Artigos da Federaçãooo
X Circuito Prof. Mário Lemos joga-se este fim de semana em Famalicão
É a 21.ª etapa do X Circuito Prof. Mário Lemos, dedicado ao escalão de Sub10 e que, dia 10 de maio, a partir das 9h15, vai reunir na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, seis emblemas das Associações de Basquetebol de Braga.
Além do clube anfitrião, o Famalicense AC, participam no torneio o SC Braga, SC Maria da Fonte, BC Barcelos, GDAS e Esposende BC.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
José Almeida no podcast SerMinibasquete: “Um médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”
A frase que dá título a este artigo, comummente atribuída a Abel Salazar, mas o treinador José Almeida reforça ser de um médico catalão do final do século XIX, é o mote para mais uma partilha do podcast SerMinibasquete. Desta feita, com o técnico de 61 anos (atualmente no GD Bolacesto), convidado de Luís Abreu para uma conversa sobre o Basquetebol enquanto ferramenta essencial para o desenvolvimento integral da criança, fornecendo ferramentas que contribuem para a excelência, seja no desporto ou em qualquer outra vertente da sociedade.
Ver esta publicação no Instagram
Confere aqui a entrevista completa:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTO DE CAPA | DR
Inscrições abertas para o Clinic da Semana do Minibasquete
Francisco Alarcon Lopez, famigerado treinador de Basquetebol e docente na área do Desporto, é o formador convidado este ano para o clinic itinerante da Semana do Minibasquete, que vai percorrer o país de lés a lés entre 6 e 10 de maio. As inscrições estão abertas, até à hora das várias formações, através da plataforma Smartfan.
A ação, que reuniu quase 300 participantes na edição de 2024, é gratuita para coordenadores de estágio; treinadores do clube onde se realiza a ação; o DTR e o Selecionador Regional de Minibasquete locais. E tem o custo de cinco euros para treinadores e de três euros para estagiários, tutores de estágio e formadores FPB/ENB (Categoria Tutor, Estagiário Grau I, Estagiário Grau II, Formador).
Confere aqui as horas e datas das várias formações:
Dia | Hora | Local | Pavilhão |
---|---|---|---|
06/mai | 19:00 | Viseu | Pav. Escola Alves Martins |
07/mai | 19:30 | Braga/ Famalicão |
Pav. Escola Secundária Camilo Castelo Branco |
08/mai | 19:00 | Aveiro | Pavilhão Galitos |
09/mai | 19:30 | Porto/ Gondomar |
Pavilhão Municipal de S. Pedro da Cova |
10/mai | 09:30 | Santarém/ Tomar |
Escola Nuno Álvares Pereira |
10/mai | 20:30 | Setúbal/ Almada |
Complexo de Desportos Cidade de Almada |
E o cartaz oficial:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Fim de semana da “Liberdade” rima com Minibasquete
Mais um grande fim de semana de Minibasquete de Norte a Sul do país. Em três dias, realizaram-se cinco etapas dos circuitos nacionais promovidos pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), com a presença de mais de 300 atletas, num universo de 25 clubes.
A começar com duas etapas em Ponte de Lima, referentes aos X Circuito Mário Lemos e o I Circuito Neemias Queta, logo no feriado de 25 de abril. Em pleno aniversário da Revolução dos Cravos, os jovens atletas aproveitaram ao máximo essa “liberdade” para jogar. Sob organização do BC Limiense, no pavilhão municipal, participaram três clubes da Associação de Basquetebol (AB) de Viana do Castelo, o CB Viana e o Barca BC, além do clube anfitrião; e o Clube 5Basket, da AB Porto, num total de 31 atletas – aos quais se juntaram os 44 jovens jogadores que, em simultâneo com a etapa do Mário Lemos e representando os mesmos emblemas, disputaram o Circuito Neemias Queta.
Tratou-se de um evento que “foi uma verdadeira celebração do Minibasquete, proporcionando às crianças uma experiência inesquecível, marcada pelo entusiasmo, pela partilha e pelo amor ao Basquetebol”, frisou o treinador de Sub12 do Monção BC, Paulo Narciso. “A energia positiva que se viveu ao longo de toda a tarde reflete o impacto de que iniciativas como esta têm na importância do desenvolvimento desportivo, humano e social dos mais jovens”. Já Bruna Dias Campos, do Clube 5basket, acredita que “é uma mais valia jogar com atletas Sub12 a campo inteiro e já em formato 5×5”, algo “benéfico” para os atletas que, na próxima época, já serão Sub14, considera.
Um dia depois, no 26 de abril, voltou a jogar-se uma etapa do Circuito Neemias Queta, introduzido este ano pela FBB, desta feita em Paços de Brandão, no pavilhão do GRIB, clube organizador. Foram 67 atletas a participar, todos eles da AB Aveiro e dos seguintes clubes: GRIB, UD Oliveirense, AD Ovarense, S.J. Ver, SC Beira Mar e a Escola SLB de Oliveira de Azeméis.
A 27, foi o XIX Circuito Ticha Penicheiro que esteve em destaque, em Aveiro (Pav. Dr. Aristides Hall), com quatro emblemas da AB Aveiro – SC Beira Mar, AD Sanjoanense, CP Esgueira e Illiabum Clube; o NDA Pombal a representar a AB Leiria, o Gumirães a representar a AB Viseu, o GDB Leça pela AB porto e o Olivais FC pela AB Coimbra, com quase 100 atletas (91) em prova.
No mesmo dia, dá-se a primeira etapa do Circuito Neemias Queta organizada pelo SC Caldas. No Pavilhão Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, a fasquia chegou novamente a quase uma centena de participantes (90), de várias associações. Nomeadamente NDA Pombal e SC Caldas (AB Leiria), Chamusca BC e Santarém BC (AB Santarém); Sporting CP e CF Belenenses da AB Lisboa; Ginásio Clube Figueirense pela AB Coimbra e SC Vasco da Gama pela AB Porto.
“Uma fantástica oportunidade de poder jogar com equipas de outras realidades, num formato um pouco mais competitivo, capaz de estimular competências que só prática do Minibasquete é capaz. São este tipo de experiências que nos ajudam a crescer”, considerou Mário Ramos, do Ginásio Figueirense. Por seu lado, André Roxo, coordenador no Belenenses FC, considera que “este modelo de competição é um verdadeiro incentivo à prática desportiva e ao espírito competitivo saudável entre os jovens atletas. Torneios assim deveriam acontecer mais vezes, promovendo o talento e a paixão pelo desporto”.
Já a seguir, na agenda do Minibasquete:
Os fins de semana de Minibasquete irão continuar e dia 3 volta-se a ter duas etapas dos circuitos nacionais da FPB: no I Circuito Masculino Neemias Queta, o Beja BC (AB Alentejo) organiza a sua prova dia 3, entre as 14 e as 18 horas, no Municipal Serra Magalhães. Vão marcar presença o Beja BC, o ASC BVRM Terras del Rei e os Salesianos Évora (AB Alentejo); da AB Algarve, o Portimonense Sporting Clube e o Clube de Basquete de Tavira; e da AB Setúbal, o Seixal Clube 1925.
Em relação ao XIX Circuito Ticha Penicheiro, no mesmo dia e no mesmo horário, é o SC Braga qe se chega à frente para, no Desportivo de Lamaçães, receber o GBD Leça, SC Coimbrões, UAA Aroso (AB Porto) e BC Valença (BC Viana do Castelo) e ADCE Diogo Cão (AB Vila Real).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOS | DR
Mais de 130 participantes em formação no Minibasquete 3×3 nas Escolas
A adesão em massa à primeira ação de formação do projeto Minibasquete 3×3 nas Escolas, que decorreu esta terça-feira, 22 de abril, parece comprovar o sucesso que tem tido esta iniciativa pioneira. Foram mais de 130 treinadores e docentes a participar na sessão online promovida pela GNOSIES, ganhando assim competências para melhor levarem a nossa modalidade ao 1.º ciclo do ensino básico.
A formação, uma das benesses que a FPB oferece às escolas onde o projeto tem sido implementado (através das AEC’s – Atividades de Enriquecimento Curricular), foi ministrada pelo Diretor Técnico do Minibasquete, Bruno Cazeiro (para que depois o corpo docente possa orientar independentemente cada atividade).
Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund) e o papel que os Clubes locais têm na promoção desta prática desportiva de 3×3.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Amândio Amorim no podcast SerMinibasquete: “Tudo é feito através do ensino do 2×2”
Esta semana descemos até ao Algarve para recordar o episódio do podcast SerMinibasquete com Amândio Amorim, treinador e coordenador do Minibasquete do Imortal BC. Em cima da mesa estiveram temas como o seu projeto “Minis em Movimento”, as várias maneiras de abordar técnicas individuais e de como trabalhar no Minibasquete: sempre a partir do 2×2. “Uma mania que” aprendeu “com os espanhóis”, confessa.
Ver esta publicação no Instagram
Confere aqui a entrevista completa entre Amândio Amorim e Luís Abreu:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTO DE CAPA | DR
Minibasquete 3×3 nas Escolas: inscrições abertas para a primeira ação de formação
Dia 22 de abril, às 21h30, através da plataforma GNOSIES, tem lugar a primeira ação de formação do projeto Minibasquete 3×3 nas Escolas, iniciativa pioneira da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) para levar a nossa modalidade ao 1.º ciclo do ensino básico.
Com inscrições estão abertas até dia 20 de abril, através deste link, a formação é uma das regalias que a FPB oferece às escolas onde o projeto tem sido implementado (com vários exemplos de sucesso), já que é através das AEC’s (Atividades de Enriquecimento Curricular) e dos seus docentes que, com o apoio dos clubes locais, os jovens atletas (3.º e 4.º anos) se têm iniciado esta época na prática do Basquetebol.
Estas formações, ministradas por preletores especializados (para que depois o corpo docente possa orientar independentemente cada atividade), iniciam-se agora, com uma primeira sessão, e cujo link de acesso será enviado pela GNOSIES no dia 22 aos docentes/treinadores inscritos.
Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOS E FOTO DE CAPA | SC BEIRA-MAR/DR
Minibasquete 3×3 nas Escolas em Bonsucesso foi, de facto, um bom sucesso
Bonsucesso foi palco do primeiro momento competitivo que o SC Beira-Mar organizou em relação ao Minibasquete 3×3 nas Escolas, uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) que visa promover a prática do Minibasquete entre os mais jovens. Com a participação de cerca de 95 alunos e um ambiente de celebração e entusiasmo, pode-se mesmo dizer que “feedback” recebido por todas as partes acaba por tomar emprestado o nome da Escola Básica do “Bonsucesso”.
“Destaca-se o papel fundamental da Coordenadora do estabelecimento, a Professora Ana Paula Martinho, que, desde o início, demonstrou total empenho na concretização do projeto. A presença de atletas da equipa sénior do SC Beira-Mar, bem como do coordenador de Minibasquete e alguns treinadores do clube, trouxe ainda mais inspiração e motivação aos jovens participantes, que tiveram a oportunidade de interagir com jogadores experientes e aprender com os seus exemplos”, lê-se, em nota de imprensa.
Mais uma prova do arranque positivo do Minibasquete 3×3 nas Escolas, que continuará a crescer e a impactar cada vez mais jovens em todo o país. Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Clubes têm até 30 de junho para se candidatarem como Escola Portuguesa de Minibasquete
Estão abertas desde janeiro as candidaturas para os Clubes que, em 2024/2025, desejam alcançar a certificação de Escola Portuguesa de Minibasquete (EPMB). A iniciativa que a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) promove desde 2005, de forma ininterrupta, vai apoiar os emblemas que se destacaram, esta temporada, no trabalho desenvolvido no âmbito do Minibasquete.
O formulário de candidatura está disponível aqui ou através do ficheiro em anexo, onde também figuram os requisitos impostos pela FPB – com três graus de certificação diferentes e cujos critérios alternam entre o número de inscrições, instalações adequadas, elementos administrativo, equipas participantes nas provas regionais Sub14 e Sub16 e atividades organizadas ao longo do ano.
Entre outros benefícios que a certificação oferece, a FPB vai assim apoiar com material desportivo os emblemas que se classificarem na próxima época como EPMB, além de isentar da taxa de inscrição o respetivo responsável técnico do Minibásquete em cada clube, consoante o grau de certificação adquirido.
A lista final das EPMB 2024/25 será revelada após terminado o prazo de inscrições – candidata já o teu clube.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Nuno Rodrigues no podcast SerMinibasquete: “Se baixares muito o nível para quem já tem competências, ‘este treino é uma seca'”
O próximo episódio que destacamos do podcast SerMinibasquete é com o treinador Nuno Rodrigues. Atualmente ao leme do SC Lusitânia, na Proliga, o técnico tem larga experiência em escalões, clubes e funções, inclusive no estrangeiro, mas é no Minibasquete que encontra e reencontra a sua paixão a esta modalidade.
Em cima da mesa estiveram temas como “o que deveria ser o treinador do Mnibasquete” e como este pode ser memorável para os seus atletas. Fala como o treinador é o primeiro ator a fidelizar a criança a determinado desporto. e também das suas experiências como coordenador da formação do SL Benfica e que estratégias se podem utilizar para grupos heterogêneos de atletas.
Ver esta publicação no Instagram
Confere aqui a entrevista completa entre Nuno Rodrigues e Luís Abreu:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTO DE CAPA | DR
Da Barca a Beja, o Minibasquete esteve em grande plano este fim de semana
A intensa atividade federativa de Minibasquete em várias localidades de Portugal no passado fim de semana (5 e 6 de abril), desde Ponte da Barca a Beja, é motivo de destaque esta semana. Realizaram-se sete eventos a nível nacional, integrados nos vários circuitos da modalidade.
Entre mais uma etapa do XIX Ticha Penicheiro, na zona sul do Alentejo, organizado pela AB Alentejo e pelo Beja BC, a uma etapa diferente do mesmo circuito, na zona Centro, organizado pela AB Leiria e pelo NDAP em Pombal, temos uma vez mais o Minibasquete a cumprir os seus principais objetivos de fidelização ao desporto, promoção da literacia motora, desenvolvimento social e educação e formação.

Beja
Realizaram-se ainda uma etapa do X Circuito Prof. Mário Lemos em Lisboa, com a participação do Odivelas BC; em Viana do Castelo, o X Circuito Prof. Mário Lemos foi organizado pela AB Viana do Castelo em Ponte da Barca, com a participação do Barca BC. Em Aveiro, o X Circuito Prof. Mário Lemos teve lugar em Sangalhos e continuou no domingo (6) em Oliveira de Azeméis, com a participação da Escola de Modalidades do SL Benfica de Oliveira de Azeméis. No mesmo dia, realizou-se a etapa inaugural do primeiro Circuito Neemias Queta, em Gaia, organizado pela AB Porto, com a participação do Powertogether.
O Diretor-Técnico para o Minibasquete, Bruno Cazeiro, ressalva “o ambiente positivo e saudável da competição”, frisando que estas iniciativas “proporcionam uma estrutura organizada e progressiva para o desenvolvimento dos jovens atletas, permitindo-lhes competir regularmente e melhorar as suas habilidades em diferentes contextos”, e assim se desenvolverem “tanto técnica, como socialmente”.

Odivelas
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
NDAP abre portas ao Minibasquete 3×3 nas Escolas
Com o “imprescindível apoio do Município de Pombal e do Agrupamento de Escolas de Pombal“, conforme se lê em nota de imprensa, o Núcleo de Desporto Amador de Pombal (NDAP) acolheu no pavilhão municipal da cidade as turmas de 3.º e 4.º ano da Escola Básica Conde Castelo Melhor, para a realização do torneio associado ao Minibasquete 3×3 nas Escolas, projeto pioneiro da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
O projeto, em Pombal, inclui a lecionação de aulas semanais, que se iniciaram em fevereiro, sendo que já foi realizado o primeiro torneio, com 50 jogos ao longo da manhã de 31 de março, o que permitiu aos alunos colocar em prática as aprendizagens adquiridas na nossa modalidade.
Os alunos do 2.º ano do curso técnico de Desporto da Escola Secundária de Pombal auxiliaram na dinamização do evento, que se irá repetir novamente no mês de junho. As professoras titulares de turma acompanharam a atividade, bem como alguns pais presentes durante a manhã.
Fica a conhecer aqui um pouco mais sobre esta iniciativa (que conta com o apoio da FIBA Europa, através do Youth Development Fund).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.