Artigos da Federaçãooo

“Famalicense esteve na luta pelo apuramento ao Playoff”

O Famalicense Atlético Clube (FAC) faz um balanço positivo da época 2019/20, apesar das competições terem sido interrompidas definitivamente no início do mês de março. Os seniores do FAC lutavam pelo apuramento ao Playoff do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão. Depois de uma primeira volta menos conseguida, o FAC estava a realizar uma segunda volta de luxo. Na formação, o grande objetivo – aumentar o número de atletas – também estava a ser alcançado.
Miguel Correia, diretor da secção de basquetebol do FAC, em entrevista à Associação de Basquetebol de Braga fala das razões que levaram a equipa sénior a fazer uma primeira volta menos conseguida e como deu a volta e se recolocou na luta pelo apuramento para o Playoff.
Miguel Correia fala ainda da formação e do grande objetivo que é colocar atletas jovens nos séniores.
Entrevista para ler aqui.

Armando Andrade mantém-se no Famalicense

Armando Andrade vai continuar à frente da equipa técnica dos seniores do Famalicense AC, clube que milita no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina.

Armando Andrade vai para a sua terceira época à frente do clube famalicense. “A aposta é claramente na continuidade do bom trabalho das épocas anteriores” começou por referir o diretor da secção de basquetebol do Famalicense, Miguel Correia, que adiantou “e na vontade de continuar a praticar um basquetebol atrativo”.
De referir que Armando Andrade chegou ao Famalicense AC na época de 2018/19, ano em que o conjunto de Famalicão esteve na luta pelo acesso à subida à Proliga, tendo sido afastado nas meias-finais do Playoff pelo CD Póvoa. Na temporada finda, interrompida abruptamente devido à Covid-19, o FAC estava na luta pelo apuramento para o Playoff, ocupando a nona posição com 30 pontos.

Orlando Postiga Simão assume Sub18 do Famalicense

Orlando Postiga Simão é o novo treinador da equipa de Sub18 do Famalicense Atlético Clube. O técnico esteve à frente da formação de Sub16 na época finda e será acompanhado por uma grande parte dos atletas da equipa, que também sobem de escalão. 
Orlando Postiga Simão mantém-se ainda como Coordenador Técnico da formação do basquetebol do clube.
Miguel Correia, diretor da secção de basquetebol do Famalicense, referiu que “a continuação do Orlando como coordenador e a transição para o escalão de Sub18 era algo que já estava projetado desde o seu regresso na época anterior”. “É uma clara aposta na continuidade do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido”, disse aquele responsável.
Quanto aos objetivos, Miguel Correia não tem dúvidas: “Os objetivos da equipa de Sub18 passam pela continuação do crescimento dos atletas de forma a que se possa fazer a ligação formação-seniores com qualidade”, afirma.

AD Galomar escala até à liderança na zona norte e clubes de Queluz voltam a vencer a sul

Zona norte
A AD Galomar consumou o assalto à liderança graças aos triunfos, sem discussão, obtidos frente à AD Vagos, por 88-72, e posteriormente ao Beira Mar/AAUav, por 69-47, igualando pontualmente o Sangalhos DC, sobre quem goza de vantagem no confronto direto. O papel de protagonista coube a Cristen Wilson em ambos os encontros (1.º jogo – 34pts, 6res, 2ast, 3 rb, 1dl; 2.º jogo – 24pts, 9res, 3rb). Também o Sangalhos DC, agora segundo, venceu por números dilatados, na receção ao GDB Leça/Cargolândia – 79-57 -, sob a batuta de Broderick Robinson (19pts, 13res, 4ast, 1rb). A apenas um ponto, surge de seguida o SC Vasco da Gama, cuja missão se revelou mais intrincada no duelo caseiro frente ao Olivais/ABTF-Betão, suplantado por 68-60, destacando-se nos portuenses o contributo de Nuno Ferreira (12pts, 15res, 4ast, 1rb). Com um jogo a menos e, por isso, possibilidade de vir a somar os mesmos pontos do rival da Invicta, está o Académico FC, bem-sucedido na visita à Ovarense B – 86-91 -, à boleia de uma exibição sonante de Jean-François Basileu – registou 52,5 de valoração – (40pts, 12res, 1ast, 2rb). A ACR Vale de Cambra superou a concorrência do Galitos/CL Dr. Semblano, naquele que se constatou como o embate mais apertado da jornada – 61-58 -, pendendo para as cores locais muito por culpa de David Quadé (22pts, 5res, 2ast, 2rb). Depois de surpreender o Sangalhos DC, então líder, no fim de semana anterior, o Famalicense AC deu continuidade ao bom momento ao anular, fora de portas, a réplica do Club 5Basket/SVSilva por 72-48, impulsionado pela exibição de Hugo Mendes (25pts, 5res, 3ast, 1rb, 1dl).
Zona sul
O Queluz/Consilcar prossegue o trajeto quase sem mácula (averbou apenas uma derrota até à data), tendo desta feita vencido com autoridade o Algés – 86-54 -, desfecho com a marca de Jorge Tati (20pts, 7res, 2ast, 4rb, 1dl). No segundo posto mantém-se o CB Queluz, que também saldou a jornada com uma vitória, na visita ao campo da Física de Torres Vedras – 77-86 -, êxito alicerçado no excelente desempenho de João Embaló (16pts, 18res, 2dl). Beneficiando do desaire da Física de Torres Vedras, o CBC/CoraçãodoRibatejo recuperou o último lugar do pódio, mercê do triunfo categórico face ao MBA/Montisistemas por 73-50, onde se evidenciou Pedro Afonso (6pts, 18res, 3ast, 2rb). Já o BAC/Inimiga da Fuligem cimentou a sua posição entre os oito primeiros, garantia de acesso ao playoff, ao impor-se em casa frente ao Portimonense – 84-77 (não há estatística individual). No frente-a-frente entre SCS/Tasca Chico Cana e AC Moscavide, prevaleceram os visitantes por margem confortável – 45-57 -, alavancando-se na prestação de Cipriano Cardoso (17pts, 12res). Mesmo ao dispor de um encontro em atraso, o triunfo ante o Estoril BC – 59-71 – bastou à União Sportiva para ultrapassar os canarinhos na tabela. Diogo Miguel assumiu as despesas da partida nos insulares (23pts,  9res, 5ast, 3rb).

Cenário inalterado no topo do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina

Zona Norte
Com uns impressionantes 42 de valoração, André Ochiallini (29pts, 15res, 3ast, 2rb, 2dl) contribuiu sobremaneira para o triunfo do Sangalhos DC perante o segundo classificado, SC Vasco da Gama, por 80-77, estando agora separadas as duas formações por dois pontos. Já a AD Galomar prevaleceu no duelo com o Galitos/CL Dr. Semblano por 73-57, fruto, em larga margem, dos números rubricados por Cristen Wilson (24pts, 12res, 1ast, 2rb), e pode vir a igualar o SC Vasco da Gama no segundo posto, caso triunfe no jogo em atraso. O Académico FC confirmou o favoritismo perante o último classificado, AD Vagos, ao vencer por esclarecedores 82-54 (não está disponível estatística individual). Imediatamente a seguir surge a ACR Vale de Cambra, que não perdeu terreno na luta pelos lugares mais cimeiros ao superar a réplica do Club 5Basket/SVSilva por 65-59, com o protagonismo a ser reivindicado por Mário Gonçalves (23pts, 13res, 1ast, 1rb). Num embate de produção ofensiva fértil, o Olivais/ABTF-Betão derrotou, fora de portas, a Ovarense B por 98-82, desfecho para o qual se revelou essencial o desempenho de Nélson Jossias (32pts, 15res, 2ast, 4rb, 2dl). O Guifões SC suplantou o GDB Leça/Cargolândia por 76-67, que ultrapassou igualmente na tabela, beneficiando da prestação inspirada de Christian Foxen (19pts, 14res, 1ast, 2dl). No frente a frente entre Beira Mar/AAUav e Famalicense AC, levaram a melhor os visitantes por 59-53, sobressaindo Hugo Mendes (22pts, 12res, 1ast, 2rb).
Zona Sul
O Queluz/Consilcar deu mais uma demonstração cabal do seu poderio face aos Salesianos de Lisboa, que vergaram por contundentes 83-42, alavancando-se na boa exibição de Pedro Pereira (20pts, 11res, 2ast). À boleia do engenho de Pedro Afonso (11pts, 18res, 2rb), o CBC/CoraçãodoRibatejo figura agora no segundo lugar, após o triunfo caseiro por 70-62 face ao CB Queluz, conjunto que dispõe de três jogos em atraso em relação aos seus rivais e que tem, por isso, o segundo lugar ao seu alcance. A Física de Torres Vedras ocupa o derradeiro lugar do pódio, tendo derrubado o Odisseia Basket por 74-58, encontro onde se destacaram de igual modo Bruno Alves (21pts, 6res, 1rb) e Francisco Monteiro (16pts, 9res, 3ast, 1rb). No duelo entre Algés e Portimonense AC foram os forasteiros a ditar leis, construindo um triunfo por 74-66, onde se evidenciou Marcus Patterson (30pts, 12res, 1ast, 5rb). Noutro encontro em que a lógica da classificação não imperou, o Estoril BC contornou a oposição do BAC/Inimiga da Fuligem por 68-58, êxito que teve como principal obreiro Francisco Ribeiro (18pts, 1ast, 2rb). Com recurso a um prolongamento, o AC Moscavide conseguiu superiorizar-se ao MBA/Montisistemas por 59-52, desafio que pendeu para os anfitriões, em boa parte, graças  à performance de Paulo Baldé (14pts, 4res, 2ast, 3rb, 4dl). Municiado pelos números de Ricardo Carvalho (17pts, 9res, 10ast), o SC Scalipus/Tasca Chico Cana capitalizou o fator casa diante do União Sportiva – 76-67.

Famalicense AC bate o pé ao Sangalhos DC

Zona norte
O líder Sangalhos DC averbou a segunda derrota consecutiva ao cair fora de portas, perante o Famalicense AC, por 86-82, que contou com o engenho de José Miranda (24pts, 6res, 2ast, 3rb). Por seu turno, o SC Vasco da Gama aproveitou para encurtar distâncias face ao topo, colocando-se a apenas um ponto, depois de bater o Galitos/CL Dr. Semblano por cómodos 77-46, desfecho para o qual foi decisivo nos portuenses Nuno Ferreira (14pts, 12res, 2ast, 1rb). A fechar o pódio, mas a depender somente de si para escalar até ao primeiro lugar, está a AD Galomar, que teve em Edson Rosário (21pts, 12res, 4rb) o principal protagonista do triunfo ante o GDB Leça/Cargolândia – 62-67. Com menos um ponto do que os madeirenses e possibilidades de igualar o SC Vasco da Gama na segunda posição, ao ter uma partida por disputar, segue-se o Académico FC, vitorioso na receção ao Beira Mar/AAUAV – 63-50 -, destacando-se com 15 de valoração Nuno Santos (16pts, 5res, 2ast, 1rb) e João Ribeiro (19pts, 6res, 2ast, 1rb, 1dl). O Olivais/ABTF-Betão confirmou o favoritismo, em casa, diante do Club 5Basket/SVSilva, que vergou por 90-75, escudando-se em boa parte no desempenho de Nélson Jossias (28pts, 5res, 1ast, 1rb). Alavancado na prestação de Helder Gomes (24pts, 4res, 1ast, 3rb), o Guifões SC superou a réplica da ACR Vale de Cambra – 75-59. No duelo entre AD Vagos e Ovarense B, prevaleceram os forasteiros por escassa margem – 71-78 -, embalados pelos números de André Silva (17pts, 9res, 3ast, 4rb).
Zona sul 
O Queluz/Consilcar não acusou pressão e ultrapassou sem sobressalto o AC Moscavide – 46-66 -, beneficiando de mais uma performance de alto nível de João Lanzinha (13pts, 7res, 3ast, 2rb). No seu encalço persiste o CB Queluz, que acumulou vitórias na jornada dupla ante Estoril BC – 68-61 – e SCS/Tasca Chico Cana – 68-51 –, impulsionado pelas performances de Lamine Banora (15pts, 4res, 2ast, 1dl) e Idrissa Silá (15pts, 7res, 1ast, 3rb), respetivamente. Também o SCS/Tasca Chico Cana Cana tinha disputado um outro encontro, previamente, contra o MBA/Montisistemas, mas repetiu o desenlace negativo, já que a vitória pendeu para os locais por inequívocos 66-39, saltando à vista os dígitos alcançados por Pedro Pinto (16pts, 5res, 4ast, 5rb). A Física de Torres Vedras ascendeu ao derradeiro lugar do pódio, mercê da vitória obtida em casa do Algés – 63-65 -, encontro onde se evidenciou Guilherme Pires (14pts, 10res, 3ast, 1rb, 1dl), relegando para o CBC/CoraçãodoRibatejo para o quarto posto, que saiu vergado do embate frente ao Portimonense SC – 72-68 -, sobressaindo o rendimento de Marcus Patterson (28pts, 12res, 4ast, 2rb, 1dl). No duelo mais renhido do fim de semana, a opor Salesianos de Lisboa e BAC/Inimiga da Fuligem, impuseram-se os anfitriões por um ponto – 78-77 -, êxito com a marca de David Silva (26pts, 3res, 4ast, 2rb). A União Sportiva derrubou a oposição do Odisseia Basket, último classificado, por 70-63, com as honras de MVP a recaírem em Diogo Miguel (31pts, 10res, 5ast).

Líderes não vacilam

Zona Norte
O líder Sangalhos DC não vacilou e bateu fora de portas o Club 5Basket/SVSilva por 81-65, com o contributo valioso de Broderick Robinson (21pts, 12res, 1ast, 4rb, 1dl), resultado que permite conservar o primeiro posto de forma isolada, pela margem mínima, já que o SC Vasco da Gama continua à espreita de um deslize, tendo levado a melhor sobre a AD Galomar por 87-84 (sem estatística individual). A formação madeirense respondeu da melhor maneira à derrota perante os portuenses e venceu, no segundo jogo do fim de semana, a Ovarense B por claros 88-67, muito por culpa da exibição superlativa de Cristen Wilson (34pts, 11res, 3ast, 1rb). Antes, a turma de Ovar, também com duplo compromisso, prevaleceu no duelo contra o Galitos/CL Dr. Semblano por 60-53, notabilizando-se André Silva (10pts, 11res, 5ast, 1rb). Quem aproveitou o “tropeção” da AD Galomar para se aproximar do pódio foi o Académico FC, bem-sucedido na deslocação ao campo do GDB Leça/Cargolândia – 58-70 -, destacando-se João Ribeiro (17pts, 10res, 2ast, 1rb, 2dl), bem como na visita ao Club 5Basket/SVSilva – 50-66 –, cuja jornada se saldou assim em duas derrotas. Nos visitantes, Gonçalo Ranito (15pts, 4res, 1rb) teve um desempenho particularmente influente para o êxito da sua equipa. Em Aveiro, a AD Vagos, última classificada, saiu vergada do embate frente à ACR Vale de Cambra por 55-73, desfecho para o qual se revelou decisivo Jorge Sing (13pts, 5res, 1ast, 1rb). No frente a frente entre Olivais/ABTF-Betão e Beira Mar/AAUav, os forasteiros impuseram-se por 67-59, embalados pela prestação de Tiago Teiga (12pts, 8res, 2ast). O Famalicense AC encurtou distâncias para o Guifões SC, impondo-se precisamente ao emblema de Matosinhos por 59-48, num encontro em que Nuno Lopes assumiu o papel de protagonista (14pts, 9res, 2rb, 2dl).
Zona Sul
O Queluz/Consilcar não dá sinais de abrandar e voltou a ganhar, desta vez em casa do União Sportiva por 69-49, triunfo alavancado numa boa performance coletiva, onde sobressaiu Jorge Tati (9pts, 10res, 2ast). À condição e ao alcance do CB Queluz, segue-se na tabela o Algés, que também venceu a jogar fora, ante os Salesianos de Lisboa – 74-76 -, com Hugo Aurélio (27pts, 11res, 3ast, 2rb, 1dl) a reclamar honras de MVP. Na terceira posição, surge agora o BAC/Inimiga da Fuligem, que se superiorizou ao Odisseia Basket por 73-66, beneficiando da inspiração de Giorgi Gogua (19pts, 6res, 1ast, 2rb). Com os mesmos pontos do segundo e terceiro está a Física de Torres Vedras, que não destoou da tendência do visitante vencer nesta jornada, e derrubou a oposição do MBA/Montisistemas, mercê, em boa parte, da performance de Gil Silva (18pts, 13res, 2ast, 5rb). No lote das formações que somam 26 pontos, a última é o CBC/Coração do Ribatejo, suplantado pelo Estoril BC por 64-51, evidenciando-se nos locais Tiago Carvalho (11pts, 12res, 1ast, 1rb). No Algarve, o Portimonense SC não conseguiu contrariar as intenções do AC Moscavide – 49-62 -, que teve em Cipriano Cardoso (19pts, 8res, 2ast, 1rb) a principal ameaça.

CB Queluz de regresso ao segundo lugar

Zona Norte
O Sangalhos DC caiu pela margem mínima – 60-61 -, em casa, diante do Olivais/ABTF-Betão, que teve em André Duarte um elemento determinante (15pts, 7res, 5ast), mas o desaire do líder não foi aproveitado pelo principal perseguidor, o SC Vasco da Gama, pois os portuenses cederam na deslocação ao reduto da ACR Vale de Cambra – 74-67 -, formação onde sobressaiu o contributo de Jorge Sing (24pts, 5res, 5ast, 1rb). Já a AD Galomar passou a depender só de si para escalar até ao segundo lugar e colocar-se a um ponto do topo, depois do triunfo contundente por 117-68 frente ao Famalicense AC, encontro no qual se destacou por larga margem Cristen Wilson (44pts, 20res, 2ast) com 64 de valoração. A par do emblema madeirense na classificação, embora com mais um jogo disputado, está o Académico FC, que averbou os dois pontos na visita ao Guifões SC – 55-67 -, com Jean-François Basileu a reclamar o protagonismo (19pts, 9res, 2ast, 1dl). Num encontro de marcador incerto, a Ovarense B recebeu e venceu o GDB Leça/Cargolândia por 79-76, êxito alicerçado nos bons números de André Silva (17pts, 7res, 4ast, 3rb). O Beira Mar/AAUAV derrotou por dígitos claros a última classificada AD Vagos – 79-54 -, cabendo as honras de MVP a Guilherme Oliveira (19pts, 15res, 3rb).
Zona Sul
O Queluz/Consilcar soma e segue, alcançando nova vitória confortável, desta feita no duelo contra o MBA/Montisistemas – 79-35 -, desfecho com a marca de João Lanzinha (13pts, 10res, 1ast, 2rb, 1dl), que assumiu as despesas do jogo no conjunto local. De regresso à segunda posição, o emblema vizinho CB Queluz capitalizou da melhor forma a jornada ao suplantar o Odisseia Basket por 76-69 e o Portimonense AC por 81-49, tendo o sucesso duplo um denominador comum, Lamine Banora (1.º jogo – 15pts, 9res; 2.º jogo – 14pts, 6res, 1ast, 2rb). Também o Portimonense AC realizou dois encontros no fim de semana, com diferente sorte perante o SCS/Tasca Chico Cana, que bateu por 71-66, beneficiando do rendimento acima da média de Marcus Patterson (15pts, 14res, 4ast). A fechar o pódio surge o CBC/CoraçãodoRibatejo, que se impôs tranquilamente aos Salesianos de Lisboa – 77-45 -, saltando à vista o desempenho de Miguel Antunes (18pts, 12res, 1 ast). Com os mesmos pontos do terceiro classificado, a Física de Torres Vedras ocupa o quarto lugar após bater, num embate pautado por equilíbrio, o Estoril BC – 70-67 -, mercê em parte da prestação notável de Francisco Monteiro (32pts, 15res, 3ast). O Algés perdeu terreno na luta pelos lugares cimeiros ao sair vergado do desafio ante o AC Moscavide – 53-56-, que se escudou na boa exibição de Herikson Quintas (8pts, 16res, 2ast, 1rb). No frente a frente entre BAC/Inimiga da Fuligem e União Sportiva, uma das equipas que totaliza 23 pontos na cauda da tabela, a lógica prevaleceu, conforme ilustra o placard de 82-63 favorável aos anfitriões (não há estatística individual).

Sangalhos DC e Queluz/Consilcar não vacilam

Zona Norte
O Sangalhos DC mantém-se firme na liderança da zona norte ao registar novo triunfo, em casa do Galitos/CL Dr. Semblano por 69-59, com João Martinho (14pts, 6res, 3ast, 5rb, 2dl) em plano de evidência. No segundo lugar, na luta pelo passaporte de subida à Proliga, permanece o SC Vasco da Gama, que teve em Paulo Vieira (14pts, 15res, 1ast, 2rb, 2dl) o principal artífice de um triunfo robusto – 79-59 – ante o Club 5Basket/SVSilva. Com um jogo a menos, fecha o pódio a AD Galomar, vitoriosa na receção ao Olivais/ABTF-Betão por 84-71, destacando-se o contributo valioso de Cristen Wilson (27pts, 13res, 3rb). No embate entre quarto e quinto classificado, prevaleceu o Académico FC, que alargou a sua margem para a ACR Vale de Cambra – 49-55, despontando nos portuenses a exibição de João Ribeiro (20pts, 9res, 1rb). Embalada pelas prestações ex aequo na valoração de Hugo Mendes (21pts, 4res, 1rb) e Nuno Lopes (11pts, 9res, 2ast, 2rb), o Famalicense AC suplantou a Ovarense B por 64-51, encontrando-se as equipas agora separadas por dois pontos. Com Christian Foxen (17pts, 12res, 2rb) a reclamar novamente o papel de protagonista, o Guifões SC superou a AD Vagos, última classificada, por cómodos 80-62. O Beira Mar/AAUav beneficiou da inspiração de Marcale Lotts (24pts, 17res, 1ast, 5rb, 4dl) para levar de vencida o GDB Leça/Cargolândia por 58-54.
Zona Sul
O Queluz/Consilcar não dá sinais de abrandamento e goza já de uma vantagem de cinco pontos face ao extenso pelotão que persegue o primeiro posto, batendo nesta ocasião o Portimonense SC por 79-64, mercê em parte do engenho de Pedro Pereira (21pts, 6res, 2ast). Surge em seguida a Física de Torres Vedras, que precisou de suar para contornar a resistência do AC Moscavide por 83-78, encontro no qual sobressaiu Francisco Monteiro (22pts, 13res, 3ast). Com compromisso duplo, antes da derrota, o AC Moscavide tinha vencido fora de portas o Odisseia Basket por 65-58, jogo em que Cipriano Cardoso (21pts, 9res, 1ast) assumiu as rédeas do êxito. Por seu turno, o Odisseia Basket conseguiu arrecadar os dois pontos na segunda partida disputada, contra o Estoril, com o resultado de 65-62, desenlace com a marca de Rafael Coragem (17pts, 4res, 2ast, 1rb, 1dl) e Gustavo Vieguinha (10pts, 9res, 1ast, 2rb). Na condição de visitante, o Algés cedeu por 59-42 ante o CB Queluz, formação que mais pode mitigar distâncias face ao vizinho e líder Queluz/Consilcar, fruto dos encontros em atraso. Lamine Banora (13pts, 11res, 2ast, 3rb) foi o mais esclarecido na turma vencedora. O CB Queluz alcançaria novo triunfo, perante o BAC/Inimiga da Fuligem, por 74-61, com os créditos de MVP a serem reclamados por Idrissa Silá (11pts, 8res, 2ast, 1rb). Também em jornada dupla, o Algés conseguiu equilibrar o saldo do fim de semana ao derrubar a oposição do MBA/Montisistemas por 68-65, fruto em larga medida dos números categóricos de Miguel Gregório (27pts, 1res, 1ast, 3rb). À espreita do pódio está o CBC/CoraçãodoRibatejo, que trouxe os dois pontos da deslocação a Ponta Delgada, palco do seu triunfo frente à União Sportiva por 60-58 (não há estatística individual). Os Salesianos de Lisboa aproveitaram da melhor forma o deslize do Estoril BC e apontam ao oitavo lugar, último de acesso aos Playoffs, ao ultrapassarem o SCS/Tasca Chico Cana por 74-58, saltando à vista o desempenho de Nuno Santo (17pts, 8res, 2ast, 4rb).

SANGALHOS DC E QUELUZ/CONSILCAR VOLTAM A GANHAR

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina, o Sangalhos DC triunfou no reduto da ACR Vale de Cambra e assim mantém-se firme na liderança, à semelhança do Queluz/Consilcar, que alargou a sua vantagem na zona sul ao bater o vizinho CB Queluz.

 

Nota: Foto retirada do Facebook oficial do Sangalhos Desporto Clube

 

Zona Norte

Broderick Robinson (26pts, 4res, 2rb) voltou a ser o homem em evidência na formação do líder Sangalhos DC, que superou fora de portas a ACR Vale de Cambra por 70-60.
Já o segundo classificado, o SC Vasco da Gama, também na condição de visitante, impôs-se com clareza à Ovarense B por 93-77 (sem estatística disponível) e “fugiu” ao Olivais/ABTF-Betão, que fecha o pódio, apesar da derrota diante do Guifões SC por 83-69, emblema de Matosinhos onde se destacou Pedro Carreiro (14pts, 11res, 5ast, 1dl).
À boca do trio da frente, surge a AD Galomar, vitoriosa na receção ao Club 5Basket/SVSilva por 93-64, que beneficiou da prestação inspirada de Cristen Wilson (35pts, 12res, 2ast, 4rb).
O conjunto madeirense tem dois encontros em atraso e pode, caso vença em ambos os casos, igualar o SC Vasco da Gama no segundo posto.
O GDB Leça/CARGOLÂNDIA deslocou-se a Aveiro e levou de vencida a AD Vagos, última classificada, por 73-65, resultado para o qual contribuiu decisivamente Mário Meireles (16pts, 5res, 2ast, 2rb).
Embalado por Tiago Tavares (20pts, 1res, 1rb), o Beira Mar/AAUav vergou por números expressivos o Galitos/CL Dr. Semblano por 63-37, insucesso aproveitado pelo Académico FC, que viu Filipe Gonçalves (13pts, 10res, 1ast, 1rb, 1dl) reclamar o protagonismo, ao prevalecer no embate frente ao Famalicense AC – 69-63.

Zona Sul

O Queluz/Consilcar destacou-se ainda mais no comando da zona sul após o êxito diante do conterrâneo CB Queluz, por 57-44, mercê, em larga medida, da performance de João Lanzinha (20pts, 14res, 6ast, 8rb, 1dl).
De salientar que os visitantes, não obstante o resultado desfavorável, têm dois jogos a menos e, por isso, o segundo lugar ao alcance.
No duelo entre CBC/Coração do Ribatejo e Odisseia Basket, prevaleceram os locais por confortáveis 88-70, muito graças ao desempenho prolífico de Adaku Anumu (45pts, 14res, 1ast, 2rb, 1dl).
Dois dias antes, o Odisseia Basket tinha disputado um outro encontro, ainda que com desfecho similar, perante o SCS/Tasca Chico Cana – 84-69 -, sobressaindo a exibição multifacetada de Vicente Marinho (18pts, 8res, 9ast, 6rb).
Também a formação setubalense foi duas vezes a jogo no fim de semana, mas face à oposição do Estoril BC, embalado por Rodrigo Chapelas (12pts, 13res, 3ast, 3rb, 1dl), não gozou da mesma sorte e consentiu a derrota por 62-70.
No frente a frente entre Algés e União Sportiva, os dois pontos penderam para a equipa anfitriã – 73-68 -, com Jorge Afonso (6pts, 15res, 6ast, 1rb) a reclamar honras de MVP.
Pela mesma margem, a Física de Torres Vedras suplantou o BAC/Inimiga da Fuligem – 71-66 -, triunfo que teve como principal obreiro Ariel Drummond (19pts, 10res, 1ast, 3dl).
Em busca do sétimo lugar, os Salesianos de Lisboa encurtaram distâncias para o atual detentor da posição, o AC Moscavide, cuja resistência contornaram por 61-54, em boa parte devido ao auxílio precioso de David Silva (20pts, 7res, 5ast, 5rb).
O engenho de Marcus Patterson (11pts, 13res, 8ast, 1rb) ajudou o Portimonense SC a bater – e ultrapassar na tabela –  o MBA/Montisistemas por 65-51.

SANGALHOS DC E QUELUZ/CONSILCAR CONSOLIDAM VANTAGEM

No Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Masculina, o Sangalhos DC consolidou o primeiro posto, a norte, ao bater a AD Galomar (único adversário pelo qual podia ser ultrapassado), ao passo que a sul o Queluz/Consilcar goza de maior vantagem, ainda que o vizinho CB Queluz possa colocar-se a apenas um ponto.

 

Nota: Foto do Sangalhos DC

 

Zona Norte

O Sangalhos DC confirmou a sua hegemonia, alavancado na prestação de Andre Ochiallini (19pts, 11res, 2rb, 2dl), depois de levar de vencida a AD Galomar por 77-64, que cobiçava o primeiro lugar ao dispor de dois encontros em atraso, possibilidade agora da qual fica arredada no imediato.
O segundo classificado, SC Vasco da Gama, saiu incólume da jornada dupla.
Primeiro, os portuenses passaram com distinção o teste frente à AD Vagos – 95-51 – (sem estatística individual), seguindo-se o embate contra o Beira Mar/AAUav, que superaram por 70-56, mercê em parte do bom desempenho rubricado por Nuno Ferreira (13pts, 8res, 2ast, 3rb).
Também os aveirenses entraram em campo numa segunda ocasião, novamente com um desfecho indesejado ao serem vergados pelo Famalicense AC – 68-45 -, conjunto no qual se evidenciaram Hugo Mendes (17pts, 9res, 1ast) e Joaquim Barbosa (9pts, 10res, 1ast, 3rb).
O Olivais/ABTF-Betão segura a derradeira posição do pódio, uma vez que derrubou a oposição do Académico FC por 86-71, beneficiando do dia inspirado de Alexander Kravtsov (18pts, 8res, 1rb).
No frente a frente entre GDB Leça/Cargolândia e ACR Vale de Cambra, formações até então em igualdade pontual, a vitória pendeu para os forasteiros – 59-74 -, onde saltam à vista os números de Angbaye Guillaume (21pts, 7res, 2rb).
Num dos duelos de maior equilíbrio, o conjunto local, Galitos/CL Dr. Semblano, consentiu a derrota perante o Guifões SC por 63-69, que teve em Christian Foxen a principal arma (14pts, 14res, 2rb, 1dl).
À boleia do engenho de Rodrigo Soeiro (14pts, 8res, 1rb, 1dl), a Ovarense B arrancou um triunfo na deslocação ao campo do Club5Basket/SVSilva por 78-74.

Zona Sul

O Queluz/Consilcar continua imparável na zona sul, tendo batido, desta feita, o Estoril BC, fora de portas, por claros 71-47, com João Lanzinha (18pts, 4res, 2rb) a assumir um papel preponderante para o êxito.
Alavancado na excelente performance de Giorgi Gogua (22pts, 14res), o BAC/Inimiga da Fuligem subiu ao segundo lugar, fruto da vitória por 72-69 na receção ao CBC/Coração do Ribatejo, que igualou em termos pontuais, ultrapassando-o na classificação.
No duelo mais renhido, o Portimonense SC impôs-se à Física de Torres Vedras por 66-64, merecendo particular ênfase nos anfitriões a atuação de Marito Veloso (10pts, 11res, 2ast, 2rb, 1dl).
Os Salesianos de Lisboa contaram com o engenho de David Silva (25pts, 8res, 4ast, 2rb) para se superiorizarem diante do MBA/Montistemas, por 74-68.
Nos Açores, o União Sportiva capitalizou o fator casa perante a réplica do AC Moscavide, que suplantou por 61-56, com o protagonismo a recair em João Oliveira (7pts, 10res, 5ast, 5rb).

Sangalhos DC e Queluz/Consilcar não cedem no comando

Zona Norte

O Sangalhos DC voltou a mostrar créditos de líder e bateu a Ovarense B por expressivos 95-64, com Broderick Robinson (25pts, 8res, 5ast, 4rb) a merecer novamente honras de MVP.
Por seu turno, o SC Vasco da Gama derrotou o Guifões SC por 79-63, mérito alavancado pela prestação de Nuno Ferreira (14pts, 7res, 6ast, 2rb). A fechar o pódio, surge o Olivais/ABTF-Betão, que triunfou na receção à AD Vagos por 85-64, com o auxílio precioso de Nélson Jossias (26pts, 11res, 3ast, 3rb, 2dl).
Num embate pautado por maior equilíbrio, o Galitos/CL Dr. Semblano derrubou a oposição do Académico FC por 71-64, destacando-se nos locais o desempenho de João Costa (15pts, 5res).
A AD Galomar continua a ameaçar a liderança isolada do Sangalhos DC, uma vez que se mantém a quatro pontos do comando, com dois jogos por disputar. Desta feita, embalados pelo arrojo de Cristen Wilson (32pts, 16res, 3rb), os madeirenses levaram a melhor sobre a ACR Vale de Cambra por 68-52.
O GDB Leça/Cargolândia prevaleceu na deslocação ao reduto do Famalicense AC ao impor-se por 55-44, desfecho para o qual contribuiu Luís Salazar (9pts, 5res, 1ast, 2rb).
Noutro dos duelos mais igualados, o Beira Mar/AAUav superou fora de portas a réplica do Club 5Basket/SVSilva por 68-61, mercê também dos números notáveis de Marcale Lotts (21pts, 8res, 7rb).

Zona Sul

O Queluz/Consilcar não tremeu e mantém-se no comando depois de vencer na visita ao Odisseia Basket por 72-64, êxito cujo principal obreiro foi Tiago Pinto (28pts, 8res, 3ast, 3rb).
Na segunda posição permanece o rival CB Queluz, que registou uma vitória caseira perante o AC Moscavide por 69-56, recaindo o protagonismo em João Embaló (12pts, 13res, 2ast, 4rb, 3dl).
João Neves (16 pts, 1res, 1ast, 4rb) e Guilherme Cardoso (15pts, 1res, 1ast, 2rb) assumiram as rédeas no difícil triunfo do Algés, por escassa margem, no campo do Estoril BC – 59-61. Mais um encontro renhido na jornada, entre CBC/Coração do Ribatejo e Física Torres Vedras, com a vitória a pender para os locais por 62-59, muito por culpa da performance de Pedro Afonso (7pts, 18res, 1ast, 2rb).
O BAC/Inimiga da Fuligem cedeu pontos em casa face ao SCS/Tasca Chico Cana, que somou o terceiro triunfo na temporada – 69-80 –, destacando-se no conjunto visitante Fredileny Muachifi (14pts, 8res, 3ast). No frente a frente entre Salesianos de Lisboa e Portimonense SC, imperaram os forasteiros – 65-70 -, fruto em larga medida de mais uma exibição de excelência de Marcus Patterson (31pts, 4res, 1rb, 1dl).

Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.