Artigos da Federaçãooo

Paulo Marques nomeado para chefiar equipa de arbitragem no FIBA Women’s EuroBasket 2025

O árbitro português Paulo Marques foi nomeado para liderar a equipa de arbitragem do FIBA Women’s EuroBasket 2025, que se disputará entre 18 e 29 de junho, em várias cidades da Europa. Esta é a sua terceira presença em competições deste nível, um marco importante para a arbitragem nacional.

O árbitro português Paulo Marques recebeu uma importante nomeação ao ser escolhido para chefiar a equipa de arbitragem do FIBA Women’s EuroBasket 2025, a principal competição de basquetebol feminino na Europa. O torneio, que decorrerá entre 18 e 29 de junho de 2025, será disputado em quatro cidades: Brno (Chéquia), Hamburgo (Alemanha), Pireu (Grécia) e Bolonha (Itália).

Esta nomeação surge numa altura de grande reconhecimento internacional para Paulo Marques, que recentemente foi escolhido para arbitrar a final da 1.ª mão da FIBA Europe Cup, entre o Bilbao Basket e o PAOK, um jogo que terminou com a vitória da equipa espanhola. Este reconhecimento por parte da FIBA reflete a crescente reputação de Marques, tanto no cenário europeu como global.

A participação no FIBA Women’s EuroBasket 2025 marcará a terceira presença de Paulo Marques numa competição deste nível, consolidando ainda mais o seu nome no mundo da arbitragem. Este feito enche de orgulho a arbitragem da AB Porto e reforça o prestígio da arbitragem portuguesa no contexto internacional.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Associação Basquetebol Porto (@abp.pt)

Com uma carreira marcada pela excelência e dedicação, Paulo Marques continua a ser uma figura de referência no basquetebol nacional e internacional, e a sua nomeação é um testemunho do reconhecimento da sua competência e profissionalismo no cenário europeu.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Inês Bagulho apita Final 8 da EuroCup 2 de BCR

De 24 a 27 de abril, Múrcia, Espanha, é palco da Final 8 da EuroCup 2, a terceira prova, na hierarquia de competições europeias de clubes de BCR. Inês Bagulho, a mais recente dos árbitros portugueses a obter o estatuto internacional, está destacada para o torneio chancelado pela delegação europeia da Federação Internacional de BCR – IWBF Europe.

A jovem árbitra atinge assim um segundo momento de reconhecimento importante, no corrente ano, após ter estado presente, na fase de grupos da EuroCup 3, em Reggio Calabria, Itália, em Março.

À procura de erguer o troféu da EuroCup 2 estarão, a par do anfitrião CD Murcia BSR, os compatriotas do Fundación Aliados, os germânicos Hannover United e Rhine River Rhinos, os italianos Asinara Waves Porto Torres, os franceses Hornets Le Cannet e os turcos Gizisehir Gaziantep SC. Toda a informação disponível aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Julio Anaya faz história na final da Champions League Americas

No dia 11, estava em Málaga, a ajuizar um encontro da Basketball Champions League europeia. No dia 13, já em Albufeira, arbitrou com excelência a Final de Sub16 Femininas e, horas depois, já estava em campo com a equipa de arbitragem do Imortal LUZiGÁS – Ovarense Gavex, para a Liga Betclic Masculina. Nem sete dias passaram e Julio Anaya, árbitro panhamenho radicado em Portugal, viajou para o Rio de Janeiro, no Brasil, onde este domingo (20 de abril) assumiu a liderança da equipa de arbitragem da final da Basketball Champions League Americas (BCLA).

No famigerado Ginásio Gilberto Cardoso, vulgo Maracanãzinho, o juiz que agora representa a Federação Portuguesa de Basquetebol teve pela frente uma entusiástica e cheia plateia no apoio rubro-negro, nada que, face ao vasto currículo que apresenta, o tenha assustado.

Anaya (e a restante equipa) passaram de soslaio nos holofotes mediáticos – prova de que fizeram um bom trabalho a apitar esta final, conquistado pelo (agora) bicampeão Flamengo, que “despachou” os argentinos do Boca Juniors por 83-57.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Paulo Marques apitou final da FIBA Europe Cup

Mais uma adenda nos livros de história para a arbitragem portuguesa. O árbitro Paulo Marques, de 47 anos, assumiu esta quarta-feira, 16 de abril, a liderança do trio de arbitragem na final da FIBA Europe Cup.

O juiz, figura habitual nos jogos europeus de competições da FIBA, ajuizou a 1.ª mão da final da FIBA Europe Cup, entre o Bilbao Basket e o PAOK (72-65). A 2.ª mão da final está agendada para o próximo dia 23 de abril, pelas 18h15 de Portugal Continental, na Grécia.

De recordar que o PAOK, finalista e atualmente a disputar os playoffs do campeonato grego, chegou a perder com o FC Porto na prova, saíndo derrotado do Dragão na 1ª ronda (99-64) e vencendo na Grécia (89-70).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

FOTO DE CAPA | FIBA

Boletim Técnico #1: Falta pessoal, antidesportiva e no ato de lançamento

Está oficialmente aberta a nova rubrica da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB): o primeiro Boletim Técnico chegou para analisar alguns dos casos que ocorreram na Liga Betclic Masculina no passado mês de fevereiro. Promover mais transparência, um debate construtivo e a melhoria contínua da qualidade da arbitragem em Portugal, através da análise de situações específicas e reais que ocorrem dentro de campo. Esses são os objetivos desta iniciativa, com a colaboração do Departamento de Arbitragem da FPB. A palavra de ordem é “descomplicar”.

Vamos à análise de três casos distintos:

FALTA DURANTE O ATO DE LANÇAMENTO

Nesta primeira situação, o atacante branco #5 prepara-se para fazer um lançamento de 3 pontos quando o defensor verde #21 se aproxima para defender o lançamento. O defensor verde #21 salta para a frente (do ponto A para o ponto B) e cai, invadindo o cilindro do atacante branco #5 (espaço que o atacante branco nº 5 tem para regressar ao solo após o lançamento). O atacante branco #5 cai sobre o pé direito do defensor verde #21. O juiz sancionou falta pessoal para o defensor verde #21 e, aplicando-se o Art. 33 do regulamento (Contacto: Princípios gerais).

33.1 Princípio do cilindro: O jogador defensor não pode entrar no cilindro do jogador atacante com bola e provocar um contacto ilegal quando o atacante está a tentar uma jogada normal de basquetebol dentro do cilindro.

Assim, a decisão da equipa de arbitragem está correta – o defensor verde #21 invade ilegalmente o cilindro do atacante branco #5 e cria contacto ilegal na tentativa de defender o lançamento, ação normal de Basquetebol.

FALTA ANTIDESPORTIVA

Vemos agora uma intercepção de bola por parte do defensor azul #2, que inicia um contra-ataque. Durante a transição, o defensor branco #4 aproxima-se pela lateral e usa o ombro para contatar ilegalmente o atacante azul #2, realizando uma ação não normal no Basquetebol. O juiz sancionou falta antidesportiva para o defensor branco #4. Aqui, aplica-se o Art. 37 – Falta antidesportiva.

37.1.1 Uma falta antidesportiva é um contacto de um jogador, que é: um contacto desnecessário provocado pelo jogador defensor para parar a progressão da equipa atacante em transição. Isto aplica-se até que o jogador atacante inicie o acto de lançamento.

Estamos, portanto, perante uma decisão correta; o defensor branco #4 comete um contacto desnecessário para parar a progressão da equipa atacante em transição; ação não normal no Basquetebol.

FALTA PESSOAL

Por fim, nesta situação o defensor azul #7 intercepta a bola e inicia um contra-ataque. Durante a transição, o defensor branco #6 estabelece uma posição defensiva legal enfrentando o atacante azul #7. Posteriormente, o defensor branco #6 faz uso ilegal dos braços para entrar em contato com o atacante azul #7, na sua tentativa de jogar a bola. O juiz sancionou falta pessoal para o defensor branco #6. Aplica-se o Art. 34 – Falta pessoal.

34.1.1 Uma falta pessoal é um contacto ilegal com um adversário, quer a bola esteja viva ou morta. Um jogador não pode agarrar, obstruir, empurrar, carregar, rasteirar ou impedir a progressão de um adversário estendendo a mão, braço, cotovelo, ombro, anca, perna, joelho ou pé, nem inclinar ou curvar o corpo numa posição que não seja normal (fora do cilindro), nem um jogador deve praticar jogo duro ou violento.

Decisão correta; o defensor branco #6 comete contato ilegal na tentativa de jogar a bola.

O Boletim Técnico é uma rubrica mensal da FPB onde se analisam caso-a-caso situações específicas e reais que ocorrem dentro de campo, com os objetivos de promover mais transparência, um debate construtivo e a melhoria contínua da qualidade da arbitragem em Portugal, com a colaboração do Departamento de Arbitragem da FPB.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho destacados para as provas europeias de BCR

A IWBF – Federação Internacional de BCR – voltou a expressar a sua confiança na arbitragem nacional, ao nomear Custódio Coelho, Jorge Marques e Inês Bagulho para as etapas decisivas da EuroCup e Champions Cup, que se realizam de 7 a 9 de março.

Custódio Coelho ruma a Elxleben, Alemanha, para o grupo B dos quartos-de-final da prestigiada Champions Cup. Além do anfitrião RSB Thuringia Bulls, juntam-se Briantea84 Cantù (ITA), Fenerbahçe Spor Kulubu (TUR) e CD Ilunion (ESP). O jovem árbitro da AB Setúbal sabe, desde já, que também está nomeado para a etapa derradeira da prova, a Final 4, em Istambul, de 1 a 4 de maio. Por agora, projeta a paragem na Turíngia, um dos locais de culto do BCR internacional.

Foto: Miguel Fonseca – @mfportefolio

“Estarei presente num ambiente de elite, com quatro das melhores equipas europeias, o que tornará este desafio particularmente exigente, tanto na tomada de decisões rápidas como no controlo emocional em momentos de alta pressão. A comunicação clara com jogadores e treinadores é, cada vez mais, essencial para assegurar uma arbitragem eficaz e consistente. Pretendo demonstrar a minha competência e o fruto do meu trabalho, bem como continuar a evoluir com o apoio dos instrutores e dos colegas mais experientes”, antecipou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Jorge Marques e Inês Bagulho rumam ao mesmo destino: Reggio Calabria, Itália, onde toma lugar o grupo da EuroCup 3, quarto escalão do BCR europeu de clubes. Ambos também já têm destino para as etapas finais. Jorge Marques integra o leque de juízes do grupo B do Qualifications Tournament, em Sassari, de 1 a 4 de maio. No fim de semana anterior, 24 a 27 de abril, Inês Bagulho é protagonista, na fase final da Eurocup 2, em Murcia, Espanha.

No repto mais imediato, há motivos de sobra para encarar a competição com otimismo para a mais recente árbitra internacional. “Representa mais uma oportunidade emocionante e um grande desafio. A minha participação neste evento vem acompanhada de grandes expetativas e muito entusiasmo, estando eu especialmente ansiosa por, em principio, ir estrear-me na arbitragem a 2 (2PO) internacionalmente e pela oportunidade de aplicar o feedback que me foi transmitido em competições anteriores”, sublinha a juíza de Lisboa, que não esquece a presença de um compatriota no torneio. “Ter a oportunidade de partilhar esta experiência com o meu colega mais experiente, Jorge Marques, dá-me um sentimento adicional de segurança e apoio ao enfrentar este novo desafio”.

A nomeação a “dobrar” de árbitros nacionais para a fase de grupos de EuroCup3 é igualmente um dos pontos assinalados por Jorge Marques. “O facto de poder fazer equipa com a Inês numa competição internacional, entendo como uma boa oportunidade para mostrar a evolução da arbitragem portuguesa”, salientou. O juiz aponta a competição, que reúne equipas menos rotinadas nas andanças europeias, como uma “oportunidade de evolução técnica” e uma alavanca para algo mais. “Tratando-se de um ano com grandes competições ao nível das seleções (Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude), Europeu A e Europeu C), espero conseguir mostrar que poderei ser uma mais valia”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por IWBF Europe (@iwbfeurope)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CAD Coimbra realizou ação de formação de juízes

O CAD Coimbra, da Associação de Basquetebol de Coimbra, realizou no passado 22 de fevereiro um ação de formação que contou com a presença de vários juízes, incluindo o árbitro internacional Sérgio Silva.

Ao longo da manhã, Sérgio Silva deu uma palestra focada em aspetos práticos, numa apresentação fluída e informativa, com recurso a exemplos práticos fruto da sua experiência internacional. Arbitragem em escalões de formação, regras e importância da comunicação verbal e não verbal no contacto com os diversos agentes da modalidade, foram alguns dos pontos que captaram a atenção dos presentes e que colocaram a arbitragem, nomeadamente os juízes de campo, num patamar mais aliciante.

A AB Coimbra contou também com a colaboração da COIMBRA BUSINESS SCHOOL – ISCAC na cedência das instalações, o que permitiu a disponibilização de meios técnicos essenciais que contribuíram para o sucesso da ação.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramX e TikTok.


Inscrições abertas para curso de novos juízes de basquetebol

Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), em parceria com os Conselhos de Arbitragem Distritais e as respetivas Associações, abrem as inscrições para um curso de Novos Juízes de Basquetebol (árbitro ou oficial de mesa) destinado a todos que desejam enveredar uma carreira na arbitragem.
Este curso tem como principal objetivo capacitar novos árbitros ou novos oficiais de mesa, oferecendo-lhes o conhecimento necessário para exercerem funções de arbitragem em competições de basquetebol a nível local, regional e nacional.
Nesta formação seguirá os moldes:
Inscreve-te junto do Conselho de Arbitragem Distrital da tua Associação!

Champions Cup: Custódio Coelho repete nomeação para a máxima competição de clubes de BCR

Custódio Coelho, árbitro internacional de BCR, volta a entrar em cena, na principal montra do BCR continental de clubes, para apitar o grupo C, da fase preliminar da Champions Cup. Apesar da juventude, o juiz setubalense, o único com licença mundial, conta já com um currículo pejado de participações internacionais ilustres, de onde sobressaem o Europeu A de 2023, os quartos-de-final da Champions Cup de 2024 ou o Europeu B de 2024, no qual foi nomeado para a final da competição.

O próximo desafio é na costa leste italiana, em Giulianova, no grupo C da Champions Cup, cujos jogos decorrem sexta-feira e sábado, 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Por lá, o árbitro luso encontrará o compatriota Ibrahim Mandjam, poste internacional A, que veste as cores do emblema organizador Amicacci Abruzzo. A visita ao país transalpino agrada a Custódio Coelho. “É muito bom regressar a Itália, onde o nível e a cultura do Basquetebol em cadeira de rodas são dos mais elevados e competitivos da Europa. Além disso, será ótimo reencontrar uma cara conhecida como o Ibrahim e observar a sua evolução. Quero demonstrar maior maturidade e assertividade em relação à minha presença no ano anterior na Champions”, assegura.

Exortado a um rápido auto-exame sobre o seu desempenho arbitral, o juiz oferece uma resposta incisiva. “Saliento evolução na confiança na tomada de decisão e na utilização correta da mecânica e das técnicas individuais de arbitragem. Quero continuar a trabalhar na capacidade de controlo e gestão de jogo, um elemento essencial para atingir o próximo nível. Além disso, pretendo assumir maior liderança dentro de campo, garantindo uma comunicação clara e eficaz com os intervenientes”, enumerou, num ano em que faz mira a vários eventos importantes do BCR internacional.

“O objetivo principal será sempre tornar-me um árbitro melhor após cada participação, conquistando maior reconhecimento e respeito por parte de todos os intervenientes. Quero que os próximos momentos sejam bem-sucedidos para alcançar quiçá uma presença no Europeu A deste ano ou até mesmo uma primeira nomeação IWBF Mundo, com a presença no Mundial Masculino de Sub-23 no Brasil”, apontou.

Toda a informação relativa ao grupo B da Champions Cup pode ser encontrada aqui. Ao Amicacci Abruzzo juntam-se Fenerbahçe Spor Kulubu (Turquia), BG Baskets Hamburg (Alemanha), Bidaideak Bilbao BSR (Espanha) e CS Meaux Basket Fauteil (França).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Amicacci Abruzzo (@amicacci)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Laura Mandressi – Briantea84 Cantù/DR

2024: os acontecimentos que marcaram o Basquetebol português

No Basquetebol, o cronómetro só dá a cada equipa 24 segundos para atacar o cesto. Entre os 24 segundos e o som da buzina, tudo pode acontecer. Afinal, e utilizando uma metáfora apropriada à quadra natalícia, é essa a “magia” da modalidade. O que aconteceu, então, a partir do momento em que o “cronómetro” inverteu e passou de (20)23 para (20)24 no que ao Basquetebol nacional diz respeito? Vamos por partes:

JANEIRO

O GDESSA Barreiro entrou em 2024 da melhor forma, vencendo a sua segunda Taça Federação. No derradeiro encontro, as comandadas de André Martins, à data, campeãs nacionais, venceram o SL Benfica, por 55-59, numa reedição das finais da Liga Betclic Feminina 2022/2023 e das Taças Vítor Hugo 2022 e 2023, quebrando a hegemonia das encarnadas na prova (tinham erguido o troféu nas três últimas finais).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

FEVEREIRO

Primeira janela de qualificação para Os Linces, que foram ganhar à Ucrânia, mas não conseguiram ultrapassar Israel em casa, num lotado Multiusos de Odivelas, a iniciar uma caminhada que, após a janela de novembro, se pode considerar um sucesso – falta apenas uma vitória para chegar a mais um EuroBasket, 14 anos depois. A primeira janela para As Linces, que receberam a alcunha no final do ano, teve lugar em novembro de 2023, e foi também ela histórica.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Neste mês iniciaram também as fases nacionais das competições de formação: Campeonato e Taça Nacional para os escalões de Sub14, Sub16 e Sub18, nos dois géneros, num total de quase 300 equipas em prova.

MARÇO

A 75.ª Taça de Portugal Masculina foi a 15.ª Taça de Portugal para o FC Porto. Os azuis e brancos defrontaram o SL Benfica (vencedor em 2023) na final, numa partida eletrizante que acabou 78-81. “É o início de muita coisa”, afirmou, na altura, o treinador dos “dragões”, Fernando Sá. Meses mais tarde, em setembro…

Já no Feminino, acabou mesmo por ser o SL Benfica a levantar a Taça de Portugal Skoiy, batendo precisamente o GDESSA Barreiro (61-42), no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, “vingando-se” do reultado final da Taça Federação de janeiro.

ABRIL

Abril, jovens mil. O ditado não é bem assim, mas esta versão encaixa perfeitamente no que foi este mês para o Basquetebol nacional, com mais uma Festa do Basquetebol Juvenil a animar as ruas e os pavilhões de Albufeira. Foram quase 1000 jovens atletas a participar no evento, que chegou à sua 16.ª edição, e que movimentou uma massa humana de milhares. AB Porto e AB Lisboa dividiram os primeiros lugares em todos os escalões e géneros.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Também as Ligas Betclic estiveram em evidência, com o término da fase regular – com FC Porto e Sportiva Azoris Hotels na frente. Na gala Liga Betclic Awards, no final do mês, Jacob Tubbergen (Imortal LUZiGÁS) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos HMMotor) levantaram os respetivos troféus de MVP, André Cruz (Sporting CP) e Inês Neto (Galitos FFonseca) foram os Melhores Jogadores Jovens, João Figueiredo (UD Oliveirense) e André Janicas (Esgueira Aveiro TRIVGLASS) os melhores treinadores. O Prémio Carreira foi para Mário Barros e o Prémio Excelência para Mário Palma. Conhece aqui todos os vencedores.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

MAIO

Na Liga Betclic Feminina, as “águias” terminam o ano em destaque, ao fazerem a “dobradinha” com a conquista do campeonato, frente ao União Sportiva e com Raphaella Monteiro (MVP) em evidência, e recuperam um título muito ambicionado no seio da equipa de Eugénio Rodrigues.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Já antes de fechar a Liga Betclic Masculina, o SL Benfica conquistou a Taça Hugo dos Santos, frente ao FC Porto, prova que não vencia desde 2018. Num duelo entre os dois primeiros classificados da Liga (fase regular), com bancadas repletas e entusiásticas (3600 espetadores), as “águias” levaram a melhor sobre os “dragões” e ergueram o segundo troféu masculino do ano civil.

O árbitro Fernando Rocha (já lá iremos) também se destaca, ao apitar a Final Four da Euroliga 2024, em Berlim (Alemanha), sendo mesmo o árbitro principal da final (Panatinaikos vs. Real Madrid); e, nas competições FPB, a AD Sanjoanense bate a ABTF Betão Vagos para garantir a subida da CN1 à Liga Betclic Feminina; na Proliga, o Queluz O NOSSO PREGO vence o Galitos BARREIRO.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

JUNHO

Mês de decisões na principal divisão do Basquetebol nacional: na Liga Betclic Masculina, o SL Benfica vence o FC Porto (3-0) na final e sagra-se campeão pela terceira vez consecutiva, com um emocionado Fernando Rocha a apitar a “finalíssima” – o último jogo da carreira.

E, claro, o “nosso” Neemias Queta tornou-se o primeiro português a ser campeão na NBA. A fotografia com o anel na Casa Branca ficará no legado do poste dos Boston Celtics, que tem vindo a colecionar cada vez mais minutos com Joe Mazzulla desde setembro.

JULHO

Termina a temporada a nível de Clubes e chegamos a um novo máximo no número de agentes inscritos na FPB no final de uma época desportiva: 36.598, prova inequívoca do crescimento da modalidade em todo o país.

Outra prova foi também a vitória portuguesa frente à histórica Argentina no II Torneio Internacional de Guimarães, onde a Seleção Nacional derrotou o coletivo de Facundo Campazzo e Nico Lapovitrolla, que tem agora Pablo Prigioni ao leme. Dois dias depois, derrotou também a Grã-Bretanha e saiu invencível da prova triangular.

Ainda este mês tiveram também lugar dois eventos de sucesso: o Inter-Seleções 3×3 Sub17, em Tomar, que coroou como vencedores as Seleções da AB Porto (Masculino, bicampeã) e da AB Lisboa (Feminino, tricampeã). Já na Festa do Minibasquete, com quase 500 atletas participantes, foram Lisboa (Feminino) e Setúbal (Masculino) que levaram de vencida o torneio – onde o resultado é o que menos importa. Este ano, a Festa ficou marcada pelas visitas da Seleção Nacional e da Seleção Nacional de BCR.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

AGOSTO

Mais um mês em que as várias Seleções Jovens estiveram em ação. Destaque, claro, para a Seleção Nacional Feminina Sub18 alcançou o 5.º lugar no Campeonato da Europa que se realizou em Matosinhos, a melhor marca de sempre no escalão, e que garante a qualificação para o Mundial de Sub19 Femininos, na Chéquia, em 2025. A “Casa das Seleções”, como é carinhosamente apelidado o Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, encheu para o derradeiro duelo, frente à Hungria, num verdadeiro espetáculo dentro e fora das quatro linhas. Um feito histórico e cujo único precedente tinha sido, também com Agostinho Pinto “ao leme”, o apuramento para o Mundial Sub17, em 2015. Clara Silva foi Cinco Ideal.

@fpbasquetebol Que obra de arte esta narração com direito a flauta no final incrível dupla de José Pedro Barbosa e António Pedro Dias ️ O CAMINHO É PARA A CHÉQUIA #SomosBasquetebol #GigantesDePortugal #U18EuroBasket #fyp #fpb #foryou #sports #basketballtiktok #TikTokDesporto #fypシ゚viral ♬ som original – FPB

Grande destaque também para a Seleção Nacional de BCR, que vence o derradeiro jogo e garante a manutenção na Divisão B do Campeonato da Europa da modalidade, patamar alcançado em 2023, já com o atual selecionador, o aclamado Óscar Trigo. Pedro Bártolo é Cinco Ideal do torneio.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

E, claro, o verão é sempre um “mês grande” para o 3×3 nacional e João Grosso alcançou o feito histórico de se tornar o primeiro português a participar numa etapa da World Tour, principal “divisão” da modalidade. O árbitro Pedro Maia também chegou ao topo em 2024, ao apitar as finais do Europe Cup 3×3 2024.

SETEMBRO

A época feminina inicia-se com a Taça Vítor Hugo, disputada em Aveiro e conquistada pelo SL Benfica, a iniciar de forma contundente a temporada desportiva: 86-56. Raphaella Monteiro foi MVP – mais um prenúncio de uma excelente época – e o Sportiva Azoris Hotels ficou em 3.º, vencendo o CAB Madeira.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Já no final do mês, o destaque é mesmo as Supertaças. No Feminino, nova vitória encarnada, desta feita frente ao GDESSA Barreiro, finalista vencido da última Taça de Portugal; no Masculino, é o FC Porto que sai vencedor do duelo com o SL Benfica. O encontro exigiu prolongamento, para gáudio das repletas bancadas do Multiusos de Sines. Uma réplica perfeita do que viria a ser o nível exibicional da Liga que ambas as equipas encabeçam ao final do ano.

OUTUBRO

Outubro foi rosa para as Ligas Betclic. Cada triplo marcado na Liga Betclic Masculina e na Liga Betclic Feminina reverteu em 10€ para a Liga Portuguesa contra o Cancro, campanha da FPB e da Betclic que angariou um total de 4890 euros, proveninentes dos 489 lançamento dos três triplos convertidos durante o mês, entre outras iniciativas de sensibilização e homenagem.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Nasce também neste mês uma iniciativa pioneira para o Basquetebol nacional: pela primeira vez, as crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade vão poder ter o Minibasquete como “disciplina”, com professores orientados, torneios regulares e material oferecido pela FPB às escolas, no âmbito da modalidade de 3×3. No fundo, trata-se do alargamento de uma iniciativa similar, que há largos anos a FPB promove para os alunos das escolas básicas e secundárias.

NOVEMBRO

A Seleção Nacional Masculina obteve uma vitória inédita sobre a Eslovénia, um marco histórico, com uma primeira parte de luxo e os holofotes bem acessos, e que coloca os comandados de Mário Gomes muito perto do apuramento para o EuroBasket 2025; no jogo fora, em Koper, Portugal ficou a um ponto (83-82) de garantir desde já a qualificação tão ansiada (o último EuroBasket foi em 2011).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Recordar que, no intervalo do jogo em casa, o Governo Português condecorou Fernando Rocha com uma Medalha de Mérito Desportivo, honrando uma longa e aclamada carreira e fechando o seu último ano na arbitragem com chave de ouro.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Já a Seleção Feminina também somou uma esclarecedora vitória (43-76) com a Macedónia do Norte, fora, e segue em segundo no grupo (passam os quatro melhores segundos). O primeiro jogo, contra a Sérvia, ultra-favorita, não foi tão favorável. Em fevereiro, o coletivo de Ricardo Vasconcelos tem dupla jornada em Coimbra, e conta com o apoio de todos os portugueses para garantir o primeiro Campeonato da Europa Feminino para o país.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Antes disso, logo no início do mês, a Seleção Nacional de Esports garantiu um feito histórico na 3.ª época da eFIBA, ao cair apenas na final, perante a Turquia, e a sagrar-se vice-campeão europeu de eSports (2K) – com bilhete carimbado para o seu primeiro Mundial de sempre. Com grande sucesso, como podemos ver a seguir:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

DEZEMBRO

Logo a iniciar o mês, Portugal é bronze mundial em 2K, meros 30 dias depois do vice-campeonato europeu: o coletivo luso foi às Filipinas e venceu a congénere anfitriã no jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar, num registo histórico e até aqui impensável. Na terceira temporada competitiva da modalidade, a Seleção das Quinas trouxe a medalha de bronze “para casa”, alavancada pelas grandes exibições de Henri Jones (defensor do ano para a eFIBA).


Dá-se também o lançamento oficial de mais quatro campos 3×3 Basket Art, no Parque Corgo, em Vila Real, elevando os números do projeto para 60 campos em 41 localizações, espalhados por várias localidades portuguesas, promovendo o desporto e a cultura. Em setembro já tinha sida inaugurado , em Vila Franca de Xira, o Campo do Sobralinho.

E, para fechar 2024 “em grande”, Ticha Penicheiro foi indicada para a Classe de 2025 do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, e saberá no próximo ano se entrará mesmo para o famigerado memorial da modalidade, uma honra que celebra a sua carreira lendária, cinco anos depois de ser induzida ao Women’s Basketball Hall of Fame, em 2019.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

E em 2025? O cronómetro está quase a chegar aos 0′.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Fernando Rocha recebe Medalha de Mérito Desportivo no jogo em que Portugal venceu a Eslovénia

No intervalo do jogo em que Portugal somou uma vitória frente à Eslovénia, a contar para a qualificação para o EuroBasket 2025, decorreu uma homenagem ao ex-árbitro Fernando Rocha. O juiz esteve presente na final da Euroliga 2023/2024 e terminou a sua carreira no jogo da final dos Playoffs da Liga Betclic Masculina da mesma época. Para esta homenagem, a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Dr. Carla Mouro, esteve presente e foi quem entregou a Medalha de Mérito Desportivo.

Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade a entregar a Medalha de Mérito Desportiva a Fernando Rocha

A atribuição desta Medalha deve-se ao notório serviço prestado de Fernando Rocha à modalidade do Basquetebol. Com uma carreira bastante extensa, Fernando Rocha foi árbitro da Federação Portuguesa de Basquetebol desde 1986, árbitro nacional da 1.º Divisão desde 1992, árbitro internacional FIBA desde 1995 até 2019, árbitro EUROLEAGUE desde 2000 e árbitro da VTB League desde 2012 até 2020. Tendo em conta este vasto currículo, a FPB elaborou uma carta de recomendação e o Senhor Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias, considerou a atribuição deste prémio.

Apesar de já não entrar dentro das 4 linhas para arbitrar, o ex-juiz continua ligado à modalidade sendo formador da Escola Nacional de Basquetebol, onde irá participar ativamente na formação de novos árbitros de basquetebol a nível nacional e internacional.

Pode-se ler o Despacho relativo a esta atribuição aqui.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Paulo Marques convocado para apitar duelos no EuroBasket 2025 Qualifiers

Diversas competições masculinas encontram-se em pausa para se dar mais uma janela de Qualificação para o EuroBasket 2025. “Os Linces” entram em campo amanhã, dia 22 de novembro, pelas 19h frente à Eslovénia. Mas, há outro português que irá participar nesta janela de qualificação, mas com uma função diferente. O árbitro Paulo Marques foi convocado para arbitrar duas partidas durante este fim de semana de seleções.

O primeiro encontro onde marca presença é no Polónia versus Estónia, que tem data marcada para as 17h de hoje, dia 21 de novembro. A segunda partida onde irá participar será no domingo, dia 23, pelas 19h, jogo que coloca a Sérvia frente à Dinamarca.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.