Artigos da Federaçãooo

Há pela primeira vez um árbitro nacional nos Jogos FICEP-FISEC

Inicia-se hoje a 74.ª edição dos Jogos FICEP-FISEC e, pela primeira vez, o basquetebol de Portugal vai-se fazer representar com um aluno juiz-árbitro português: Vítor Ramos (à esquerda na foto de destaque), de 19 anos, da Escola Secundária de Rocha Peixoto (Póvoa do Varzim).

É um acontecimento inédito para a modalidade. Até agora, tem sido costume estar o país organizador encarregue de definir as equipas de arbitragem (neste caso, a Roménia), mas para a edição de 2024 as coisas serão diferentes, e Vítor Ramos vai mesmo integrar a comitiva de quase 150 alunos que parte precisamente hoje, 15 de julho, para Bucareste – onde ficarão até ao dia 21.

O jovem árbitro, formado através do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE), até já tinha participado no torneio, enquanto atleta, em 2022, e dá agora “o salto” para o outro lado, na sua última oportunidade para o fazer, já que terminou em junho o 12.º ano de escolaridade. E foi ao longo deste ano letivo que, apitando provas regionais e nacionais, se distinguiu dos demais. Daí esta seleção, que considera “uma oportunidade única e irrecusável”.

“Estou ansioso porque é uma experiência nova. Já apitei vários jogos com equipas estrangeiras, mas nunca a representar Portugal”, confessou à FPB. Sobre o “plano de jogo”, acredita que vai tudo correr bem na Roménia: “Uma pessoa tem é que mostrar as suas capacidades, tem de se impor e não perder controlo sobre o jogo, é mais difícil quando ainda por cima [os atletas] estão a representar o próprio país”.

O PNFJAE é uma vertente do Programa Estratégico de Desporto Escolar (DE), um trabalho conjunto entre as estruturas do DE, a FPB e o IPDJ, que visa a formação de alunos juízes-árbitros escolares, com o intuito de contribuir para mais um salto qualitativo desta modalidade no âmbito escolar, com grande sucesso, agora consagrado.

De recordar que os Jogos FICEP-FISEC (acrónimos de Fédération Internationale Sportive de L’Enseignement Catholique) remontam a 1948, e são compostos por diversas competições desportivas em variadas modalidades, com mais de 2000 participantes, oriundos de diferentes países. No Basquetebol, Portugal vai-se fazer representar pela Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes (Masculino) e pela Escola Básica de Vialonga (Feminino), os respetivos Campeões Nacionais de Escolas 2024.

Além do Basquetebol, a comitiva portuguesa vai participar nos torneios de Atletismo, Natação e Voleibol (em masculinos e femininos) e Futsal (apenas masculinos). Não só Vítor Ramos irá estar presente, mas também o Voleibol e o Futsal vão ter alunos-árbitros a participar pela primeira vez na competição.

A estreia internacional do jovem árbitro portuense está marcada já para amanhã, dia 16 de julho, no confronto entre a equipa A de Espanha e a equipa da Bélgica. Quanto aos jogos portugueses, a equipa masculina enfrenta logo de manhã a Espanha B e a equipa feminina joga à tarde com a escola do Chile.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Fotos | Desporto Escolar

Portugal com grande representação no Campus Internacional do PROMISE em Bordéus

A comitiva portuguesa já chegou a Bordéus, França, para mais um Campus Internacional do projeto PROMISE, e vai ficar em terras francesas até dia 12 de julho, em mais um momento de aprendizagem e desenvolvimento do basquetebol feminino.

De acordo com o site oficial do PROMISE (A Step Forward for Women In Basketball), participam nesta edição 16 atletas, 5 treinadoras e 3 árbitras. E Portugal faz-se representar em peso, com a participação de cinco jogadoras, Carminho Cruz, Ana Barreto, Leonor Faial, Beatriz Polici e Sara Peres; duas treinadoras, Cristina Carvalho (NDA Pombal) e Sofia Lourenço Dias (GDB Leça) e ainda uma jovem árbitra, Bruna Silva. Por parte da FPB, fazem-se presentes Cátia Mota e Maria Ferreira.

Durante cinco dias, a comitiva nacional vai estar envolvida em diferentes palestras, reuniões e ações de desenvolvimento do PROMISE, um projeto Erasmus+, financiado pela União Europeia, que desde janeiro de 2023 está na linha da frente no combate às desigualdades e descriminações de género no desporto, tendo a vista a inclusão feminina em todas as vertentes do basquetebol.

O programa é liderado pela Federação Catalã de Basquetebol, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação de Basquetebol do Kosovo, Federação de Basquetebol da Irlanda, Federação Búlgara de Basquetebol, Basquetebol Nouvelle-Aquitaine e a Universidade Ramon Llull (Barcelona).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Clinic de Cantanhede: Workshop sobre mulheres no Basquetebol e performance de jovens atletas

O Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, que se vai realizar de 22 a 23 de junho, oferece aos seus participantes dois Workshops.
Será um momento para os treinadores partilharem experiências dos seus clubes e para debater pontos de vista em contextos diferenciados.
O Workshop irá decorrer no sábado por volta das 15h, em dois espaços próximos na cidade de Cantanhede, o 1.º no Auditório do Centro Social e Paroquial de São Pedro e o 2.º no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
O tema do Workshop 1  é “A Mulher no Universo do Basquetebol“, que irá contar com Ricardo Vasconcelos (Selecionador Nacional Feminino) e Nuno Manaia (Diretor Técnico Nacional) enquanto moderadores.

Objetivos:

  • Aumentar a participação das mulheres no basquetebol português;
  • Assegurar que elas mantenham ligação ao desporto e ao basquetebol por muitos anos, especialmente após deixarem de jogar;
  • Devido às suas capacidades, garantir que desempenhem um papel decisivo nos diversos órgãos de decisão (federativos, associativos, clubes e outros);
  • Prolongar relação com o basquetebol, pelo menos, como fãs ativas e participativas.

Já os Palestrantes, serão a Filipa Castanheira, professora na Nova School of Business and Economics e Formadora com a Portugal Football School; Cristina Carvalho, treinadora de Basquetebol, coordenadora; ex jogadora; participa no projeto Promise da FIBA; Sofia Dias, Treinadora de basquetebol; Coordenadora e ex jogadoraParticipa no projeto Promise da FIBA.

No que diz respeito ao tema do Workshop 2, “A performance dos jogadores de Sub 14”, o Selecionador Nacional Masculino, Mário Gomes, e Jorge Fernandes, Diretor Escola Nacional de Basquetebol, são os moderadores.

Neste Workshop os treinadores acederão a um conjunto de informação resultante de trabalhos científicos realizados por companheiros que são professores universitários, na Festa do Basquetebol de Albufeira.

Os Palestrantes são os seguintes: João Rocha, treinador, formador e Prof. Universitário no IP de Castelo Branco;
Sérgio Ramos, treinador, selecionador nacional e formador, Prof Universitário na Universidade Lusófona; António Paulo Ferreira, treinador, formador e Prof Universitário na UT – FMH.
Inscrições, AQUI!
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Fernando Rocha despede-se da arbitragem

Fernando Rocha, de 54 anos, retirou-se da arbitragem esta segunda-feira, no jogo 3 da final da Liga Betclic Masculina. O experiente árbitro português dedicou 38 anos à arbitragem e ao basquetebol, numa carreira recheada de conquistas e momentos altos. Além de liderar a equipa de arbitragem durante a final do campeonato, naquele que foi o último jogo da extensa carreira, Fernando Rocha destacou-se, também, por ter apitado a final da Euroliga desta temporada, feito que já tinha protagonizado, mas que voltou a repetir.

Em declarações à FPBtv, no final do jogo 3, o árbitro da AB Porto confirmou que a decisão já estava tomada e que, apesar de deixar as quatro linhas, vai continuar ligado à arbitragem. Depois de 38 anos dedicados à arbitragem, só podemos agradecer a dedicação e o patamar de excelência atingido pelo árbitro luso. Obrigado, Fernando!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Clinic de Cantanhede agendado para 22 e 23 de junho

O Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, momento fulcral do ano basquetebolístico, vai decorrer entre 22 e 23 de junho, numa organização da Federação Portuguesa de Basquetebol/Escola Nacional de Basquetebol, no Pavilhão “Os Marialvas”, em Cantanhede.

As inscrições ainda não se encontram abertas, estando limitadas a 500 participantes, mas dentro de poucos dias vão ser disponibilizadas. Na edição deste ano, os preletores serão Santiago Beltran (“O Lançamento: Ensinar a lançar por Etapas” e “Como construir um sistema ofensivo desde uma equipa de formação até uma equipa sénior”), Pablo Del Tio (“Drills ataque-defesa do bloqueio direto” e “Atividade defensiva”), Miguel Gimenez Palácios (“Propostas de Conteúdos técnicos e táticos para um treino de minibasquete”) e ainda Isabel Ribeiro dos Santos (“O básico ofensivo para Sub 16”).

No cartaz abaixo podem encontrar toda a informação do Clinic, incluindo os preços de inscrição. Em anexo, é possível consultar o Programa do Clinic Internacional de Formação de Cantanhede. Inscrições, AQUI!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Fernando Rocha na final da Euroliga masculina!

Fernando Rocha, categorizado árbitro internacional português, vai ser o juiz principal da final da Euroliga masculina, este domingo (19h, transmissão em direto na Sport TV6).

O árbitro da Associação de Basquetebol do Porto, com 54 anos, tem assim pela frente mais um grande momento na sua carreira ao ajuizar o embate entre Real Madrid e Panathinaikos AKTOR, na Uber Arena, em Berlim.

Fernando Rocha chefiará uma equipa de arbitragem também composta por Ilija Belosevic (Sérvia) e Mehdi Difallah (França).

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Fernando Rocha nomeado para a Final Four da Euroliga masculina

Mais uma excelente notícia para o basquetebol português e para a nossa arbitragem!

Fernando Rocha, juiz da AB Porto, foi nomeado para a Final Four da Euroliga masculina, que decorrerá na Uber Arena, em Berlim (Alemanha), entre 24 e 26 de maio.

O árbitro de 54 anos, volta a merecer a confiança para um dos pontos altos do basquetebol europeu, que reunirá Real Madrid, Olympiacos Piraeus, Panathinaikos AKTOR Athens e Fenerbahçe Beko Istanbul.

Daniel Hierrezuelo, diretor de arbitragem da Euroliga, deixou rasgados elogios aos oito juízes selecionados: “Tal como os jogadores e equipas da Final Four, a excelência é necessária para ganhar um lugar entre as equipas de arbitragem, por isso estou orgulhoso de ter estes oito profissionais de elite em Berlim. A sua experiência e perspicácia ajudarão a garantir o máximo de justiça”, vincou.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Paulo Marques e Sérgio Silva nas grandes decisões do basquetebol europeu

Mais duas nomeações que prestigiam o basquetebol português!

Paulo Marques e Sérgio Silva, árbitros da AB Porto e AB Lisboa, respetivamente, receberam duas nomeações para momentos de relevo do basquetebol europeu.

A final four da Euroliga feminina, que vai decorrer na Turquia entre 12 e 14 de abril, terá Paulo Marques como um dos juízes. Villeneuve D’ascq LM, ZVVZ USK Praha, Fenerbahçe Alagoz Holding e Cukurova Basketbol Mersin são as equipas em prova.

Sérgio Silva entrará em ação no primeiro jogo final da EuroCup masculina, a 9 de abril, em França, num duelo gaulês entre Paris Basketball e Mincidelice JL Bourg en Bresse.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Magazine da Liga Betclic Masculina está de volta este sábado

A Liga Betclic Masculina está de regresso, o que significa que o Magazine da competição está de volta!

Este sábado, na RTP2, no intervalo do Ovarense GAVEX vs. SL Benfica, tem lugar mais um capítulo do Magazine da Liga Betclic Masculina, com vários conteúdos!

O embate entre vareiros e “encarnados” começa às 15 horas.

Todos os outros Magazines, assim como outros conteúdos, estão disponíveis, de forma gratuita, na FPBtv.


Esta sexta-feira e sábado disputa-se a 18.ª ronda da Liga Betclic Masculina, composta pelos seguintes encontros, todos com transmissão em direto na FPBtv:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


“Ética no Desporto” conta com 87 embaixadores

O projeto “Ética no Desporto”, que faz parte do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), conta com 87 embaixadores.

A lista é composta pelas seguintes personalidades, algumas ligadas ao basquetebol:

– Abel Figueiredo
– Alcino Martinho
– Ana Cabecinha
– Ana Dias
– Ana Pessegueiro
– Ana Sofia Ribeiro
– Antonino Pereira
– António Alves Tunes
– António Champalimaud
– António Martins Miguel
– António Ramalho
– Artur Madeira
– Beatriz Gomes
– Bruno Avelar Rosa
– Carla Couto
– Carlos Manuel Albuquerque
– Carlos Mateus
– Carlos Pereira Batista
– Carlos Veríssimo
– Cátia Mota
– Cecília Carmo
– Daniela Domingues
– Duarte Gomes
– Dulce Várzea
– Eduardo Manuel Rodrigues
– Emanuel Silva
– Fernanda Ribeiro
– Fernando Pinto
– Filipa Cavalleri
– Filipa Godinho
– Francisca Laia
– Francisca Martins
– Inês Gonçalves
– Joana Pratas
– Joana Ramos
– Joana Schenker
– João Capela
– João Cardoso
– João Rodrigues
– Jorge Emanuel Machado
– Jorge Faustino
– Jorge Heleno
– Jorge Silvério
– Jorge Pina
– Jorge Soares
– José Barbosa
– José Francisco Raimundo
– José Loureiro
– José Luis Barros
– José Mário Cachada
– José Miguel Nora
– José Neto
– José Pavoeiro
– José Pedro Lopes
– Júlio Vieira
– Leandra Freitas
– Luís Alves Monteiro
– Luís Conceição
– Luís Estrela
– Luís Sénica
– Manuel João Coelho e Silva
– Marcos Antunes
– Maria Aurora Cunha
– Maria Caetano
– Maria Dulce Esteves
– Mónica Jorge
– Nuno Delgado
– Paula Gomes
– Paulo Guerra
– Paulo Marcolino
– Paulo Martins
– Paulo Sérgio
– Pedro Berjano
– Pedro Henriques
– Pedro Jorge Barros
– Renato Pita
– Ricardo Monteiro
– Ricardo Nora
– Rogério Pedro Oliveira
– Rui Cansado
– Rui Telheiro Martins
– Sofia Araújo
– Tadeu Celestino
– Teresa Rocha
– Tiago Venâncio
– Vitor Santos
– Yahima Ramirez

 

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED) é uma iniciativa governamental implementada pelo IPDJ desde 2012.

Com uma missão preventiva e educativa, destina-se a entidades que promovem atividades desportivas e a estruturas ligadas direta ou indiretamente ao desporto como clubes, federações, associações, escolas, autarquias, comunicação social e prisões, tendo como público-alvo: crianças, atletas, dirigentes, treinadores e árbitros, entre outros.

O plano consiste num conjunto de iniciativas que visa promover e disseminar a ética e os valores inerentes à prática desportiva, encontrando-se os seus objetivos enquadrados em cinco eixos estratégicos:

– Formação/educação;
– Prática desportiva/eventos;
– Publicações/investigação/tecnologias da informação e comunicação;
– Concursos;
– Campanhas.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


“Podemos chegar a muitas jovens. Queremos que fiquem muitos anos na modalidade!”

No passado domingo, 28 de janeiro, o pavilhão do Clube do Povo de Esgueira, um dos palcos da 14.ª edição da Taça Federação, também acolheu a iniciativa “Time Out”, inserida no projeto do “Impulso Feminino”.

O evento, que reuniu muitas jovens praticantes e figuras da modalidade, contou com a reportagem da FPBtv.

O nosso canal ouviu pais de atletas, Daniela Domingues (jogadora), Marta Perdigão (árbitra), as irmãs Ana e Gabriela Raimundo (jogadoras e treinadoras), Ana Costa (árbitra), Cristina Leite (coordenadora no “Time Out”) e Cátia Mota (responsável pelo Departamento de Comunicação, Marketing e Eventos da FPB), que destacou os grandes propósitos da iniciativa.

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


“Projetos como o PROMISE podem ajudar bastante as árbitras a evoluir”

O nome de Sónia Teixeira quase dispensa apresentações. Árbitra internacional da Associação de Basquetebol de Lisboa (AB Lisboa), Sónia Teixeira vai ser a mentora das juízas no projeto PROMISE, que promete dar que falar.

Em entrevista à FPB, Sónia Teixeira revela aquilo que para ela pode trazer este projeto: “O PROMISE representa, a meu ver, um primeiro passo daquilo que pode ser um trabalho consolidado para o aumento da qualidade e da quantidade de árbitras e treinadoras, possibilitando que possam atingir patamares mais altos no basquetebol, de uma forma mais regular e sustentada”, afirma.

Aos 46 anos e com uma carreira já recheada, Sónia Teixeira vinca que é altura de mais árbitras aparecerem: “Agradeço muito o convite que me foi endereçado e tenho um prazer enorme em colaborar neste projeto. Penso, sinceramente, que pode representar um ponto de viragem, caso sejam proporcionadas todas as condições para um trabalho de mentoria de qualidade, e nesse sentido é muito gratificante poder contribuir para a evolução de jovens árbitras e poder colocar a experiência que adquiri ao longo de 27 anos de carreira ao serviço deste objetivo. Para melhor se compreender a importância deste tipo de iniciativas, deixo um dado relevante: após 13 anos de interregno sem nenhuma mulher a arbitrar a Liga Masculina em Portugal (recordo aqui a falecida Ana Paula Freire, primeira mulher a fazê-lo), alcancei esse patamar, onde me encontro há 17 anos. Durante este período de 17 anos, apenas por duas épocas tivemos outra mulher nesta competição. Penso que está na altura de aparecerem mais árbitras com qualidade para chegar a esta competição, que é a mais difícil de alcançar”, salienta.

De seguida, a juíza antecipa qual será o seu papel: “No âmbito da mentoria, procurarei orientar e aconselhar o melhor que puder as jovens árbitras ao longo dos próximos seis meses, criando uma ligação próxima com cada uma delas, ajudando-as a desenvolver algumas ferramentas de trabalho que lhes possam ser úteis nesta fase das suas carreiras e que lhes possam conferir autonomia para o futuro, ao nível de competências técnicas, comportamentais e comunicacionais. Darei igualmente suporte a toda a preparação mental que me parece necessário que desenvolvam e que se revelou fundamental para mim ao longo da minha carreira, de modo a que possam tornar-se mais resilientes, mais bem preparadas para ultrapassar os obstáculos que irão enfrentar e para que não desistam perante contrariedades, procurando sempre trabalhar para serem cada vez melhores. Por último, o aspeto da conciliação da arbitragem com os estudos ou com a atividade profissional será também uma preocupação a ter em conta”, pormenoriza.

Chegada a um patamar muito alto da modalidade, Sónia Teixeira reconhece que o caminho não foi nada fácil: “Não foi complicado, foi muito complicado. Primeiro, é extremamente difícil a progressão na carreira e o alcançar das principais competições, em particular as masculinas, que normalmente são aquelas em que existem mais restrições no acesso. Depois é ainda mais difícil a manutenção nesse patamar. Muitas resistências, muitas desconfianças relativamente à capacidade, escassez de oportunidades pelo simples facto de ser mulher, maior resistência à nomeação para arbitrar jogos masculinos. É importante não se desistir às primeiras contrariedades, acreditar e continuar a trabalhar, pois mais cedo ou mais tarde a oportunidade acaba por surgir e felizmente há pessoas que veem a igualdade como algo natural e que apoiam nesse sentido, e é nestas pessoas que é importante focar a energia e a atenção. Prova disso mesmo é que esta época, ao final de 11 anos como árbitra internacional, fui indicada pela primeira vez para uma competição internacional masculina. Depois, com a habituação, tudo acaba por se tornar natural, pois os(as) jogadores(as), os(as) treinadores(as), os diversos agentes da modalidade, em última análise estão preocupados(as) em ter um trabalho competente por parte da equipa de arbitragem, isso é o mais importante, e independentemente do género. A meu ver seria tempo de já não ser necessário este tipo de discussão, mas infelizmente ainda estamos bastante longe disso acontecer: a evolução acontece, mas revela-se mais lenta do que seria desejável. Estou em crer que projetos como este podem ajudar bastante a esta evolução”, deixa a nota.


O projeto PROMISE veio para ficar. Um Projeto Erasmus+, no qual a FPB se encontra inserida, juntamente com outras seis organizações europeias: Federação Catalã de BasquetebolBasquetebol Nouvelle-AquitaineFederação de Basquetebol do KosovoFederação de Basquetebol da IrlandaFederação Búlgara de Basquetebol e Universidade Ramon Llull (Barcelona).

O projeto, que se iniciou em Janeiro de 2023 e previsão de término em Junho de 2025, é liderado pela Federação Catalã de Basquetebol, e graças ao empenho e trabalho de todas as organizações envolventes, visa enfrentar a situação de desigualdade e discriminação de género. O PROMISE tem como objetivo promover uma maior inclusão e participação de atletas do género feminino no basquetebol em todos os níveis de responsabilidade através da conceção, implementação e avaliação de um programa de intervenção holístico.

Na vertente direcionada para as treinadoras foram encontradas duas conceituadas mentoras: Isabel Ribeiro dos Santos e Gilda Correia. Já no que toca às árbitras e juízas, a mentora também já representou Portugal nos maiores palcos: Sónia Teixeira.

Em anexo poderão ver mais sobre o objetivo do projeto, bem como todas as suas implicações. PROMISE_Programa de Mentoria

Para qualquer questão adicional relativa ao projeto PROMISE, solicitamos que enviem as questões para departamentotecnico@fpb.pt.

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.