Artigos da Federaçãooo

“Toda a dinâmica em torno do jogo traz mais pessoas para o pavilhão”

Decorreu em Sines, entre 22 e 23 de janeiro, a 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos Betclic, o segundo troféu da época, que culminou com um dérbi lisboeta na final, vencida pelo Sporting CP.

Presentes nas bancadas do Pavilhão Multiusos de Sines, que acolheu a prova pelo 5.º ano consecutivo, estiveram centenas de adeptos que assistiram a diferentes momentos de espetáculo, dentro e fora de campo.

A FPBtv falou com alguns dos presentes, que mostraram o seu contentamento com o fim de semana e apoiaram as suas equipas.


“Estamos a fazer uma aposta muito forte no litoral alentejano”

A Associação de Basquetebol de Setúbal (AB Setúbal) voltou a estar em destaque na organização de um ponto alto do basquetebol nacional, depois de Sines acolher a 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos Betclic.

Armindo Pereira, presidente da Associação, em entrevista à FPBtv, mostrou-se muito agradado com a qualidade do evento e vincou a aposta no litoral alentejano.

 


“Queremos continuar a investir no basquetebol”

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, foi um espectador atento da final da Taça Hugo dos Santos Betclic, este domingo.

Em declarações prestadas à FPBtv, que apresentamos abaixo, o líder do executivo municipal da cidade alentejana prometeu continuar a apostar no basquetebol, mostrou-se muito satisfeito com a organização do evento e destacou o cariz solidário que também esteve ligado à final.

 


“Este ponto alto foi bem aproveitado para a promoção da modalidade”

No cair do pano sobre a Taça Hugo dos Santos Betclic, o presidente da FPB, Manuel Fernandes, fez o rescaldo do ponto alto, sobre o qual se mostrou satisfeito, deixando ainda elogios para o crescimento do basquetebol em Sines.

Para Manuel Fernandes, a “Betclic é um parceiro em completa sintonia com a FPB.”

Fiquem com a opinião do líder federativo.


Sporting levanta Taça Hugo dos Santos Betclic

Numa final imprópria para cardíacos, o Sporting CP venceu o SL Benfica por 66-64 e leva para Alvalade a primeira Taça Hugo dos Santos Betclic da sua história.

Os “leões” começaram bem, mas os “encarnados” depressa reagiram e tomaram a dianteira do marcador, chegando a uma diferença de 12 pontos (25-13), ainda nos dez minutos iniciais. Os comandados de Luís Magalhães não baixaram os braços e responderam no segundo período, reduzindo a desvantagem para 38-33 à saída para os balneários.

O descanso fez bem aos dois conjuntos, que continuaram a lutar ao longo do terceiro período. O Benfica seguia na frente, mas um parcial de 11-4 favorável aos “leões” permitiu-lhes chegar à igualdade “50-50” e relançar a incerteza à entrada para os derradeiros dez minutos.

Com a emoção no máximo, as duas equipas trocaram lideranças até ao final e o troféu estava à mercê de quem o agarrasse. A perder por dois a 2.4 segundos do final, as “águias” tentaram a vitória, mas o poste norte-americano, Joshua Patton conseguiu o desarme lançamento que selou o resultado e motivou os festejos “leoninos”.

Travante Williams (19pts, 7res, 2ast) foi o MVP da final e a grande figura da formação “verde-e-branca”, contando com o apoio de Micah Downs (13pts, 5res, 6ast, 1rb) e João Fernandes (11pts, 8res, 2ast, 1rb). Pelas “águias”, Makram Bem Romdhane (18pts, 6res, 3ast, 1rb) esteve em evidência, tal como Frank Gaines (16pts, 4res, 2ast, 1rb).

Na flash-interview da FPBtv, Travante Williams era a imagem da felicidade: “Duas grandes equipas, muito bem treinadas e organizadas. Trata-se de um dérbi, com uma grande rivalidade. Tivemos que dar tudo dentro de campo. Estou muito cansado, mas tenho de agradecer toda a ajuda dos meus colegas. Falhámos a conquista deste título nos últimos dois anos, por isso este momento foi muito bom”, afirmou.

Luís Magalhães, treinador principal dos “verde e brancos”, fez-se acompanhar pelos adjuntos Ivan Kostourkov e António Paulo Ferreira e enviou duas dedicatórias: “Dedicamos esta vitória a Flávio Nascimento, que se encontra em isolamento, esta vitória também é dele, e ao Edgar Vital, infelizmente já falecido, grande amante do basquetebol e responsável pela modalidade no Sporting”, disse. Kostourkov elencou os pontos fortes dos jogadores de Alvalade: “A raça da equipa, não entregámos o jogo até ao último jogo, a defesa e a nossa coesão foram decisivos. Estamos a fazer o nosso caminho. A equipa foi reconstruída esta época quase de raiz, os resultados estão a sair, a equipa está a jogar bom basquetebol, estamos em todas as frentes, este jogo deixa-nos ainda mais confiantes no nosso trabalho”, garante. Por seu turno, para António Paulo Ferreira o triunfo leonino até podia ter sido mais dilatado: “O jogo de basquetebol é alternância no marcador, ambas as equipas têm bons intérpretes, ganhámos por dois pontos, o avanço podia ter sido maior”, analisou.

Do lado benfiquista, Norberto Alves não concorda com o desfecho final: “O Benfica jogou muito melhor do que o Sporting. Tivemos altos e baixos, tal como o nosso adversário. Esta equipa tem muito caráter, veio aqui jogar após uma semana com um surto de Covid-19 e tivemos uma grande atitude”, salientou.


Sporting e Benfica enfrentam-se em dérbi especial

Um Sporting CP vs. SL Benfica dispensa apresentações, é sempre um jogo especial, ainda para mais quando se discute a Taça Hugo dos Santos Betclic, a que se junta o facto de não medirem forças numa final de há várias décadas para cá.

Este é o terceiro dérbi de janeiro, com os dois primeiros a sorrirem para os “leões” (Liga Betclic Masculina e FIBA Europe Cup), sendo que ambos se realizaram no Pavilhão Fidelidade. Estes dois triunfos “verde e brancos” perfazem uma série de oito vitórias consecutivas da turma leonina sobre os “encarnados”.

O Sporting, que procura a sua primeira Taça Hugo dos Santos Betclic, chegou a esta competição como líder da primeira volta do campeonato, estatuto que mantém, e ganhou 16 dos 18 jogos que disputou nas competições nacionais em 2021/22. O emblema de Alvalade marcou mais de 80 pontos nos seus últimos três jogos das competições nacionais, sendo esta a sua melhor sequência ofensiva da temporada.

O Sporting marcou 11 triplos este sábado, na meia-final diante do FC Porto, e na Liga Betclic são uma das três equipas a marcar 10 ou mais lançamentos por jogo para lá da linha de três pontos.

Micah Downs foi o melhor marcador do Sporting no duelo das “meias”, somando 19 pontos na sua conta pessoal.

O Sporting tem ainda a melhor média (12.1) de roubos de bola por jogo no campeonato.

Já o Benfica é o recordista de vitórias (6) nesta prova, mas não levanta este troféu desde 2018. As “águias” agarraram um lugar na Hugo dos Santos graças à sua segunda posição ao cabo da primeira volta, sendo que atualmente ocupa o terceiro posto.

Os comandados de Norberto Alves venceram 10 dos seus últimos 11 jogos nas competições nacionais e apontaram 86 ou mais pontos em seis dos seus últimos sete jogos (apenas contra o Sporting registaram menos do que isso).

O Benfica é a equipa que mais pontos marca por jogo (88.8) nesta edição da Liga Betclic Masculina e regista ainda 11.5 triplos por encontro, mais do que qualquer outro conjunto no campeonato, sendo também a equipa com melhor aproveitamento para lá da linha de 6.75m (40.9%).

O emblema da Luz é aquele que mais assistências (23.2) faz por partida na Liga, enquanto Frank Gaines somou 31 pontos no jogo das meias-finais, mais do que qualquer outro jogador no sábado. Gaines marcou 15 ou mais pontos em oito dos seus nove jogos disputados nas provas nacionais.

Após o encontro, Daniel Relvão, atleta “leonino”, ressalvou a importância de respeitar o adversário e que tal será fundamental para chegar ao triunfo: “Temos de respeitar o Benfica como fizemos com o Porto. Se o fizermos, já temos metade do trabalho feito”, explicou. António Paulo Ferreira, técnico adjunto da formação “verde-e-branca”, destacou o papel importante da recuperação psicológica: “Os aspetos mentais são os mais importantes. Vamos jogar uma final e todos querem dar o seu contributo para ganhar”.

“O Sporting é uma equipa muito agressiva a defender e que retira as outras equipas da sua zona de conforto”, afirmou Norberto Alves, treinador das “águias”, após a partida da meia-final. Já José Barbosa, base internacional português, assevera: “Vamos entrar para ganhar, confiantes que temos valor para vencer. Sabemos o que fazer e temos que o executar durante os 40 minutos”.


Benfica junta-se ao Sporting na final da Hugo dos Santos Betclic

O SL Benfica venceu a UD Oliveirense por 97-91 e assegurou lugar na final da Taça Hugo dos Santos Betclic.

Os “encarnados” marcam assim encontro com o Sporting CP, em mais um dérbi lisboeta no qual se vai decidir um título.

Assistiu-se a um duelo equilibrado, o que se traduziu na igualdade (40-40) verificada ao intervalo, apesar da equipa da Luz ter liderado o marcador durante grande parte do duelo.

O parcial de 31-23 para o Benfica, no terceiro quarto, acabou por se revelar importante, numa noite em que a turma lisboeta obteve 75% de eficácia (19/25) da linha de dois pontos, tendo como principais figuras Frank Gaines (31pts, 1ast), Aaron Broussard (15pts, 6res, 5ast, 1rb), Makram Ben Romdhane (15pts, 8res, 2ast, 1rb) e José Barbosa (13pts, 1res, 3ast, 1rb).

Por seu turno, na Oliveirense, e num jogo em que cada formação registou 11 triplos, sobressaíram Zane Waterman (22pts, 5res, 4ast), Shaun Willett (22pts, 6res, 3ast) e Derrick Colter (21pts, 2res, 5ast, 4rb).

Após este encontro, e ao microfone da FPBtv, José Barbosa, base do clube da Luz,  disse que a “Oliveirense está muito diferente, focada nos seus pontos fortes” e que o Benfica “sofreu mais pontos do que o planeado”. “Vencemos bem, contra uma equipa muito forte”, foi a mensagem mais forte de Barbosa. Por seu turno, o treinador Norberto Alves destacou o caráter dos seus jogadores: “A Oliveirense teve uma atitude fantástica, lutou até ao fim. Da nossa parte, tivemos de lidar com o fator cansaço, depois do isolamento e do jogo a meio da semana. Rodámos a equipa ao máximo. Temos um excecional espírito de grupo”, relevou.

Na Oliveirense, Zane Waterman elogiou o adversário: “O Benfica fez um bom jogo, o Frank Gaines viveu uma noite positiva com 31 pontos. Sabíamos que teríamos de ser intensos e defender bem”, disse. Já João Figueiredo, timoneiro do conjunto de Oliveira de Azeméis, fez um balanço estatístico: “Fizemos menos turnovers, registámos mais assistências, tivemos melhores percentagens da linha de três pontos, mas o Benfica foi mais vezes para a linha de lance livre. Fomos penalizados por sermos excessivamente agressivos. Nunca nos resignamos, temos sempre a dar algo ao jogo”, salientou.

 


Sporting na final da Taça Hugo dos Santos Betclic

Já é conhecido o primeiro finalista da 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos Betclic. O Sporting CP ultrapassou o FC Porto na meia-final por 82-76 e agora espera o vencedor do encontro entre SL Benfica e UD Oliveirense.

Foi uma meia-final marcada pela velocidade e pelas mudanças de ritmo constantes. Os “leões” entraram melhor e lideraram durante grande parte dos dez minutos iniciais, mas os dragões” responderam no segundo quarto e relançaram a luta pela final.

Com Micah Downs (Sporting CP) e Max Landis (FC Porto) em evidência, ao intervalo o marcador assinalava 40-37 para a formação “azul-e-branca”.

O descanso fez bem à formação lisboeta. Os comandados de Luís Magalhães aumentaram a intensidade e Tanner Omlid e Daniel Relvão deram contributos importantes vindos do banco de suplentes. A emoção continuou nos derradeiros dez minutos, com o conjunto de Moncho Lopez a chegar aos três pontos de diferença (77-74), mas a turma de Alvalade conseguiu segurar a vantagem e carimbou a passagem ao jogo decisivo.

Micah Downs (19pts, 5res, 2rb) esteve em evidência nos “leões”, bem como Tanner Omlid (10pts, 5res, 5rb), Shakir Smith (13pts, 8ast, 1rb) e Joshua Patton (11pts, 5res, 3ast, 1rb). Nos “dragões”, Miguel Queiroz (10pts, 14res, 3rb), Rashard Odomes (13pts, 5res, 4ast, 4rb), Bradley Tinsley (11pts, 3res, 5ast, 1rb), Jonathan Arledge (11pts, 2res, 2ast, 1rb), João Soares (10pts, 2res) e Max Landis (17pts, 1ast) foram os mais inconformados.

No final do encontro, e em declarações à FPBtv, Daniel Relvão destacou que o “Sporting trabalhou muito na defesa” e afirmou que “se está a sentir melhor e a ajudar a equipa ao máximo”. Já António Paulo Ferreira, adjunto leonino, salientou o regresso dos balneários da sua equipa: “O jogo foi muito equilibrado, as estatística confirmam-no. Mantivemo-nos focados e ultrapassámos o atleticismo que o FC Porto impõe na sua defesa. O nosso terceiro quarto foi bastante sólido. Ganhámos com mérito”, referiu.

Do lado “azul e branco”, o técnico Moncho López assumiu a justiça do triunfo sportinguista: “Houve equilíbrio, mas o Sporting foi dominador no terceiro quarto e nós tivemos problemas para o defender. Atacámos com pouca partilha da bola, não nos sentimos confortáveis. O Micah Downs criou-nos problemas, seja na posição 3 ou na posição 4. Venceu a melhor equipa em campo, parabéns ao Sporting”, concluiu. Na conferência de imprensa, Miguel Queiroz analisou o clássico: “Faltou discernimento. No geral dos 40 minutos, não jogámos bem. Fizemos uma primeira parte melhor do que a segunda, mas temos de ser mais consistentes. Se queremos ganhar títulos, não podemos ficar contentes por estar à frente do marcador apenas nos primeiros 20 minutos”, alertou.

 


Sines Surf Clube quer fomentar basquetebol na região

Aberta em 2021, a secção de basquetebol do Sines Surf Clube tem vindo a crescer ao longo dos últimos meses, apesar do contexto pandémico. Na antecâmara da 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos Betclic a FPBtv falou com Carlos Santos, presidente do clube, Sérgio Santos, vice-presidente e diretor da secção de basquetebol, e três jovens atletas da formação de Sines.

“O ano passado decidimos criar um protocolo com os nossos jovens interessados no basquetebol e até agora tem sido um sucesso”, afirma Carlos Santos, que revela que o clube tem 65 atletas federados em diferentes escalões.

Sérgio Santos, vice-presidente e diretor da secção de basquetebol, considera que se trata de uma aposta ganha por parte da formação de Sines: “Começamos com minibasquete o ano passado, em plena pandemia, e agora já temos uma equipa de sub14 que compete no campeonato distrital. A nossa equipa técnica também tem crescido e o objetivo agora é reforçar”.


“Queremos aprofundar as raízes do basquetebol em Sines”

Desde 2018 que Sines acolhe a Taça Hugo dos Santos Betclic, numa competição que, segundo Fernando Ramos, vice-presidente da Câmara Municipal de Sines com o pelouro do desporto: “É um evento que já quase faz parte do nosso plano anual”, explica.

Em entrevista à FPBtv, Fernando Ramos destaca o trabalho que tem sido realizado com a Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Setúbal para fomentar a modalidade no município, mencionando o recente trabalho realizado pelo Sines Surf Clube: “Neste evento vamos ter o clube local presente e a distribuir panfletos para mostrar que em Sines há basquetebol”, explica.

“Temos aqui quatro equipas de excelência, as principais quando olhamos para a classificação, e tenho a certeza que vai ser competitivo”, antevê Fernando Ramos.


Continuam os preparativos para a Taça Hugo dos Santos Betclic

Já começa a ganhar forma o Pavilhão Multiusos de Sines, que este fim de semana acolhe a 13.ª edição da Taça Hugo dos Santos Betclic.

Sines volta a acolher a competição e o pavilhão estará diferente de edições passadas. Com o apoio da CM Sines, da AB Setúbal e da Betclic, patrocinador principal da prova, a arena terá diferentes momentos de entretenimento, antes, durante e após os jogos.

Os bilhetes para os dois dias da Taça estarão à venda nas bilheteiras do Pavilhão Multiusos, que funcionarão no seguinte horário:

Sábado

Domingo

Os ingressos têm um custo de cinco euros por dia e Parte do seu valor reverte para duas instituições de cariz social: a “Cercisiago – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas”, e “A Gralha – Associação para o Desenvolvimento de Porto Covo”.

O acesso ao pavilhão estará condicionado dadas as normas da DGS para o combate à pandemia, sendo por isso necessário apresentar um dos seguintes elementos:

  1. a) Certificado Digital COVID da EU;
  2. b) Comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo, há pelo menos 14 dias;
  3. c) Comprovativo de realização laboratorial de teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN), nas últimas 72 horas, com resultado negativo OU um teste rápido de antigénio nas últimas 48 horas, com resultado negativo OU um autoteste, com resultado negativo, realizado no momento, à porta do estabelecimento, sob supervisão e verificação dos trabalhadores responsáveis pelo acesso a estes espaços.

Benfica e Oliveirense com encontro marcado em Sines

SL Benfica e UD Oliveirense vão protagonizar a segunda meia-final da Taça Hugo dos Santos Betclic, num jogo que está agendado para as 19h30 deste sábado, com transmissão na RTP2 e FPBtv.

Em declarações ao nosso canal, do lado das “águias”, Norberto Alves (treinador) e José Barbosa (jogador) anteviram o encontro, enquanto na turma de Oliveira de Azeméis lançaram este embate João Figueiredo (técnico) e João Guerreiro (atleta).

Norberto Alves avisa que a “Oliveirense está motivada e que sabe vencer nestes momentos”, ao passo que José Barbosa vinca que “este jogo é como se fosse uma final.”

Por seu turno, João Figueiredo assume que não se recorda de um “Benfica tão forte a nível individual nos últimos anos” e João Guerreiro salienta que a Oliveirense “está a colocar mais intensidade no jogo” e que o contra-ataque é uma das suas armas.

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.