Artigos da Federaçãooo

Chegou ao fim a 12.ª edição da Festa Nacional do Minibasquete

Depois das atividades finais mais esperadas pelo nossos jovens, o fim de mais uma edição bem sucedida da Festa Nacional do Minibasquete chegou.

O dia de domingo já não teve competições, mas manteve toda a animação dos dias anteriores. Foi dia dos jogos All-star e das skills que juntaram atletas de todas as diferentes Associações, proporcionando um espiríto coletivo de amor à modalidade.

Na cerimónia de encerramento, todas as Associações de Basquetebol com todos os 468 atletas encheram o campo, todos os pais presentes encheram as bancadas e os olhos foram postos nas importantes figuras intervenientes do evento.

“Atenção, acreditem nos vossos sonhos porque a vida é generosa para aqueles que estão determinados em conseguir o que querem”, terminou o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol agradecendo a todos os participantes do evento.

A competição este ano foi nova, tendo sido experimentado pela primeira vez o basquetebol de cinco para cinco, ao invés do quatro para quatro de anos passados.

Após um balanço positivo por todas as partes, apenas esperamos voltar a encher os pavilhões para o ano!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


Soa a buzina final na Festa do Minibasquete

Ao fim de quatro dias de competição na XII edição da Festa Nacional do Minibasquete, os jogos finais chegaram e os classificações foram estabelecidas.

Os resultados não são o que mais importa neste evento, ainda assim, os quadros competitivos marcaram lugares tanto nas etapas feminina como na masculina.

Do lado do feminino, a equipa de Lisboa venceu a terceira fase de grupos, tendo alcançado nesta competição o segundo lugar a AB Porto (equipa A) e, por fim, classificando-se em terceiro a AB Algarve. Nos meninos, AB Setúbal foi a grande vitoriosa, seguida pela equipa do Porto A e em terceira posição classificou-se Lisboa.

É possível saber tudo sobre a competição, jogos e estatística na plataforma Swish.

No âmbito da Festa, realizou-se a habitual reunião da FPB/Associações, onde se abordaram temas como a alteração de regulamentos, taxas de inscrição e participação, entre outros.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, afirma que: “Queremos que continuem em Paços de Ferreira por muitos anos, fazemos um investimento muito grande no desporto, quer no apoio às Associações, quer em infraestruturas”. Conlui, ainda em bom tom, que “está proibido levar a Festa para outro lado”. Do lado da FPB, o presidente Manuel Fernandes, sublinha que “Paços de Ferreira é um pilar fundamental para o basquetebol” terminando: “O nosso agradecimento pela forma como sempre nos recebem e que nos fazem sentir em casa”.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


A Festa do Minibasquete recebe equipa de BCR

Ao 3.º dia de competições, a Festa Nacional de Minibasquete recebeu alguns elementos da equipa do Lousavidas de Basquetebol em Cadeira de Rodas.

De maneira a trazer inclusão e também muito divertimento foram feitas demonstrações de basquetebol adaptado tanto com voluntários, pais e até mini atletas. Com toda a atenção e olhos postos no tema, os jovens participantes ouviram e questionaram sobre a modalidade sem perder tempo.

Ao longo das edições da “Festa” o BCR é uma atividade que traz sempre muito entusiasmo aos mais novos, que não só aprendem sobre um novo desporto como crescem como cidadãos mais inclusivos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


Seleção Nacional visita pela 1.ª vez a Festa Nacional do Minibasquete

No 2.º dia de competições da XII edição da Festa Nacional do Minibasquete, a cidade de Paços de Ferreira e os mais de 450 mini atletas acolheram a Seleção Nacional de Seniores Masculinos!

A atividade surpresa foi revelada perto das 21horas, onde a equipa das quinas demonstrou os seus melhores dotes com bolas n.º5 e tabelas a 2,60m do chão. Sempre com a ajuda do Blitz e da Tiry, os jovens basquetebolistas animaram a “Festa” e receberam da melhor maneira os nossos portugueses.

Em alto e bom som cantou-se o hino, seguido de apoios efusivos com destino aos nossos “Linces” que amanhã têm o seu 1.º jogo no Torneio Internacional de Guimarães, frente à Argentina (19h30).

Convidamos toda a gente a ir apoiar a Seleção Nacional em Guimarães, da mesma maneira que os nossos mini basquetebolistas apoiaram hoje!

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


XII Festa Nacional do Minibasquete: o primeiro dia

Decorre em Paços de Ferreira mais uma edição da Festa Nacional do Minibasquete, a 12.ª, com mais de 450 atletas de todo o país a competir pelo 1.º lugar da prova, que termina no domingo, dia 14.

É possível acompanhar todos os resultados dos jogos do 1.º dia e o calendário das restantes partidas, para consultar a competição masculina e feminina, utilize as respetivas hiperligações. A estatística de todos os confrontos está disponível na plataforma Swish.

O primeiro dia de Festa cumpriu a tradição do desfile de abertura, onde todas as 20 comitivas percorreram o centro da cidade de Paços de Ferreira até ao momento do discurso do vice presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, vereador do desporto da Câmara Municipal da cidade anfitriã, Júlio Morais e, ainda, Miguel Pereira, vice presidente da FPB.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


Festa do Minibasquete começa hoje e traz novidades

Aviso laranja para Paços de Ferreira de 9 a 14 de julho: quase 500 atletas de minibasquete vão invadir a Capital do Móvel, com previsão de muitos jogos, muita alegria e muita diversão, em mais uma Festa Nacional do Minibasquete.

É a 12.ª edição do certame que, para o Diretor Técnico do Minibasquete, Bruno Cazeiro, se afigura “crucial para a contínua promoção e desenvolvimento” da modalidade em Portugal. Afinal, vão estar em Paços de Ferreira cerca de 460 jovens atletas, com cada Associação a fazer-se representar com duas equipas, masculinos e femininos, a AB Porto contando com equipa B e ainda, no setor masculino, com o escalão de minibasquete do clube local, o CDC Juventude Pacense.

Serve, por isso, “como uma base para identificação de novos talentos”, numa ótica de “formação de atletas de alta qualidade desde as categorias de base”, diz Bruno Cazeiro. Ao mesmo tempo, é uma experiência única e enriquecedora para qualquer atleta, a “competir num ambiente de alto nível”, e que este ano tem algumas alterações no seu formato competitivo.

Destaca-se este ano a introdução de mais um jogador em campo, passando de 4×4 para o tradicional 5×5. O jogo é realizado agora em medidas de 28 metros por 15 metros, aproximando o escalão de mini 12 aos Sub14 e atualizando o modelo competitivo.

Contudo, a competição não é o mais importante no que toca ao minibasquete. Mais relevante é sim o facto de o evento “promover valores como trabalho em equipa, disciplina, respeito e convivência”, aprendendo “a lidar com diferentes personalidades e a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns”. Altruísmo, solidariedade e igualdade serão novamente as palavras de ordem.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Portugal termina os jogos de preparação frente à Bulgária e tem em vista o Campeonato da Europa

A Seleção Nacional Sub20 Masculinos defrontou a Bulgária pela segunda vez em dias consecutivos e ao invés do caricato empate na primeira partida entre as duas seleções, foram os búlgaros quem levaram a melhor no último jogo ao vencer por 65-54.

No final do primeiro período do jogo a equipa das quinas partia em vantagem, vencendo por 17-18.

Numa partida em que houve muito equilibrio, semelhante ao primeiro jogo, foi o 2.º período que foi determinante para o resultado final, com um parcial de 16-7 a favor da equipa da casa.

Já na segunda parte do encontro, nenhuma equipa se conseguiu distanciar da outra, com um parcial de 16-16, entrando o encontro para o último período com uma vantagem de oito pontos para a equipa da casa, que acabou por confirmar a vitória após um parcial de 16-13 no último período.

Destaque para Miguel Baker com sete pontos e oito ressaltos e ainda para Tiago Dias com dez pontos e três ressaltos e Salvador Victo com 13 pontos.

Recorde-se que a Seleção Nacional vai disputar o Campeonato da Europa, Divisão B, em Pitesti (Roménia) entre 12 a 21 de julho.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Tiktok.


Abertas candidaturas para Escola Portuguesa de Minibasquete

Os clubes que queiram ser Escola Portuguesa de Minibasquete (EPM) na temporada 2023/2024 ainda têm até 28 de julho para se inscreverem no projeto que, desde 2005, reconhece, certifica e apoia os emblemas que melhor trabalham o minibasquete em Portugal.

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) vai apoiar os clubes que tenham pelo menos 30 atletas de minibasquete inscritos (entre sub8, sub10 e sub12), entre outros requisitos listados no comunicado abaixo. Numa lógica de continuidade, requere-se aos clubes interessados que tenham, por exemplo, equipas de sub14 e/ou sub16, ou atletas com inscrições consecutivas. Há três graus de certificação diferentes, consoante os requisitos verificados.

A FPB vai apoiar com material desportivo os emblemas que se certificarem na próxima época como EPM, além de isentar da taxa de inscrição o respetivo responsável técnico do Minibásquete em cada clube, consoante o grau de certificação adquirido.

O processo de candidatura está disponível através deste formulário.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.


Celebrou-se o dia Nacional do Minibasquete no feriado 10 de junho

O dia Nacional do Minibasquete celebrou-se na segunda-feira, dia 10 de junho. As Associações de Basquetebol de todo o País celebraram em festa com os seus atletas mais jovens.

Agradecemos a todas as Associações que celebraram o dia Nacional do Minibasquete e o festejaram com todos os jovens basquetebolistas do País!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Treinadores portugueses em ação na Convenção Anual de Minibasquete da FIBA Europe

De 30 de maio a 2 de junho, Copenhaga recebeu a 9.ª edição da Convenção Anual de Minibasquete da FIBA Europe, que contou com a presença de 29 delegações das federações europeias.

Neste evento, a representar Portugal, estiveram presentes o Diretor Técnico Nacional do Minibasquete, Professor Bruno Cazeiro, e os treinadores Paula Seabra, Celso Casinha e Alexandra Meinedo, selecionados pela FPB em concurso nacional.

O objetivo principal da convenção é educar sobre a importância da saúde e do bem-estar, fornecendo ferramentas para manter as crianças (5 a 12 anos) ativas através de atividades lúdicas.

“A estrutura e o planeamento do curso permitiram a oportunidade de passar por diferentes abordagens como sessões de treino, preleções, discussões e observação de jogo”, confirma o Diretor Técnico Nacional.

Já os treinadores participaram de sessões práticas e teóricas, onde experimentaram maneiras ensinar as habilidades fundamentais do basquete e, em simultâneo, trocar experiências entre países. O acesso às práticas e processos de treino pretendem impulsionar o desenvolvimento do Minibasquete em toda a Europa. “Precisamos de ser consistentes na disseminação de uma visão holística no desenvolvimento do Minibasquete português, acompanhando e partilhando ferramentas com os clubes e com quem trabalha no terreno, criando uma estratégia nacional para que o Minibasquete esteja centrado no que é mais importante: o atleta”, afirmam Paula Seabra, Celso Casinha e Alexandra Meinedo.

O programa deste ano incluiu a 2.ª edição do Curso de Treinadores de Minibasquete da FIBA Europa (FEMBCC), que contou com a participação de 51 treinadores de 29 países, incluindo um número recorde de mulheres.

Como participantes do evento, os treinadores refletem que compreenderam que as dificuldades sentidas em Portugal se assemelham aos restantes países da Europa. “O tempo que despendem em frente aos ecrãs ou fechadas em casa ou escola, impede o seu natural desenvolvimento motor. Na tentativa de minorar o problema, adquirirmos novas ideias e estratégias para contrariar essa realidade”, comentam, “concluímos que, a grande diferença da nossa realidade para outros países europeus está no facto de estes conseguirem, além da aplicação dos projetos e planos, monitorizar e avaliar a concretização dos mesmos”.

Conferindo um balanço positivo deste evento, os treinadores selecionados apresentam que: “Uma visão importante que trazemos deste curso é a perceção de que o Minibasquete é uma etapa que cria um forte impacto para a vida. Características como a autonomia, cooperação e responsabilidade são valores inerentes aos desenvolvimentos da futura personalidade das crianças”.

Por último, Bruno Cazeiro termina afirmando que “a Fundação FIBA acredita que o basquetebol tem o poder de educar e inspirar os jovens, facilitando isso através da implementação de projetos de Basquetebol para o Bem ao redor do mundo”.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.

 


Mais de 150 atletas participaram no Circuito de Minibasquete da Ticha Penicheiro

Nos dias 25 e 26 de maio, o Pavilhão Aristides Hall e a Escola Básica 2,3 João Afonso, em Aveiro, receberam a etapa final do Circuito Nacional da Ticha Penicheiro que contou com a participação de 15 equipas.

O evento organizado pelo Clube Sport Beira Mar em parceria com a FPB e a Associação de Basquetebol de Aveiro, juntou mais de 150 atletas do escalão minis 12 femininos (nascidas em 2012 e 2013). Além de jogos de minibasquete, as jovens atletas realizaram atividades de modo a usufruir de uma experiência enriquecedora valorizando a prática da modalidade.

As 15 equipas participantes foram:

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Denver Nuggets campeões do Jr. NBA Sul

Foi a vez da 1.ª edição da fase final do Jr. NBA League Sul que decorreu esta quarta-feira, no Pavilhão Desportivo Municipal da Penha, em Faro. O projeto Jr. NBA, veio pela última vez nesta época, reunir os jovens atletas da região.

Após um dia cheio de competição e boa disposição, a Escola Básica da Bemposta que representou os Denver Nuggets, sagrou-se campeã da edição 2023/24 da região Sul.

A final foi disputada entre os Denver Nuggets e os Indiana Pacers (Escola Secundária Tomás Cabreira), que asseguraram a medalha de prata. Em terceiro lugar, ficou Escola Básica D. Martinho Castelo Branco que representou os Minnesota Timberwolves.

As escolas que presenciaram a Fase Final da Jr. NBA League Sul foram as seguintes:

Neste evento contámos com a presença do embaixador do Jr. NBA, Carlos Andrade, também com Luís Veiga, vice-presidente da FPB, Nuno Mamede, coordenador do Desporto Escolar do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral, e ainda, João Margalha, presidente da Assembleia-Geral da AB Alentejo e Orlando Faustino, diretor técnico da AB Algarve.

A FPBtv esteve no local e ouviu os testemunnhos dos presentes.

Chegou assim ao fim mais uma temporada do Jr. NBA em Portugal, esperamos por todos na próxima época!

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.