressaltos, efetuou 19 assistências e teve Raphaella Monteiro (14pts, 7/7 LL, 15res, 2ast, 1dl), Courtney Warley (14pts, 7/9 2P, 7res, 1ast), Carolina Rodrigues (14pts, 5/5 LL, 1res, 2ast) e Joana Soeiro (11pts, 9res, 8ast), que ficou perto do triplo-duplo.

Por seu turno, no Esgueira, protagonista de nove roubos de bola, sobressaíram Ana Raimundo (15pts, 4/7 2P, 7res, 5ast, 4rb) e Estefani Fajardo (13pts, 6res, 1rb).

As duas equipas voltam a medir forças a 22 de abril, em Lisboa, a partir das 11 horas.


Benfica e Esgueira asseguram “meias”

O Imortal TCars vendeu cara a derrota, mas é o SL Benfica que segue em frente para as meias-finais da Liga Betclic Feminina. No terceiro e decisivo jogo da eliminatória, em Lisboa, as “águias” venceram as algarvias por 61-56.

Num encontro desde cedo pautado pelo equilíbrio, as duas equipas procuraram o triunfo desde cedo e trocaram igualdades. O segundo quarto foi chave para a formação lisboeta, que viu Marta Martins mostrar pontaria afinada e converter quatro triplos consecutivos que aumentaram a diferença no marcador.

O equilíbrio continuou até aos últimos dez minutos, altura em que o Imortal cresceu e reentrou na luta pelo marcador. A incerteza continuou até aos instantes finais, mas as “águias” mostraram sangue-frio e seguraram o triunfo. Raphaella Monteiro (16pts, 12res, 2ast, 1rb, 1dl), Marta Martins (17pts, 4res, 1ast, 1rb) e Carolina Rodrigues (12pts, 3res, 5ast, 2rb) comandaram o Benfica, e Monique Pereira (17pts, 17res, 4ast, 5rb, 1dl) e Victoria Reynolds (10pts, 5res, 2ast, 1rb, 1dl) lideraram as algarvias.

 

Já o Esgueira Aveiro TRIVGLASS recebeu e venceu a Quinta dos Lombos por 68-59, garantindo assim um apuramento inédito para as meias-finais da Liga Betclic Feminina no terceiro e último jogo da eliminatória.

Após um segundo jogo pautado pela forma como ambas as equipas procuraram a vitória até final, esta partida começou com um Esgueira em busca de uma vitória mais confortável. As comandadas de André Janicas entraram a todo o gás e ao intervalo venciam por 36-23. A formação lisboeta tentou reagir e reduzir a distância, mas o emblema aveirense nunca saiu da liderança e conseguiu controlar as investidas da equipa de Carcavelos até final.

Ana Raimundo (16pts, 7res, 4ast, 4rb, 1dl), Vashti Nwagbaraocha (15pts, 4res, 1rb, 1dl), Gabriela Raimundo (14pts, 7res, 1ast, 1rb, 1dl) e Estefani Fajardo (13pts, 6res, 1ast, 1dl) foram as figuras do Esgueira. Já na Quinta dos Lombos, Mariana Carvalho (16pts, 7res, 1ast, 1rb), Rosemarie Julien (15pts, 10res, 2ast) e Suraya Rijal (12pts, 8res, 1ast) estiveram em evidência.


Benfica e Imortal num duelo de grandes decisões

SL Benfica e Imortal TCars têm pela frente o segundo jogo desta eliminatória dos quartos de final dos playoffs da Liga Betclic Feminina. Este sábado, a partir das 11 horas (transmissão em direto na FPBtv, cujo acesso é gratuito, e n’A Bola TV), há muito em jogo no Pavilhão Fidelidade, já que um triunfo algarvio vale o seu apuramento para as “meias” e a eliminação do Benfica, bicampeão nacional e que perdeu pela primeira vez na prova no último domingo, em Albufeira.

Na antevisão da partida, que é uma reedição da final da Taça Federação Betclic, falámos com os treinadores de cada uma das equipas, Eugénio Rodrigues e Ricardo Xufre, respetivamente.

Do lado das “águias”, Eugénio Rodrigues refere em que aspetos o Benfica tem de mudar relativamente à primeira partida da eliminatória: “Temos de melhorar, sobretudo, a eficácia de lançamento, pois marcar 50 pontos não é o nosso registo habitual. Esta derrota não nos apanhou de surpresa, na medida em que não é nada que fosse impossível. Mentiria se dissesse que contava perder, mas esse resultado é sempre uma possibilidade”, afirma.

O Benfica, depois de uma série de nove títulos nacionais consecutivos a serem conquistados, já perdeu a Taça de Portugal Skoiy e vê-se nesta complicada situação. Eugénio Rodrigues não faz soar os alarmes: “Esta época é longa e temos muito mais carga nesta altura do que qualquer equipa com quem competimos, e isso paga-se, sobretudo numa calendarização que nem sempre é compatível com a EuroCup. Foram duas derrotas que já podiam ter acontecido noutras alturas, por isso não vejo uma conjuntura”, analisa.

O técnico das “encarnadas” quer uma equipa focada: “A pressão não é diferente da pressão sentida quando vencemos a Supertaça, Taça Federação, Taça Vítor Hugo e quando nos apurámos para os 1/16 avos de final da EuroCup. É mais uma pressão para lidar. Não mudamos nada por causa da pressão. Temos de nos voltar a focar no jogo e naquilo que não precisamos de fazer”, vinca.

Eugénio Rodrigues deixa elogios ao adversário: “O Imortal tem um bom plantel, extenso, experiente e com muitas soluções. Vamos ter de aplicar a melhor estratégia para vencer desta vez”, diz.

O treinador bicampeão nacional pelo emblema da Luz salienta a maturidade do grupo: “Desde 2020, em 10 momentos altos, vencemos nove, e isso dá-nos experiência. Não chega, é preciso muito mais do que isso, mas ajuda”, finaliza.

Quanto ao Imortal, Ricardo Xufre dá a receita para o sucesso: “O Imortal deve apresentar-se o mais consistente possível em todas as tarefas defensivas e ofensivas, e estar preparado para lidar com os erros e a pressão que vai existir”, afirma.

O timoneiro da turma algarvia explica a vitória no primeiro “round” da eliminatória: “O triunfo em Albufeira foi fruto da garra e do empenho da equipa do Imortal, que soube aguentar uma pequena vantagem que teve na segunda parte. Sabíamos que, limitando dentro do possível os poderosos argumentos do Benfica, teríamos que estar preparados para decidir o jogo nos momentos finais. O Imortal tornou-se candidato ao apuramento depois do resultado deste jogo. Poucos acreditavam nisso, à exceção da nossa equipa. O Benfica continua a ser o principal candidato, por tudo o que fez este ano e tem feito nas últimas épocas”, avisa.

Ricardo Xufre quer uma equipa a desfrutar do momento: “O Imortal chegou aos playoffs a fazer as coisas melhor, apesar dos resultados negativos da segunda volta. Mérito às jogadoras e a todo o staff da nossa equipa, que continuaram a trabalhar e a acreditar, sem nunca “baixar a cabeça”.
Todos os objetivos delineados foram alcançados (manutenção, playoffs e disputar um ponto alto – Taça Federação). A partir de agora é desfrutar jogo a jogo, com total compromisso, atitude e superação”, apela.

Ao longo da Liga, o Imortal foi mostrando mais do que uma faceta. Ricardo Xufre refere que o clube de Albufeira está a lutar para cimentar o seu lugar: “Demonstrámos inconsistência em alguns momentos. Mas aprendemos com isso e estamos a trabalhar para que, no futuro a médio prazo, possamos sustentadamente e de forma muito mais consistente ser uma das melhores equipas em Portugal”, expressa o desejo.

A terminar, Ricardo Xufre dá conta da satisfação por orientar esta equipa, que ainda na época passada militava na 1.ª Divisão: “Ser treinador deste conjunto de jogadoras tem sido uma experiência fantástica e muito exigente, bem como uma constante aprendizagem. Iniciámos este projeto do zero, mas com o apoio da direção do clube, dos patrocinadores e do Município de Albufeira, alcançámos todos os objetivos propostos há quatro anos. Acredito que o Imortal vai vincar uma posição sólida nos próximos anos na Liga Feminina”, vaticina.

Caso o Benfica vença este segundo embate, terá lugar a “negra”, agendada para domingo (11h, transmissão na FPBtv).


Sportiva avança para as “meias” da Liga Betclic Feminina

 O Sportiva Azorishotels avançou para as meias-finais da Liga Betclic feminina depois de superar o CAB Madeira no segundo jogo dos quartos-de-final dos playoffs. A formação açoriana fez o 2-0 depois de bater as madeirenses por 69-62 e agora, nas meias-finais, tem pela frente a oposição do GDESSA Barreiro.

No jogo que podia colocar o Sportiva nas “meias” do playoff da Liga, foi a equipa açoriana que começou melhor depois de aplicar um parcial de 21-16 no 1.º quarto do encontro. Ainda antes do intervalo, a equipa da casa conseguiu aumentar a vantagem no marcador e foi para o descanso a vencer por 45-37.

No entanto, no regresso dos balneários o CAB conseguiu reduzir diferenças e aproximar-se das açorianas. Apesar da recuperação, o Sportiva nunca perdeu a liderança do marcador. O domínio da área pintada e a maior eficácia nos lançamentos próximos do cesto foram decisivos para o triunfo da equipa de Ponta Delgada.

Aleysha Lovett (18pts, 2res, 1ast, 2rb), Alyssa Cerino (11pts, 7res, 3ast, 4rb, 3dl) e Susana Carvalheira (11pts, 7res, 1rb, 3dl) sobressaíram no Sportiva, enquanto nas madeirenses estiveram em bom plano Paige Cannon (19pts, 7res, 4ast, 1rb, 1dl), Miriam McKenzie (14pts, 9res, 2ast, 1dl) e Anaya McDavid (12pts, 9res, 1rb).

Nas meias-finais dos playoffs o Sportiva Azorishotels tem encontro marcado com GDESSA Barreiro. Os playoffs da Liga Betclic Feminina continuam este fim de semana, com a FPBtv a transmitir os jogos entre SL Benfica e Imortal TCars e Esgueira/Aveiro/Trivglass e Quinta dos Lombos.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.