Artigos da Federaçãooo

Clinic Internacional de Cantanhede conclui com sucesso

Terminou da melhor forma o regresso do Clinic Internacional de Formação a Cantanhede, após dois anos em regime online fruto da pandemia. Com mais de 450 treinadores inscritos, os presentes assistiram a dois dias de palestra, discussão e debate sobre diferentes temáticas relacionadas com o basquetebol.

O dia final do clinic iniciou com uma preleção do técnico espanhol, Ángel Jareño, que voltou a colocar à disposição a sua experiência e conhecimentos para os treinadores presentes. Após um curto intervalo foi altura de Mery Andrade, a segunda atleta com mais internacionalizações por Portugal e que passou cinco anos na WNBA, falar para os quase 500 presentes no Pavilhão “Os Marialvas”.

Antes da última preleção foi altura dos agradecimentos e troca de recordações entre Federação Portuguesa de Basquetebol, Associação de Basquetebol de Coimbra e Câmara Municipal de Cantanhede, numa parceria que dura há 20 anos. Concluído o momento protocolar, Eliseu Beja, antigo técnico campeão nacional e diretor da Escola Nacional de Basquetebol, foi homenageado com o “Prémio Carreira”, um dos momentos de maior emoção do dia.

A fechar o dia foi altura de Xavi Albert, treinador do Valencia Basket, voltar a falar ao público presente. Os diferentes responsáveis federativos e municipais mostraram o seu agrado com um regresso há muito aguardado e deixaram votos de uma continuação da ligação entre as diferentes organizações.


Dia cheio no Clinic Internacional de Cantanhede

O Clinic Internacional de Formação iniciou da melhor forma com um dia repleto de momentos de formação.

No primeiro dia do Clinic, cerca de 500 treinadores apresentaram-se no Pavilhão “Os Marialvas”, em Cantanhede, para aprenderem e partilharem experiências com colegas de função. A jornada começou com duas preleções por parte de dois técnicos convidados, Ángel Jareño e Xavi Albert, que abordaram temáticas importantes da formação de jovens.

Após esse momento inicial, os formandos assistiram a dois workshops, apresentados pelo antigo internacional, Paulo Simão, e pelos treinadores, Pedro Maio e Luís Catarino.

O dia concluiu com mais duas preleções por parte dos convidados espanhóis, que concluíram assim o primeiro dia da formação. O Clinic prossegue este domingo com intervenções de Ángel Jareño, Xavi Albert e Mery Andrade.


Clinic Internacional de Cantanhede começou esta sexta-feira

Depois de dois anos de paragem devido ao contexto pandémico, o Clinic Internacional de Formação está de regresso, em formato presencial, com cerca de 500 treinadores inscritos.

No primeiro dia de receção aos treinadores participantes, e em colaboração com a Câmara Municipal de Cantanhede e com a Associação de Basquetebol de Coimbra, os técnicos presentes participaram numa visita às vinhas de Cantanhede, concluindo com um momento de confraternização entre participantes e responsáveis federativos e municipais.

Com o retorno a Cantanhede, que acolhe o Clinic Internacional de Formação há cerca de 20 anos, Adérito Machado, vereador da CM de Cantanhede com o pelouro do desporto, e Luís Santarino, presidente da AB Coimbra, destacaram a importância do regresso deste encontro de treinadores, que se tornou uma referência no plano nacional.


Mery Andrade presente no Clinic Internacional de Cantanhede

A menos de dois dias do início do Clinic Internacional de Formação, em Cantanhede, é altura de apresentar a última formadora: Mery Andrade.

Nome incontornável do basquetebol português, a segunda atleta mais internacional de sempre por todas as seleções (129 internacionalizações) vai estar presente no regresso da formação em regime presencial após dois anos de pandemia.

A 23.ª escolha no Draft da WNBA contou com uma carreira recheada dentro de campo, com passagens pela WNBA, campeonato italiano e português. Após a conclusão do seu percurso como jogadora, Mery Andrade virou a sua atenção para a função de treinadora.

Depois de quatro anos como treinadora-adjunta na equipa feminina da Universidade de San Diego, Mery é agora treinadora-adjunta dos Birmingham Squadron, equipa da G League, a liga de desenvolvimento da NBA, associada aos New Orleans Pelicans. É parte importante no desenvolvimento de atletas, scouting e análise de vídeo.

No regresso a Portugal para o Clinic Internacional de Formação, em Cantanhede, a antiga extremo é uma das formadoras e irá abordar o desenvolvimento do modelo defensivo para escalões de formação.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26, mas contará com uma receção no dia 24. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


“É importante promover e acrescentar valor à modalidade”

Faltam menos de duas semanas para o regresso, em formato presencial, do Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, que se realiza a 24, 25 e 26 de junho. Com o aproximar da data, a FPB valou com Adérito Machado, vereador com o pelouro do desporto da Câmara Municipal de Cantanhede.

“Temos uma relação de grande proximidade com as diferentes associações envolvidas, nomeadamente a Associação de Basquetebol de Coimbra e a Escola Nacional de Basquetebol, e é com grande orgulho que fazemos questão de preservar esta ligação”, explicou Adérito Machado.

O vereador do município da região de Coimbra salienta a importância de progredir e adicionar valor aos diferentes agentes da modalidade: “Estas parcerias são sempre uma mais-valia para todas as organizações envolvidas, daí que façamos tudo o que podemos para colaborar de forma positiva com a Federação para também acrescentar valor. Não apenas dinamizar a modalidade, mas promover os praticantes”, explica.

Quanto ao lançamento do Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, que acontece a 24 de junho, o responsável municipal destaca o que a cidade tem para oferecer para além do basquetebol, e faz alusão ao passeio e prova de vinhos que será apresentado aos participantes da formação: “Queremos dar a conhecer os nossos vinhos de uma outra forma diferente e expor tudo aquilo que Cantanhede tem para oferecer, unindo o desporto ao turismo e à cultura”, conclui.

Os participantes no Clinic que queiram marcar presença na cerimónia de abertura devem fazer a sua inscrição aqui.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


Sexto Clinic Jr. NBA conta com Kaleb Canales

É já este domingo, dia 12 de junho, pelas 17 horas, que decorre o sexto Clinic Jr. NBA online. A ação de formação, organizada pela National Basketball Association (NBA), contará com a presença de Kaleb Canales, técnico que conta com passagem por várias equipas da NBA.

Formado em cinesiologia pela Universidade do Texas, e com um mestrado em Liderança Desportiva pela Virgia Commonwealth University, Kaleb Canales conta com passagens pelos Portland Trail Blazers (treinador-adjunto e principal), Dallas Mavericks (treinador-adjunto), New York Knicks (treinador-adjunto) e Indiana Pacers (treinador-adjunto).

A transmissão do Clinic pode ser acompanhada em direto e exclusivo através da aplicação OWQLO, disponível para sistema iOS e Android. Faz download da app e aproveita esta sessão para aumentar os teus conhecimentos!


Paulo Simão lidera workshop no Clinic Internacional de Cantanhede

A poucas semanas do início do Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, os formadores continuam a ser apresentados.

Com o tema “A importância do lançamento”, o antigo internacional português, Paulo Simão, vai ser o preletor do primeiro workshop apresentado aos treinadores participados.

O ex-atleta da equipa das quinas, por quem contabiliza 112 internacionalizações na seleção senior, junta-se a Ángel Jareño e Xavi Albert como os primeiros formadores confirmados no clinic, que decorre de 24 a 26 de junho, em Cantanhede.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


Clinic de Cantanhede recebe Xavi Albert

No seguimento de Ángel Jareño, chega a hora de apresentar o segundo formador que estará presente no Clinic Internacional de Formação de Cantanhede: Xavi Albert.

Em entrevista à FPB, o técnico do Valencia Basket, que atua na LEB Plata, e treinador-adjunto da seleção espanhol de sub18, mostrou-se contente com a vinda a Portugal para um clinic onde serão abordadas diferentes facetas da formação de atletas.

“Quando falamos de jogadores tão jovens, é fundamental que os treinadores se consigam relacionar com eles. É preciso conectares-te com eles para que despertes alguma curiosidade e vontade de querer aprender coisas novas”, explica o treinador espanhol.

Focando no basquetebol, Xavi Albert afirma que: “É importante saber combinar aspetos de repetição, de dominar um gesto, sem nunca perder um alto volume de liberdade para que o atleta possa experimentar com esse recurso e lhe faça sentido”, assevera.

Na sua formação no Clinic, o técnico-adjunto da seleção nacional espanhola de sub18 vai abordar a construção da defesa individual, um fator que, na sua ótica, é cada vez mais importante: “Penso que se começou a pensar que a defesa não é algo tão importante quanto o ataque ou que implica menos trabalho nos escalões de formação. É essencial que os atletas cheguem a seniores e sejam capazes de praticar o alto nível defensivo que é exigido em competição”, explana.

“Temos de tentar recuperar o tempo perdido e o vazio de experiências que alguns jogadores sentiram durante as duas últimas temporadas, de forma que possam continuar o seu crescimento. Espero que os treinadores saiam com alguns apontamentos importantes sobre os quais possam refletir e trabalhar”, conclui Xavi Albert.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


Ángel Jareño no Clinic Internacional de Cantanhede

O Clinic Internacional de Cantanhede regressa ao regime presencial e este ano contará com a presença de Ángel Jareño, conceituado treinador espanhol com inúmeros títulos europeus e nacionais conquistados, que falou à FPB sobre o crescimento a que tem assistido no basquetebol português.

Fazendo alusão ao período pandémico e o impacto que teve nos jovens, o selecionador nacional de sub16 masculinos de Espanha considera que o principal impacto está relacionado com a falta de experiências. “Os jovens perderam muitas oportunidades de aprender, competir e melhorar. As competições nacionais e europeias que foram canceladas durante a pandemia são momentos de crescimento difíceis de recuperar”, explica.

Ao abordar os temas que vai analisar durante as suas intervenções no clinic, sendo um deles a construção do ataque sem referência interior, Jareño destaca a importância da capacidade de concretização do tiro exterior: “O objetivo é conceptualizar de que forma pode jogar uma equipa que não apresente jogadores muito altos. Durante o clinic vamos compreender como defender e atacar quando se enfrentam adversários com vantagem física em termos de altura, propondo a ideia de jogar com os cinco atletas mais abertos”.

“A parte fundamental neste tipo de estratégia é ter um elevado nível de ameaça no lançamento”, assevera. O treinador de 62 anos também vai analisar o treino da técnica e tática individual do lançamento na formação dos jovens, um ponto que considera fundamental dado o atual desenvolvimento do basquetebol. “Muitas vezes, nas idades iniciais, os treinadores cometem o erro de treinar para ganhar, e acabamos por nos concentrar muito na tática e esquecemo-nos da técnica, que é determinante para o crescimento dos jogadores”, explana.

Para os treinadores que estarão presentes no Clinic Internacional de Formação de Cantanhede, Ángel Jareño deixa uma mensagem: “Nunca nos podemos esquecer que no basquetebol de formação, os protagonistas são os jovens. Nós, enquanto treinadores, existimos para os ajudar, ensinar e formar como atletas”, conclui.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


“A grande preocupação dos treinadores deve ser formar jogadores”

Depois de dois anos de paragem devido à situação pandémica, Cantanhede volta a acolher o Clinic Internacional de Formação nos próximos dias 25 e 26 de junho.

A FPB falou com Jorge Fernandes, diretor da Escola Nacional de Basquetebol, sobre o regresso deste importante encontro de treinadores. “Este é o primeiro clinic presencial que organizamos desde o início da situação sanitária, a pandemia trouxe-nos novos desafios. As formações online são uma ferramenta importante, mas tendo em conta a especificidade do basquetebol, não substituem o presencial”, explica.

“Os treinadores têm que perceber que é no campo que se fazem as transformações e, ainda que as formações online sejam ofereçam o seu contributo, o presencial é fundamental”, assevera.

Quanto aos objetivos estipulados para o regresso do Clinic Internacional de Formação em Cantanhede, Jorge Fernandes destaca dois: “O primeiro [objetivo] prende-se com a educação inicial de treinadores. Sendo esta a última fase da sua formação, é obrigatório que todos os treinadores de Grau 1 estejam em Cantanhede”.

“Outro aspeto importante desde clinic é o facto deste ser o encontro nacional dos treinadores de formação, onde pretendemos partilhar sobre temas que a direção técnica nacional considera fundamentais para o crescimento do jogador de basquetebol”, explana.

O diretor da Escola Nacional de Basquetebol reforça a importância do desenvolvimento do atleta português: “A grande preocupação dos treinadores deve ser formar jogadores e este Clinic está orientado, técnica e didaticamente, para ter treinadores de qualidade que vão partilhar a sua experiência e conhecimento sobre a formação destes atletas”.

A realizar no Pavilhão “Os Marialvas”, as inscrições já abriram e têm o seguinte custo, que inclui uma t-shirt, filme do clinic e uma pasta:

O evento inicia-se pelas 9 horas de dia 25 e encerra às 13h30 de dia 26. Esta é uma ação obrigatória para estagiários de grau I e a inscrição pode ser feita aqui.


5.ª Ação de Formação para Treinadores de Basquetebol

O Sporting Clube de Portugal irá realizar a 5ª Ação de Formação para Treinadores de Basquetebol, no próximo dia 16 de maio de 2022 (2ª Feira), das 20h00 às 23h00, sessão que é aberta a todos os interessados e que se realizará no Pavilhão João Rocha.

Programa | Temas e preletores:

20H00 – Representatividade dos exercícios de treino em relação ao jogo, Nuno Dias (Treinador principal da equipa de Futsal do Sporting Clube de Portugal);

21H00 – A defesa do atacante sem bola, Flávio Nascimento, (Treinador-adjunto da equipa de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal);

22H00 – Soluções para continuar em transição ofensiva, Mário Palma (Treinador de Basquetebol).

As inscrições podem ser feitas, aqui.


FPB com nova formação para professores

A Federação Portuguesa de Basquetebol, em parceria com a Divisão do Desporto Escolar e o CFAE António Sérgio, Albufeira, Lagoa, Silves, e Gaia Nascente, vai organizar um conjunto de ações de formação no Porto, Albufeira e Lisboa com vista à formação contínua de professores no desporto escolar.

Com o objetivo de dar a conhecer as regras do basquetebol 3×3 e dotar os docentes dos aspetos técnicos e táticos da modalidade, a formação, lecionada pelo selecionador nacional de 3×3, Américo Santos, pretende promover e dinamizar a modalidade junto dos jovens e elevar o seu nível competitivo.

Em formato B-learning (online e presencial), as formações são gratuitas e valem 1.2 UC, com o prazo de inscrições a abertas de 29 de abril até às 20 horas do dia 10 de maio. As ações já planeadas decorrem no seguinte horário:

Porto

Inscrição pode ser feita, aqui.

Algarve

Inscrição pode ser feita, aqui.

Lisboa

Inscrição pode ser feita, aqui.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.