Artigos da Federaçãooo
SL Benfica conquista Taça Hugo dos Santos
O SL Benfica levou a melhor (66-72) sobre o FC Porto e conquistou a XV Taça Hugo dos Santos. As “águias” não venciam a prova desde 2018.
Perante bancadas completamente repletas de público – 3600 espectadores – “águias” e “dragões” protagonizaram um embate emocionante até final, num “clássico” que reuniu os dois primeiros classificados da fase regular da Liga Betclic Masculina. Benfica e FC Porto alternaram de forma constante no comando do resultado, sendo que nunca nenhuma das equipas dispôs de uma vantagem na casa dos dois dígitos.
À entrada para o intervalo verificava-se uma igualdade a 35 pontos, para depois se viver a fase mais frenética do jogo, com as “águias” a chegarem ao final do terceiro quarto a ganhar por 53-55. Nos derradeiros 10 minutos a toada não mudou, até que o Benfica, depois de estar a ganhar por 61-62, aplicou um parcial de 0-5 e se colocou na rota do triunfo.
Numa partida em que cada equipa alcançou oito roubos de bola e quatro desarmes de lançamento, o Benfica apontou 10 triplos e conquistou 48 ressaltos. Toney Douglas (25pts, 5/9 3P, 8/10 LL, 6res, 1ast) foi o MVP do encontro, sendo secundado por Makram Ben Romdhane (10pts, 3/6 2P, 6res, 3ast, 1rb, 1dl) e Ivan Almeida (10pts, 2/3 2P, 7res, 3ast, 4rb) sobressaíram nos campeões nacionais.
Do lado portista, destaque para 12 triplos e 20 assistências. Tanner Omlid (27pts, 3/6 2P, 3/3 LL, 8res, 1ast, 5rb, 1dl), Anthony Barber (19pts, 5/6 LL, 2res, 4ast, 1rb) e Phil Fayne (12pts, 4/6 2P, 6res, 2rb, 3dl) deram nas vistas no FC Porto.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Benfica supera Imortal e garante dérbi nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos
O SL Benfica bateu o Imortal LUZiGÁS por 87-56 e carimbou passagem às meias-finais da Taça Hugo dos Santos.
As “águias” vão defrontar o Sporting CP, assegurando um eterno dérbi que está agendado para este sábado (18 horas), com transmissão em direto na RTP2 e na FPBtv.
O equilíbrio até imperou no primeiro quarto (24-18 para o Benfica), mas a partir daí os “encarnados” lançaram-se rumo ao triunfo graças a parciais de 23-8, 23-15 e 17-15.
Os campeões nacionais alcançaram 61% de eficácia (27/44) a lançar de dois pontos, conquistou 43 ressaltos e obteve 13 roubos de bola.
Aaron Broussard (16pts, 4/6 2P, 2/3 3P, 4res, 1ast, 4rb), Terrell Carter (14pts, 5/9 2P, 4/4 LL, 8res, 1ast), Trey Drechsel (12pts, 6/9 2P, 3res, 2rb) e Ivan Almeida (11pts, 3/5 2P, 2res, 1ast, 1rb) destacaram-se no Benfica.
No Imortal, Jacob Tubbergen (8pts, 3/5 2P, 4res, 1ast, 1dl) tentou remar contra a maré.
No pós-jogo, na flash-interview da FPBtv, Diogo Gameiro, jogador do Benfica, mostrou-se feliz: “Todos demos o passo em frente necessário. Se queremos chegar à final, este fim-de-semana vai ser bastante exigente. Todos temos noção do nosso papel aqui, começámos com uma grande vitória. Se queremos ganhar esta competição, todos os jogos vão ter o mesmo significado. Estamos aqui para ganhar, precisamos de três vitórias”, afirmou.
Norberto Alves, treinador dos “encarnados”, gostou da postura dos seus atletas: “Defendemos bem, respeitámos muito o adversário. O Imortal está a fazer uma boa época, exigiu o nosso melhor. Nem sempre jogámos bem, mas rodámos a equipa ao máximo. O Sporting é uma grande equipa, há aquela rivalidade normal, mas nada mais”, referiu.
No Imortal, o atleta André Silva reconheceu que não foi a noite do Imortal: “Faltou energia. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, tínhamos tudo estudado, mas não conseguimos seguir o plano. Somos capazes de competir mais, mas não correu para o nosso lado”, lamentou.
Bernardo Pires, técnico da formação de Albufeira, elogiou o opositor: “Falta tempo, paciência para os miúdos crescerem e, inevitavelmente, sermos mais consistentes nos períodos negativos. Quando os temos acabam por ser muito longos e quase irreversíveis. Mérito para o Benfica, que soube respeitar o adversário e encará-lo de forma determinada, marcando a diferença. A diferença pode não ser esta, mas a verdade é que o Benfica fê-la por merecer. Cabe-nos a nós continuar a trabalhar e acreditar no mesmo”, terminou.
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
FC Porto vence Ovarense e marca encontro com a Oliveirense nas “meias”
O FC Porto ultrapassou a Ovarense GAVEX por 82-67 e apurou-se para as meias-finais da Taça Hugo dos Santos, em Gondomar.
Os “dragões” vão encontrar a UD Oliveirense, este sábado, a partir das 15 horas, com transmissão em direto na RTP2 e na FPBtv.
O muito público presente no Multiusos de Gondomar assistiu a duas partes distintas, visto que no primeiro tempo o jogo foi bastante equilibrado.
Até ao intervalo nunca nenhuma das equipas chegou a dispor de uma vantagem na casa dos dois dígitos, sendo que se verificaram alternâncias no comando do resultado, com a Ovarense a ir para os balneários em vantagem (42-43).
No reatar do encontro tudo se alterou, com o FC Porto a registar nove pontos consecutivos e a dar o mote para um terceiro quarto em que controlou as operações, o que se traduziu num parcial de 20-4.
Numa partida em que cada formação roubou a bola em oito ocasiões, os “azuis e brancos” marcaram nove triplos e conquistaram 45 ressaltos.
Do ponto de vista individual, no FC Porto, Cleveland Melvin (23pts, 5/6 2P, 4/6 3P, 11res, 1ast, 1rb) e Anthony Barber (16pts, 9res, 4ast, 1rb) sobressaíram.
Por seu turno, no conjunto vareiro, Jamir Harris (16pts, 3/3 2P, 1res), Efe Odigie (14pts, 5/9 2P, 4/4 LL, 5res, 1rb) e Antonio Woods (12pts, 3/4 2P, 2/2 3P, 3res, 2ast, 1rb) deram nas vistas.
Ver esta publicação no Instagram
No rescaldo do embate, na flash-interview da FPBtv, Miguel Queiroz, jogador do FC Porto, elogiou a segunda parte da sua equipa e projetou o duelo frente à Oliveirense: “Entrámos com pouca energia no jogo. Falámos ao intervalo, corrigimos e fizemos uma segunda parte de excelência. Significa apenas uma vitória, faltam duas para conquistar esta prova. A Oliveirense está a fazer uma excelente época, terminou a fase regular da Liga Betclic em terceiro, vai ser complicado. Mas sabemos do nosso valor”, vincou.
Fernando Sá, técnico do emblema da Invicta, analisou o opositor deste sábado: “Os jogadores têm de confiar nas suas capacidades. Por vezes parecem algo nervosos com a responsabilidade de ganhar. Temos todas as razões para estar motivados e felizes em campo com a grande época que temos feito, tanto a nível nacional como internacional. Melhorámos muito no terceiro quarto, só permitimos quatro pontos à Ovarense. Vai ser um jogo extremamente duro contra uma equipa muito agressiva, atlética e com excelentes jogadores, com soluções interiores e exteriores. Já estive do outro lado, em 2008 vencemos uma Taça de Portugal no Vitória SC e estávamos numa divisão secundária. Todas as equipas que aqui estão querem ganhar. Se não respeitarmos os adversários tudo pode acontecer”, avisa.
Cristóvão Cordeiro, capitão da Ovarense, afirmou o seguinte: “Tivemos a postura e intensidade corretas na primeira parte. Entrámos mal no terceiro quarto e deixámos o FC Porto fugir no marcador. Contra estas equipas é complicado recupera”, salientou.
Já o treinador, João Tiago Silva, enalteceu a intensidade do adversário: “Os jogos têm 40 minutos e não apenas 20. Fizemos uma primeira parte muito boa, mas não nos conseguimos adaptar à intensidade com que o FC Porto voltou dos balneários. Parabéns ao FC Porto”, terminou.
Em anexo podem encontrar uma brochura com toda a informação sobre esta prova.
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
“Que todos se respeitem e apareçam para tornar o espetáculo ainda melhor”
A XV Taça Hugo dos Santos está aí à porta! A prova que este ano mudou o seu modelo competitivo está próxima de acabar, depois de se ter iniciado no arranque da temporada. Na fase final estão seis equipas – FC Porto, Ovarense Gavex, SL Benfica, Imortal LUZiGÁS, UD Oliveirense e Sporting CP – em busca do 15.º troféu que pretende homenagear um dos capitães de Abril, e ex-Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, o General Hugo dos Santos.
No lançamento da competição, conversamos com o Selecionador Nacional, Mário Gomes, que começou precisamente por recordar a figura do General Hugo dos Santos: “Estive com ele quando ele era Presidente da FPB, até mais próximo quando ele era presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e a ideia que me ficou na memória, foi de um cidadão de corpo inteiro. Aliás, a sua participação direta e ativa no 25 de abril demonstra-nos aquilo que nunca é demais realçar. Por vezes, podemos ficar desiludidos com o contacto pessoal em relação às expectativas que temos de alguém, no caso do General Hugo dos Santos era o contrário. Estar com ele sempre foi a confirmação dessa cidadania, elevada estatura, um pessoal muito afável e prestável. Era um prazer estar na sua companhia”, apontou.
No que diz respeito às alterações que foram feitas ao modelo competitivo, o experiente treinador não deixou de frisar que preferia o antigo modelo, no entanto, não deixa de valorizar o facto de se apresentarem seis equipas distintas neste ponto alto da temporada: “Estarem mais duas equipas num ponto alto é algo positivo. Apesar de ser defensor da manutenção da segunda fase regular do campeonato, também defendo que os oito primeiros classificados da 1.ª volta da primeira fase do campeonato deveriam disputar a Taça Hugo dos Santos, mas é com este novo formato que trabalhamos e do meu ponto de vista termos seis equipas num Ponto Alto como este, também é algo positivo. “
No que toca ao “jogo jogado”, o técnico da equipa das Quinas, acredita que FC Porto e SL Benfica são favoritos à conquista do troféu: “Uma vez que Porto e Benfica não se cruzam antes de uma eventual final, acredito que tanto o Futebol Clube do Porto como o Sport Lisboa e Benfica, apresentam uma dose de favoritismo maior do que as outras equipas, em virtude daquilo que fizeram na fase regular do campeonato. No final de contas acabaram a fase regular com o mesmo número de vitórias e derrotas, foram as melhores equipas e desse ponto de vista terão um favoritismo maior”, apontou.
No entanto, a imprevisibilidade associada a uma competição tão curta, aumenta o leque de equipas que efetivamente podem conquistar a Taça Hugo dos Santos: “Há mais equipas com argumentos como se tem visto. E falamos de jogos a eliminar, não é o mesmo que ter de ganhar três jogos, basta apenas um para seguir em frente. As competições a eliminar tem características especiais… é um jogo e num jogo tudo pode acontecer. Qualquer uma das outras equipas, particularmente a Oliveirense, tem uma palavra a dizer. Já aconteceu esta época, pode repetir-se. Ninguém entra dentro de campo derrotado. O Sporting chega a esta fase da época bastante fustigado em termos de lesões, há alguma desvantagem por terem perdido jogadores que foram muito importantes para a equipa durante boa parte da época. Conheço os treinadores e os atletas, sei que são resilientes, mas apresentam essas baixas de peso”, confessou.
O Selecionador Nacional, aproveitou ainda para reforçar que vai estar a acompanhar de perto a 15.ª edição da competição, no sentido de manter a avaliação regular ao “jogador português”: “Tenho o dever de fazer isso regularmente. Estarei em Gondomar a assistir aos jogos para recolher informações que só são possíveis recolher ao vivo. É diferente ver pela TV ou acompanhar de casa. Não estou à espera de novidades, mas se aparecerem surpresas, que sejam das boas porque esses são os problemas bons para os treinadores e selecionadores resolverem”, disse.
Por último, mas não menos importante, Mário Gomes, não deixou de apelar ao público para comparecer no Multiusos de Gondomar: “Qualquer pessoa envolvida na modalidade, seja em eu condição for, quer os pavilhões cheios. Apelo às pessoas para irem ao Multiusos de Gondomar, ver o jogo ao vivo. E um grande espetáculo, os jogos tem sempre muitos espetadores e que reine o espírito que deve reinar numa competição desportiva. Todos querem ganhar, no fim só ganha um, mas eu sou daqueles que detesta a frase que fiz que o segundo é o primeiro dos últimos. Para haver um que ganhe, tem de haver quem compita. Que todos se respeitem e apareçam para tornar o espetáculo ainda melhor”, concluiu.
A fase final da Taça Hugo dos Santos começa esta sexta-feira, no Multiusos de Gondomar, com a eliminatória que vai decidir quem se junta a UD Oliveirense e Sporting CP nas meias-finais da prova. Podes adquirir os teus bilhetes aqui. Mais informações sobre bilhética, aqui!
Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Sporting termina fase de grupos da Hugo dos Santos com registo invicto
No último dia da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, o Sporting CP levou a melhor no reduto do Lusitânia EXPERT e terminou invicto no grupo B. No grupo A, o SL Benfica venceu, também fora de portas, o CD Póvoa ESC ONLINE, enquanto a Ovarense GAVEX triunfou perante o Esgueira Aveiro OLI e também segue em prova.
Contas feitas, UD Oliveirense e Sporting têm presença garantida nas meias-finais da prova, enquanto líderes dos grupos A e B, sendo os jogos de acesso às “meias” os seguintes: Benfica vs. Imortal LUZiGÁS e FC Porto vs. Ovarense.
A competição vai decidir-se entre 3 e 5 de maio, em Gondomar.
Grupo A
O Benfica somou dois pontos no reduto do CD Póvoa ESC ONLINE, graças a um resultado de 72-87.
O jogo foi quase sempre muito disputado, com as equipas a alternarem no comando do marcador. Depois da melhor fase poveira, os donos da casa foram para o intervalo a vencer por 38-32.
Na reta final do terceiro quarto, os “encarnados” começaram a reagir e inverteram por completo a questão, acabando por alcançar parciais de 21-32 e 13-23 no segundo tempo.
O Benfica contabilizou 13 triplos, 21 assistências e contou com os 18 pontos de Trey Drechsel.
Por seu turno, o Póvoa alcançou 63% de eficiência (23/36) nos lançamentos de dois pontos, conquistou 39 ressaltos e beneficiou dos 17 pontos de Calvin Wishart e Onno Steger.
Estatística completa aqui: CD Póvoa ESC ONLINE 72-87 SL Benfica
Num emocionante dérbi entre Esgueira e Ovarense, a formação vareira levou a melhor por 81-82.
Ambas as equipas discutiram até final o resultado e foram alternando na liderança do mesmo.
No terceiro quarto, o Esgueira chegou a dispor de 12 pontos (55-43), mas com um parcial 2-14 a Ovarense empatou a contenda à entrada para os derradeiros 10 minutos.
O último quarto foi frenético, com um triplo de Tobi Ewuosho, a 23 segundos do final, a igualar (81-81) o marcador para o Esgueira. Só que um lance livre certeiro de Jeremiah Bailey e um triplo não convertido de Ty Toney fecharam a questão.
A Ovarense registou 62% de eficácia (22/35) a lançar de dois pontos, ganhou 41 ressaltos e teve em Jamir Harris (26 pontos) um jogador inspirado.
O Esgueira marcou 10 triplos, roubou a bola por 10 vezes e tirou proveito da prestação de Mike Fofana (27 pontos e 10 ressaltos).
Estatística completa aqui: Esgueira Aveiro OLI 81-82 Ovarense GAVEX
Grupo B
Em Angra do Heroísmo, o Sporting superou o Lusitânia por 87-113.
Os “leões” nunca estiveram em desvantagem, sendo que na primeira parte registaram um elevado índice de pontuação, o que ficou espelhado num resultado de 48-65 ao intervalo.
No regresso dos balneários, o Sporting encetou um parcial de 17-28 e fechou a questão, numa tarde em que alcançou 65% de eficácia (29/44) a lançar de dois pontos, 13 triplos, 30 ressaltos, 29 assistências e 12 roubos de bola. Mike Moore, com 21 pontos, foi o elemento mais concretizador nos “verde e brancos”.
Já o Lusitânia marcou 10 triplos, roubou a bola em 14 ocasiões e viu Lual Rahama obter 21 pontos pelas suas cores.
Estatística completa aqui: Lusitânia EXPERT 87-113 Sporting CP
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
FC Porto vence Vitória SC na última jornada da Taça Hugo dos Santos
Está encontrado o segundo classificado do grupo B da Taça Hugo dos Santos. O FC Porto dominou o encontro, em casa, no Dragão Arena, contra o Vitória SC (91-84), assegurando lugar para disputar a fase final da Taça.
A última jornada de apuramento para a fase final da Taça Hugo dos Santos começou de uma forma muito equilibrada e cheia de força por parte de ambas as equipas. Ao equilíbrio verificado nos primeiros dez minutos, fez frente o belo parcial (19-32) vimaranense antes do intervalo que colocou o Vitória SC com uma vantagem na casa das dezenas (40-52). No entanto, a formação anfitriã deu a volta ao marcador no regresso dos balneários e depois de um parcial de 31-15 no 3.º quarto nunca mais deixou a liderança escapar. Final feliz para os “dragões” que, desta forma, confirmam o passaporte para a fase final que se realizará entre 3 e 5 de maio, em Gondomar.
Do ponto de vista individual, no FC Porto, Cleveland Melvin (29pts, 6/8 2P, 5/9 3P, 2/2 LL, 10res – 36,5val) foi o melhor jogador em campo, assim como Anthony Barber (24pts, 5/8 2P, 4/10 3P, 2/2 LL, 5res, 2ast – 21val) e Nuno Sá (11pts, 1/2 2P, 3/4 3P, 3res – 11,5val). Na equipa do Vitória destacaram-se Cornelius Hudson (23pts, 8/13 2P, 1/4 3P, 4/7 LL, 7res, 3ast – 25,5val), Lloyd Bryan Jr. (12pts, 4/5 2P, 1/1 3P, 1/2 LL, 5res – 11,5val) e Pedro Pinto (11pts, 4/6 2P, 1/4 3P, 1res, 2ast – 10val).
Terminados os jogos do grupo B, o Sporting CP garantiu acesso direto como líder do grupo, em 2.º o FC Porto, definindo automaticamente, o Imortal LUZiGÁS como 3.º classificado do grupo B.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Nota: Foto FC Porto
Quais são as contas da Taça Hugo dos Santos na reta final da fase de grupos?
Estamos na reta final da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, que vai definir quem passa à fase final da prova. O ponto alto decorrerá entre 3 e 5 de maio, no Multiusos de Gondomar.
O líder de cada grupo tem passagem assegurada às meias-finais, enquanto o segundo e terceiro classificados também marcarão presença em Gondomar, mas tendo de disputar uma eliminatória antes das “meias”.
De referir que UD Oliveirense e Sporting CP já garantiram lugar no duelo de acesso à final.
Numa altura em que faltam realizar quatro jogos nesta fase de grupos, são estas as contas em aberto:
Grupo A
1.º – UD Oliveirense
2.º – SL Benfica
3.º lugar
– Se a Ovarense GAVEX vencer, Ovarense é 3.ª;
– Se o Esgueira Aveiro OLI vencer e o CD Póvoa ESC ONLINE perder, o Esgueira é 3.º;
– Se o Esgueira vencer por 15 ou menos pontos e o Póvoa vencer, o Póvoa é 3.º;
– Se o Esgueira vencer por 16 ou mais pontos e o Póvoa vencer, o Esgueira é 3º.
Grupo B
1.º – Sporting CP
2.º/3.º lugares
Se o FC Porto vencer: FC Porto em 2.º, Imortal LUZiGÁS em 3.º;
Se o Vitória SC ganhar por 19 ou menos pontos: FC Porto em 2.º, Vitória em 3.º;
Se o Vitória ganhar entre 20 e 56 pontos: Vitória em 2.º, FC Porto em 3.º;
Se o Vitória ganhar por 57 ou mais pontos: Vitória em 2.º, Imortal em 3.º
São estes os jogos em falta, que se realizam esta sexta-feira e sábado. A FPBtv (acesso gratuito) transmite em direto todos os encontros.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Imortal vence dérbi algarvio na Taça Hugo dos Santos
Numa partida da quinta e última jornada do grupo B da Taça Hugo dos Santos, o Imortal LUZiGÁS venceu o Portimonense Viva Portimão por 88-66.
O emblema de Albufeira subiu, provisoriamente, ao segundo lugar, enquanto a formação de Portimão termina no quinto posto.
Apesar da diferença final de 22 pontos, o dérbi algarvio foi equilibrado durante muito tempo, como se comprova pelo resultado de 44-43 ao intervalo.
Com parciais de 22-12 e 22-11 no segundo tempo, o Imortal avançou em definitivo para o triunfo, numa partida em que converteu 11 triplos, sem esquecer 38 ressaltos e 30 assistências.
Do ponto de vista individual, nos donos da casa, sinal mais para Jake Tubbergen (19pts, 4/7 2P, 2/3 3P, 5/7 LL, 10res, 3ast, 1rb), Fábio Lima (15pts, 5res, 3ast, 4rb), Trevond Barnes (13pts, 5/6 2P, 3res, 1ast), Pedro Santos (11pts, 4/5 2P, 2ast) e André Silva (10pts, 2/2 2P, 4res, 3ast).
Já no Portimonense, protagonista de 13 roubos de bola, Isaiah Johnson (19pts, 5res, 1ast, 3rb, 1dl) e Elijah McCadden (15pts, 7res, 1ast, 3rb) assumiram destaque.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Oliveirense continua senda vitoriosa na Taça Hugo dos Santos
A UD Oliveirense continua invicta na Taça Hugo dos Santos! A equipa de Oliveira de Azeméis saiu triunfante na deslocação à Madeira para enfrentar a AD Galomar na 5.ª jornada do Grupo A.
Jogo de sentido único desde cedo, o conjunto visitante esteve sempre na liderança do marcador e nunca permitiu que o emblema madeirense se aproximasse. Naquele que foi o segundo jogo em três dias entre as duas formações (vitória da Oliveirense no embate da Liga Betclic Masculina), os comandados de João Figueiredo entraram a todo o gás e terminaram o primeiro período com uma vantagem de 25-9. O segundo quarto apresentou uma toada diferente, mais equilibrada, mas ao intervalo o marcador assinalava 41-22.
Ver esta publicação no Instagram
O ritmo não mudou após o descanso. Com maior assertividade ofensiva, os líderees do Grupo A foram controlando as investidas adversárias e mantiveram o nível ao longo dos últimos 20 minutos. A jogar diante dos seus adeptos a Galomar ainda reduziu o diferencial no úlitmo período, mas a vitória, a quinta consecutiva nesta competição, voltou para Oliveira de Azeméis.
Estatística completa aqui: AD Galomar 64-79 UD Oliveirense
Ver esta publicação no Instagram
Com este resultado a Oliveirense segue em primeiro com registo 100% vitorioso, enquanto a Galomar apresenta-se em quarto lugar com uma vitória e quatro derrotas.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Ovarense GAVEX recupera e vence Galomar
No encerramento da quarta ronda da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, a Ovarense GAVEX bateu a AD Galomar por 80-76.
Num jogo entre equipas em igualdade pontual no grupo A, a Ovarense teve pela frente um adversário incómodo e que liderou o marcador durante muito tempo.
Um parcial de 22-10, nos derradeiros 10 minutos, determinou o triunfo vareiro, alicerçado numa dezena de triplos, 47 ressaltos e 19 assistências.
Jeremiah Bailey (16pts, 6/7 2P, 20res, 1ast, 1rb, 1dl) realizou uma excelente exibição na Ovarense, sendo secundado por Jalen Jenkins (13pts, 6/8 LL, 3res, 2ast) e Nuno Morais (10pts, 4/5 LL, 3ast, 1rb).
Já o Galomar converteu 17 dos seus 21 lances livres, roubou a bola em nove ocasiões e contou com as prestações de Johhn Gettings (19pts, 4/8 2P, 9res, 2ast, 1rb), Alonzo Sule (12pts, 7res, 1dl), Temple Jr (11pts, 4/5 LL, 1res, 1ast, 2rb, 1dl), Danjel Purifoy (10pts, 6/6 LL, 7res, 1ast) e Pedro Oliveira (10pts, 3/6 2P, 2res, 2rb).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Sporting e Oliveirense mantêm invencibilidade na Hugo dos Santos
Numa noite de quarta-feira dedicada a cinco jogos da quarta jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos, o Sporting CP e a UD Oliveirense mantiveram-se invictos.
O SL Benfica, Imortal LUZiGÁS e Portimonense Viva Portimão também somaram triunfos.
Grupo A
A Oliveirense preservou o comando, depois de ultrapassar o CD Póvoa ESC ONLINE por 86-83 após prolongamento.
O conjunto poveiro ofereceu bastante réplica e esteve na liderança do resultado durante largo tempo. No terceiro quarto, a turma forasteira chegou a dispor de 15 pontos de vantagem (41-56), mas os donos da casa reagiram.
Com um parcial de 21-10 nos derradeiros 10 minutos, a Oliveirense empatou a contenda e levou a questão para tempo extra. E aí, os anfitriões aplicaram um parcial de 10-7 e somaram mais um triunfo.
A Oliveirense apontou 11 triplos, roubou a bola em 11 ocasiões e contou com o duplo-duplo de Darius Carter (16 pontos e 11 ressaltos).
Já o Póvoa conquistou 48 ressaltos e beneficiou da prestação de Gonçalo Delgado (20 pontos e nove ressaltos).
Estatística completa aqui: UD Oliveirense 86-83 CD Póvoa ESC ONLINE
No Pavilhão Fidelidade, o Benfica recebeu e bateu o Esgueira Aveiro OLI por 77-53.
Apesar do resultado final, a tarefa dos “encarnados” não foi fácil, já que ao intervalo se verificava uma igualdade a 34 pontos.
No regresso dos balneários, o Benfica encetou parciais de 27-12 e 16-7 e fugiu em definitivo, numa partida em que registou 11 triplos, 53 ressaltos e 24 assistências.
Do lado “encarnado”, Terrell Carter deu espetáculo (valorização de 40 – 23 pontos e 16 ressaltos).
No Esgueira, realce para os seus 10 roubos de bola.
Estatística completa aqui: SL Benfica 77-53 Esgueira Aveiro OLI
Grupo B
Num “clássico” entre equipas que estavam com os mesmos pontos, o Sporting superou o FC Porto por 81-71.
Os “leões” estiveram por cima na primeira parte, tendo chegado ao intervalo com uma vantagem de 15 pontos (51-36).
A formação “azul e branca” puxou dos galões e chegou a quase alcançar (65-63) o Sporting, mas uma ponta final em grande estilo dos “verde e brancos”, traduzida numa parcial de 16-8, decidiu a questão.
O Sporting obteve uma eficácia de 59% a lançar de dois pontos, ganhou 43 ressaltos e tirou proveito da tremenda exibição de Eddie Ekiyor (valorização de 44.5 – 29 pontos e 19 ressaltos).
Por seu turno, o FC Porto teve em Aaron Harrison (18 pontos) o seu elemento mais concretizador.
Estatística completa aqui: Sporting CP 81-71 FC Porto
A norte, o Imortal sorriu (72-80) no reduto do Vitória SC.
O emblema algarvio esteve quase sempre no comando das operações e o seu avanço situou-se mesmo nos 16 pontos (25-39).
Nos últimos minutos os “conquistadores” passaram para a dianteira, só que o Imortal ainda tinha uma palavra a dizer e acabou muito bem o encontro, com um parcial de 3-15.
O Imortal converteu 37 dos 42 lances livres a seu favor e teve em Trevond Barnes (23 pontos) um atleta inspirado.
Nos minhotos, autores de nove triplos e nove roubos de bola, Dzmitry Riuny obteve um duplo-duplo (15 pontos e 12 ressaltos).
Estatística completa aqui: Imortal LUZiGÁS 72-80 Vitória SC
Também se verificou um triunfo algarvio (86-79) na receção do Portimonense ao Lusitânia EXPERT.
A equipa de Albufeira nunca esteve em desvantagem, mas a vitória não foi fácil, visto que o opositor açoriano, mesmo no último quarto, esteve por perto.
O Imortal registou 65% de eficácia nos lançamentos de dois pontos, só falhou dois lances livres (14/16), conquistou 44 ressaltos, obteve 23 assistências. Moussa Kone apontou 20 pontos no emblema de Portimão.
Já o Lusitânia, protagonista de 10 roubos de bola, viu Malik Bowman (17 pontos) sobressair.
Estatística completa aqui: Portimonense Viva Portimão 86-79 Lusitânia EXPERT
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Triunfo da Galomar na receção ao Póvoa!
A AD Galomar recebeu e venceu o CD Póvoa ESC Online em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos.
A jogar diante dos seus adeptos, a equipa madeirense esteve sempre na dianteira do marcador e nunca permitiu que o emblema visitante assumisse a liderança.
No segundo jogo em dois dias entre as duas formações, a Galomar “vingou-se” da derrota na véspera e apresentou melhores níveis de concretização. No final do período a diferença já se firmava nos sete pontos e foi aumentando paulatinamente com o decorrer do embate.
Os dez minutos finais acabaram por ser os mais desequilibrados, com os comandados de João Freitas a conseguirem um parcial de 31-17. John Gettings (29pts, 5res, 2ast), dos madeirenses, foi o melhor marcador da partida.
Estatística completa aqui: AD Galomar 107-81 CD Póvoa ESC Online
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.
Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.
Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”
Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.