Artigos da Federaçãooo

Ginásio Serviplaco é o novo campeão da 1.ª Divisão Masculina

Ginásio Serviplaco ou Académica Efapel. Apenas um poderia sagrar-se campeão da 1.ª Divisão Masculina, cujo Campeonato Nacional chegou hoje (24 de maio) ao fim, e foi mesmo o coletivo de Olhão que ergueu o troféu na Final, com um arrepiante público a encher o Pavilhão Desportivo “Os Olhanenses”. Resultado final: 61-64, com Rafael Wildner a sagrar-se como MVP do jogo derradeiro (com 17 pontos, 11 ressaltos e 29 de valorização).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Com parciais de 21-18, 13-15, 11-13 e 16-18, a partida foi “um verdadeiro hino ao Basquetebol”, crê Eduardo Cruz, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, entidade organizadora. “O público e Olhão merecem o título”, acredita o dirigente. Atrás de si, as bancadas ainda permanecem cheias, a aplaudir e a celebrar com o coletivo do treinador José Calabote. Na sua equipa, brilharam ainda Robert McCoy (22pts, 10res – 28.5val), ao passo que, na Académica Efapel, de José Abrantes, os melhores em campo foram o base Miguel Silva (21pts) e Danilson Francisco (15pts, 11res).

“A FPB está de parabéns ao ter apostado em Olhão. Hoje foi prestar homenagem ao Basquetebol. A Académica valorizou o resultado, o Ginásio esteve à altura, podia ter ganho um, podia ter ganho o outro: ganhou o Basquete”, frisou, no pós-cerimónia, o Diretor Regional do IPDJ do Algarve, Custódio Moreno. Ganhou o Basquetebol dentro e fora de campo, aliás, já que, como acrescentou o vice-presidente da FPB, Luís Veiga, o Pavilhão “Os Olhanenses” contou hoje com “uma moldura humana impressionante”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


O dirigente aproveitou também para endereçar os parabéns à Câmara Municipal de Olhão pelo “esforço enorme” que tiveram ao “montar este pavilhão em tempo recorde”, ao mesmo tempo que, atrás de si, os atletas do Ginásio Serviplaco faziam a tão ansiada festa.

Em 2024/2025, ambas as equipas vão discutir o Campeonato da Proliga, segunda divisão do Basquetebol nacional.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


CN 2 Feminina: Sporting CP sub22 garante promoção e final nacional com o Gafanha Reis & Ana

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, o Sporting CP sub22 comemorou a subida de escalão e a passagem à final nacional, onde enfrenta o Gafanha Reis & Ana. No playoff pelo terceiro posto da zona norte, o Olivais FC CNI protagonizou a reviravolta, contra a Académica, e continua a perseguir a subida de divisão.

 

3ª Fase – Final Zonal Norte

Apesar da vitória, em Vila do Conde, perante o seu público, o CD José Régio, um dos emblemas já promovidos, não conseguiu anular a diferença da primeira mão, no duelo com o Gafanha Reis & Ana – 63-55.

3ª Fase – Final Zona Sul

O Sporting CP Sub22 festejou a qualificação para a final, e consequente promoção, com novo triunfo, ante a SIMECQ Sub22 – 67-85.

3ª Fase – 3º Lugar Zona Norte

No dérbi de Coimbra, o Olivais FC CNI sorriu, frente à Académica – 69-60 -, mercê de uma vitória por números mais dilatados, face à derrota sofrida na primeira mão, pelo que acalenta ainda a conquista do último lugar de acesso ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Sporting CP/DR

CN 1 Masculina: Académica Efapel e Ginásio Serviplaco selam subida à Proliga

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, Académica Efapel e Ginásio Serviplaco triunfaram, nas finais zonais, e garantiram a subida à Proliga. A final nacional joga-se a 24 de maio, sábado, pelas 16h30, no Pavilhão Desportivo “Os Olhanenses”.

 

Playoffs – Final Norte

A Académica Efapel voltou a levar de vencida o Club 5Basket Gondomar69-51 -, resultado que permitiu o apuramento para a final nacional e a promoção à Proliga. Danilson Francisco (24pts, 15res, 3ast, 2rb, 1dl; 35.5 val.), MVP do desafio, e Miguel Silva (17pts, 10res, 4ast, 1rb) lideraram a turma coimbrense, ao passo que, entre a formação nortenha, destacaram-se Miguel Yimbu (17pts, 11res, 1rb, 2dl), Francisco Pereira (8pts, 5res, 1rb) e José Vilela (3pts, 5res, 2ast).

Playoffs – Final Sul

O Ginásio Serviplaco operou a reviravolta a sul. O coletivo de Olhão levou a melhor, no jogo dois, por 86-94, no reduto do Eléctrico Futebol Clube, com Robert McCoy (28pts, 13res, 1ast, 1rb, 1dl; 36 val.), MVP da partida, e Matias Bernardini (18pts, 5res, 2ast, 1rb) a assumirem a batuta, no conjunto vencedor. Nos locais, nota mais para Emerson Halbleib (16pts, 18res, 1ast, 3rb; 34 val.) e Jalen Jordan (28pts, 9res, 3ast, 1rb).

Na “negra”, o Ginásio Serviplaco venceu o Eléctrico Futebol Clube por 95-88, mercê, em larga medida, dos desempenhos de Robert McCoy (28pts, 4res, 2ast, 2rb, 1dl) e Matias Bernardini (20pts, 3res, 3ast, 6rb). Na equipa de Ponte de Sor, evidenciaram-se Jalen Jordan (25pts, 6res, 5ast, 2rb, 1dl; 26.5 val.), MVP da contenda, e João Lanzinha (23pts, 9res, 2ast, 1rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Académica/DR

 


CN 2 Feminina: Gafanha Reis & Ana e Sporting CP Sub22 adiantam-se nas finais zonais

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, o Sporting CP Sub22 e o Gafanha Reis & Ana ditaram leis, nos respetivos primeiros encontros das finais zonais, e gozam de vantagens confortáveis para a segunda mão, a 17 e 18 de maio. A Académica parte na dianteira da disputa do terceiro lugar, na zona norte, com o Olivais FC CNI.

3ª Fase – Final Zonal Norte

O Gafanha Reis & Ana está a um passo da final nacional, depois da vitória confortável, em casa, frente ao CD José Régio – 70-54. A turma da Gafanha da Nazaré rumará a Vila do Conde, para a segunda mão, com uma vantagem de 16 pontos no “bolso”.

3ª Fase – Final Zona Sul

O Sporting CP sub22 adiantou-se no duelo com a SIMECQ Sub22, ao construir um triunfo, por margem expressiva – 71-43. No Pavilhão João Rocha, deram nas vistas Madalena Costa (20pts, 7res, 2ast, 2rb, 1dl; 22.5 val.) e, em apenas 17 minutos de jogo, Cláudia Almeida (6pts, 11res, 3ast, 4rb, 2dl; 22.5 val.). Na formação da Cruz Quebrada, merecem ênfase as atuações de Inês Vieira (10pts, 8res, 2rb) e Leonor Figueiredo (4pts, 4res, 3ast, 1rb).

3ª Fase – 3º Lugar Zona Norte

Na batalha pelo terceiro lugar da zona norte e consequente continuidade de disputa da subida de escalão, a Académica venceu o primeiro embate com o Olivais FC CNI – 56-52.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Sporting CP Sub22/DR

CN1 Masculina: Eléctrico Futebol Clube e Académica Efapel na frente das finais zonais

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, Eléctrico Futebol Clube e Académica Efapel aproximaram-se da desejada promoção à Proliga, levando de vencida os confrontos inaugurais das finais zonais. Jogo dois está agendado para 17 de maio.

Playoffs – Final Sul

O Eléctrico Futebol Clube está mais perto da promoção à Proliga, uma vez que prevaleceu, no primeiro encontro da final da zona sul, no terreno do Ginásio Serviplaco74-81. Jalen Jordan (29pts – 10/10 LL -, 6res, 4ast, 2rb; 29 val.), MVP do encontro, Mário Neves (9pts, 7res, 3ast, 2rb) e Francisco Alves (9pts, 6res, 5ast, 1rb) lideraram a turma de Ponte de Sor. No conjunto de Olhão, Robert McCoy (20pts, 11res) e Matias Bernardini (18pts, 2res, 4ast, 3rb, 1dl) procuraram outro desfecho.

Playoffs – Final Norte

O Club 5Basket Gondomar, formação que encerrou a 2ª fase no comando do grupo de promoção da zona norte, entrou a perder, no duelo de acesso à final nacional e à subida à Proliga, perante a Académica Efapel – 68-77.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Académica/DR

CN1 Masculina: Club 5 Basket Gondomar, Académica Efapel, Eléctrico FC e Ginásio Serviplaco nas finais zonais

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, Club 5Basket Gondomar, Académica Efapel, Eléctrico Futebol Clube e Ginásio Serviplaco são os finalistas zonais. Próximos jogos decorrem a 10 e 11 de maio.

 

Playoff – Zona Norte

O Club 5Basket Gondomar conseguiu virar a eliminatória, começando por igualar a contenda, com vitória, em Aveiro, por 74-78, frente ao SC Beira-Mar74-78 -, com Jacquelino Mendonça (32pts, 13res, 1ast, 2rb, 1dl; 35 val.); MVP do desafio, em patamar estratosférico, sem esquecer o contributo de Pedro Carvalhal (15pts, 2res, 3ast, 4rb). Nos visitantes, Miguel Yimbu (20pts, 17res, 1ast, 1rb, 2dl; 32.5 val.) e Ricardo Abreu (15pts, 4res, 3ast) deram o mote do triunfo. Na “negra”, o conjunto de Rio Tinto derrubou a oposição do SC Beira-Mar78-61 -, alavancado por Miguel Yimbu (17pts, 22res, 1ast, 1rb, 2dl; 36 val.), MVP do embate, e José Vilela (16pts, 12res, 4ast, 1rb). Nos aveirenses, emergiram as figuras de Pedro Carvalhal (21pts, 6res, 1ast, 2rb) e David Oputa (7pts, 6res, 1ast, 1dl).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

Na outra meia-final, também houve terceiro jogo, entre Académica Efapel e Guifões S.C.. O conjunto de Matosinhos igualou o playoff, ao levar de vencida a turma coimbrese por 54-62, desenlace com intervenção decisiva de Dymir Montague (13pts, 9res, 5ast, 6rb; 22 val.) e Wesley Williams (19pts, 7res, 1dl). A réplica local assentou em Miguel Silva (14pts, 7res, 6ast, 3rb, 2dl) e Danilson Francisco (12pts, 5res, 2ast, 1rb, 1dl).

No derradeiro encontro, a Académica Efapel superou o Guifões S.C.55-69 -, com o protagonismo reclamado por Danilson Francisco (15pts, 14res, 2ast, 2rb, 1dl; 29.5 val.), MVP do desafio, e Eduardo Guimarães (22pts, 3res, 4ast, 1rb). No coletivo nortenho, ressaltaram os dígitos de Rafael Costa (11pts, 1res, 4ast, 1rb) e Paulo Sereno (6pts, 7res, 1ast).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Playoff – Zona Sul

Daniel Caldwell (31pts, 6res, 9ast, 3rb, 1dl) atingiu a impressionante marca de 43.5 de valorização, colheita que valeu o MVP do confronto, e, ladeado por Ricardo Rosa (16pts, 3res, 1ast, 2rb), impulsionou o empate do Belenenses, na meia-final, contra o Eléctrico Futebol Clube85-64. Na equipa de Ponte de Sor, Emerson Halbleib (17pts, 7res, 1ast, 1rb), Jalen Jordan (13pts, 6res, 3ast, 4rb) e Mário Neves (7pts, 8res, 3ast) foram os mais expeditos.

Em casa, o Eléctrico Futebol Clube foi soberano e assegurou a passagem à final, graças à vitória por 68-54, contra o Belenenses, guiado por Jalen Jordan (28pts – 11/13 2pts -, 8res, 2dl; 34 val.) e Emerson Halbleib (13pts, 17res, 2rb, 2dl). Na turma do Restelo, nota mais para Kisingo Domingos (14pts, 5res, 1ast) e Júlio Cunha (10pts, 2rb).

O Ginásio Serviplaco fechou, em dois jogos, o duelo com a ABA IPCB, que derrotou, desta feita, por 93-61, à boleia dos números rubricados por Robert McCoy (29pts, 9res, 3ast, 1rb; 36.5 val.), Rafael Wildner (7pts, 9res, 5ast, 1rb) e Matias Bernardini (16pts, 8res, 2ast, 4rb). Tiago Almeida (10pts, 4res, 1dl) e Luckeny Alberto (15pts, 1ast) encabeçaram a resistência albicastrense.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Eléctrico FC/DR

CN2 Feminina: GD Gafanha, CD José Régio, Sporting CP Sub22 e SIMECQ Sub22 nas finais zonais

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, realizaram-se as meias-finais zonais. GD Gafanha, CD José Régio asseguraram, desde já, a subida e, a par do Sporting CP sub22 e SIMECQ Sub22, estão qualificados para as finais zonais.

 

Meias-Finais zonais – Norte

Na primeira mão, o CD José Régio foi ultrapassado, em casa, pelo Olivais FC CNI69-72 -, com Jennifer Sirtoli (18pts, 16res, 3dl; 27 val.) e Joana Amaro (12pts, 9res, 4ast, 3rb) a assumirem as despesas. Nas vilacondenses, deram nas vistas a MVP Jayden Gill (29pts, 2res, 1ast, 2rb; 27.5 val.) e Haily Weaver (13pts, 17res, 2rb).

Na visita a Coimbra, o CD José Régio conseguiu anular a desvantagem e vencer, por diferença maior, o Olivais FC CNI – 61-66 -, desfecho que vale a qualificação para a final zonal.

Por seu turno, o Gafanha Reis & Ana sentenciou, praticamente, a eliminatória, com uma vitória robusta, em casa, por 87-57, diante da Académica. No jogo da segunda mão, as coimbrenses impuseram-se, perante a turma da Gafanha da Nazaré, por 72-70.

Meias-Finais zonais – Sul

O Sporting CP Sub22 obteve uma vitória expressiva, no arranque da meia-final, no terreno do Paço de Arcos Clube – 42-74. As verde e brancas repetiram a receira, no compromisso da segunda mão, ao vencerem por 61-47, fruto, sobretudo, dos contributos de Madalena Costa (19pts, 5res, 5rb; 25 val.), Diana Carvalho (4pts, 4res) e Maria Cruz (10pts, 2res, 1ast, 3rb). Nas visitantes, destacaram-se Mafalda Carreira (10pts, 5res, 1rb) e Emma Correia (9pts, 4res, 1rb, 1dl).

A SIMECQ Sub22 levou a melhor sobre o Unidos/AAUBI/Farm Moderna, mercê do triunfo, no primeiro encontro, por 78-63. O coletivo de Tortosendo ditou leis, no segundo embate, mas por margem inferior – 79-68.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: CD José Régio/DR

CN 1 Masculina: SC Beira-Mar, Académica, Ginásio Serviplaco e Eléctrico FC adiantam-se no playoff

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, cumpriram-se os primeiros jogos das meias-finais zonais. A 1 e 3 de maio disputam-se os segundos embates e, em caso de empate, a “negra” toma lugar no dia 4. SC Beira-Mar, Académica, Ginásio Serviplaco e Eléctrico Futebol Clube estão na dianteira.

 

Playoff – Zona Norte

O SC Beira-Mar colocou-se em vantagem, na meia-final, ao vencer em casa do Club 5Basket Gondomar por expressivos 61-81. David Opotu (14pts, 9res, 2ast, 1rb, 2dl) e Pedro Carvalhal (11pts, 9res, 4ast, 2rb) guiaram os aveirenses, ao passo que, na turma nortenha, destacaram-se Miguel Yimbu (15pts, 10res, 1ast, 1rb; 25 val.) e José Vilela (11pts, 1res, 3ast, 1rb).

A Académica também triunfou, fora de portas, frente ao Guifões S.C. 69-76 -, alavancada por Tyrone Jones (16pts, 10res, 3ast, 2dl; 26 val.), MVP do desafio, e Danilson Franisco (16pts, 3res, 4ast, 5rb, 3dl). No conjunto de Matosinhos, destacaram-se Eduardo Coelho (19pts, 7res, 3ast) e Dymir Montague (10pts, 6res, 5ast, 3rb, 2dl).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Playoff – Zona Sul

O Ginásio Serviplaco ditou leis, em Castelo Branco, diante da ABA IPCB59-73 -, mercê das exibições rubricadas por Rafael Wildner (8pts, 14res, 2rb) e Matias Bernardini (16pts, 4res, 6ast, 1rb). Nos albicastrenses, deram nas vistas Bernardo Matos (18pts, 6res, 4ast, 2rb) e Manuel Fortuna (15pts, 3res, 2ast, 4rb, 1dl).

O Eléctrico Futebol Clube triunfou, em Ponte de Sor, por 81-68, contra o Belenenses, com João Lanzinha (27pts, 8res, 2ast, 5rb, 1dl; 30.5 val.) e Emerson Halbleib (14pts, 9res, 3rb, 1dl) em plano de evidência. Nos visitantes, sobressaíram Kisingo Domingos (10pts, 9res, 2ast, 1rb) e Francisco Ribeiro (15pts, 3res, 3ast, 4rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: SC Beira-Mar/DR

CN 2 Feminina: 2ª fase fechada; meias-finais zonais a caminho

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, concluiu-se a 2ª fase e estão determinados os 8 emblemas que continuam a lutar pela subida de escalão. A norte, rumam à fase decisiva Olivais FC CNI, Gafanha Reis & Ana, Académica e CD José Régio. Na zona sul, seguem em prova Unidos/AAUBI/Farm Moderna, Paço de Arcos Clube, Sporting CP Sub22 e SIMECQ Sub22.

 

2ª Fase – Grupo Norte 2 A

Ambos apurados para as meias-finais zonais, Olivais FC CNI e Gafanha Reis & Ana cumpriram as expetativas e ultrapassaram categoricamente Futebol Clube de Vizela – 93-44 – e Ovarense Internutri – 80-35.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Com Isabela Rocha (19pts, 6res, 1ast, 4rb; 21 val.) e Mara Sofia (15pts, 10res, 2rb) em plano de destaque, o NCR Valongo Valetel derrotou o SC Coimbrões Sub2265-51 -, apesar da réplica gaiense, protagonizada, sobretudo, por Filipa Alves (8pts, 9res, 2ast, 2rb) e Laura Marques (14pts, 2res, 2ast).

2ª Fase – Grupo Norte 2B

A Académica mostrou créditos de líder e superou o Guifões SC – 61-56.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Também o segundo classificado – e apurado – CD José Régio deu conta do recado, na receção ao Club 5 Basket JBL M & PUB – 75-55.

Já o BC Limiense ditou leis, fora de portas, com o Galitos QViagem Sub22 – 65-74.

2ª Fase – Grupo Sul 2A

O Unidos/AAUBI/Farm Moderna conservou o registo imaculado, ao impor-se, em casa, por claros 90-45, diante do GDESSA Sub22 – 90-45. O Paço de Arcos Clube celebrou o apuramento inédito para as meias-finais, apesar da derrota com o Bilstein group LOBOS – 46-44.

O Carnide Clube Sub22 derrotou o CNAbrantes – 73-60.

2ª Fase – Grupo Sul 2B

Com o trio composto por Beatriz Eleutério (11pts, 3res, 8ast, 6rb, 1dl; 24 val.), Maria Amaro (19pts, 2res, 2ast, 2rb, 2dl) e Maria Oliveira (21pts, 3res, 3ast, 4rb) em alta, o invicto Sporting CP Sub22 passou, com distinção, o teste diante do Santarém BC95-39 -, onde se sublinham os contributos de Marta Carapinha (7pts, 7res, 1ast, 4rb) e Maria Grilo (14pts, 11res, 1ast, 2dl).

A SIMECQ Sub22 garantiu o segundo posto e consequente classificação, ao levar a melhor sobre o Seixal Clube 1925 – 65-55. O Odivelas Basket amealhou os dois pontos, no recinto do Portimonense SC – 57-64.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Paço de Arcos/DR

CN 1 Masculina: Club 5Basket Gondomar e Ginásio Serviplaco encerram 2ª fase no topo

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, concluiu-se a 2ª fase da prova, estando determinados os emblemas que rumam às meias-finais zonais. Nesse lote, contemplam-se Club 5Basket Gondomar, Guifões S.C., Académica Efapel, SC Beira-Mar – a norte -, Ginásio Serviplaco, Eléctrico Futebol Clube, Belenenses e ABA IPCB – a sul. Não evitaram a despromoção FC Gaia, Angrabasket, Queluz O Nosso Prego Sub23 e Fayal SC. Terminada a 2ª fase, Kisingo Domingos, do Belenenses, é o atleta com maior valorização acumulada na prova, com 595.5. As meias-finais zonais arrancam no fim de semana de 26 e 27 de abril.

 

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Club 5Basket Gondomar fechou a 2ª fase, no primeiro posto, de forma isolada, com uma vitória sobre a AD Sanjoanense98-75 -, desenlace com a marca do MVP – por larga margem – Miguel Yimbu (20pts, 15res, 1ast, 2rb, 2dl; 40.5 val.) e Carlos Vilela (10pts, 11res, 2rb). Na turma de São João da Madeira, última classificada, Evandro Delgado (23pts, 7res, 3ast, 1dl) e André Occhialini (13pts, 9res) surgiram em bom plano.

O Guifões S.C. bateu a Académica Efapel67-65 -, seu rival nas meias-finais, que ultrapassou na tabela, conquistando assim a primazia no fator casa no playoff. Dymir Montague (20pts, 8res, 4ast, 2rb, 2dl; 26 val.) e Eduardo Coelho (11pts, 9res, 3ast, 1rb) dominaram a produção do emblema de Matosinhos. Nos coimbrenses, despontaram Danilson Francisco (18pts, 8res, 2rb, 2dl) e Miguel Silva (13pts, 7res, 6ast, 2rb).

Com os mesmos pontos de Guifões S.C. e Académica Efapel, o SC Beira-Mar obteve a última vaga de acesso às meias-finais, garantia alcançada antes da jornada derradeira. Os aveirenses venceram o CD Póvoa Sub2351-65 -, com intervenção decisiva de David Oputa (16pts, 5res, 1ast, 2rb, 3dl) e Pedro Carvalhal (4pts, 9res, 8ast, 4rb), sem esquecer o melhor marcador Jacquelino Mendonça (22pts, 8res). A resistência poveira teve a assinatura de James Okemirie (8pts, 13res, 1ast, 2dl) e Guilherme Nunes (8pts, 9res).

O Basquete Barcelos Eticol capitalizou o fator casa ante o NCR Valongo Comida com Amor89-78 -, triunfo com Joel Luz (22pts, 18res, 3ast, 2rb; 33 val.), MVP da partida, e Pedro Dias (13pts, 11res, 3ast) como principais obreiros. Nos visitantes, nota mais para Delvin Barnstable (21pts, 4res, 2ast, 2rb) e Giorgi Gogua (10pts, 11res, 1ast, 1rb, 1dl).

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Ginásio Serviplaco, dono do primeiro posto, encerrou a 2ª fase em alta, com um triunfo categórico, no recinto do CBC Coração do Ribatejo54-86 -, mercê, em larga medida, dos contributos de Robert McCoy (17pts, 1res, 2ast, 8rb) e Rafael Wildner (14pts, 7res). De enaltecer, nos homens da Chamusca, as atuações de Carlos Lopes (21pts, 11res, 3ast, 2rb; 25.5 val.), MVP do encontro, e Marco Francisco (15pts, 3res, 1ast, 1rb).

O Eléctrico Futebol Clube também não vacilou, na ronda oito, no compromisso caseiro com o Carnide Clube 92-57. A inspirada prestação de Jalen Jordan (34pts – 10/11 2pts -, 13res, 1ast, 2rb, 1dl), que vale 46.5 de valorização e o MVP da partida, amparado pelas “colheitas” de João Lanzinha (14pts, 10res, 8ast, 2rb) e Mário Neves (15pts, 15res, 3ast, 2rb), deu impulso determinante para o sucesso do conjunto de Ponte de Sor. Nos forasteiros, sobressaíram Gonçalo Soares (26pts, 4res, 1ast) e Francisco Valadares (8pts, 4res).

No último “degrau” do pódio, ficou o Belenenses, que suplantou o Estoril Basket Clube86-70 -, muito por culpa das atuações superlativas de Kisingo Domingos (21pts, 14res, 1ast, 1rb; 32 val.) e Daniel Caldwell (14pts, 10res, 6ast, 2rb). Rui Nery (26pts, 4res, 2ast, 1rb) e Sílvio Ncanga (6pts, 8res, 1ast, 1rb, 1dl) corporizaram a resistência visitante.

Já com a qualificação consumada, a ABA IPCB perdeu, em casa, perante o BAC Crossjoin Solutions – 69-75 -, guiado pelos número de Bruno Celestino (10pts, 15res, 4ast, 2rb, 1dl; 28 val.), MVP da partida, e José Salvador (10pts, 4res, 2ast, 2rb). Nos albicastrenses, Marcelo Ramos (19pts, 6res, 2rb) e Manuel Fortuna (10pts, 8res, 4ast, 1rb) foram os elementos mais esclarecidos.

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

Com Guilherme Santos (18pts, 6res; 21 val.) e Valentin Milloch (20pts, 5res, 1rb) em plano de destaque, o Académico FC segurou a liderança da série, ao impor-se ante o Angrabasket78-82 -, que viu Juscelino Ricardo (29pts, 4res, 6ast, 3rb; 33 val.) reclamar o estatuto de MVP e contou igualmente com contribuições significativas de Modou Mboup (9pts, 16res, 2ast, 1rb, 6dl) e Jerome Bivins Jr (28pts, 7res, 1rb, 1dl).

Segue-se o Gafanha Rascunhos Urbanos, autoritário no duelo com o FAC Crédito Agrícola96-65 -, impulsionado pela exibição de gala de Gregory Rowson (31pts, 12res, 5ast, 2rb; 46.5 val.) e por João Neves (14pts, 4res, 2rb). Nuno Lopes (8pts, 6res, 2rb, 1dl) e Gabriel Ribeiro (12pts, 5res, 3ast, 1rb) constituíram as principais ameaças dos famalicenses.

O Olivais FC encerra o quarteto dianteiro, tendo a formação coimbrense vencido, em Braga, o GD André Soares47-73 -, mercê, em parte, dos dígitos de Diogo Ramos (18pts, 5res, 3ast, 4rb; 19 val.) e Kingslee DSilva (12pts, 8res, 1ast, 2rb).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Tal como o Angrabasket, o FC Gaia não escapou à descida de divisão. No jogo decisivo pela permanência, foi o CB Viana NortAluga a prevalecer, por 82-74, à boleia dos números de David Williams (30pts, 15res, 7ast), que registou a impressionante cifra de 46 de valorização, e João Almeida (12pts, 7res, 1ast, 1dl). Ayomide Dada (18pts, 6res, 3ast, 1rb) e Jamie Sevier Jr (9pts, 9res, 2rb, 2dl) foram os mais proativos na busca por um resultado diferente.

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

O Sporting Clube Marinhense cedeu, em casa, com o CBA Município Albufeira66-71 -, mas preservou a liderança. Joel António (21pts, 17res, 1rb; 33 val.) e Rúben Ferreira (21pts, 3res, 2ast, 3rb) encabeçaram a produção algarvia. Na turma da Marinha Grande, ressaltaram as atuações de Somachi Agbapu (18pts, 6res, 2ast, 2rb, 1dl) e Marco Dias (8pts, 8res, 1rb, 1dl).

Geraldo Santos (24pts, 7res, 1ast, 1rb; 20 val.) e Vasco Marinho (17pts, 4res, 1ast, 2rb) mostraram-se os mais determinantes, no triunfo do Scalipus CS sobre o Fayal SC76-89 -, uma das formações despromovidas. Pese embora o final indesejado, Jalil Myers (37pts, 10res, 2ast, 2rb, 1dl; 36.5 val.) não baixou a fasquia e foi o mais valorizado da partido. Diogo Mané (15pts, 7res, 8ast, 3rb) também assinou uma exibição de relevo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Scalipus Clube de Setúbal (@scalipusclubedesetubal)

O Paço de Arcos Clube assegurou, na ponta final do campeonato, a manutenção no escalão, ao superar o Portimonense SC Sub2357-50 -, ancorado em Tyler Harris (13pts, 12res, 2rb, 3dl; 21 val.) e Nsamo Pedro (13pts, 9res, 3ast). No conjunto de Portimão, nota mais para Guilherme Santinho (16pts, 7res, 1ast) e Martim Queiroz (5pts, 3res, 1dl).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paço de Arcos Clube (@pabasquetebol)

O Queluz O Nosso Prego Sub23 acompanha o Fayal SC, na descida ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão Masculina, apesar do sucesso caseiro com o Atlético Clube Portugal78-74 -, com intervenção preponderante de Rodrigo Pires (8pts, 10res, 1ast; 19 val.) e André Jardim (20pts, 5res, 2ast, 2rb, 2dl). No coletivo da Tapadinha, de enaltecer Eric Pedro (11pts, 12res, 3ast, 2rb, 1dl) e Leonik Wadehn (11pts, 5res, 3ast, 1rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Club 5 Basket/DR

CN 2 Feminina: Seis emblemas já qualificados para as meias-finais zonais

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão Feminina, cumpriu-se a penúltima jornada da 2ª fase, onde se contam 6 apurados para as meias-finais zonais. São os casos de Olivais FC CNI, Gafanha Reis & Ana, Académica, CD José Régio, Unidos/AAUBI/Farm Moderna e Sporting CP Sub22.

 

2ª Fase – Grupo Norte2A

O Olivais FC CNI segurou o primeiro posto, na visita à Ovarense Internutri – 64-100.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Olivais FC Coimbra (@olivaiscoimbra)

Segue-se, com os mesmos pontos, o Gafanha Reis & Ana, vitorioso, no reduto do NCR Valongo Valetel 62-75 -, com Julia Schatkowsky (10pts, 13res, 1ast, 1rb; 19.5 val.), Joana Santos (7pts, 5res, 6ast, 5rb) e Melissa Monteiro (21pts, 2res, 1ast, 2rb) em plano de evidência, não obstante a réplica de Mariana Coelho (17pts, 12res, 1ast, 1rb) e Mara Sofia (14pts, 14res), ambas com a máxima valorização da partida – 21.

O Futebol Clube de Vizela, terceiro classificado, recebeu e venceu o SC Coimbrões Sub22 – 64-57.

2ª Fase – Grupo Norte 2B

A Académica passou, com distinção, o teste frente ao BC Limiense – 54-93 -, e mantém a liderança isolada.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

No seu encalço, surge o CD José Régio, que levou avante as suas intenções perante o Guifões SC63-70 -, à boleia dos dígitos de Haily Weaver (20pts, 16res, 2ast, 1rb, 1dl; 34.5 val.), em patamar estratosférico, e Catarina Rolo (21pts, 5res, 3ast, 1rb). Na formação de Matosinhos, despontaram Mariana Gonçalves (20pts, 7res, 2ast, 1rb, 1dl) e Christina Passerel (16pts, 4res, 1rb).

Já o Club 5Basket JBL M&PUB capitalizou o fator casa, perante o Galitos QViagem Sub22 – 63-56.

2ª Fase – Sul 2A

O Unidos/AAUBI/Farm Moderna preserva o registo imaculado, depois de suplantar, categoricamente, o CNAbrantes – 83-53. O Paço de Arcos Clube superiorizou-se, em casa, frente ao GDESSA Sub22 – 46-37 – e ocupa o segundo posto.

Na terceira posição, está o Bilstein group LOBOS, que caiu às mãos do Carnide Clube Sub22 – 56-50.

2ª Fase – Grupo Sul 2B

O Sporting CP Sub22 somou a 23ª vitória da época, em outros tantos jogos, no terreno do Odivelas Basket – 52-70. A SIMECQ Sub22 derrubou a oposição do Santarém BC – 45-75 – e está em segundo lugar, em igualdade pontual com o Seixal Clube 1925, que prevaleceu, ante o seu público, contra o Portimonense SC64-62. Inês Leça (15pts, 4res, 4ast, 5rb; 20 val.) e Ana Farinha (16pts, 6res, 4rb) foram as figuras maiores das seixalenses, ao passo que, no coletivo algarvio, emergiram Inês Coelho (24pts, 11res, 3ast, 2rb; 34 val.), MVP da partida, e Mafalda Reis (10pts, 5res, 2ast, 2dl).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Sporting CP/DR

CN 1 Masculina: Definidos os emblemas que rumam às meias-finais zonais

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, os líderes dos grupos de promoção Club 5Basket Gondomar e Ginásio Serviplaco venceram os respetivos encontros. Além dos primeiros classificados, estão apurados para as meias-finais zonais: Académica Efapel, Guifões S.C. e SC Beira-Mar, a norte; Eléctrico Futebol Clube, Belenenses e ABA IPCB.

2ª Fase – Grupo Promoção Norte

O Club 5Basket Gondomar persiste na liderança isolada, depois de vencer o NCR Valongo Comida com Amor77-89 -, com Felipe Maldonado (28pts, 6res, 2ast, 2dl; 31.5 val.), MVP, e Carlos Vilela (8pts, 10res, 1ast, 3rb, 1dl) como figuras maiores. Nota mais, na equipa da casa, para Delvin Barnstable (25pts, 8res, 2ast, 1rb, 1dl) e Nuno Oliveira (19pts, 4res, 2ast, 2rb).

Segue-se a Académica Efapel, que recebeu e venceu o Basquete Barcelos Eticol70-65 -, ancorada nos desempenhos de Danilson Francisco (23pts, 12res, 1ast, 3rb, 2dl; 34.5 val.), MVP do encontro, e Miguel Silva (16pts, 1res, 5ast, 2rb). Os barcelenses tiveram em Joel Luz (20pts, 13res, 1ast, 2rb; 30 val.) e João Malheiro (13pts, 8res, 2ast) os elementos mais esclarecidos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por AAC – Basquetebol (@academicabasket)

Com Dymir Montague (21pts, 6res, 6rb, 1dl; 25 val.), David Gomes (10res, 2ast, 1dl) e Eduardo Coelho (14pts, 1res, 2ast, 2rb) a repartirem o protagonismo, o Guifões S.C. escalou ao terceiro posto, ao bater o SC Beira-Mar56-61 -, apesar dos esforços de Jacquelino Mendonça (19pts, 16res) e Pedro Carvalhal (18pts, 9res, 5ast, 2rb).

Antes, os aveirenses capitalizaram o fator casa, em jogo em atraso, ante o Basquete Barcelos Eticol72-67 -, tirando partido das atuações de Jacquelino Mendonça (17pts, 19res, 1ast, 2rb; 28.5 val.), Pedro Carvalhal (19pts, 5res, 7ast, 3rb) e David Oputa (12pts, 9res, 3ast, 1rb, 1dl). Kennedy Fernandes (20pts – 9/9 2pts -, 8res, 1ast, 2rb, 2dl) e Joel Luz (12pts, 12res, 2ast, 1rb) constituíram as maiores ameaças visitantes.

A AD Sanjoanense festejou a primeira vitória, na 2ª fase, na receção ao CD Póvoa Sub23 – 68-63.

2ª Fase – Grupo Promoção Sul

O Ginásio Serviplaco retomou as vitórias, no compromisso caseiro com a ABA IPCB79-59 -, desfecho com a marca de João Serra (15pts – 5/5 2pts, 1/1 3pts e 2/2 LL -, 4res, 1ast, 1rb; 23 val.) e Matias Bernardini (18pts, 2res, 4ast, 5rb). Wamulundi Simwinga (9pts, 10res) e Bernardo Matos (12pts, 5res, 5ast) foram os mais afoitos, entre os albicastrenses.

O Eléctrico Futebol Clube, segundo classificado, levou a melhor sobre o BAC Crossjoin Solutions87-97 -, muito por culpa da exibição de gala de Jalen Jordan (31pts, 13res, 1ast, 1rb; 39 val.), bem secundado por Mário Neves (19pts, 8res, 6ast, 2rb). João Caeiro (20pts, 14res, 3ast, 1dl; 30.5 val.) e Bruno Celestino (17pts, 14res, 1ast, 3rb, 2dl) encabeçaram a resistência almadense.

Encerra o pódio o Belenenses, que contou com o engenho de Kisingo Domingos (20pts, 12res, 1ast, 2rb, 3dl; 32.5 val.), MVP do desafio, Daniel Caldwell (11pts, 5res, 7ast, 3rb) e Diogo Carvalho (19pts, 7res, 1ast, 1dl) para superar, com contundência, a oposição do Carnide Clube52-105 -, onde despontaram Gonçalo Soares (13pts, 4res, 3ast, 1rb, 1dl) e Edir Magalhães (11pts, 1res, 1rb).

O Estoril Basket Clube alcançou uma vitória robusta com o CBC Coração do Ribatejo79-49 -, embalado pelas atuações de João Ramos (15pts, 6res, 5ast, 1rb; 24 val.), Evandro Adriano (6pts, 12res, 2ast) e Frederico Tavares (14pts, 4res, 1ast, 1rb). Na turma da Chamusca, sobressaíram Eric Fernandes (4pts, 7res, 3ast, 1rb) e Carlos Lopes (16pts, 6res, 1rb).

2ª Fase – Grupo Manutenção Norte

O FC Gaia suplantou o líder FAC Crédito Agrícola85-74 – e conseguiu protelar a decisão da manutenção para a última jornada, mercê, em boa parte, das exibições de Tomás Rodrigues (29pts, 7res, 2ast, 1rb; 34 val.), MVP da partida, e Bernardo Godinho (21pts, 8res, 1ast, 1rb). O inconformismo famalicense partiu, sobretudo, de Hugo Mendes (43pts, 6res, 1rb; 31.5 val.), melhor marcador da partida, e Philipe Oliveira (8pts, 7res, 2ast).

Em jogo fértil em pontos, o Académico FC ultrapassou o CB Viana NortAluga99-93 -, beneficiando dos contributos de João Ribeiro (27pts, 2res, 1ast, 2rb, 1dl; 24.5 val.) e Ricardo Luís (22pts, 5res, 1ast, 1rb). Nos vianenses, morou o MVP do encontro, Nfamara Conde (24pts, 19res, 4ast, 5rb, 2dl; 45 val.), que contou com o auxílio de David Williams (9pts, 10res, 5ast, 1dl).

Gregory Rowson (25pts, 6res, 2ast, 3rb, 1dl; 26.5 val.) e João Pereira (16pts, 1res, 3ast, 3rb) deram o mote para a vitória do Gafanha Rascunhos Urbanos sobre o GD André Soares73-57 -, não obstante as diligências de Alexandre Louro (8pts, 6res, 3ast, 3rb) e João Pacheco (9pts, 5res, 2ast).

O Olivais FC confirmou o favoritismo, no confronto com o Angrabasket93-76 -, à boleia dos números de Dane Quest (21pts, 10res, 8ast, 1rb, 1dl; 35.5 val.) e Diogo Ramos (25pts, 7res, 5ast, 3rb). Nos insulares, merecem ênfase as prestações de Hugo Pola (25pts, 1res, 1ast, 4rb) e Jerome Bivins Jr (16pts, 8res, 3ast).

2ª Fase – Grupo Manutenção Sul

Com Eric Pedro (15pts, 9res, 5ast, 9rb, 3dl; 37.5 val.) em patamar superlativo, bem acompanhado por Leonik Wadehn (15pts, 7res, 1rb, 1dl), o Atlético Clube Portugal desfeiteou o líder Sporting Clube Marinhense64-54 -, onde não bastaram as colheitas de Somachi Agbapu (13pts, 10res, 2ast, 2rb, 3dl) e Simão Fino (11pts, 5res, 3ast, 1rb).

Também o Paço de Arcos Clube desafiou a lógica classificativa, ao superiorizar-se ao Scalipus CS47-78 -, fora de portas, alavancado por Tyler Harris (12pts, 11res, 3ast, 1rb, 3dl; 28 val.) e Guilherme Cardoso (16pts, 6res, 6ast, 2rb). Martim Pereira (14pts, 4res, 1rb) e Rafael Solposto (4pts, 7res, 3ast, 1rb) revelaram-se os mais inconformados, nos donos da casa.

O CBA Município Albufeira derrubou a oposição do Fayal SC – 66-52.

Em jogo equilibrado, o Portimonense SC Sub23 afirmou-se ante o Queluz O Nosso Prego Sub2366-63 -, com dois jogadores acima de 30 de valorização: o MVP Destiny Olu-Elijah (26pts, 8res, 1ast, 9rb; 36.5 val.) e Guilherme Santinho (26pts, 11res, 3ast, 1dl; 32 val.). No conjunto vencido, emergiram Afonso Guedes (20pts, 8res, 3ast, 3rb) e André Marques (10pts, 4res, 7ast, 4rb).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: Guifões SC/DR

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.