Artigos da Federaçãooo
Lombos invicto e SLB de prata à 13.ª jornada da Liga Betclic Feminina
Está concluído o fim de semana de Liga Betclic Feminina. Jogou-se a 13.ª jornada (faltando ainda o encontro entre CAB Madeira e Sporting CP, agendado para 18 de fevereiro), e o CRC Quinta dos Lombos continua invicto na competição, com SL Benfica (11-2) e Imortal LUSADAGÁS (10-3) logo atrás.
SC COIMBRÕES SANCHO PANZA 64-80 SPORTIVA AZORIS HOTELS
O Sportiva AZORISHOTELS voltou às vitórias na Liga Betclic Feminina ao vencer fora de portas o SC Coimbrões Sancho Panza, com a formação açoriana a revelar maior consistência ao longo do encontro. O jogo começou equilibrado, com a equipa da casa a entrar mais eficaz e a vencer o primeiro período por 23-20, aproveitando alguma permissividade defensiva do Sportiva. No entanto, a resposta das visitantes surgiu de forma clara no segundo quarto, onde elevaram a intensidade defensiva e melhoraram a circulação de bola no ataque, assinando um parcial de 18-26 que lhes permitiu chegar ao intervalo já na frente do marcador.
Após o descanso, o Sportiva AZORISHOTELS manteve o controlo da partida. O terceiro período voltou a ser favorável às açorianas (13-16), que geriram bem o ritmo do jogo e limitaram as soluções ofensivas do SC Coimbrões. No último quarto, a superioridade visitante tornou-se ainda mais evidente, com um parcial de 10-18 que selou o desfecho do encontro e confirmou o triunfo por margem confortável. Em grande destaque esteve, novamente, Isabella Nascimento, eleita MVP da partida. A atleta brasileira assinou uma exibição de elevado nível, ao registar 24 pontos, dois ressaltos, quatro assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento, totalizando 30.5 de valorização.
Basquete Barcelos HMMOTOR 71-69 GALITOS FFONSECA
Emoção máxima no duelo entre “galos”, com as aveirenses a recuperarem de uma diferença de 20 pontos e a encostarem-se às barcelenses no marcador já nos últimos minutos. A formação de Pedro Dias, contudo, manteve-se serena e consolidou a vitória que tinha cimentado desde o quarto inicial (22-10). Seguiram-se parciais de 14-14, 16-21 (a ascensão do Galitos FFonseca) e por fim 19-24, fechando o jogo para a equipa de Barcelos, onde Kim Villalobos foi a estrela maior: 23 pontos para a jogadora do Basquete Barcelos, com Rebecca Taylor a marcar 15.
Do outro lado, Inês Neto foi a melhor marcadora do encontro, com 27 pontos, a poste alemã Luisa Nufer marcou 21 e Rachel Cockman brilhou nas tabelas, com 15 ressaltos colecionados.
Ver esta publicação no Instagram
Sanjoanense HELIOTEXTIL 59-101 SL Benfica
No Municipal Paulo Pinto, foi o SL Benfica que saiu por cima, chegando à marca dos 100 pontos, sobre uma Sanjoanense HELIOTEXTIL que só se conseguiu impor perante as encarnadas no 3.º quarto (16-32, 18-25, 18-20, 7-24). Claramente sem encontrar o rumo do cesto (4/26 de três pontos e somente 29% de lançamentos de campo), Juliana Souza (15pts, 9res) e Sheckinah Bimpa (13pts, 10res, 4rb) foram as que mais remaram contra a maré, no jogo em que esta última recebeu o troféu de MVP do Mês de Novembro.
Num SL Benfica muito coletivo (26 assistências), Inês Faustino (16pts, 6res – 25.5) foi a MVP e Zuzanna Puc (18pts, 9res) a melhor marcadora, tendo ainda a base Marta Martins contribuído com 16 pontos (5/6 3P).
Ver esta publicação no Instagram
GDESSA BARREIRO 76-72 IMORTAL LUSIADAGÁS
Mais um espetáculo de alto nível nesta tarde de domingo: as algarvias lutaram até ao fim (chegaram a estar a 18 pontos), reduziram a desvantagem, mas o GDESSA Barreiro voltou a vencer e iguala assim o seu saldo competitivo (seis vitórias e seis derrotas, com um jogo em atraso). O coletivo de André Martins, com uma defesa muito bem alicerçada numa rotação de sete atletas, até teve eficácias inferiores às do Imortal de Albufeira (e menos ressaltos), mas recuperou mais bolas (10-5) e lançou mais vezes que o conjunto de Adriano Cerdeira.
Parciais de 21-16, 13-12, 18-20, 24-24 e grande jogo de Márcia Costa. 37 pontos para a extremo internacional portuguesa, com 36.5 de valorização. No Imortal LUSIADAGÁS, Micaela Kelly marcou 16 (com seis assistências), a também internacional lusa Mariana Silva e Melissa Akullu marcaram 13 pontos cada.
Ver esta publicação no Instagram
CRC Quinta dos Lombos 83-72 Esgueira Aveiro ECOVALOR
Milica Ivanovic entrou em fogo, com 15 pontos na primeira parte (terminou com 19), e alavancou o CRC Quinta dos Lombos para mais uma vitória – a 13.ª consecutiva na Liga Betclic Feminina. A MVP acabou por ser Chanaya Pinto, também ela fundamental, com 22 pontos e sete assistências (24val), mas a performance individual da tarde tem de ser dada a Gabriela Ipinoza. 23 pontos, seis ressaltos, seis assistências, três roubos de bola e 29.5 de valorização, mas desta vez sem game winner.
30-13 nos primeiros dez minutos e 21-16 logo a seguir ditaram o rumo da partida, com o coletivo de André Janicas a nunca baixar os braços e a vencer a segunda parte (19-20, 13-23), mas sem conseguir inverter o marcador. É agora 7.º na tabela classificativa (6-7).
Ver esta publicação no Instagram
A Liga Betclic Feminina regressa no próximo fim de semana, 3 e 4 de janeiro de 2026, para a 14.ª jornada.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
CRC Quinta dos Lombos fecha 1.ª volta da Liga Betclic Feminina sem qualquer derrota
Sporting CP 69-67 Sanjoanense HELIOTEXTIL
O Sporting CP venceu este domingo a Sanjoanense HELIOTEXTIL por 69-67, no Pavilhão João Rocha, no terceiro jogo da 11.ª jornada da Liga Betclic Feminina, num encontro marcado pelo equilíbrio extremo e que só ficou decidido após prolongamento. As leoas demonstraram resiliência e frieza nos momentos decisivos para garantir um triunfo sofrido perante uma Sanjoanense muito competitiva.
A partida começou com ligeiro ascendente da formação visitante, que venceu o primeiro período por 13-17, aproveitando alguma precipitação ofensiva do Sporting. A resposta leonina surgiu no segundo quarto, com maior agressividade defensiva e melhor circulação de bola, traduzidas num parcial de 14-11 que manteve o jogo totalmente em aberto ao intervalo.
Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se. O Sporting voltou a superiorizar-se no terceiro período (14-12), conseguindo passar para a frente no marcador, mas a Sanjoanense respondeu no último quarto do tempo regulamentar, vencendo por 18-19 e forçando o prolongamento, depois de 40 minutos marcados por alternâncias constantes.
No tempo extra, as leoas mostraram maior controlo emocional e eficácia nas posses decisivas, vencendo o parcial por 10-8 e selando a vitória por 69-67, num final emocionante e muito disputado.
Ver esta publicação no Instagram
A MVP do encontro foi Emília Ferreira, que assinou uma exibição de enorme impacto e entrega, registando 13 pontos, 14 ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento (32 de valorização).
Imortal LUSIADAGÁS 74-87 CRC Quinta dos Lombos
O CRC Quinta dos Lombos fechou a primeira volta da Liga Betclic Feminina com mais um triunfo, ao vencer este domingo o Imortal LUSIADAGÁS por 74-87, em Albufeira, mantendo o percurso invicto na competição. Num encontro competitivo e com bons momentos de basquetebol de parte a parte, a formação de Carcavelos voltou a demonstrar consistência, profundidade de plantel e maturidade nos momentos decisivos.
A partida começou equilibrada, com os anfitriões a entrarem mais eficazes e a vencer o primeiro período por 21-18, apoiado no ritmo ofensivo e na energia defensiva. A resposta das visitantes surgiu de forma clara no segundo quarto, onde o Lombos elevou o nível defensivo e acelerou o jogo, assinando um parcial de 18-31 que lhes permitiu chegar ao intervalo na frente do marcador.
Ver esta publicação no Instagram
No regresso dos balneários, o equilíbrio voltou a marcar o encontro. O conjunto algarvio conseguiu reduzir distâncias ao vencer o terceiro período por 23-20, mantendo a discussão do resultado em aberto e obrigando o Lombos a um esforço adicional para segurar a vantagem. Ainda assim, a equipa visitante revelou maior controlo e eficácia no último quarto, impondo-se por 12-18 e confirmando a vitória fora de portas.
Em destaque esteve Sara Caetano, MVP da partida, ao registar 14 pontos, oito ressaltos, dois roubos de bola e uma assistência, totalizando 22 de valorização em apenas 21:59 minutos em campo, partilhando essa valorização com Milica Ivanovic (que somou 37:47 minutos em campo) . A extremo do CRC Quinta dos Lombos voltou a ser determinante pela sua intensidade, leitura de jogo e impacto em ambos os lados do campo.
Sportiva AZORISHOTELS 78-70 Galitos FFONSECA
O Sportiva AZORISHOTELS encerrou a 11.ª jornada da Liga Betclic Feminina com um triunfo importante frente ao Galitos FFONSECA, vencendo por 78-70 no Pavilhão Sidónio Serpa, nos Açores. Num encontro equilibrado e bem disputado, a formação açoriana mostrou maior consistência coletiva nos momentos-chave e confirmou o resultado perante o seu público.
A partida começou com ascendente do Galitos FFONSECA, que entrou mais eficaz e venceu o primeiro período por 18-21, explorando bem o jogo exterior e o ritmo ofensivo. A reação do Sportiva surgiu de forma clara no segundo quarto, com maior agressividade defensiva e melhor circulação de bola no ataque, traduzidas num parcial de 25-16, que permitiu às anfitriãs chegar ao intervalo na frente do marcador.
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se elevado. O terceiro período voltou a sorrir ligeiramente à equipa visitante (13-14), mantendo a partida em aberto e com alternância de momentos positivos para ambos os conjuntos. No entanto, no último quarto, o Sportiva AZORISHOTELS voltou a assumir o controlo do jogo, impondo-se por 22-19, gerindo a vantagem com maturidade e eficácia até ao apito final.
Em destaque esteve Rita Rodrigues, eleita MVP da partida após uma exibição sólida e influente, com 14 pontos, seis ressaltos e três assistências, somando 19.5 de valorização.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Chegou ao fim a 9.ª jornada da LBF e os Lombos continuam imbatíveis
SL Benfica 75-69 Sportiva AZORISHOTELS
O SL Benfica venceu este domingo o Sportiva AZORISHOTELS por 75-69, em jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic Feminina, numa partida marcada por oscilações de ritmo, equilíbrio em vários momentos e uma prestação determinante da MVP Letícia Soares. As encarnadas souberam reagir após um início forte da equipa açoriana e assumiram o controlo na segunda parte, garantindo um triunfo importante para as contas do campeonato.
O encontro começou com ascendente claro do Sportiva, que assinou um primeiro período de grande eficácia ofensiva (11-24) e criou dificuldades ao Benfica através da agressividade defensiva e das boas decisões no ataque rápido. No entanto, as encarnadas ajustaram a estratégia e responderam de forma convincente no segundo quarto, vencendo por 23-15 e reduzindo a diferença para apenas cinco pontos ao intervalo (34-39).
A segunda metade trouxe maior equilíbrio e alternância no marcador. O Benfica venceu o terceiro período por 19-17, aproximando-se ainda mais da formação açoriana, antes de assumir definitivamente o controlo do jogo no último quarto. Com um parcial de 22-13, as lisboetas revelaram maior frescura física e melhor execução ofensiva, fechando a partida com uma vitória construída de forma sólida e consistente.
Em destaque esteve Letícia Soares, autora de uma exibição completa e decisiva, com 14 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências, 2 roubos de bola e 1 desarme de lançamento (22 de valorização). A poste encarnada revelou, mais uma vez, a sua importância na dinâmica da equipa, contribuindo em várias áreas do jogo.
Imortal LUSIADAGÁS 104-85 SC Coimbrões SANCHO PANZA
O Imortal LUSIADAGÁS venceu este sábado o SC Coimbrões SANCHO PANZA por 104-85, num jogo da Liga Betclic Feminina marcado pelo ritmo elevado e pelo forte poder ofensivo da formação algarvia. A equipa da casa entrou com grande energia, construiu vantagem desde cedo e manteve sempre o controlo da partida até ao apito final.
Ver esta publicação no Instagram
O encontro começou com um parcial expressivo a favor do Imortal (34-17), fruto da eficácia no tiro e da pressão constante sobre a primeira linha defensiva adversária. O Coimbrões respondeu com maior organização no segundo e terceiro períodos (18-22 e 19-24), conseguindo aproximar o jogo em alguns momentos, mas a formação algarvia voltou a acelerar no último quarto, vencendo por 33-22 e confirmando um triunfo claro.
A MVP da partida foi Micaela Kelly, que realizou uma exibição notável ao somar 22 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências e 3 roubos de bola (35.5 de valorização). A norte-americana destacou-se não só pela capacidade de finalização, mas também pela leitura ofensiva e impacto defensivo.
CAB Madeira 83-82 AD Sanjoanense HELIOTEXTIL
O CAB Madeira venceu a AD Sanjoanense HELIOTEXTIL por 83-82, num dos jogos mais disputados da jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, realizada no Funchal, foi marcada pelo equilíbrio ao longo dos 40 minutos e decidiu-se apenas nos momentos finais, com a formação madeirense a mostrar maior serenidade na reta decisiva.
Ver esta publicação no Instagram
O encontro abriu com um primeiro período totalmente nivelado (22-22), traduzindo a intensidade colocada por ambas as equipas. O CAB conseguiu uma ligeira vantagem antes do intervalo, ao vencer o segundo parcial por 27-25, mas a Sanjoanense respondeu no regresso dos balneários e virou momentaneamente o rumo do jogo ao vencer o terceiro período por 23-19. O último quarto voltou a ser equilibrado, mas o CAB conseguiu proteger o pequeno avanço conquistado, fechando o jogo em 15-12 e garantindo a vitória mínima.
A melhor jogadora em campo foi Taylor Langan, que assinou uma exibição de grande qualidade, registando 25 pontos, 8 ressaltos e 6 assistências (32.5 de valorização). A norte-americana foi decisiva tanto nas ações ofensivas como na criação de vantagens para as suas colegas.
Esgueira Aveiro ECOVALOR 81-78 Galitos FFONSECA
O dérbi de Aveiro entre o Esgueira Aveiro ECOVALOR e o Galitos FFONSECA foi um verdadeiro épico, decidido apenas após dois prolongamentos, com a equipa da casa a vencer por 81-78. Num jogo intenso, emocional e marcado pelo equilíbrio, as duas formações deixaram tudo em campo, oferecendo um grande espetáculo no Pavilhão do Esgueira.
O encontro começou melhor para o Galitos FFONSECA, que venceu o primeiro período por 19-22, aproveitando melhor as transições e alguns erros ofensivos do Esgueira. No segundo quarto, a equipa da casa respondeu, subiu a agressividade defensiva e conseguiu reduzir a diferença, ao vencer o parcial por 15-14, levando o jogo para o intervalo com o Galitos ainda na frente, mas com a margem encurtada.
A reentrada após o descanso pertenceu ao Esgueira Aveiro ECOVALOR, que realizou um excelente terceiro período, impondo-se por 18-11. Com maior presença nas tabelas e melhor eficácia no ataque, as “Bikudas” conseguiram virar o rumo da partida e chegar ao último quarto em vantagem. No entanto, o Galitos recusou baixar os braços e voltou a equilibrar o dérbi, ao vencer o quarto período por 12-17, forçando o prolongamento com o marcador empatado ao fim dos 40 minutos.
O primeiro prolongamento manteve a mesma toada de equilíbrio, terminando empatado (10-10) e adiando a decisão para mais cinco minutos de grande intensidade. No segundo prolongamento, o Esgueira revelou maior lucidez nas posses decisivas e maior solidez defensiva, vencendo o parcial por 7-4 e selando o triunfo final por 81-78, num jogo que ficará na memória pela entrega de ambos os conjuntos.
A grande figura da partida foi Taris Thornton, MVP do dérbi, que somou 24 pontos, 13 ressaltos, 1 roubo de bola e 2 desarmes de lançamento (34 de valorização).
Sporting CP 74-64 BC Barcelos HMMOTOR
O Sporting CP regressou às vitórias ao superar o BC Barcelos HMMOTOR por 74-64, em jogo disputado em Lisboa, num encontro marcado pela consistência defensiva das leoas e pela grande exibição da MVP Dayna Rouse. A formação orientada por João Vieira controlou o ritmo do jogo durante grande parte da partida e mostrou maior eficácia nos momentos decisivos.
O Sporting entrou determinado e venceu o primeiro período por 20-13, impondo intensidade defensiva e explorando bem o jogo interior. No segundo quarto, o Barcelos respondeu, mostrou maior acerto ofensivo e conseguiu reduzir a diferença ao vencer o parcial por 17-19, levando o jogo para intervalo com as leoas na frente, mas com tudo em aberto (37-32).
A segunda parte manteve o equilíbrio, mas o Sporting revelou mais consistência e controlo emocional. O terceiro período terminou 16-12, com a formação leonina a conseguir travar as acelerações ofensivas adversárias e a manter-se sempre ligeiramente à frente. No último quarto, voltou a imperar a boa gestão leonina, com um parcial de 21-20 que confirmou o triunfo por 74-64.
Dayna Rouse voltou a ser determinante, ao assinar uma exibição de grande impacto: 24 pontos, 4 ressaltos, 1 assistência e 2 roubos de bola (26.5 de valorização).
GDESSA Barreiro 63-84 CRC Quinta dos Lombos
O CRC Quinta dos Lombos continua imparável na Liga Betclic Feminina e somou mais uma vitória fora de portas ao bater o GDESSA Barreiro por 63-84, no último jogo da 9.ª jornada. A formação de Carcavelos voltou a demonstrar solidez coletiva, capacidade defensiva e grande consistência ofensiva, reforçando a sua invencibilidade no campeonato.
O encontro começou com claro ascendente das visitantes, que dominaram o primeiro período (14-28) graças à intensidade defensiva e à eficácia no ataque. No segundo quarto, o Lombos manteve o controlo e ampliou a vantagem com um parcial de 14-24, chegando ao intervalo a vencer por 28-52.
Na segunda parte, o GDESSA procurou equilibrar o ritmo e mostrou maior agressividade ofensiva, mas o Lombos voltou a superiorizar-se no terceiro período (16-21), gerindo de forma inteligente a diferença pontual. O último quarto foi o único favorável à equipa da casa (19-11), embora insuficiente para alterar o rumo do encontro, que terminou com triunfo convincente das visitantes.
A MVP da partida foi Anissa Rivera, que assinou uma exibição completa ao somar 14 pontos, 5 ressaltos, 4 assistências, 2 roubos de bola e 2 desarmes de lançamento (21.5 de valorização).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Lombos continua invencível; Sporting, Benfica e Imortal vitoriosos na 4.ª jornada da Liga Betclic Feminina
Galitos e Barcelos vencem os primeiros jogos da quarta jornada
SL Benfica 72-28 CAB Madeira
Com um CAB Madeira que nunca conseguiu verdadeiramente encontrar o seu ataque e com um SL Benfica muito pressionante na defesa e intenso no ataque, a história do jogo, que se disputou no Complexo Desportivo dos Galitos FC, ficou escrita desde cedo. Parciais de 16-8, 18-11, 16-5 e 22-4 mostram que as insulares ainda lutaram durante a primeira parte, mas foram ineficazes na segunda (0-13 atrás da linha de três pontos).
Marta Martins, 13, e Letícia Soares, 11, foram as únicas a ultrapassar a barreira dos dez pontos no coletivo encarnado, onde Zuzanna Puc foi MVP (9pts, 12res – 21val) e Maria João Correia também esteve em bom plano, com nove pontos e 12 ressaltos.
Por parte do CAB Madeira, a jovem Maria Lopes quase chegou ao duplo-duplo (10pts, 8res).
Ver esta publicação no Instagram
Sporting CP 85-61 GDESSA Barreiro
Já no João Rocha foram as leoas a saírem vencedoras, frente a um GDESSA Barreiro que não contou com a internacional portuguesa Márcia Costa dentro de campo. Por outro lado, a também internacional lusa Simone Costa esteve imperial: 20 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e 31.5 de valorização, com 4/5 de três pontos. Emma Huff (21pts) foi a melhor marcadora, Luana Serranho acumulou 15 e Dayna Rouse 11 – contra a antiga equipa, num esforço coletivo que fez uso da eficácia de três pontos: 12/27 (44%).
O GDESSA, com uma rotação muito curta de praticamente seis jogadores, ainda conseguiu vencer o primeiro quarto (13-14), mas o “combustível” cedeu nos seguintes (25-18, 23-12, 24-17). A poste Maria Carolina chegou ao duplo-duplo (17pts, 11res), Mya Burns aos 16 pontos, Letícia Soares, a substituir Márcia no cinco inicial, 13, e Maianca Umabano 12.
Ver esta publicação no Instagram
Sportiva Azoris Hotels 75-84 CRC Quinta dos Lombos
A 4.ª jornada da Liga Betclic Feminina prosseguiu com mais um grande duelo, desta feita nos Açores, onde o Sportiva AZORISHOTELS recebeu o CRC Quinta dos Lombos. A formação de Carcavelos manteve o registo 100% vitorioso, ao vencer por 75-84, num encontro equilibrado e com momentos de excelente basquetebol.
O jogo começou muito disputado, com ambas as equipas a imprimirem intensidade desde os primeiros minutos. O equilíbrio foi a nota dominante da primeira parte, com o Lombos a vencer o primeiro período por 20-21, e as açorianas a responderem de imediato no segundo quarto (21-20), levando o jogo empatado até ao intervalo (41-41).
Ver esta publicação no Instagram
Na segunda metade, a formação orientada por José Leite revelou maior consistência ofensiva e controlo na gestão de posse, vencendo os dois últimos parciais por 16-21 e 18-22, garantindo assim um triunfo importante que reforça a liderança e a invencibilidade na competição.
Em destaque na equipa visitante esteve Sara Caetano, que voltou a assinar uma exibição completa, com 16 pontos, nove ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola (25.5 de valorização), confirmando o seu excelente momento de forma. Do lado do Sportiva AZORISHOTELS, a melhor em campo foi Genesis Rivera, autora de 23 pontos, sete ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e dois desarmes de lançamento (28 de valorização), evidenciando o seu impacto no plano ofensivo e defensivo.
O CRC Quinta dos Lombos continua assim invicto na Liga Betclic Feminina, somando quatro vitórias em quatro jornadas e reforçando o estatuto de uma das equipas mais consistentes neste arranque de temporada.
Esgueira Aveiro ECOVALOR 57-74 Imortal LUSIADAGÁS
O Imortal LUSIADAGÁS encerrou este domingo a 4.ª jornada da Liga Betclic Feminina com uma vitória convincente frente ao Esgueira Aveiro ECOVALOR, por 57-74, em jogo disputado no “Caldeirão Verde”. A formação algarvia exibiu grande consistência e dominou praticamente todo o encontro, confirmando o bom momento de forma e somando mais um triunfo na competição.
As visitantes entraram fortes e rapidamente assumiram o comando do marcador, vencendo o primeiro período por 12-22. No segundo quarto, o Imortal manteve a intensidade ofensiva e alargou a vantagem com um parcial de 8-20, chegando ao intervalo a vencer por 20-42. A reação das aveirenses surgiu na segunda parte, com parciais de 17-17 e 20-15, mas não foi suficiente para impedir o desfecho final, que ditava vitória das comandadas de Adriano Cerdeira.
O grande destaque da partida foi Melissa Akullu, que rubricou uma exibição de enorme impacto nas duas tabelas, com 21 pontos, 16 ressaltos, três assistências e quatro roubos de bola (41.5 de valorização), sendo uma das principais figuras da jornada. Na equipa aveirense, destacou-se Gabriela Raimundo, que voltou a demonstrar a sua qualidade ofensiva ao somar 25 pontos, quatro ressaltos, sete assistências e seis roubos de bola (24 de valorização), liderando a equipa em praticamente todos os capítulos estatísticos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
SL Benfica e Sportiva continuam à procura da primeira vitória na EuroCup Women
Antevisão: Clubes portugueses enfrentam novos desafios na Europa
Entre os dias 22 e 24 de outubro, as equipas portuguesas voltam a entrar em campo nas competições europeias de basquetebol. São várias as frentes em disputa, masculinas e femininas , com o FC Porto, o Sporting CP e a nível feminino o SL Benfica e o Sportiva AzorisHotels a representar o país em diferentes palcos do continente.
FC Porto viaja até à Estónia
Os “dragões” voltam à ação na FIBA Europe Cup, depois de uma estreia positiva. A equipa de Fernando Sá defronta o University of Tartu, na Estónia, já terça-feira, 22 de outubro, às 17h00 (hora de Portugal). O encontro realiza-se no Sports Hall, em Tartu, e marca mais um teste importante para o FC Porto, que ocupa atualmente a 2.ª posição do Grupo B, com dois pontos e uma vitória.
Sporting defronta o Rasta Vechta na Alemanha
No dia seguinte, quarta-feira, 23 de outubro, é a vez do Sporting CP regressar às competições europeias. O conjunto orientado por Luís Magalhães mede forças com o Rasta Vechta, na Alemanha, em jogo do Grupo G da mesma competição. A partida disputa-se às 18h00, no Rasta Dome, e será um duelo entre duas equipas que lutam pelo topo do grupo. Os “leões” seguem na 2.ª posição, com dois pontos e uma vitória em um jogo disputado.
”
Benfica recebe as checas do SBS Ostrava
No setor feminino, o SL Benfica procura inverter o ciclo negativo na EuroCup Women. A formação encarnada recebe as checas do SBS Ostrava no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa, na quarta-feira, 23 de outubro, às 18h00. A equipa de Eugénio Rodrigues ainda não pontuou no Grupo K, somando duas derrotas, e procura a primeira vitória para se manter na luta.
Sportiva AzorisHotels em ação dupla nos Açores
Ainda no feminino, o Sportiva AzoriaHotels tem nova jornada europeia, também a 23 de outubro, pelas 21h30 (20h30 nos Açores). A formação açoriana, inserida no Grupo C, procura quebrar a série de três derrotas acumuladas, que lhe valem 3 pontos, e conquistar um resultado positivo perante o seu público.

Benfica também na Champions League
No plano masculino, o SL Benfica volta à competição na Basketball Champions League, onde soma duas derrotas em dois jogos. Os encarnados jogam esta terça-feira, 22 de outubro, em França, frente ao Le Mans Sarthe Basket, no Antares Arena. O conjunto português tenta conquistar os primeiros pontos e manter vivas as aspirações na fase de grupos.
Depois de uma semana marcada por estreias e regressos, as formações portuguesas têm pela frente novos desafios em solo europeu.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
3.ª jornada Liga Betclic Feminina: Lombos continua invencível e Coimbrões em busca do primeiro triunfo
A terceira jornada da Liga Betclic Feminina retomou e finalizou este domingo, com dez equipas em ação após a vitória do Galitos FFONSECA sobre o SC Coimbrões Sancho Panza no passado sábado.
Galitos FFONSECA alcança primeiro triunfo da época frente ao SC Coimbrões SANCHO PANZA
CAB Madeira 69-77 Esgueira Aveiro ECOVALOR
O Esgueira Aveiro ECOVALOR somou este sábado uma vitória emocionante por 69-77 frente ao CAB Madeira, após prolongamento, em encontro referente à 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, disputada no Pavilhão do CAB, foi um verdadeiro teste à resistência e à capacidade de resposta das duas equipas, que protagonizaram um espetáculo de equilíbrio e emoção até ao último minuto.
O conjunto visitante entrou mais forte, mostrando eficácia ofensiva e consistência defensiva, o que lhe permitiu vencer o primeiro período por 7-22. O CAB respondeu de forma notável no segundo quarto, com um parcial de 25-10, reduzindo a desvantagem e levando o jogo empatado para o intervalo (32-32). Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se: o terceiro período terminou com ligeira vantagem para as madeirenses (16-12), mas o Esgueira voltou a reagir e forçou o prolongamento após um 16-20 no quarto final, que fixou o marcador em 64-64.
Ver esta publicação no Instagram
No tempo extra, a formação aveirense mostrou maior frescura física e melhor capacidade de decisão, vencendo o parcial por 5-13 e confirmando o triunfo por 69-77, num encontro repleto de entrega e intensidade competitiva.
Em destaque esteve Gabriela Raimundo, que assinou uma exibição de grande nível e foi decisiva para o Esgueira, com 25 pontos, cinco ressaltos, cinco assistências e sete roubos de bola (32.5 de valorização). Do lado do CAB Madeira, Raida Luisa esteve em excelente plano, registando um duplo-duplo de 15 pontos e 16 ressaltos, a que juntou uma assistência e dois roubos de bola (25 de valorização), confirmando-se como a principal referência interior da equipa.
CRC Quinta dos Lombos 63-55 SL Benfica
O CRC Quinta dos Lombos voltou a impor-se frente ao SL Benfica, vencendo por 63-55 em mais um grande duelo entre duas das principais candidatas ao título da Liga Betclic Feminina. A partida, disputada em Carcavelos, reedita o confronto da Supertaça — também vencido pela formação lombina — e confirmou o excelente momento da equipa orientada por José Leite.
O encontro começou equilibrado, com o Benfica a entrar mais eficaz e a vencer o primeiro período por 14-20. No entanto, o segundo quarto trouxe uma reação forte da Quinta dos Lombos, que, com intensidade defensiva e maior acerto no ataque, venceu o parcial por 24-16, chegando ao intervalo em vantagem por 38-36.
Na segunda metade, o domínio pertenceu claramente à formação de Carcavelos. O Lombos assumiu o controlo do jogo com um excelente terceiro período (16-7) e, mesmo com a reação encarnada nos minutos finais (9-12 no último quarto), manteve a consistência necessária para garantir mais uma vitória de prestígio, desta vez por 63-55.
Em evidência esteve Sara Caetano, que voltou a ser uma das figuras da equipa da casa, somando 14 pontos, dez ressaltos, três assistências e três roubos de bola (28.5 de valorização) — uma exibição de enorme impacto nos dois lados do campo. No SL Benfica, o destaque foi Zuzanna Puc, que terminou com dez pontos, nove ressaltos e uma assistência (14 de valorização), sendo a jogadora mais influente das encarnadas.
Sanjoanense HELIOTEXTIL 74-68 Sportiva AZORISHOTELS
A Sanjoanense HELIOTEXTIL somou uma vitória importante ao superar o Sportiva AZORISHOTELS por 74-68, num encontro equilibrado e disputado até aos instantes finais, a contar para a 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A partida, realizada em São João da Madeira, foi marcada por ritmo elevado, alternância no marcador e um quarto período decisivo da formação da casa.
O Sportiva entrou melhor e venceu o primeiro parcial por 16-19, num início pautado pela boa eficácia no tiro exterior. O segundo quarto manteve o equilíbrio, com ambas as equipas a trocarem pontos e a irem para o intervalo separadas por três pontos (36-39). Após o descanso, a formação açoriana conseguiu uma ligeira vantagem ao vencer o terceiro período por 12-18, mas a Sanjoanense respondeu de forma notável no derradeiro quarto, com um parcial de 23-8 que acabou por definir o desfecho do jogo.
Em grande destaque esteve Schekinah Bimpa, que rubricou uma exibição dominante, com 23 pontos, 14 ressaltos e duas assistências (32 de valorização), sendo determinante para a recuperação e triunfo da equipa de São João da Madeira. No Sportiva AZORISHOTELS, Monique Pereira voltou a destacar-se, somando nove pontos, 15 ressaltos e duas assistências (21 de valorização), evidenciando novamente a sua consistência e presença nas tabelas.
Imortal LUSIADAGÁS 76-62 Sporting CP
O Imortal LUSIADAGÁS conquistou este domingo uma vitória sólida frente ao Sporting CP, por 76-62, no Pavilhão Desportivo de Albufeira, num encontro referente à 3.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A equipa algarvia mostrou grande consistência desde o início, controlando o ritmo do jogo e demonstrando eficácia ofensiva e intensidade defensiva ao longo dos 40 minutos.
O conjunto da casa entrou forte e determinado, vencendo o primeiro período por 25-17, apoiado na boa movimentação de bola e na capacidade de transição rápida. No segundo quarto, manteve o controlo e ampliou ligeiramente a vantagem com um parcial de 19-17, chegando ao intervalo a vencer por 44-34. No regresso dos balneários, o Imortal LUSIADAGÁS voltou a impor o seu jogo, vencendo o terceiro período por 18-15, e confirmou o triunfo no último quarto (14-13), perante um Sporting CP que nunca deixou de lutar, mas encontrou dificuldades em contrariar a solidez da formação algarvia.
Em destaque esteve Suraya Rijal, peça fundamental no sucesso da equipa algarvia, ao registar um duplo-duplo com 14 pontos, 11 ressaltos, três assistências e um roubo de bola, num desempenho de grande impacto nos dois lados do campo. Nas leoas, a mais influente foi Emma Huff, que somou oito pontos, cinco ressaltos, três assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento (13 de valorização), sendo uma das principais referências ofensivas da equipa lisboeta.
GDESSA Barreiro 69-70 Basquete Barcelos HMMOTOR
O Basquete Barcelos HMMOTOR protagonizou uma vitória memorável este domingo ao vencer o GDESSA Barreiro por 69-70, no Pavilhão Municipal Prof. Luís de Carvalho, num jogo decidido nos instantes finais e que manteve o público em suspense até ao último segundo.
O encontro começou com ascendente da equipa visitante, que entrou de forma demolidora e venceu o primeiro período por 10-28, apoiada numa defesa agressiva e num ataque fluido e eficaz. O GDESSA reagiu de forma notável no segundo quarto, equilibrando o jogo com um parcial de 22-9, reduzindo significativamente a desvantagem e levando o marcador para o intervalo em aberto (32-37). No terceiro período, o equilíbrio manteve-se, com ligeira vantagem para a formação da casa (21-15), que conseguiu operar a reviravolta e chegar aos últimos dez minutos na frente (53-52).
O último quarto foi digno de um verdadeiro thriller. As duas equipas trocaram liderança várias vezes, com o GDESSA a passar para a frente por 69-68 após um lançamento de Maianca a apenas quatro segundos do final. Contudo, a resposta do Basquete Barcelos HMMOTOR foi imediata e decisiva: Rebecca Taylor assumiu a responsabilidade e, com uma penetração certeira nos instantes finais, marcou o cesto da vitória, selando o triunfo por 69-70 para a formação minhota.
A própria Rebecca Taylor foi a grande figura da partida, com uma exibição notável de 32 pontos e nove ressaltos (39.5 de valorização), liderando a sua equipa em momentos cruciais e confirmando-se como uma das grandes protagonistas da jornada. No GDESSA Barreiro, Márcia Costa destacou-se como o motor da equipa, somando 23 pontos, quatro ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27.5 de valorização), numa exibição de enorme qualidade e entrega.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sportiva não consegue vencer no primeiro jogo da dupla jornada europeia
Segundo jogo do Sportiva AZORISHOTELS na EuroCup Women. As açorianas perderam esta noite (14 de outubro) com o Elitzur Ramla, de Israel, no Pavilhão Sidónio Serpa, com o mesmo desfecho que na passada semana, em Espanha, mas com um resultado diferente: 86-56, com três quartos (24-19, 20-14, 21-7) muito fortes da equipa do Médio Oriente e a ultrapassar a ousadia inicial do coletivo de Ricardo Botelho (21-16 a abrir o jogo), com uma alta eficácia de três pontos (54.55%) a condenar as miquelenses.
Sportiva AZORISHOTELS inicia fase de grupos da EuroCup Women em Espanha
Bella Nascimento e Michaela Gaislerova, ambas com 11 pontos, e Monique Pereira, com sete e 13 ressaltos, foram as mais esclarecidas do conjunto de São Miguel, que tem já esta quinta-feira um novo desafio no Grupo C da prova, às 20h30, com transmissão FPBtv, e frente ao mesmo adversário.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Liga Betclic Feminina: equilíbrio, intensidade e exibições de destaque na 2.ª jornada
SL Benfica 99 – 60 Sanjoanense HELIOTEXTIL
No Pavilhão Fidelidade, o SL Benfica confirmou a importância do fator casa e somou uma vitória expressiva frente à AD Sanjoanense por 99-60, em partida referente à 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina. As encarnadas entraram em campo determinadas a assumir o controlo do jogo desde o primeiro minuto e rapidamente construíram uma vantagem confortável que se revelou impossível de recuperar.
O primeiro quarto deu o tom para o resto da partida, com o Benfica a dominar todos os aspetos do jogo e a fechar o período com 27-14. No segundo momento da partida, a equipa orientada por Eugénio Rodrigues aumentou ainda mais a intensidade, impondo um parcial de 27-8 que levou o marcador para 54-22 ao intervalo. Na segunda parte, o Benfica manteve o ritmo e a consistência, enquanto a equipa do Sanjoanense conseguiu equilibrar mais o jogo nos dois últimos períodos (25-23 e 20-15), mostrando maior capacidade ofensiva e entrega até ao fim.
Inês Faustino foi a grande figura da partida e MVP, destacando-se pela sua influência em todas as fases do jogo. A base encarnada somou 14 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e quatro roubos de bola, terminando com 23 de valorização. Ao seu lado, também Zuzanna Puc teve uma exibição de grande nível, assinando 19,5 de valorização, com sete pontos, doze ressaltos, três assistências e dois roubos de bola, afirmando-se como peça dominante nas tabelas e fundamental no equilíbrio defensivo da equipa.
Do lado da AD Sanjoanense, Sheckinah Bimpa foi a jogadora mais influente, com uma valorização de 12,5, registando cinco ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, mostrando garra e presença física no jogo interior. Também Maria Leite teve nota positiva, terminando com 11 de valorização, ao somar dois ressaltos e um roubo de bola, contribuindo com esforço e consistência em ambos os lados do campo.
Ver esta publicação no Instagram
Sportiva AZORISHOTELS 74 – 53 SC Coimbrões SANCHO PANZA
No Pavilhão Desportivo Sidónio Serpa, a União Sportiva somou mais uma vitória convincente ao superar o SC Coimbrões por 74-53. A equipa açoriana entrou forte, manteve o controlo durante praticamente toda a partida e consolidou um triunfo construído com intensidade, solidez defensiva e grande consistência coletiva.
O primeiro quarto foi equilibrado, com a Sportiva a vencer por 21-18, mas foi no segundo período que a diferença começou a ganhar expressão. As jogadoras da casa impuseram um ritmo elevado e uma defesa sufocante, permitindo apenas oito pontos ao adversário, o que lhes garantiu uma vantagem de 41-26 ao intervalo. Na segunda metade, o Coimbrões reagiu com um bom terceiro quarto (23-17), mas a União Sportiva voltou a tomar as rédeas do encontro no último período, limitando o ataque visitante a apenas quatro pontos e fechando o resultado final em 74-53.
A grande figura do encontro foi Monique Pereira, que assinou uma exibição de gala e foi eleita MVP com 37 de valorização, fruto de 18 pontos, 17 ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola. A poste brasileira dominou nas tabelas e mostrou versatilidade ofensiva, sendo decisiva em todos os momentos. Também em destaque esteve Carolina Gonçalves, que somou 15,5 de valorização, contribuindo com 11 pontos, três ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola, reforçando o equilíbrio e dinamismo do conjunto açoriano.
Do lado do SC Coimbrões, Zarria Carter foi a jogadora mais influente, terminando com 15,5 de valorização, ao somar 15 pontos, nove ressaltos e um roubo de bola, sendo uma das principais referências ofensivas da equipa. Também Maria Marinho se destacou com uma boa exibição, registando 13 de valorização, com 15 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola, revelando atitude e entrega mesmo perante a superioridade adversária.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUSIADAGÁS 73 – 67 GDESSA Barreiro
Em Albufeira, viveu-se uma tarde intensa de basquetebol, onde o Imortal LUSIADAGÁS conquistou a vitória diante do GDESSA Barreiro por 73-67 A equipa da casa entrou de forma demolidora, construiu uma vantagem expressiva no primeiro quarto e, apesar da forte reação das visitantes, conseguiu segurar o triunfo.
O arranque do encontro foi dominado pelo Imortal que fechou o primeiro período com um expressivo 30-12. No segundo quarto, o GDESSA respondeu com maior intensidade defensiva e um ataque mais equilibrado, vencendo o parcial por 16-13, mas o intervalo chegou com as algarvias ainda confortavelmente na frente (43-28). A segunda metade trouxe mais equilíbrio e emoção: o GDESSA reduziu distâncias ao vencer o terceiro quarto por 16-12 e o último por 23-18, obrigando o Imortal a manter a concentração até ao final para garantir a vitória.
A MVP da partida foi Suraya Rijal, que brilhou com uma exibição completa e cheia de energia, terminando com 8 pontos, 14 ressaltos, uma assistência e três roubos de bola, acumulando 19 de valorização. Também em excelente plano esteve Melissa Akullu, que somou 17,5 de valorização, ao contribuir com 17 pontos, seis ressaltos, duas assistências e um roubo de bola.
Pelo GDESSA , Mya Burns destacou-se com 19 de valorização, ao somar 14 pontos, oito ressaltos e um roubo de bola, liderando a reação da equipa na segunda parte. Já Maianca Umabano alcançou 18,5 pontos de valorização, registando 23 pontos, quatro ressaltos, duas assistências e três roubos de bola, confirmando-se como uma das jogadoras mais produtivas em campo.
Sporting Clube de Portugal 78 – 76 CAB Madeira
Num dos jogos mais intensos e imprevisíveis da 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina, o Sporting Clube de Portugal venceu o CAB Madeira por 78-76, no Pavilhão João Rocha, num verdadeiro teste de nervos decidido apenas nos instantes finais. O encontro foi pautado por constantes alternâncias no marcador e períodos de domínio repartido, oferecendo aos adeptos uma partida vibrante e cheia de emoção.
O CAB entrou melhor em jogo, mais eficaz e confiante, fechando o primeiro quarto na frente por 25-14. No entanto, o Sporting respondeu no segundo período, subindo a intensidade defensiva e conseguindo reduzir distâncias, indo para o intervalo a perder por apenas sete pontos (39-32). O equilíbrio manteve-se após o descanso, o CAB voltou a liderar por momentos, mas as leoas mostraram maior consistência na reta final. Um último quarto fortíssimo, com parcial de 26-20, garantiu ao Sporting uma reviravolta emocionante e a vitória por apenas dois pontos.
A grande figura da partida foi Dayna Rouse, que assinou uma exibição impressionante e foi eleita MVP, com 28 pontos, sete ressaltos, uma assistência e dois roubos de bola, terminando com 26 pontos de valorização. A norte-americana foi decisiva no jogo interior e liderou a recuperação leonina com presença física e eficácia nos momentos-chave. Também em destaque pelo Sporting esteve Simone Costa, com 22,5 pontos de valorização, fruto de 16 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e um roubo de bola.
No CAB Madeira, a exibição de Taylor Langan foi absolutamente notável. A base registou um triplo-duplo, somando 19 pontos, 13 ressaltos, 10 assistências e um roubo de bola, terminando com 33,5 pontos de valorização e sendo uma das jogadoras mais dominantes em campo. Ao seu lado, Hulda Joaquim também brilhou, ao contribuir com 23 pontos, sete ressaltos e um roubo de bola, totalizando 24 pontos de valorização.
Ver esta publicação no Instagram
Esgueira Aveiro ECOVALOR 98-68 CRC Quinta dos Lombos
Em Aveiro, o Esgueira Aveiro ECOVALOR recebeu o CRC Quinta dos Lombos num duelo intenso e recheado de talento, que encerrou a 2.ª jornada da Liga Betclic Feminina. A formação visitante venceu por 98-68.
O jogo começou com um primeiro quarto equilibrado (21-24), mas o CRC rapidamente tomou o controlo da partida. No segundo período, as visitantes apresentaram um ataque demolidor, somando um parcial de 33-17 que lhes permitiu ir para o intervalo a vencer por 57-38. O Esgueira tentou reagir na segunda metade, mas as adversárias mantiveram a intensidade e voltaram a dominar, vencendo o terceiro quarto por 26-16 e gerindo o resultado no último período (15-14), selando o triunfo final.
A grande figura do encontro foi Anissa Rivera, que assinou uma exibição de enorme qualidade e foi eleita MVP, com 23 pontos, 14 ressaltos e um roubo de bola, totalizando 35 pontos de valorização. A norte-americana foi decisiva pela sua presença nas tabelas e eficácia ofensiva. Também em excelente plano esteve Sara Caetano, que somou 26 de valorização, contribuindo com 12 pontos, nove ressaltos, cinco assistências e cinco roubos de bola, mostrando versatilidade e um enorme impacto nas duas fases do jogo.
Pelo lado do Esgueira, Gabriela Raimundo foi a jogadora em maior destaque, terminando com 20,5 pontos de valorização, fruto de 25 pontos, três ressaltos, seis assistências e dois roubos de bola, liderando o ataque aveirense com confiança e qualidade. Também Bárbara Souza se evidenciou, ao somar 19,5 de valorização, com 20 pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola, contribuindo de forma importante para manter a equipa competitiva durante grande parte da partida.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Duas estreias, cinco jogos em casa e uma dupla jornada em mais uma semana de competições europeias
Mais uma semana europeia (14 a 16 de outubro) para os clubes portugueses. No masculino, é a estreia quer do FC Porto, quer do Sporting CP, na FIBA Europe Cup. Já o SL Benfica, que se estreou na passada semana na Basketball Champions League, volta à ação, tal como a congénere feminina na EuroCup Women, palco que o Sportiva AZORISHOTELS pisa para uma dupla jornada.
Os azuis e brancos são mesmo os primeiros a entrar em campo, já terça-feira, para a primeira jornada do Grupo B. Os dragões, em casa, recebem os belgas do Windrose Giants Antwerp, pelas 20 horas, num encontro com transmissão FPBtv. O registo histórico na prova (0-2) não belisca as ambições do coletivo de Fernando Sá de avançar para a Segunda Ronda, depois de não ter conseguido a qualificação para a Liga dos Campeões.
Na mesma prova, mas no dia seguinte, e pelas 19h30, os leões recebem no Pav. João Rocha os italianos do Dinamo BDS Sassari, relativo ao Grupo G da competição. As duas equipas encontraram-se na Fase de Grupos em 2024/2025, com duas vitórias para o coletivo transalpino e a FPBtv vai transmitir o jogo em direto..
No mesmo dia, e também em casa, as águias de Norberto Alves enfrentam os poderosos sérvios do KK Spartak Office Shoes, na 2.ª jornada do Grupo H, pelas 20h30, num encontro entre dois clubes que nunca se enfrentaram na principal divisão de clubes da FIBA.
Só mesmo a equipa feminina do SL Benfica é que joga fora esta semana, visitando a Polónia. As encarnadas nunca jogaram contra o MB Zaglebie Sosnowiec, mas querem vencer na estreia (e na 2.ª jornada da EuroCup Women), já esta quarta-feira, dia 15, pelas 17h00 (transmissão FIBA), referente ao Grupo K da prova.
No Grupo C, o Sportiva AZORISHOTELS tem dupla jornada. Joga-se frente ao Elitzur Ramla, de Israel, dia 14 e 16, sempre às 21h30 (menos uma hora nos Açores), os dois com transmissão FPBtv.

Geno Crandall é reforço do Benfica para 2025/2026
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA
Campeonatos e Taças Nacionais Sub14: decisões no primeiro fim de semana de junho
Iniciam-se este fim de semana (6, 7 e 8 de junho) as fases finais dos Campeonatos e Taças Nacionais, no escalão de Sub14, Masculino e Feminino. De Bragança à Tapadinha (Lisboa), passando pela Guarda e por Portimão, há 14 emblemas em prova, com os campeões a conhecerem-se no domingo, com transmissão FPBtv.
No Campeonato Nacional de Sub14 Masculinos, chegaram à Final Four (em Bragança) as equipas do Sporting CP (AB Lisboa), campeão em título, Tubarões Severa Lunarossa (AB Algarve) e FC Porto e Maia BC / Win Maxfinance (AB Porto). Na Taça Nacional do escalão, Guarda UP (AB Guarda) joga em casa, frente ao CAB Madeira (AB Madeira), PAQ/ISQ (AB Lisboa) e Micaelense BC (AB Açores). O Campeonato Nacional tem transmissão FPBtv.
Em Feminino, também pode haver revalidação do título, caso o CRC Quinta dos Lombos (AB Lisboa) vença o Campeonato Nacional, que decorrerá em Lisboa, na Tapadinha. Entram ainda em campo as equipas do CP Natação e GD Bolacesto (AB Porto) e da Chamusca BC (AB Santarém) – transmissão FPBtv. Na Taça, Portimão recebe as equipas do Sporting Figueirense (AB Coimbra), CDE F. Franco (AB Madeira), Portimonense SC (AB Algarve) e União Sportiva (AB Açores). Transmissão Portimonense SC.
Fica aqui a conhecer os calendários de cada uma das provas:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Campeonatos e Taças Nacionais Sub16: decisões no último fim de semana de maio
Iniciam-se este fim de semana (30 e 31 de maio e 1 de junho) as fases finais dos Campeonatos e Taças Nacionais, no escalão de Sub16, Masculino e Feminino. Entre Monção, Águeda, Estremoz e Covilhã, há 15 emblemas em prova, com os campeões a conhecerem-se no domingo, com transmissão FPBtv.
No Campeonato Nacional de Sub16 Masculinos, chegaram à Final Four (em Monção, Viana do Castelo) as equipas do FC Porto e SC Vasco da Gama (AB Porto), Portimonense SC Ética Management Lda. (AB Algarve) e Paço de Arcos / Malagueta (AB Lisboa). O FC Porto pode mesmo revalidar o título que já conquistou em 2023/2024 se ficar à frente da classificação em Viana do Castelo. Transmissão FPBtv.
Na Taça, a decorrer em Estremoz (Alentejo) nos dias 31 de maio e 1 de junho, entram em campo CAB Madeira (AB Madeira) e Galitos A Pizzarte (AB Aveiro), Ginásio CO (AB Algarve) e União Sportiva (AB Açores), sendo estas as parelhas para as semifinais. Uma transmissão Ginásio TV.
Em Femininos, o Campeonato Nacional vai contar com o Esgueira OLI (AB Aveira), CAB Madeira (AB Madeira), Sporting CP (AB Lisboa) e Club 5basket (AB Porto). Joga-se em Águeda (Aveiro), e só uma irá sagrar-se campeã e suceder ao CRC Quinta dos Lombos como vencedora da competição. Transmissão FPBtv.
Na Taça, BC Vila Real (AB Vila Real) e CDE Francisco Franco (AB Madeira) disputam a primeira semfinal, Unidos /JGOMES (AB Castelo Branco) e a Associação Juvenil do Clube Operário Desportivo (AB Açores) a segunda, sempre no Pavilhão Unidos FC Tortosendo, na Covilhã (Castelo Branco).
Fica aqui a conhecer os calendários de cada uma das provas:
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.



















