Artigos da Federaçãooo

EuroBasket Sub20 Feminino: Último dia de competição

A Seleção Nacional disputou este domingo a última partida no EuroBasket Sub20 Feminino, desta feita frente a França, equipa que já tinha defrontado no jogo inaugural do torneio. Apesar do grande esforço coletivo e também da bancada do CDC de Matosinhos, Portugal não conseguiu derrotar as gaulesas e o desfecho final (65-72) ditou a descida de divisão para as lusas.

No primeiro período reinou o equilíbrio entre os dois conjuntos, com ambas as equipas a não se conseguirem superiorizar uma à outra (15-15). Porém, o segundo quarto foi de maior eficácia ofensiva para as adversárias, que conseguiram um parcial de 12-24, significando uma diferença de 12 pontos entre as duas formações.

À saída dos balneários, Portugal entrou com grande motivação e confiança, conseguindo reduzir a desvantagem para quatro pontos após um parcial de 19-11 no terceiro período. Contudo, nos derradeiros últimos dez minutos, foi a França a conseguir impor-se e a alcançar a vitória por uma diferença de sete pontos (65-72).

Destaque para a prestação de Leonor Peixinho, que registou 11 pontos, sete ressaltos e um desarme de lançamento (15 valorização).

A Seleção Nacional desce assim para a Divisão B na próxima época desportiva mas note-se o esforço, a dedicação e a garra que as atletas demonstraram ao longo de toda a competição, mesmo quando o resultado não sorria a favor das lusas, estas nunca baixaram a cabeça e deram sempre o seu melhor para honrar o seu país.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

No decorrer da partida de Portugal, ao intervalo, foi homenageada a Seleção Sub16 Feminina de 2015, que conseguiu ser vice-campeã europeia e apurar-se pela primeira vez para o Mundial Sub-17, celebrando os dez anos deste marco histórico. Estiveram presentes as atletas Ana Ramos, Maryam Chermiti, Ana Margarida Gonçalves, Mariana Silva, Marta Vargas, Tess Santos, Beatriz Jordão, Luana Serranho. Esteve também presente o dirigente Manuel Albano, o Seleccionador Agostinho Pinto, a treinadora-adjunta Teresa Barata, o secretário João Janeiro e o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes.

No intervalo da final, entre a Lituânia e a Espanha, foi realizada uma homenagem em honra à Seleção Nacional Sub19 Feminina, que conquistou o 5.º lugar no campeonato da Europa em 2024 e o 7.º lugar na estreia no Mundial Sub19 Feminino, na Chéquia. Foram destacadas as jogadoras da equipa, faltando apenas a comparência de Clara Silva e Marta Vieira, que prontamente foram recordadas pelas colegas de equipa que trouxeram a camisola de cada uma. Além disso, foram também destacados os membros da equipa técnica, médica e comunicação, assim com o Diretor Técnico Nacional, Nuno Manaia, e o Presidente da FPB, Manuel Fernandes.

Lituânia 50-102 Espanha 

Marina Mata foi a MVP da final, com uma grande prestação individual ao registar 14 pontos, nove ressaltos e cinco assistências, sem falhar qualquer lançamento de campo (26 valorização).

Polónia 58-84 Alemanha

Joanna Scheu realizou uma ótima prestação individual e ajudou a Alemanha a garantir o 9.º lugar na competição após marcar 16 pontos, três ressaltos, sete assistências e dois roubos de bola (24 valorização).

Islândia 65-73 Turquia

A Turquia garantiu o 7.º lugar na competição após uma exibição sólida de Azra Ercelik que registou 16 pontos, quatro ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento (22 valorização).

Suécia 51-84 Itália

As italianas conquistaram o terceiro lugar na competição depois de mais uma grande exibição coletiva, com foco para Carlotta Zanardi, que marcou oito pontos, sete ressaltos e seis assistências (16 valorização).

Países Baixos 83-60 Chéquia

Os Países Baixos e a Chéquia enfrentaram-se no duelo entre as duas equipas que já têm confirmada a descida de divisão. Foram as holandesas a vencer a partida após uma grande prestação de Keona Douwstra, que marcou 18 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (20 valorização).

Eslovénia 74-79 Letónia

A Letónia garantiu o 11.º lugar na competição após uma exibição de luxo da atleta Madara Smite, que registou 21 pontos, seis ressaltos, cinco assistências e seis roubos de bola (29 valorização).

Bélgica 96-73 Israel

As belgas garantiram o 5.º lugar na competição ao vencerem Israel. Destaque para a partida de Alicia Courthiau, que apontou 21 pontos, seis ressaltos e um roubo de bola (23 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)


Portugal triunfa perante os Países Baixos e vai disputar com a França a manutenção

Portugal venceu este sábado os Países Baixos num jogo determinante para evitar a descida para a Divisão B. Apoiados pelo público do Pavilhão Municipal de Guifões e pelo grande espirito de equipa que apresentaram, as jogadoras fizeram um jogo muito competente e garantiram a vitória por 58-49.

No primeiro período do encontro, as duas formações equipararam-se, com um parcial de 15-15 a não separar os dois conjuntos. Porém, no 2.º quarto, as atletas portuguesas apresentaram um grande nível defensivo e com um parcial de 18-6 partiram para o intervalo com uma vantagem de 12 pontos.

Assim, com as equipas de regresso do balneário e com uma vantagem na casa das dezenas, restava à Seleção Nacional conseguir manter essa vantagem para confirmar o triunfo. Com um parcial de 14-14 no 3.º período, a vantagem mantinha-se e as comandadas de José Araújo conseguiram mesmo finalizar a partida por cima no resultado e com grandes festejos por parte das atletas e dos fãs que as apoiaram até à buzina final.

Destaque-se a prestação de Leonor Peixinho, que foi a jogadora com mais valorização na partida (17), ao registar nove pontos, oito ressaltos, uma assistência e um roubo de bola.

A próxima e última partida de Portugal no EuroBasket Sub20 Feminino está marcada para as 15h30, frente à França, num encontro que irá decidir quem é a terceira equipa a descer para a Divisão B da competição.

Ao longo da competição, que teve início no dia 2 de agosto, estiveram presentes várias entidades que deixaram o seu comentário e voto de força à equipa, tais como, o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias; a Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro; a Vice-Presidente da IPDJ, Clara Silva; o treinador adjunto da Seleção Nacional de Sub19 Femininas, Marco Rodrigues e  o Selecionador Nacional Sénior Feminino, Ricardo Vasconcelos.

Entrevistas completas aqui:

Bélgica 90-75 Islândia

A Seleção Belga vai agora lutar pelo 5.º lugar na última partida da competição, após vencer a Islândia depois de uma exibição sólida de Ella Declercq, que registou 15 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola (18 valorização).

Alemanha 59-54 Letónia

Marianna Byvatov voltou a destacar-se na vitória da Alemanha, após marcar 12 pontos, 14 ressaltos, seis assistências, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento (21 valorização).

Turquia 78-80 Israel

Israel vai disputar o 5.º lugar com a Bélgica após uma vitória com um cesto no último segundo de Gal Raviv, que foi a MVP do encontro com 19 pontos, dois ressaltos, três assistências e dois roubos de bola (19 valorização).

Chéquia 69-94 França

A França está a um passo de evitar a descida de divisão após vencer a Chéquia graças a uma boa prestação de equipa com foco individual em Lou Bobst, que marcou 18 pontos, dois ressaltos e cinco assistências (19 valorização).

Suécia 78-80 Lituânia

Daniele Paunksnyte liderou a sua equipa à final com 21 pontos, nove ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (19 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Portugal não ultrapassa a Polónia e tem agora os Países Baixos no caminho da manutenção

Portugal enfrentou esta quinta-feira a Polónia no Pavilhão Municipal de Guifões numa partida em que a Seleção Nacional tinha como objetivo vencer para garantir já a manutenção na Divisão A. Contudo, foram mesmo as adversárias a levar a melhor, após o desfecho final de 47-68.

Na primeira parte foram as polacas a entrar melhor no encontro, com um parcial de 9-18 a ditar uma diferença de nove pontos ao fim dos primeiros dez minutos. Porém, a Seleção Nacional respondeu com um parcial de 17-14 no 2.º período, que colocou o encontro a apenas seis pontos de diferença no intervalo.

De regresso dos balneários, e com o público de Guifões sempre a apoiar as atletas portuguesas, aguardava-se com entusiasmo o recomeço da partida mas foi mesmo a equipa adversária a superiorizar-se o 3.º quarto e a vencer o parcial por 12-20. Com uma vantagem de 14 pontos à entrada dos últimos dez minutos, Portugal ainda tentou ripostar mas apesar de nunca terem deixado de lutar pelo resultado positivo, foi a Polónia a sorrir no final (47-68).

Inês Neto voltou a destacar-se a nível individual, com oito pontos, três ressaltos, cinco assistências e dois roubos de bola (11 valorização).

A Seleção Nacional volta a jogar no próximo sábado, dia 9 de agosto, desta feita frente aos Países Baixos. A partida tem início às 18h e vai ser disputada no Pavilhão Municipal de Guifões e com transmissão no canal oficial da FIBA.

Espanha 77-65 Turquia

Gina Garcia foi a MVP na vitória da Espanha que valeu o apuramento para as meias-finais da competição. A atleta registou 20 pontos, três ressaltos, cinco assistências e três roubos de bola (21 valorização).

Alemanha 89-80 Chéquia

As germânicas garantiram a manutenção na Divisão A ao vencerem a Chéquia depois de uma grande prestação de Marianna Byvatov, que marcou 24 pontos, sete ressaltos, uma assistência e um roubo de bola (23 valorização).

Israel 69-77 Itália

Cristina Osazuwa protagonizou uma ótima exibição que ajudou a Itália a avançar para as meias-finais após registar 10 pontos, 13 ressaltos, cinco assistências e um roubo de bola (24 valorização).

França 87-93 Letónia

A Letónia surpreendeu a França e garantiu a vitória e a manutenção na Divisão A após uma exibição de luxo da já suspeita Raina Tomasicka, que marcou 39 pontos, sete ressaltos e quatro roubos de bola (33 valorização).

Lituânia 96-76 Islândia

Sintija Aukstikalnyte foi a MVP na confirmação da Lituânia nas meias-finais da competição, com uma exibição de luxo ao marcar 24 pontos, oito ressaltos, seis assistências, quatro roubos de bola e um desarme de lançamento (24 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

(Em atualização)


Portugal não ultrapassa a Bélgica e vai enfrentar a Polónia com o objetivo da manutenção na Divisão A

Portugal disputou esta quarta-feira frente à Bélgica a partida decisiva para ficar a saber se a Seleção Nacional iria entrar nas oito melhores da Europa ou se iria disputar entre o 9.º ao 16.º lugar. Após um encontro esforçado e combativo, foram mesmo as belgas a sorrir no fim após o desfecho de 91-75.

Na primeira parte foram as adversárias a levar a melhor, ao superiorizarem-se nos dois parciais por 25-18 e 19-15, apesar do conjunto luso ter dado bons sinais a nível ofensivo e defensivo antes das equipas se dirigirem para os balneários.

De regresso após o intervalo, as atletas portuguesas conseguiram um grande terceiro parcial (21-25) e reduziram a diferença no marcador para sete pontos. Contudo, as belgas protagonizaram um quarto período muito forte ofensivamente (26-17) e apesar da Seleção Nacional nunca ter parado de procurar igualar-se no marcador, na buzina final o resultado era a favor da Bélgica (91-75).

Destaque-se a prestação de Inês Neto que registou 22 pontos, três ressaltos, três assistências e um roubo de bola (19 valorização).

Portugal volta a jogar amanhã, desta feita frente à Polónia, com a partida marcada para as 20h30 no Pavilhão Municipal de Guifões. A partida vai ser um jogo muito importante para o grande objetivo atual da Seleção, que é a manutenção na Divisão A. Caso as portuguesas consigam vencer o encontro, garantem essa manutenção.

O encontro vai ser transmitido no canal oficial da FIBA.

Na partida anterior, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Fernando Gomes, e a Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro, abordaram a evolução do basquetebol feminino e a importância destes eventos para o panorama nacional.

Espanha 88-69

Na primeira partida do dia, a Espanha foi a primeira equipa a carimbar a passagem aos quartos de final após uma grande exibição de Marina Mata com 20 pontos, oito ressaltos e uma assistência (28 valorização).

França 74-81 Israel

Gal Raviv foi a melhor jogadora em campo na vitória de Israel sobre a França, com 32 pontos, cinco ressaltos, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (31 valorização).

Itália 101-70 Letónia

A Itália apurou-se para os quartos de final da competição depois de uma forte exibição da equipa, com foco individual para Carlotta Zanardi que registou 14 pontos, dois ressaltos, oito assistências e um roubo de bola (24 valorização).

Turquia 74-64 Chéquia

Elif Instabulluoglu voltou a destacar-se no apuramento da Turquia para os quartos-de-final, após uma exibição com 23 pontos, 11 ressaltos e três roubos de bola (25 valorização).

Suécia 92-86 Polónia

A Suécia apurou-se para os quartos-de-final da competição após uma exibição de luxo de Tilda Trygger, que registou 31 pontos, nove ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (37 valorização).

Eslovénia 61-62 Lituânia

Sintija Aukstikalnyte foi a MVP da partida na vitória por margem mínima da Lituânia. A atleta apontou 23 pontos, cinco ressaltos, três assistências e seis roubos de bola (24 valorização).

Países Baixos 74-77 Islândia

Asa Lind Wolfram foi a MVP da partida na grande vitória da Islândia sobre os Países Baixos, com uma prestação notável ao registar 18 pontos, cinco ressaltos e um desarme de lançamento (21 valorização).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Termina a fase de grupos do EuroBasket Sub20 Feminino e Portugal tem pela frente a Bélgica

Portugal disputou esta segunda-feira o último jogo da fase de grupos frente à Eslovénia, campeã do EuroBasket Sub18 Feminino há dois anos, e apesar de um esforço admirável das portuguesas, foram mesmo as eslovenas a sorrir no final após o resultado final de 71-58.

Na primeira parte predominou o equilíbrio, com os dois conjuntos a ficarem separados apenas por seis pontos à entrada para o intervalo, após dois parciais de 18-16 e 20-16.

Com as equipas de regresso dos balneários, foram as atletas portuguesas a entrarem melhor no terceiro quarto, influenciadas pela crescente eficácia no lançamento e pelo apoio do público de Matosinhos, conseguiram reduzir a diferença no marcador para cinco pontos. No último período, a Eslovénia voltou ao seu melhor basquetebol e apesar das portuguesas nunca terem desistido, após a buzina final o resultado ditava vitória das adversárias por 71-58.

Ana Pinheiro foi a MVP da partida com 17 pontos, cinco ressaltos, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (13 valorização).

O próximo jogo da Seleção Nacional é dia 6 de julho às 20h30 no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e frente à Bélgica, a equipa que ficou em primeiro lugar no Grupo A. Esta partida irá decidir se Portugal vai disputar os oito lugares cimeiros na classificação ou se vai disputar da 9.ª à 16.ª classificação.

A partida será transmitida em direto através do canal oficial da FIBA.

França 80-67 Alemanha

A França garantiu uma fase de grupos sem qualquer derrota após mais uma exibição de MVP de Marine Dursus, com 16 pontos, nove ressaltos, três assistências e um roubo de bola (24 valorização).

Itália 77-79 Países Baixos

Ilse de Vries foi a MVP numa partida muito renhida entre as duas equipas que ainda não tinham perdido na fase de grupos. A capitã holandesa apontou 18 pontos, sete ressaltos, um roubo de bola e quatro desarmes de lançamento (28 valorização).

Lituânia 101-95 Israel 

A Lituânia arrecadou a primeira vitória do torneio após um embate frente a Israel, depois de uma prestação de luxo (e com recorde!) da Daniele Paunksnyte que registou 43 pontos, nove ressaltos, quatro assistências e dois roubos de bola (48 valorização).

Suécia 67-75 Turquia

Isik Su Guven registou 11 pontos, cinco ressaltos, quatro assistências, quatro roubos de bola e dois desarmes de lançamento (24 valorização) na terceira vitória da Turquia na fase de grupos.

Espanha 77-79 Bélgica

A Bélgica garantiu o primeiro lugar no grupo ao derrotar a Espanha após uma grande exibição de Alicia Corthiau com 13 pontos, seis ressaltos e dois roubos de bola (14 valorização).

Chéquia 72-71 Polónia

Lucie Valkova destacou-se na vitória da Chéquia pela margem mínima, ao registar 16 pontos, um ressalto, duas assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (18 valorização).


EuroBasket Sub20 Feminino: Alemanha pelo caminho, Eslovénia no horizonte

Portugal defrontou a Alemanha na segunda partida do EuroBasket Sub20 Feminino e apesar de um esforço notável na segunda parte da partida, impulsionado pelo apoio do público, não foi o suficiente para evitar o desfecho por 83-72.

Na primeira parte a Alemanha superiorizou-se nos primeiros dez minutos, alcançando uma vantagem de 12 pontos no primeiro parcial (24-12). A Seleção Nacional respondeu no 2.º período e conseguiu reduzir a desvantagem para 11 pontos à entrada do intervalo (42-31).

Com as equipas de regresso do balneário, as atletas de José Araújo procuravam reduzir a diferença no marcador mas foi mesmo o conjunto alemão a aumentar a vantagem para 17 pontos após um parcial de 19-13 no 3.º quarto. Já nos últimos dez minutos do encontro, Portugal não parou de procurar a reviravolta, mas, apesar de um parcial 22-28, foi mesmo a Alemanha a sorrir após a buzina final (83-72).

Destaque para a prestação de Inês Neto, que registou 20 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e dois desarmes de lançamento (21 valorização).

Portugal volta a entrar em campo já amanhã, segunda-feira, para enfrentar a Eslovénia na última partida da fase de grupos. A partida vai ter transmissão no canal oficial da FIBA e vai ter inicio às 20h30.

Recorde-se que, independentemente do registo de vitórias e derrotas nesta fase da competição, o primeiro jogo após a fase de grupos é o que irá decidir se as atletas portuguesas vão ficar no grupo das oito melhores seleções europeias neste escalão ou se vão disputar do 9.º ao 16.º lugar na classificação.

É possível assistir ao jogo no canal oficial da FIBA.

Bélgica 104-80 Israel 

Na primeira partida do dia no Pavilhão Municipal de Guifões, a Bélgica levou a melhor sobre Israel e garantiu a segunda vitória na competição depois de uma grande exibição de Pauline Bayart com 17 pontos, nove ressaltos, três assistências, dois roubos de bola e um desarme de lançamento (27 valorização).

Letónia 74-80 Suécia

Na segunda vitória da Suécia na competição, a Lourdes da Silva Costa foi o grande destaque da partida com 36 pontos, 16 ressaltos, duas assistências e um roubo de bola (42 valorização).

França 92-52 Eslovénia 

A formação gaulesa conseguiu a sua segunda vitória no torneio com uma exibição vistosa da Marine Dursus com 15 pontos, dois ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (19 valorização).

Países Baixos 85-78 Polónia 

Phoenix Stotijn foi a MVP na segunda vitória dos Países Baixos no EuroBasket após registar 17 pontos, um ressalto, sete assistências e um desarme de lançamento (18 valorização).

Itália 78-63 Chéquia

A atleta Candy Edokpaigbe destacou-se na segunda vitória consecutiva da Itália na competição, ao registar 23 pontos, sete ressaltos, uma assistência e quatro roubos de bola (28 valorização).

Islândia 83-95 Turquia

A Turquia voltou a vencer no EuroBasket após uma exibição muito eficiente de Ceren Akpinar, que apontou 22 pontos e seis assistências (18 valorização).

Espanha 89-48 Lituânia 

A Espanha realizou uma exibição sólida em equipa e a nível de destaque individual foi Blau Tor quem mais se fez notar, ao apontar oito pontos, nove ressaltos, uma assistência e três roubos de bola (16 valorização).


Portugal estreia-se no EuroBasket Sub20 Feminino frente à campeã da edição anterior

Teve início este sábado, em Matosinhos, o FIBA U20 Women’s EuroBasket 2025, com Portugal a defrontar a seleção de França no jogo de abertura do Grupo B. O resultado acabou por sorrir às francesas, com um desfecho de 50-91.

No Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, as comandadas de José Araújo beneficiaram do apoio do público da casa e entraram motivadas, com grande energia nos primeiros minutos. O principal destaque da primeira metade foi Ana Pinheiro, autora de 15 dos 25 pontos de Portugal antes do intervalo. A jogadora demonstrou eficácia ofensiva e liderança dentro de campo, contribuindo de forma clara para manter o equilíbrio inicial (13-19 e 12-21 nos dois primeiros parciais).

Já na segunda parte, a seleção portuguesa

voltou a mostrar ambição, assinando o seu melhor parcial ofensivo da tarde (16 pontos). No entanto, a formação gaulesa respondeu com elevada eficácia e registou também o seu melhor registo no jogo (30 pontos no terceiro quarto), aumentando a vantagem no marcador para 29 pontos à entrada dos últimos dez minutos.

Apesar da diferença pontual, Portugal manteve-se combativo até ao fim, sem nunca abdicar da sua identidade competitiva, com o último parcial do encontro a ficar 9-21. O resultado final (50-91) confirmou a vitória francesa naquele que foi o primeiro de três jogos da fase de grupos. Recorde-se que, independentemente do registo de vitórias e derrotas nesta fase da competição, o primeiro jogo após a fase de grupos é o que irá decidir se as atletas portuguesas vão ficar no grupo das oito melhores seleções europeias neste escalão ou se vão disputar do 9.º ao 16.º lugar na classificação.

Em termos individuais, Ana Pinheiro destacou-se na formação portuguesa, terminando a partida com 16 pontos, três ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, somando 16 de valorização.

Portugal volta a entrar em campo já este domingo, às 18h00, para defrontar a Alemanha, naquele que será o segundo encontro da fase de grupos. A partida terá lugar novamente no CDC de Matosinhos, com transmissão em direto no canal oficial da FIBA.

É possível assistir à transmissão em direto de todos os jogos no canal de YouTube oficial da FIBA.

Durante o dia realizaram-se os seguintes jogos:

Neste primeiro jogo no CDC Matosinhos destacou-se como MVP da partida Daniele Paunksnyte com 17 pontos, nove ressaltos, três  assistências e um roubo de bola (21val).

Na partida de abertura em Guifões a atleta Mia-Elle Lieverst destacou-se com uma valorização de 27 pontos (27pts, 3res, 3ast,2rb).

Com uma valorização de 28 pontos, Mariana Mata sobressaiu neste jogo (22pts, 10res, 3ast, 1rb).

Elif Istanbulluoglu dominou a partida com 30 pontos, 16 ressaltos, uma assistência, dois roubos de bola que culminaram numa valorização de 32 pontos.

A Suécia conquistou a primeira vitória na competição frente à Islândia após uma exibição sólida de Tiffany Barbosa, que registou 15 pontos, seis ressaltos, quatro assistências e cinco roubos de bola (23 valorização).

A Seleção da Eslovénia superou a Alemanha no seu primeiro jogo na competição. Zoja Stirn foi a MVP da partida com 14 pontos, três ressaltos,  quatro assistências e dois roubos de bola (14 val.)

Na última partida do dia, Karolina Ulan destacou-se com 20 pontos, um ressalto, uma assistência e dois roubos de bola resultando numa valorização de 20 pontos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Basquetebol e mar à vista: jogadoras da Seleção Sub20 visitam lota de Matosinhos

No intervalo entre treinos e jogos do EuroBasket Sub20 Feminino, que decorre de 2 até 10 de agosto em Matosinhos, três atletas da Seleção Nacional trocaram, por um dia, o pavilhão pela tradição marítima da cidade. Inês Neto (capitã de equipa), Joana Lopes e Vitória Penteado participaram, esta quarta-feira, numa visita guiada à lota de Matosinhos, promovida pela Docapesca, num momento de partilha entre o desporto e a vida piscatória local.

Acompanhadas por Nuno Coelho (Docapesca), Sérgio Moutinho (Câmara Municipal de Matosinhos), pescadores locais e elementos da comunidade, as jogadoras conheceram de perto o percurso que o peixe faz até chegar ao consumidor. Entre sorrisos e curiosidade, visitaram também uma embarcação especial: o barco da família de Hélder Postiga, antigo internacional português de futebol. A visita foi guiada pelo irmão mais novo do ex-jogador e incluiu histórias da ligação da família ao mar… e ao basquetebol — já que os netos do proprietário também praticam Basquetebol.

O encontro foi marcado por momentos de convívio descontraído, partilha de experiências e até algumas tentativas de lançar ao cesto no cais, entre bandeiras e olhares curiosos. As jogadoras participaram ainda num leilão simbólico de uma bola de Basquetebol, testemunhando o ambiente único que se vive diariamente na lota.

Esta ação faz parte de uma iniciativa de proximidade com a comunidade local, promovendo o contacto entre os valores do desporto e as tradições marítimas que definem Matosinhos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Tudo pronto para o EuroBasket Sub20 Feminino em Matosinhos: a competição começa amanhã

A contagem decrescente está prestes a terminar. Faltam algumas horas para o arranque do EuroBasket Sub20 Feminino e Portugal prepara-se para entrar em campo… em casa. Matosinhos volta a ser palco de uma grande competição internacional, recebendo as 16 melhores seleções da Europa, entre os dias 2 e 10 de agosto, no Centro de Desportos e Congressos e no Pavilhão Municipal de Guifões.

A Seleção Nacional Sub20 Feminina está inserida no Grupo B, ao lado da potência europeia, França, da combativa Alemanha e da talentosa seleção da Eslovénia. Portugal estreia-se logo no sábado, dia 2 de agosto, às 18h00 frente à França, voltando à ação no domingo à mesma hora contra a Alemanha. O último jogo da fase de grupos está marcado para segunda-feira, às 20h30, diante da Eslovénia.

Todas as seleções avançam para os oitavos de final, mas o posicionamento no grupo será decisivo para os cruzamentos que irão decidir quem irá lutar pelos oito primeiros lugares e quem luta do 9.º ao 16.º lugar na classificação final.

A entrada é gratuita em todos os jogos da competição, com os bilhetes disponíveis aqui.

Este é o momento de encher o pavilhão, vestir as cores de Portugal e apoiar uma equipa que representa o presente e o futuro do basquetebol feminino nacional.

O palco está montado. As bancadas esperam por si. Venha viver o EuroBasket Sub20 Feminino — e faça parte desta história!

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Já se sabe o nome das 12 jogadoras que vão representar Portugal no EuroBasket Sub20 Feminino em Matosinhos

A Seleção Nacional Sub20 Feminina está pronta para disputar o EuroBasket Sub20, que terá lugar entre 2 e 10 de agosto, em Matosinhos, um palco já habitual de grandes momentos do basquetebol nacional.

O selecionador José Araújo, acompanhado pelos treinadores-adjuntos Pedro Dias e Gilda Correia, divulgou a lista de 12 atletas que vão representar Portugal neste desafio europeu.

Atletas convocadas:

Nome Clube
Ana Pinheiro University of Idaho (EUA)
Diana Baptista SC Coimbrões
Joana Lopes Club 5 Basket
Leonor Neves SL Benfica
Magda Silva Queens University of Charlotte (EUA)
Maria Andorinho Saint Peter’s University (EUA)
Maria Neto Clube dos Galitos
Marta Rodrigues CPN
Rita Nazário California State Northridge University (EUA)
Rita Rodrigues CU Sportiva
Teresa Santos BC Barcelos
Vitória Dias CPN

Estreia em casa com apoio do público

A competição para a equipa da casa arranca com três jogos da fase de grupos no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Todos os jogos estão marcados na hora de Portugal Continental.

Para além da equipa técnica liderada por José Araújo, a comitiva contará com a fisioterapeuta Joana Pereira e a team manager Rosinha Rosário, garantindo que nada falte às atletas durante a competição.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


A Seleção feminina Sub 20 estreia-se sábado no Women´s Eurobasket em Matosinhos

Portugal está prestes a entrar em campo no FIBA U20 Women’s EuroBasket 2025, e fá-lo em casa, perante o seu público, em Matosinhos. A competição arranca este sábado, 2 de agosto, e prolonga-se até ao dia 10, reunindo as 16 melhores seleções da Europa.

A equipa orientada por José Araújo integra o Grupo B, ao lado de França, Alemanha e Eslovénia. A estreia das lusas acontece frente à poderosa França, às 17h00 de sábado, seguindo-se o jogo contra a Alemanha, no domingo à mesma hora. A fase de grupos encerra na segunda-feira, 4 de agosto, às 19h30, frente à Eslovénia.

O formato da competição prevê que todas as seleções avancem para os oitavos-de-final, com os lugares na fase de grupos a determinar os cruzamentos. A partir daí, tudo se decide a eliminar, até à final no dia 10 de agosto.

Em declarações antes da estreia, o Selecionador Nacional, destacou o impacto do fator casa na comitiva portuguesa, por disputar um Campeonato da Europa em solo nacional, “O nosso principal objetivo é mantermos a Divisão A,  jogamos em casa. É uma experiência diferente, é boa. É necessário preparar a equipa.”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Com a força da casa e uma equipa motivada, Portugal pretende iniciar o Women´s EuroBasket com os olhos postos em mais uma página bonita da história do basquetebol feminino nacional.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Faltam cinco dias para o arranque do EuroBasket Feminino Sub20

A cidade de Matosinhos prepara-se para acolher as melhores seleções da Europa, naquela que será uma semana repleta de talento jovem e basquetebol de alto nível.

Portugal, o país anfitrião, integra o Grupo B e contará com o apoio do público nas bancadas para alcançar uma prestação histórica.

A equipa portuguesa tem vindo a trabalhar intensamente, com treinos diários, e entra na competição com ambição e sentido de responsabilidade. “O nosso principal objetivo é mantermos a Divisão A,  jogamos em casa. É uma experiência diferente, é boa. É necessário preparar a equipa.” afirmou o Selecionador Nacional, José Araújo

Com jogos agendados no Centro de Desporto e Congressos de Matosinhos, a expectativa é grande em torno da prestação da equipa que conta com várias atletas em destaque nos escalões de formação e a nível internacional.

A contagem decrescente está lançada. Em cinco dias, a bola sobe e começa oficialmente o Campeonato da Europa Sub 20 Feminino

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.