Artigos da Federaçãooo
Liga BCR: GDD Alcoitão fecha 2025 invicto; APD Sintra e APD Leiria também venceram
Na Liga BCR, o GDD Alcoitão superou a APD Braga e conserva o registo cem por cento vitorioso, ao passo que APD Sintra e APD Leiria ultrapassaram a APD Lisboa e a APD Paredes, respetivamente.
Em Alvide, assistiu-se a um duelo intenso, muitas vezes com as defesas a sobreporem-se aos ataques, pautado por grande equilíbrio até ao último quarto. Privada de Filipe Carneiro – 2.0 -, Jorge Palmeira – 2.5 -, Henrique Sousa – 1.0 – e Gabriel Costa – 4.0 -, os comandados de Ricardo Vieira ofereceram uma excelente réplica ao campeão nacional e só após a exclusão de Hélder Freitas viram o marcador distanciar-se para números irrecuperáveis – 59-44.
Por seu turno, os cascalenses souberam levar a bom porto as suas intenções, sem nunca perder o controlo emocional e bem ancorados no desempenho de luxo de André Gomes – 2.5 – (20 pontos, 4 ressaltos, 3 assistências), que lhe renderam 20.5 de valorização e a distinção de MVP da partida. Nélson Pereira – 5.0 – também se evidenciou ao amealhar 6 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências.
Nos minhotos, merecem ênfase Sílvio Nogueira – 2.0 – (16 pontos, 5 ressaltos, 6 assistências) e Márcio Dias – 4.5 – (10 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências, 3 roubos de bola).
- Foto: Ivo Jeremias
- Foto: Ivo Jeremias
A formação orientada por Fernando Lemos encerra 2025 com um percurso imaculado, na corrente edição da Liga BCR, num ano de boa memória, que trouxe o regresso aos títulos, com a conquista do campeonato nacional 24/25 e da Supertaça.
A APD Sintra foi soberana, na receção à APD Lisboa – 66-40 -, mercê de uma entrada avassaladora, que se traduziu na vantagem de 25 pontos ao intervalo – 43-18. Os lisboetas reagiram, mas sem colocar em causa a supremacia sintrense, alicerçada nos 29 pontos de Ricardo Pires – 5.0 – e 16 de João Cardoso – 4.0. Entre os pupilos de Daniel Pereira, de enaltecer a produção de Emanuel Soares – 3.0 – (24 pontos), em bom momento de forma.
No Pavilhão do Lis, a APD Leiria obteve o resultado mais dilatado da ronda, no duelo com a APD Paredes – 95-16. Num encontro de sentido único, despontaram, pelos leirienses, Nuno Nogueira – 3.0 – (42 pontos), Iderlindo Gomes – 4.0 – (20 pontos) e Marco Francisco – 4.5 – (20 pontos). Eduardo Gomes – 4.0 – corporizou a resistência paredense – 10 pontos.
- Foto: @emquadrado.s
- Foto: @emquadrado.s
A Liga BCR regressa a 10 e 11 de janeiro, mas a 14 de dezembro a APD Braga acolhe a IV edição do Troféu Carlos Vieira, que tem como participantes, além da anfitriã, o Basketmi Ferrol, de Espanha, e o Futebol Clube do Porto.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: GDD Alcoitão vence FC Porto por um ponto; APD Leiria impõe-se em Braga e APD Sintra em Paredes
Na Liga BCR, o GDD Alcoitão e o FC Porto, invictos até então, encontraram-se na cidade do Porto, no Lagarteiro, tendo os cascalenses prevalecido pela margem mínima. A APD Leiria alcançou uma importante vitória, igualmente a norte, sobre a APD Braga, ao passo que a APD Sintra alcançou o resultado mais dilatado do fim de semana, em casa da APD Paredes.
No duelo mais aguardado, perante muito público, o GDD Alcoitão levou de vencida o FC Porto – 56-57 – e conserva a invencibilidade. As expectativas cumpriram-se e o embate entre azuis e brancos e cascalenses pautou-se por enorme intensidade defensiva, tensão e bons desenhos ofensivos. A turma de Fernando Lemos chegou a escapar até uma vantagem de 12 pontos, mas os anfitriões não esmoreceram o ânimo e, à entrada do quarto final, venciam por 1 ponto. No último quarto, o GDD Alcoitão viria a reclamar a vitória precisamente por essa margem tangencial. Pedro Bártolo – 2.5 – (24 pontos) e Diogo Ferrás – 3.0 – (15 pontos) encabeçaram a produção ofensiva do FC Porto. Pelo GDD Alcoitão, em matéria pontual, sobressaíram Afonso Tavares – 4.0 – (18 pontos) e Hugo Maia – 2.5 – (14 pontos).
Ver esta publicação no Instagram
No Pavilhão de Ferreiros, APD Braga e APD Leiria procuravam o regresso aos triunfos. Depois de uma primeira parte parca em pontos e rica em equilíbrio, com ligeira vantagem para os pupilos de Ricardo Vieira – 24-21 -, a APD Leiria reatou o encontro com nova cara e assinou a reviravolta com um parcial categórico, nos primeiros dez minutos da segunda parte – 2-16 -, fator decisivo para o resultado final – 38-52. O jovem internacional sub23 Nuno Nogueira – 3.0 – (24 pontos) voltou a ser determinante na turma do Lis, a par de Iderlindo Gomes – 4.0 – (16 pontos).
Ainda a norte, palco de todos os encontros da ronda cinco, no Pavilhão Rota dos Móveis, a APD Sintra consumou a segunda vitória consecutiva, sem sobressalto, sobre a APD Paredes, única formação ainda sem vencer – 33-72. Ricardo Pires – 5.0 – (46 pontos) exibiu uma capacidade notável no ataque ao cesto, sem secundado por Humberto Miranda – 4.0 – (18 pontos). Nos locais, José Gomes – 4.0 – (14 pontos) e Rafael Azevedo – 4.0 – (12 pontos) revelaram-se os mais inconformados.
A Liga BCR regressa com três embates, a 6 e 7 de dezembro.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: Primeira vitória para APD Sintra e APD Lisboa; FC Porto invicto
A Liga BCR presenciou uma jornada intensa e de grande equilíbrio. Em Odivelas, a APD Lisboa demonstrou, desde o minuto inicial, a vontade de conquistar a primeira vitória, alcançando a vantagem na casa das dezenas, logo no quarto inaugural – 18-7. A toada manteve-se no curso do encontro e os pupilos de Daniel Pereira bateram, com categoria, a APD Paredes por 62-36. Emanuel Soares – 3.0 – sobressaiu no conjunto da capital, ao apontar 32 pontos, melhor marca da jornada. Bruno Lopes – 3.0 – contribuiu com 14 pontos. José Gomes – 4.0 – destacou-se nos paredenses, com 14 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
No Pavilhão Serra das Minas, a contenda foi renhida entre APD Sintra e APD Braga, conforme ilustra a distância de um ponto à entrada para o último quarto – 47-46. Os sintrenses acabaram por prevalecer por 60-54, reclamando o seu primeiro triunfo na corrente edição da Liga BCR. Ricardo Pires – 5.0 – apontou 24 pontos, bem secundado por Hugo Lourenço – 4.0 – (18 pts), que assumiram o protagonismo na formação orientada por Rui Lourenço. Pela APD Braga, emergiram as figuras de Márcio Dias – 4.5 – (24pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (18pts).
Ver esta publicação no Instagram
Em Leiria, no Pavilhão do Lis, a APD Leiria esteve muito perto de quebrar a invencibilidade do FC Porto, que operou a reviravolta nos dez minutos finais, mercê do parcial de 10-24. Os azuis e brancos acabariam por vencer por 63-71, garante da preservação da campanha cem por cento vitoriosa. Pedro Bártolo – 2.5 -, com 31 pontos, e Diogo Ferrás – 3.0 -, 19 pontos, foram preponderantes nos portistas. Pelos anfitriões, de salientar as atuações de Nuno Nogueira – 3.0 – (31 pts) e Iderlindo Gomes – 4.0 – (16pts).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Cristiana Pereira @emquadrado.s
Liga BCR: FC Porto, APD Braga e GDD Alcoitão invictos
Na Liga BCR, cumpriu-se a quarta jornada da prova. No início da tarde de sábado, a APD Braga derrotou, por dígitos concludentes, a APD Lisboa – 70-25. Márcio Dias – 4.5 – (20pts) e Hélder Freitas – 3.5 – (19pts) foram os mais produtivos na turma bracarense. Já no conjunto da capital, sobressaiu Emanuel Soares – 3.0 – (16pts).
Ver esta publicação no Instagram
Seguiu-se o encontro mais equilibrado da ronda. O FC Porto recebeu e venceu a APD Sintra – 56-54 -, em partida eletrizante, com várias alternâncias na dianteira e incerteza até final. Nos portistas, deram nas vistas Rafael Brito – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (20pts). Pelos sintrenses, emergiram as figuras de Ricardo Pires – 5.0 – (19pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (13pts).
No domingo, assistiu-se a outro dos desafios mais aguardados. O GDD Alcoitão levou a melhor sobre a APD Leiria – 58-43 -, esteve sempre no comando, pese embora o conjunto do Lis nunca se tenha rendido. Com 22 pontos, quatro assistências e quatro ressaltos, Pedro André Gomes – 2.5 – sagrou-se o MVP, com 24.5 de valorização. Nos pupilos de Luís Ramos, nota mais para Diego Mota – 4.0 -, que alcançou o duplo-duplo – 10 pontos e onze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Na próxima jornada, toda disputada a 15 de novembro, a APD Lisboa mede forças com a APD Paredes, ambas as formações à procura da primeira vitória; a APD Sintra, também anfitriã, enfrenta a APD Braga; a APD Leiria tem encontro marcado com o FC Porto.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Raquel Santos
Liga BCR: GDD Alcoitão, FC Porto e APD Braga averbam triunfos
FC Porto, APD Braga e GDD Alcoitão ultrapassaram os respetivos desafios na segunda jornada da Liga BCR.
No pavilhão Rota dos Móveis, a ronda arrancou com a estreia vitoriosa – e convincente – da APD Braga na Liga BCR, por 104-10 frente à APD Paredes. Márcio Dias – 4.5 -, com 39 pontos, e Hélder Freitas – 3.5 -, também com os mesmos dígitos, foram os mais destacados, no conjunto minhoto liderado por Ricardo Vieira.
A sul, em Odivelas, no pavilhão Susana Barroso, o FC Porto deu uma demonstração de força diante da APD Lisboa – 24-83. Os azuis e brancos entraram a todo o gás, conquistando desde logo uma vantagem na casa das dezenas, que lhe permitiu gerir o curso do desafio. Diogo Ferrás – 3.0 -, com 34 pontos, e Pedro Bártolo – 2.5 -, com 21 pontos, assumiram as despesas no capítulo ofensivo. Do lado da equipa da capital, orientada por Daniel Pereira, o mais destacado foi Bruno Lopes – 3.0 – (12pts).
Ver esta publicação no Instagram
Para domingo, estava reservado o grande clássico a opor APD Sintra e GDD Alcoitão, no pavilhão Serra das Minas. O encontro até começou de forma favorável aos sintrenses, que demonstraram uma grande entreajuda na transição, rendendo-lhes vários pontos fáceis em zonas próximas do cesto. Os cascalenses responderam com uma defesa pressionante a todo o campo, da qual colheram frutos e conseguiram inverter o resultado.
Na segunda parte, a partida não teve contornos tão equilibrados, já que o conjunto orientado por Fernando Lemos controlou o jogo e ampliou a sua vantagem gradualmente até à diferença final de 25 pontos – 56-81. Afonso Tavares, com 29 pontos, foi o melhor marcador do encontro, bem secundado por Ângelo Pereira – 2.5 – (18pts). Pelos anfitriões, sobressaíram Ricardo Pires, com 24 pontos, e Hugo Lourenço, com 18 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
OS MELHORES MARCADORES DA JORNADA
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: FC Porto, GDD Alcoitão e APD Leiria entram a ganhar
A Liga BCR está de volta e viu os emblemas anfitriões levarem a melhor nos respetivos compromissos.
A jornada arrancou, sexta-feira, com o primeiro jogo oficial de BCR de sempre, no Dragão Arena. O FC Porto ultrapassou, com distinção, a APD Paredes – 80-10. Marco Almeida – 4.0 – consagrou-se como MVP do encontro – 28.5 val. -, ao amealhar 23 pontos, dez ressaltos, duas assistências e cinco roubos de bola. Entre os nomes em maior evidência, seguiu-se, nos azuis e brancos, Pedro Bártolo – 2.5 – (17pts, 4res, 8ast, 3rb).
O campeão nacional GDD Alcoitão abriu com vitória categórica a participação na Liga BCR, depois de erguer a Supertaça uma semana antes, frente à APD Braga. No compromisso caseiro com a APD Lisboa, os cascalenses foram arrebatadores – 93-25. O capitão Hugo Maia – 2.5 – apontou o caminho e alcançou a impressionante fasquia de 35 de valorização, reflexo de 22 pontos, três ressaltos, dez assistências e seis roubos de bola. Bastaram 10 minutos de jogo para Pedro André Gomes – 2.5 – reclamar o estatuto de segundo mais valorizado, com 10 pontos, um ressalto, seis assistências e três roubos de bola. Nos comandados de Daniel Pereira, nota mais para Emanuel Soares – 3.0 – (8pts, 8res, 2rb).
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Por sua vez, a APD Leiria superou, sem sobressalto, a APD Sintra – 78-36. O internacional sub23 Nuno Nogueira – 3.0 – (31pts) e Marco Francisco – 4.5 – (25pts) revelaram-se os mais produtivos no conjunto orquestrado por Luís Ramos. Ricardo Pires – 5.0 – (16pts) assinou a principal réplica sintrense.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Raquel Santos
GDD Alcoitão e BC Gaia são os finalistas da Liga BCR!
GDD Alcoitão e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto vão discutir o título de campeão nacional. Numa final inédita, os cascalenses, que chegam à fase derradeira do campeonato, pela primeira vez, no século XXI, vão medir forças com a formação gaiense, presente nas últimas quatro finais da Liga BCR, todas elas jogadas contra a APD Braga.
Este sábado, na Serra das Minas, o BCG/Hos. Sta. Maria – Porto fechou, sem mácula, a meia-final, com a APD Sintra, ao impor-se por 45-69. Perante um conjunto local privado de Hugo Lourenço – 4.0 -, uma das suas peças-chave, os gaienses, sem Jacob Schmalzriedt – 3.0 – e com Joana Delgado – 3.5 – em estreia, iniciaram a partida a “todo o gás” e conquistaram, logo no parcial inaugural, uma vantagem na casa das dezenas. O “fosso” no marcador foi cada vez maior e cedo se percebeu que a formação nortenha iria “carimbar” a passagem à final. Marco Almeida – 4.0 – (21pts) e Pedro Bártolo – 2.5 – (16pts) lideraram os visitantes, ao passo que, nos comandados de Rui Lourenço, deram nas vistas Ricardo Pires – 5.0 – (14pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (10pts) – 8-20 / 8-27 / 15-10 / 14-12.
À mesma hora, no Pavilhão do Lis, o GDD Alcoitão desfez o empate na eliminatória, frente à APD Leiria – 53-64 -, duelo em que a entrada forte também se mostrou determinante para o desfecho da partida. A assertividade no lançamento exterior e a intensidade defensiva voltaram a pautar o sucesso dos cascalenses. No conjunto orientado por Fernando Lemos, Ângelo Pereira – 2.5 – (19pts), certeiro dos 6,75m em três ocasiões, e Afonso Tavares – 4.0 – (15pts) foram os mais concretizadores, seguidos de muito perto por André Gomes – 2.5 – (13pts) e Hugo Maia – 2.5 – (12pts). Nos pupilos de Luís Ramos, Iderlindo Gomes – 4.0 – (18pts) e Marco Francisco – 4.5 – (17pts) mostraram-se os mais inconformados – 9-16 / 15-17 / 18-17 / 11-14.
No jogo 4, já com caráter decisivo, repetiu-se o desenrolar dos acontecimentos da véspera, ainda com mais contundência, a favor do GDD Alcoitão, que, ao intervalo, surgia na dianteira, com uma vantagem inusitada – 13-40. Na segunda metade, a APD Leiria aumentou a agressividade defensiva e “castigou” ofensivamente, com a sua altura e poderio interior, mas a reação revelar-se-ia tardia. Ângelo Pereira – 2.5 – (16pts), que “copiou” a façanha do dia anterior e desferiu com sucesso três triplos, e Nélson Pereira – 5.0 – (14pts) assumiram as despesas, no conjunto forasteiro. Nuno Nogueira – 3.0 – (16pts), Iderlindo Gomes – 4.0 – (9pts) e Marco Francisco – 4.5 – (9pts) encabeçaram a réplica dos donos da casa – 5-21 / 8-19 / 17-8 / 15-14.
A final da Liga BCR é disputada à melhor de cinco encontros e começará em data a divulgar oportunamente, com transmissão na FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: BC Gaia amplia vantagem; APD Leiria empata a meia-final
No segundo jogo das meias-finais da Liga BCR, houve sortes distintas para as equipas anfitriãs.
Em Grijó, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto impôs-se por 74-47, num encontro com contornos diferentes do duelo da véspera. Os donos da casa entraram com maior assertividade defensiva, beneficiando igualmente de algum desacerto inicial sintrense. A um parcial de 9-0, sucedeu-se uma boa reação dos comandados de Rui Lourenço, que “encostaram” no marcador, mas a formação nortenha foi capaz de suster o ímpeto e terminar a primeira parte com 7 pontos de vantagem – 33-26.
Na segunda metade, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto descolou no placar, capitalizando o desgaste da APD Sintra com pressão alta. Marco Almeida – 4.0 – (23pts) e Luís Assunção – 4.5 – (14pts) encabeçaram a produção local. Nos visitantes, Ricardo Pires – 5.0 – (19pts) e Hugo Lourenço – 4.0 – (11pts) foram os mais eficazes – 16-8 / 17-18 / 20-11 / 21-10
Em Alvide, a APD Leiria conseguiu uma importante vitória, por 42-57, frente ao GDD Alcoitão, recolocando a discussão no ponto de partida – 1-1. Ao máximo equilíbrio registado, na primeira metade, com ambos os quartos igualados, que desembocaram no marcador de 31-31, seguiu-se uma toada favorável ao coletivo do Lis. Os comandados de Luís Ramos, desta feita, mostraram astúcia para “furar” a pressão defensiva dos cascalenses, também mais perdulários no tiro exterior e sem o contributo do MVP de ontem – Ângelo Pereira -, e assumiram a dianteira.
No último período, o desnível foi maior e os leirienses conseguiram mesmo sentenciar o encontro a alguns minutos do final, num dia em que contaram com um inspirado Iderlindo Gomes – 4.0 – (26pts, 16res, 2ast, 2rb, 2dl; 29.5 val.), MVP do desafio, bem secundado por Marco Francisco – 4.5 – (10pts, 5res, 3ast) e Nuno Nogueira – 3.0 – (11pts, 3res, 6ast, 1dl), seu máximo assistente.
Nos pupilos de Fernando Lemos, Hugo Maia – 2.5 – (18pts, 5res, 5ast, 3rb, 1dl) voltou a estar em bom plano, seguido de Nélson Pereira – 5.0 – (6pts, 15res, 1ast, 3rb, 1dl) e Afonso Tavares – 4.0 – (13pts, 4res, 2ast, 1rb).
No próximo fim de semana, 5 e 6 de abril, realizam-se os jogos 3 e 4 das meias-finais. A APD Sintra está obrigada a vencer o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, no próximo sábado, pelas 15h, no Pavilhão da Serra das Minas, para “forçar” o jogo 4. No Pavilhão do Lis, a APD Leiria tem duplo compromisso garantido com o GDD Alcoitão, pelas 15h, no sábado e domingo.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
BC Gaia e GDD Alcoitão adiantam-se nas meias-finais da Liga BCR
O GDD Alcoitão e o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto estão na frente da eliminatória, nas meias-finais da Liga BCR.
Em Alvide, na manhã deste sábado, o equilíbrio foi a nota dominante ao longo da primeira parte, com o lançamento exterior a fazer mossa de parte a parte – 28-24. A segunda metade revestiu-se de contornos muito distintos: os cascalenses pressionaram cada vez mais e com maior assertividade, limitando a ação leiriense, ao passo que os índices de concretização nunca caíram, com destaque para as excelentes contribuições de Ângelo Pereira – 2.5 – (21pts – 7/9 2 pts, 2/2 3 pts, 1/1 LL -, 4res, 7ast, 2rb), MVP em 30 minutos de jogo, alcançando 32.5 de valorização, e Hugo Maia – 2.5 – (24pts, 3res, 6ast, 2rb; 27.5 val.). Afonso Tavares – 4.0 – (10pts, 7res, 1rb) também ajudou a inclinar a balança a favor dos cascalenses.
Na turma do Lis, não bastaram os bons desempenhos de Iderlindo Gomes – 4.0 – (15pts, 11res, 5ast, 1rb; 20.5 val.) e Marco Francisco – 4.5 – (21pts, 4res, 5ast). Resultado final: 64-48.
Em Grijó, assistiu-se a um encontro pejado de emoção. A APD Sintra assinou um quarto inaugural fulgurante e colocou-se na frente do marcador, com uma vantagem robusta – 5-19 -, causando estragos na transição e aplicando uma elevada intensidade defensiva. A resposta gaiense foi célere, no segundo quarto, reduzindo a distância para 5 pontos, antes do descanso – 28-33.
Na segunda parte, repetiram-se as tendências: domínio sintrense no terceiro quarto; reação enérgica gaiense, no período derradeiro, levando o jogo para prolongamento.
Nos 5 minutos de tempo extra, a diferença voltou a ser mínima, tangencial, com os dois pontos a sorrirem aos anfitriões – 69-68. Pedro Bártolo – 2.5 – (29pts) foi o mais concretizador, no coletivo nortenho, bem secundado por Rafael Brito – 4.0 – (13pts) e Jacob Schmalzriedt – 3.0 – (11pts). Nos visitantes, despontaram Ricardo Pires – 5.0 – (24pts), Hugo Lourenço – 4.0 – (15pts) e Pedro Gonçalves – 3.5 – (15pts) – 8-19 / 20-14 / 11-16 / 21-11 / 9-8.
Amanhã, 30 de março, repetem-se protagonistas, palcos e horários. O GDD Alcoitão recebe a APD Leiria, na Escola Secundária de Alvide, pelas 11h. O BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto defronta a APD Sintra, no Pavilhão Dr. Manuel Ramos, em Grijó, pelas 14h30. As meias-finais da Liga BCR são disputadas à melhor de cinco partidas.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga BCR: BC Gaia e APD Sintra iniciam luta por um lugar na final
Na Liga BCR, a disputa pelo título de campeão nacional prossegue, este fim de semana, com a realização dos primeiros encontros das meias-finais do playoff. APD Sintra e BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto reeditam o embate da meia-final da Taça de Portugal, que pendeu a favor dos sintrenses – 63-59.
Em Grijó, Vila Nova de Gaia, o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto procura a quinta final consecutiva, diante da APD Sintra, a formação mais laureada na principal competição do BCR nacional, com 11 campeonatos no seu palmarés. Os donos da casa terminaram a fase regular, no primeiro posto, fator de motivaçãoe extra, enquanto os sintrenses obtiveram a última vaga de qualificação, colocados no quarto lugar, mas os últimos embates com os gaienses têm-se pautado pelo equilíbrio.
Rafael Brito, base do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, acredita na capacidade de resposta da equipa, depois da derrota, na Taça de Portugal. “Vai ser mais um jogo difícil, pois os dois últimos resultados provam isso, principalmente no último confronto, no qual saímos com o resultado negativo, onde os detalhes fizeram total diferença. Encaro a meia-final com a confiança em alta e acredito muito no resultado positivo da nossa equipa!”, previu, antes de dar a “receita” para o sucesso da formação nortenha.

“Primeiramente, devemos entrar mais focados no que nos foi proposto a fazer. Seguir o plano de jogo e parar o Hugo Lourenço, Ricardo Pires e Pedro Gonçalves. O fator “casa” pode ser um ponto positivo para arrancarmos à frente e, com certeza, o público será o nosso 13° “jogador” em campo”, concluiu.
Na formação da APD Sintra, Ricardo Pires, o mais concretizador na meia-final da Taça de Portugal, expressa a sua convicção nas possibilidades sintrenses de carimbar a passagem à final, não obstante as dificuldades acrescidas de enfrentar o BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, inicialmente, em casa. “Vamos encarar esta meia-final, como a meia-final da Taça, na qual fomos com o objetivo de vencer e conseguimos. Sabendo das limitações que temos e que, nestes primeiros dois jogos, Gaia joga em casa, com o seu público, vamos com o mesmo espírito de sempre, de fazermos o nosso melhor em campo e impormos o nosso jogo“, sublinhou.

O foco defensivo também domina o testemunho do poste sintrense. “Teremos as atenções voltadas para o Pedro Bártolo certamente, mas teremos de defender bem para também não permitir concretizações fáceis dentro do pintado.
Estamos confiantes e com vontade de dar dar um bom espetáculo de Basquetebol, como na Taça, e assim, se possível, trazer a decisão para nossa casa”, afirmou.
As meias-finais do playoff da Liga BCR disputam-se à melhor de cinco encontros. A eliminatória inicia em Grijó e transita para o Pavilhão da Serra das Minas, a 5 e 6 de abril, pelas 15h, enquanto o hipotético jogo 5 está reservado para 26 de abril, às 14h30h, novamente em casa dos gaienses.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
APD Braga ergue Taça de Portugal de BCR pelo segundo ano consecutivo
A APD Braga revalidou o título e volta a levar a Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR) para a sua vitrine de troféus. Os comandados de Ricardo Vieira foram hoje (16 de março) ao Municipal de Pinhal Novo vencer a sua congénere de Sintra, por 58-44, num jogo que, à imagem das meias-finais de ontem, só comprova a máxima competitividade do BCR nacional.
Impulsionados pelas vitórias de ontem, que se garantiram somente nos derradeiros segundos, ambas as equipas entraram motivadas e a antever um verdadeiro espetáculo dentro das quatro linhas. Os bracarenses começaram melhor, vencendo os primeiros dez minutos (14-9), e a toada manteve-se para o segundo quarto (18-7), chegando ao intervalo com uma considerável vantagem – e com um fulminante contra-ataque em cima da buzina.
Ver esta publicação no Instagram
A APD Sintra, contudo, foi ao Pinhal Novo para se bater de igual para igual com o campeão em título e regressou dos balneários com a moral revigorada, chegando a vencer o terceiro quarto (11-14), mas o esforço do emblema de Mem Martins, que teve em Ricardo Pires (20pts) e Hugo Lourenço (12pts, 23res, 6ast – 30val) dois verdadeiros MVP, não chegou para abafar a vantagem bracarense, apesar dos últimos dez minutos terem voltado a cair para a equipa de Mem Martins (15-14).
O MVP do encontro e da prova foi Márcio Dias, da APD Braga, com 17 pontos, nove ressaltos e sete assistências (20.5val), e foi reconhecido no Cinco Ideal com Filipe Carneiro e Sílvio Nogueira (APD Braga) e Hugo Lourenço e Carlos Passos (APD Sintra).
É a décima Taça de Portugal de BCR a chegar à cabine de troféus da equipa de Braga.

Márcio Dias foi o MVP do encontro
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
APD Braga e APD Sintra medem amanhã forças na final da Taça de Portugal de BCR
Encontrados os finalistas da Taça de Portugal de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR): APD Braga e APD Sintra venceram hoje (15 de março) os respetivos encontros, depois de dois jogos de elevado nível no Pavilhão Municipal de Pinhal Novo, casa do CD Pinhalnovense, com os resultados a comprovarem a máxima competitividade das quatro equipas participantes nesta Final Four.
Os bracarenses e os sintrenses vão agora disputar este domingo (16) a grande final da prova, pelas 15 horas, no mesmo pavilhão – e com transmissão FPBtv.
APD BRAGA 51-49 GDD ALCOITÃO
A APD Braga entrou no encontro motivada, mostrando que fez mais de 300 quilómetros de viagem para vencer e para tentar revalidar o título que conquistou na última temporada, e o GDD Alcoitão sofreu para entrar no jogo. Um primeiro parcial de 4-12 para os bracarenses obrigou a equipa de Alcabideche a correr atrás do marcador – ainda conseguiu fechar os dez minutos iniciais numa toada positiva (10-12). Já o segundo quarto caiu mesmo para os pupilos de Fernando Lemos (15-12), e a boa réplica manteve-se na segunda parte do jogo, elevando o nível do espetáculo para as quase 200 pessoas que se deslocaram a Pinhal Novo para a primeira meia-final do dia.
A APD Braga, com Hélder Freitas em grande plano (24 pontos, máximo da partida, e oito ressaltos), foi-se batendo cara a cara com o emblema de Alcoitão, que chegou pela primeira vez à liderança do encontro no final do terceiro quarto (35-36), mas Braga recuperou (liderava 47-45 a 2’30 do fim) e manteve-se no topo nos últimos segundos, segurando uma vantagem que podia ter caído para qualquer dos lados e que em muito se deu à luta dos ressaltos (48-39 para os minhotos).
Esforço hercúleo da turma de Ricardo Vieira face aos alvinegros, que viram em Afonso Tavares um verdadeiro MVP, com 18 pontos (14 ao intervalo). A acompanhá-lo com excelência esteve Ângelo Pereira (14pts) e ambos foram cruciais nos derradeiros dez minutos para aguentar a pressão defensiva do clube de Braga. O MVP estatístico, contudo, foi o bracarense Márcio Dias, com 13 pontos e 17 ressaltos.
BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto 59-63 APD Sintra
Ao contrário do que a classificação da fase regular da Liga BCR (1.º contra 4.º) e do primeiro quarto (18-13) favorável ao BC Gaia, a APD Sintra foi a Pinhal Novo provar que queria sair com a vitória e deixou os gaienses numa péssima posição à ida para os intervalos (28-32, após um segundo quarto que ficou 10-19). Motivados pelas brilhantes exibições de Ricardo Pires (28pts, 8res – 36.5val, MVP do encontro) e Hugo Lourenço (19pts, 18res), o coletivo de Sintra empatou o terceiro quarto (17-17), antevendo a recuperação por parte dos “wildcats” de Gaia, que chegou só mesmo nos derradeiros minutos.
Aos 3’30, os comandados de Pedro Bártolo (treinador-jogador e o melhor em campo nos azuis e laranjas, com 25 pontos, 12 assistências e 23.5 de valorização) tomaram a liderança, mas os pupilos de Rui Lourenço, também eles impulsionados pelo louvor do público, mantiveram-se estoicos rumo à vitória e, vencendo 12-11 os últimos dez minutos, garantiram a presença na final, que se disputa amanhã, dia 16, com transmissão FPBtv.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.


























