Artigos da Federaçãooo

ESCOLA PORTUGUESA DE MINIBÁSQUETE 2017/2018

Lista Final


Seleção Nacional cumpre primeiro jogo em Tunes

A Seleção Nacional volta a defrontar o conjunto tunisino, orientado por Mário Palma e Ivan Kostourkov, este sábado (18h30 de Lisboa). João “Betinho” Gomes (13pts, 6res, 1as, 2rb, 1dl), Miguel Maria Cardoso (13pts, 3res, 2as), José Silva (12pts, 3res) e Miguel Queiroz (7pts, 5res, 1as, 1rb) foram os atletas lusos em destaque, numa partida em que a equipa técnica nacional, composta por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte, deu muitos minutos de utilização a todos os jogadores disponíveis e promoveu a estreia do jovem Gonçalo Delgado.

 

Após o duplo embate com a Tunísia, a Seleção Nacional regressa a Portugal e instala-se em Sines, onde realizará mais dois jogos de preparação, desta vez contra a seleção da Áustria, nos dias 6 e 7 de setembro.
 
Na segunda ronda de pré-qualificação para o Eurobasket 2021, Portugal faz parte do Grupo C e tem estreia marcada para 13 de setembro, frente à Bélgica (fora). Três dias mais tarde, a 16 de setembro, Portugal recebe a Islândia, em Sines.
 

Aviso de abertura de inscrições

Encontram-se habilitados os treinadores nas seguintes condições:

 

– Classificação final de apto na Componente de Formação Geral e Componente de Formação Específica de grau II ou grau III;

– Cursos realizados em 2018 pela FPB/ENB;

– Cursos realizados pela FPB/ENB entre 2015 e 2017;

– Acesso à carteira de treinador (TPTD) por via académica ou via de formação no estrangeiro e com a necessidade de realizarem a CF Prática para completar o curso.

 

Todos os interessados, após a inscrição no estágio na FPB, deverão posteriormente realizar a inscrição de treinador provisório de grau II ou grau III na respetiva Associação.

 

Em anexo seguem o aviso de abertura de inscrições, a ficha de inscrição, a solicitação da carteira provisória de treinador e o protocolo da entidade formadora e formador.

 

 


Seleção Nacional segue preparação na Tunísia

Portugal tem agendados dois jogos-treino diante da congénere tunisina, orientada pelo antigo selecionador nacional Mário Palma, para sexta-feira e sábado (ambos às 18h30 de Lisboa). Apesar das limitações físicas de alguns atletas nos últimos treinos efetuados em solo luso, a equipa técnica nacional, composta por Mário Gomes, Sérgio Ramos e Nuno Manarte, conta com todos os atletas que viajaram para o continente africano.

 

Após o duplo embate com a Tunísia, a Seleção Nacional regressa a Portugal e instala-se em Sines, onde realizará mais dois jogos de preparação, desta vez contra a seleção da Áustria, nos dias 6 e 7 de setembro.
 
Na segunda ronda de pré-qualificação para o Eurobasket 2021, Portugal faz parte do Grupo C e tem estreia marcada para 13 de setembro, frente à Bélgica (fora). Três dias mais tarde, a 16 de setembro, Portugal recebe a Islândia, em Sines. A 2 de dezembro, joga-se o Portugal vs. Bélgica, com as contas a fecharem apenas no próximo ano, a 21 de fevereiro, com a deslocação à Islândia.
 

Workshop Estatística 2018

O prazo para inscrição no workshop de estatística FIBA termina já amanhã (31 de agosto de 2018) e neste momento só existem vagas (poucas) para o Porto. Se estás interessado em alargar os teus conhecimentos e ser um estatístico de basquetebol com certificação FIBA, não te atrases.

Podes fazer aqui o teu registo:


FPB Solidária: Vamos ajudar a Daniela!

Nos próximos jogos (amigáveis e oficial) da Seleção Nacional, em Sines, a FPB vai angariar uma verba (através de rifas) e sortear uma bola e uma camisola autografadas pelos jogadores da equipa das quinas. Portugal cumpre dois jogos-treino diante da Áustria, nos dias 6 e 7 de setembro, e o sorteio da bola será no intervalo do segundo jogo. Por sua vez, a camisola será sorteada no intervalo do jogo oficial da Seleção frente à congénere da Islândia, agendado para o dia 16 de setembro.

 

Para outras formas de ajuda a esta causa, clique AQUI.
 
 
Eis o depoimento da Daniela:
 
"O meu nome é Daniela Duque Ferreira, tenho 34 anos e foi-me diagnosticado no dia 10 de Agosto 2018 um cancro no colo do útero, IVb, ou seja, a PET-TAC mostrou que o cancro já metastizou para os gânglios linfáticos, ossos da bacia, L2, L4 e pulmão. Pedidas segundas opiniões, médicos reuniram chegaram a um consenso, e em conformidade com os médicos do Hospital Beatriz Ângelo, o protocolo estipulado está correcto e a ser cumprido, e que muito provavelmente o cancro vai metastizar para o fígado e cérebro, estipulando-me uma esperança média de vida de 1 ano. Esta terá sido a pior notícia da minha vida. Iniciei a 1ª (de 3) sessão de quimioterapia a 13 Agosto e apesar do diagnóstico, acredito que a nossa força interior e vontade de viver merecem uma chance. Ninguém dos amigos e família baixaram os braços, apelei a Deus, amigos, vizinhos, desconhecidos, médicos e amigos de amigos, e entre todos iniciaram as suas pesquisas. Surgiram terapias alternativas e inovadoras, para mim, soaram a raios de esperança. Começaram então as pesquisas em maior detalhe, e-mails/feedback e tentar perceber se preencho os pré-requisitos para ser candidata. Surgiram duas grandes luzes ao fundo do túnel, dois tipos de imunoterapias, uma na Alemanha em Duderstadt com células dendriticas e outra entregue em mão relacionada com um tratamento que se foca na activação do sistema imunológico tendo bons resultados em estágios de cancro mais avançados. A má notícia: é tudo muito caro! Na Alemanha ponderamos não gastar menos de 50 000 mil euros e na fundação Champalimaud chegaram-nos valores que rondam os 165 000 mil euros. Montantes esses que entre membros da família não reunimos. Eu disse "Mãe, vale tudo, eu quero estar cá para contar a minha história, precisamos de ajuda!" Somos cerca de 11 milhões de Portugueses, se cada família nos doar 1€ podemos tentar as minhas únicas chances de sobrevivência. Eis que começou a minha LUTA, que juntamente a todos vocês tem sido mais ténue e acarinhada porque o Amor também cura."
 

VII Street Vila de Guifões

Promovido pelo Guifões Sport Clube e com o apoio da Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e da Matosinhos Sport / Câmara Municipal de Matosinhos, este evento conta já com sete edições.

 

Este ano, 410 atletas, masculinos e femininos, competiram desde os escalões Sub14 até Seniores, femininos e masculinos, no qual se incluíram alguns atletas internacionais.

 

A oitava edição já está a ser preparada para 2019.

 

Até para o ano!

 

 


Taça Vítor Hugo marca arranque oficial da época 2018-2019!

 

A competição tem transmissão assegurada pela FPB TV, importando recordar que a AD Vagos é a atual detentora do troféu!

 


Cursos de treinador seguem a todo o gás


Nova temporada do basquetebol em cadeira de rodas aí à porta

 

2019 é ainda ano de Europeu C, onde participará a Seleção Nacional, por isso o calendário contempla mais estágios de preparação.

 

Nota: Foto de Carlos Viana_Photo Mumentus

 

Já falta pouco para o início dos trabalhos de pré-época das equipas que competirão nos dois escalões nacionais de basquetebol em cadeira de rodas.

O prelúdio de 2018/2019 está agendado para 13 de outubro, data em que se realiza a Supertaça entre a APD Braga, vencedora de todos os troféus no ano desportivo transato, e o Sporting CP/APD Sintra, finalista vencido da Taça de Portugal 2017/2018.

No panorama não oficial, além dos habituais encontros de preparação, o destaque óbvio vai para o 18.º Torneio Internacional de Lisboa, a 6 e 7 de outubro, que será disputado pela anfitriã, APD Lisboa, pela tricampeã nacional, APD Braga, e pelo CP Mideba, conjunto espanhol reforçado pelos recém-consagrados campeões do mundo, Phil Pratt, Abdi Jama, George Bates e o MVP do certame, Gregg Warburton, restando ainda conhecer o quarto participante.

Quanto ao Campeonato Nacional, na 1.ª Divisão participam APD Braga, APD Leiria, Sporting CP/APD Sintra, APD Lisboa, APD Paredes, GDR “A Joanita” e GDD Alcoitão, com o formato a conhecer algumas nuances diferentes.

O vencedor da Fase Regular será o único a ter passaporte garantido para as meias-finais dos playoffs, enquanto os outros seis emblemas enfrentam-se primeiramente (2.º vs 7.º, 3.º vs 6.º, 4.º vs 5.º) para definir quem se junta ao primeiro classificado na luta pelo título e quem disputa o playout, disputado num sistema de todos contra todos, que relega para o segundo escalão uma das três formações.

A recuperada 2.ª Divisão – a última data da época 2013/2014 -, visa a integração das novas equipas, UDI – União Desportiva para a Inclusão -, de Setúbal, e BCG – Basket Clube de Gaia -, que terão como vizinhos o CD “Os Especiais”, da Madeira, e as equipas “B” de APD Lisboa e Sporting Clube de Portugal/APD Sintra.

Optou-se por uma sistema de disputa que privilegia as jornadas concentradas, fator que permite igualmente proporcionar momentos de competição à Seleção Nacional de Sub22, e foi aprovada a integração de jogadores sem deficiência – pontuação 5.0 –, nunca mais de dois por equipa e de um de cada vez em campo, com o intuito de estimular a participação de equipas com escasso número de atletas, assim como promover a competitividade.

Recorde-se que o total do cinco inicial deve perfazer 14,5 pontos, sendo que ao atleta com deficiência motora lhe é atribuída uma pontuação que oscila entre 1.0 e 4.5 em função da gravidade da sua patologia e mobilidade na cadeira de jogo.

Os dois primeiros classificados da Fase Regular ganham o direito de, num playoff à melhor de três jogos, determinar quem sobe ao primeiro escalão. Caso vença uma equipa B e a respectiva equipa A não esteja em situação de despromoção, sobe a formação não “B” melhor posicionada.

Para a Seleção Nacional, a época 2018/2019 concentra enormes expectativas, uma vez que existe a ambição declarada de alcançar a promoção à Divisão B, no Campeonato da Europa C, previsto para o verão de 2019.

Como tal, estão desde já assegurados estágios no fim de novembro, início de março, nos últimos oito dias de abril, para duas ocasiões no mês de junho e eventualmente nova concentração no mês de julho, se esta não coincidir com as datas do Campeonato da Europa.

A preparação da equipa nacional deverá contemplar ainda a participação em dois ou três torneios internacionais.

 


Portugal termina Europeu de Sub16 femininos (Div. B) no sétimo lugar

 

Gabriela Falcão (20pts, 9res, 1as, 4rb, 3dl) deu nas vistas na formação lusa, assim como Adriana Martins (15pts, 4res, 3as, 3rb), Leonor Paisana (10pts, 8res, 5as) e Filipa Cruz (10pts, 9res, 3as, 3rb).

 

Excelente campanha, craques!

 


Portugal termina participação no Europeu de Sub16 femininos este sábado (para ver aqui)

 

Podem acompanhar aqui o último teste de Portugal, que rubricou grandes momentos ao longo da competição!

 

De referir que a equipa das quinas vai encontrar a congénere eslovena pela segunda vez na prova, depois do triunfo por 64-50 na Fase de Grupos.

 

 


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.