Artigos da Federaçãooo
Mais uma quarta-feira europeia para o Sporting CP
O Sporting CP disputa esta quarta-feira a 5.ª jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, novamente frente a um adversário de alto nível: o PAOK da Grécia, com o ex-NBA Patrick Beverley no elenco. Os leões jogam fora, em Tessalónica, pelas 15h30 da tarde, transmissão FIBA.
O emblema de Luís Magalhães já defrontou este ano os gregos, com uma derrota na segunda jornada desta Segunda Ronda, onde integra o Grupo M.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP
Sporting CP volta esta quarta-feira às noites europeias
O Sporting CP disputa esta quarta-feira a 4.ª jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, e, depois de entrar no ano civil de 2026 a perder, frente ao BC Prievidza, na Eslováquia, quer estrear-se agora no que às vitórias diz respeito este ano, com a sua quarta vitória na prova esta temporada. Os leões jogam no Pavilhão João Rocha, pelas 19h30, frente ao Surne Bilbao Basket.
O emblema de Luís Magalhães já defrontou este ano os bascos, com uma derrota na primeira jornada desta Segunda Ronda, onde integra o Grupo M.
O jogo tem transmissão na FPBtv.
Sporting CP cede em Bilbao na segunda volta da FIBA Europe Cup
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP
Sporting cede no último quarto em Prievidza na FIBA Europe Cup
O Sporting CP não conseguiu trazer pontos da sua deslocação à Eslováquia e saiu derrotado no pelo BC Prievidza, por 94-82, em encontro referente à 3.ª jornada da Segunda Ronda (Grupo M) da FIBA Europe Cup, disputado esta quarta-feira, 14 de janeiro, em ŠH Prievidza.
No primeiro duelo de sempre entre os dois emblemas na história da prova, os leões até entraram melhor e venceram os primeiros dez minutos (22-27), mas os eslovacos responderam antes do intervalo e deram a volta ao marcador, seguindo para o balneário com um parcial de 25-19.
Após o descanso, o Sporting voltou a equilibrar e ganhou o terceiro quarto (14-19), mantendo-se na luta pela vitória, porém o Prievidza foi superior na reta final e decidiu o jogo com um parcial superior (33-17), que acabou por selar o resultado final.
Individualmente, o grande destaque do lado verde e branco foi Brandon Johns Jr., autor de 21 pontos, 6 ressaltos e um roubo de bola, terminando como o jogador mais valorizado do Sporting (25 pontos de valorização) e um dos mais influentes em toda a partida. Ao seu lado sobressaíram ainda Rui Palhares (autor de 7 pontos, 6 ressaltos e um roubo de bola culminando em 10 pontos de valorização) e Malik Morgan (autor de 14 pontos, dois ressaltos e 5 assistências garantindo 10 pontos de valorização).
A equipa portuguesa volta a jogar pela competição no dia 21 de janeiro, quarta-feira, pelas 19H30 no Pavilhão João Rocha, frente ao Surne Bilbao Basket.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting CP procura esta quarta-feira a quarta vitória na FIBA Europe Cup
O Sporting CP disputa esta quarta-feira a 3.ª jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup, e quer estrear-se no ano civil de 2026, no que às competições europeias diz respeito, com a sua quarta vitória na prova esta temporada. Os leões vão ao reduto do BC Prievidza, na Eslováquia, a partir das 18 horas de dia 14.
É a primeira vez que as duas equipas se encontram no histórico da competição. O coletivo de Luís Magalhães, recorde-se, avançou a primeira fase de grupos no 2.º posto do Grupo G, e já enfrentou, nesta segunda fase, o PAOK e o Surne Bilbao Basket (0-2).
O jogo tem transmissão no YouTube da FIBA:
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP
Exibição de nível europeu não evita derrota do Sporting CP
O Sporting CP recebeu o PAOK BC na segunda ronda da FIBA Europe Cup, num duelo exigente que terminou com um desaire dos leões por 62-70 frente ao conjunto grego.
O primeiro período enalteceu todas as qualidades dos leões: uma grande atitude defensiva, capaz de condicionar desde cedo os ataques rápidos do adversário, aliada a uma excelente eficácia no ataque, com Malik Morgan a converter três triplos em apenas sete minutos. No final dos dez primeiros minutos, o marcador assinalava 21-15. O segundo quarto foi idêntico em termos de intensidade, mas o resultado acabou por sorrir à a equipa grega, que venceu o parcial por 15-20.
No arranque do terceiro quarto, tudo permanecia em aberto, com a equipa comandada por Luís Magalhães a dispor de uma vantagem mínima de apenas um ponto. No entanto, este período revelou-se decisivo para a mudança de mentalidade do PAOK, que acelerou o ritmo do jogo com sucessivos contra-ataques e uma defesa mais agressiva, fatores que lhe permitiram vencer o parcial por 23-13 frente ao Sporting CP.
No último quarto, os leões foram obrigados a ir em busca do resultado para tentarem garantir a vitória. Apesar de terem vencido o parcial por 13-12, esse esforço revelou-se insuficiente para que a equipa portuguesa conseguisse alcançar o triunfo. Um jogo marcado pela intensidade física e por boas leituras de jogo de ambas equipas e acima de tudo, por ótimos momentos defensivos.
Brandon Johns foi o melhor jogador da partida com 14 pontos, sete ressaltos e duas assistências, formando 18 pontos de valorização. Também Malik Morgan e Stephan Swenson foram membros importantes dos leões com 13 pontos de valorização cada um.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting CP cede em Bilbao na segunda volta da FIBA Europe Cup
O Sporting CP perdeu em Bilbau por 94-79, num jogo da segunda volta do Grupo M da FIBA Europe Cup. Os leões entraram bem e terminaram o primeiro quarto apenas três pontos atrás (26-23), mas o segundo período acabou por marcar o encontro, com o Surne Bilbao Basket a ser mais eficaz e a abrir vantagem através do parcial de 23-15. No regresso do intervalo, o Sporting respondeu e equilibrou o terceiro quarto (25-25), mantendo sempre a atitude de lutar pelo resultado, mas sem conseguir aproximar-se o suficiente para ameaçar a liderança basca. No último período, Bilbao geriu o jogo e voltou a ser superior (20-16), confirmando o triunfo diante de um Sporting competitivo, mas incapaz de inverter o rumo da partida.
Pelo lado do Bilbao, o MVP foi Luke Petrasek, muito estável nas tabelas e eficaz nos momentos decisivos, e Darrun Hilliard, sempre presente no perímetro, tiveram contributos claros para o controlo basco do jogo.
No lado português, pelo Sporting, o MVP foi Francisco Amarante, autor de 25 pontos e 10 ressaltos, num jogo muito completo e onde mostrou personalidade e capacidade de assumir o controlo do jogo. Brandon Johns também se destacou com 16 pontos e 7 ressaltos, mantendo impacto ao longo de toda a partida.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting com quarta-feira de FIBA Europe Cup
Depois de uma passagem à Segunda Ronda com grande mérito para os leões de Luís Magalhães, o Sporting CP inicia agora a sua caminhada nesta segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup. Em Bilbau, esta quarta-feira, dia 10 de dezembro, frente ao Surne Bilbao Basket, pelas 17h30 de Portugal.
É a primeira vez que os lisboetas enfrentam os bascos – que terminaram no 1.º posto do Grupo E, com um registo de 5-1, na Primeira Ronda. Os dois emblemas integram agora o Grupo M, com o PAOK BC e o BC Prievidza, e só duas avançam para os quartos de final da prova.
Transmissão FIBA.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Sporting de gala garante Segunda Ronda da FIBA Europe Cup
121-67 (estatística completa), uns esmagadores 54 pontos de diferença e a garantia que o Sporting CP avança para uma segunda fase de grupos na FIBA Europe Cup. Luís Magalhães precisava que a sua equipa marcasse pontos (avançam apenas os seis melhores 2.º classificados de cada série) e os leões cumpriram o plano de jogo nesta 6.ª jornada, com parciais de 37-20, 31-21, 24-17 e 29-9, conquistando as tabelas (53-23) e não dando qualquer hipótese para os romenos do CS Valcea 1924.
Brandon Johns (23pts, 15res, 3ast – 40val) e Francisco Amarante (21pts, 10res, 6ast – 33val) foram os grandes destaques do conjunto verde e branco, com Maleeck Harden-Hayes (19pts, 5res) e Diogo Ventura (16pts) muito bem a coadjuvar a ofensiva no João Rocha.
Ver esta publicação no Instagram
Ainda na FIBA Europe Cup, o FC Porto, sem hipótese de avançar, ao contrário da época passada, cumpriu calendário face ao Rostock Seawolves, na Alemanha, por 96-68 (estatística completa). Javian Davis (12pts), Jhonathan Dunn, Axel Toupane (ambos com 10 pontos) e Gonçalo Delgado (8pts, 6res – e um “poster” de correr mundo) foram os destaques azuis e brancos.
Face a este resultado, o Sporting CP joga agora a Segunda Ronda, nome que se dá à segunda fase de grupos da prova, antes da fase a eliminar. No Grupo K está agora o Rostock Seawolves, pelo que os leões terão oportunidade de “vingar” o rival FC Porto enquanto representantes de Portugal na Europa. Os polacos do Energa Trefl Sopot e os espanhóis do UCAM Murcia, contra quem se estreiam, já dia 10 de dezembro. Joga-se até 11 de fevereiro.
Já na Basketball Champions League, o SL Benfica não conseguiu esta quarta-feira vencer os sérvios do KK Spartak Office Shoes (99-69, estatística completa), pecando principalmente no 3.º quarto (22-18, 21-15, 30-16, 26-20), com Geno Crandall (18pts, 5ast – 23val) enquanto MVP encarnado.
Jogou-se a 5.ª jornada e, no 4.º posto do Grupo H, ainda é possível para as águias avançarem na competição, já que os 2.º e 3.º classificados entram num Play-In para chegar aos oitavos de final. O último jogo é frente ao Gran Canaria, fora, dia 16 de dezembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIA | FIBA EUROPE CUP
Leões e dragões voltaram a entrar em campo para a FIBA Europe Cup
As duas equipas portuguesas que marcam presença na FIBA Europe Cup entraram em campo, esta quarta-feira, determinadas a manter vivo o sonho de continuar na competição europeia.
Sporting CP 78-75 RASTA Vechta
O Sporting CP recebeu e venceu de uma forma incrível o RASTA Vechta no penúltimo jogo do Grupo G da Europe Cup, por 78-75.
Os Leões entraram muito bem na partida, com uma boa atitude defensiva e, acima de tudo, grande eficácia e garra no ataque. O primeiro quarto foi equilibrado, mas terminou com ligeira vantagem para a equipa alemã (20-24).
No segundo quarto, a experiência do RASTA veio rapidamente ao de cima. As suas estatísticas foram superiores — mais lançamentos convertidos, mais ressaltos e mais roubos de bola — o que lhes permitiu ganhar distância no marcador e levar o jogo para o intervalo com uma vantagem de 13 pontos (34-47).
Na segunda parte, ambas as equipas entraram com um ritmo elevado, com a formação leonina a mostrar-se mais eficaz nos lançamentos. Ainda assim, o RASTA conseguiu vencer novamente o período, por 17-18.
Nos últimos dez minutos da partida, o Sporting ganhou confiança e, pouco a pouco, foi limitando o jogo do RASTA. A equipa leonina melhorou as suas jogadas e mostrou maior eficácia nos lançamentos, o que permitiu à formação orientada por Luís Magalhães empatar a partida.
Mas o melhor estava guardado para o final. A apenas cinco segundos do fim, Malik Morgan arriscou um lançamento triplo, converteu e colocou o Sporting em vantagem por um ponto (76-75). Os instantes finais foram intensos, mas o Sporting manteve a cabeça fria e conquistou a sua terceira vitória na competição europeia.
Os leões entram em campo pela última vez para a fase de grupos na próxima quarta-feira, dia 19. O jogo coloca o Sporting novamente frente-a-frente ao CS Valcea 1924, no Pavilhão João Rocha, às 19:30h.
FC Porto 71-90 TARTU Ulikool
No norte do país, o FC Porto recebeu o TARTU Ulikool num jogo também importante para a decisão dos dragões na competição. A vitória acabou por sorrir à equipa da Estónia, que venceu a partida por 71-90.
A formação estoniana entrou muito forte, e os seus primeiros nove pontos foram todos obtidos através de lançamentos de triplo, mostrando desde cedo aquele que seria o seu ponto forte nesta partida. O FC Porto respondeu bem e nunca permitiu que a diferença se tornasse demasiado ampla, apostando frequentemente no jogo interior. Apesar desse equilíbrio, o TARTU acabou por vencer o primeiro quarto por 15-21.
No segundo período, a equipa visitante conseguiu ganhar distância no marcador, beneficiando de um momento menos feliz do FC Porto nos lançamentos de três pontos — com uma percentagem de acerto de apenas 11%.
Após o intervalo, o parcial dava vantagem ao conjunto estoniano por 13 pontos (33-46), mas o FC Porto não baixou os braços e reagiu com uma melhor ação defensiva, vencendo o terceiro quarto (29-22).
A diferença reduziu-se para apenas seis pontos, mas o esforço da equipa de Fernando Sá não foi suficiente para chegar ao empate — e, eventualmente, à vitória.
Na próxima semana, o FC Porto viaja até à Alemanha para disputar o último jogo desta fase frente ao Rostock Seawolves, equipa que lidera o grupo. A partida está marcada para as 17h do dia 19, no Stadthalle Rostock.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Basquetebol português em nova semana europeia
O basquetebol português regressa esta semana ao palco europeu, com Sporting CP e FC Porto a entrarem em ação já esta quarta-feira, 12 de novembro, em mais uma ronda da FIBA Europe Cup.
Em Lisboa, o Sporting CP recebe o RASTA Vechta, da Alemanha, no Pavilhão João Rocha, a partir das 19h30, num duelo decisivo. A formação verde e branca procura somar novo triunfo europeu e continuar a alimentar o objetivo de seguir em frente na competição.
Pouco depois, na Dragão Arena, o FC Porto enfrenta o Tartu, da Estónia, às 20h00, perante o seu público. Os dragões chegam motivados e apostados em confirmar a boa fase que têm demonstrado em casa.
A participação das equipas portuguesas nas competições da FIBA continua nas próximas semanas. O SL Benfica regressa à Basketball Champions League no dia 19 de novembro, defrontando fora o KK Spartak Office Shoes, enquanto na EuroCup Women, o Sportiva AzorisHotels e o SL Benfica voltam à competição apenas a 26 de novembro, frente ao NKA Universitas Pécs e ao SBS Ostrava, respetivamente.
Será, assim, uma semana marcada por desafios de elevado grau de dificuldade, mas também pela ambição das formações portuguesas em manter o país em destaque nas provas europeias de clubes.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FC Porto não consegue replicar vitória da 1.ª mão em Antuérpia
O FC Porto deslocou-se esta noite (5 de novembro) a Antuérpia, na Bélgica, para defrontar, na 4.ª jornada da FIBA Europe Cup, o clube local dos Windrose Giants, não conseguindo replicar o resultado da primeira mão: 81-72 para os belgas, num jogo disputado até às últimas (Jhonathan Dunn colocou o marcador a três pontos a quatro minutos do fim) e com a claque portuense sempre efusiva nas bancadas.
Os dragões entraram a perder (22-16), mas recuperaram no 2.º quarto (17-22) e levaram essa toada ofensiva para a segunda parte, passando para a frente no 3.º quarto, que venceram 17-20. A reviravolta adversário chegou ao início dos derradeiros dez minutos, não conseguindo Javian Davis, que brilhou com 30 pontos e 12 ressaltos (39val), e Jalen Riley, que marcou 13, parar os encarnados – e Vincent Kesteloot (19pts).
Os dragões estão atualmente no 3.º posto do Grupo B, com dois jogos pela frente, dias 12 (Tartu Ulikool) e 19 (Rostock Seawolves) de novembro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
FOTOGRAFIAS | FIBA EUROPE CUP
Sporting abre semana europeia na FIBA Europe Cup
O Sporting Clube de Portugal realizou, esta terça-feira, mais um encontro da FIBA Europe Cup, frente ao Dinamo BDS Sassari, em Itália, e apesar da boa resposta e da atitude competitiva, acabou por perder por 89-72, no PalaSerradimigni, na Sardenha.
A formação leonina entrou concentrada, conseguindo equilibrar o jogo nos primeiros minutos e fechar os primeiros dez minutos com apenas quatro pontos de desvantagem (24-20). No segundo quarto, o conjunto italiano revelou maior eficácia ofensiva e chegou ao intervalo a vencer por 55-41.
Na segunda metade, o Sporting respondeu com intensidade e boa circulação de bola, vencendo o terceiro período por 21-17 e reduzindo a diferença. No último quarto (17-10), o Sassari conseguiu gerir a vantagem, mas os leões mantiveram o empenho até final, demonstrando solidez e espírito de grupo.
O destaque da formação portuguesa foi Brandon Johns, com uma excelente exibição: 24 pontos, 9 ressaltos e três assistências, alcançando 28 pontos de valorização. Tal como, Malik Morgan com 16 pontos, 8 ressaltos, 3 assistências e 19 de valorização, uma exibição completa.
Apesar do resultado, o Sporting mostrou consistência, reforçando a competitividade das equipas portuguesas nas provas europeias da FIBA.
Amanhã, quarta-feira, é a vez do FC Porto entrar em ação na mesma competição, defrontando o Antwerp Giants (Bélgica), às 19h00, dando continuidade à presença nacional na FIBA Europe Cup.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.



