Artigos da Federaçãooo

Hora de balanço dos estágios de observação de sub14

Entre 3 e 9 de julho, na Covilhã, decorreram os estágio de observação das Seleções Nacionais de sub14, que fomos acompanhando através de declarações dos treinadores e de imagens nas nossas redes sociais.

Desta feita fazemos o balanço final dos trabalho, com um denominador comum nas respostas de Teresa Barata (selecionadora nacional de sub14 femininos) e de Rui Nazário (selecionador nacional de sub14 masculinos): a atitude dos atletas.

Teresa Barata faz a análise do estágio: “As coisas correram dentro da normalidade, as miúdas apareceram motivadas para o trabalho. Devido a lesões, problemas familiares e conciliação de férias, tivemos de trocar algumas atletas. Elas apareceram super motivadas, devido à figura da “Seleção Nacional”, depois há todos aqueles posts nas redes sociais dos clubes e dos pais sobre estes estágios, mas estamos a falar de um estágio de observação. Isto é para formar um grupo para cumprir a sua primeira internacionalização, diante da Espanha, mas isto não é para construir a Seleção Nacional. Na parte do treino, elas cumprem. Algumas atletas com mais capacidade e que conhecem mais o jogo, outras para as quais as nossas indicações foram novidade. Normalmente, quem tem mais anos de basquetebol sente-se mais à vontade. Este grupo é muito heterogéneo. Os objetivos foram concretizados. Quisemos ter uma atleta de cada Associação. Abordámos conteúdos que lhes deram acesso a outras coisas. Das 40 atletas, segue-se um estágio com 18. Estamos a tratar da listagem. A ideia é observar o máximo de atletas e ir reduzindo o leque. Temos oito atletas que não vieram neste estágio, mas que estarão presentes no próximo. Além do jogo em si, queremos ver como lidam com a frustração, pressão, integração no grupo. Eu gostei muito da capacidade delas entenderem as regras que lhes são colocadas. Vêm de 18 Associações e clubes diferentes, nós colocamos algumas regras, e eu destaco a forma como as cumpriram muito bem”, refere.

Já Rui Nazário destaca a intensidade dos trabalhos: “Este estágio correspondeu às expectativas, pois permitiu-nos observar os atletas em ambiente de estágio e, acima de tudo, trabalhar com eles de uma forma intensa e exigente. Tiveram ainda oportunidade de conhecer e conviver com outros atletas vindos de vários pontos do país, com histórias de vida e percursos desportivos distintos. Como referimos anteriormente, a agenda diária dos atletas tinha um treino de manhã e um treino de tarde num total de cerca de seis horas de volume de trabalho. Fomos trabalhando e insistindo no desenvolvimento técnico e tático dos atletas, integrando sempre a condição física. A este nível devo destacar a importância do trabalho de força desenvolvido, mas também da coordenação, da mobilidade e da técnica de corrida. Este estágiontambém permitiu que os atletas usufruíssem de uma sessão teórica e prática de alongamentos e que abordássemos temas relacionados com a alimentação ou com a gestão da agenda escolar e desportiva, por exemplo. O grupo foi muito cumpridor, sério no trabalho e, em relação ao ano passado, bastante mais homogéneo do ponto de vista técnico e de conhecimento de jogo. Por fim, uma palavra de agradecimento às pessoas que nos receberam na Covilhã, nas instalações da UBI, sempre muito prestáveis e simpáticas”, deixa a nota.


Balanço da primeira metade dos estágios de sub14

Decorrida a primeira metade dos estágios de observação das Seleções Nacionais de sub14, que têm a Covilhã como palco, os selecionadores Rui Nazário (equipa masculina) e Teresa Barata (turma feminina) falaram à FPB sobre os trabalhos, que envolvem um total de 80 atletas, e que contaram, esta quarta-feira, com um minuto de silêncio em memória de Henrique Vieira.

Rui Nazário descreve estes primeiros dias: “O estágio está a decorrer dentro da normalidade. Temos trabalhado questões da técnica individual ofensiva, com especial incidência no lançamento, trabalho de pés, drible e passe, assim como questões da tática coletiva ofensiva e também trabalho físico. Também transmitimos conhecimentos mais teóricos, importantes nestas idades, questões relacionados com a alimentação, importância dos alongamentos. Este campo tem como objetivos principais a observação e o desenvolvimento do ponto de vista técnico, tático, físico e comportamental. Tentamos perceber a sua capacidade de aprendizagem, a forma de estar em grupo e de cumprir regras”, afirma.

O treinador assume que a tarefa para os atletas é complicada: “É um grupo alargado, de 40 atletas, mas somos sete treinadores. Trabalham três por treino, num volume diário de seis horas de trabalho, o que é bastante elevado. Para alguns atletas, este período equivale a dois meses de trabalho. Conseguimos trabalhar de uma forma rotativa, por isso também os treinos são tão prolongados. Observámos jogadores ao longo da época, recebemos indicações por parte dos clubes e dos diretores técnicos regionais”, explica.

Para Rui Nazário, a superação dos atletas vai prevalecer: “Ao contrário dos outros anos, este grupo é mais homogéneo. Não tivemos a Covid a atrapalhar, tornou mais fácil a tarefa de fazer a convocatória. O momento da aprendizagem técnica está otimizado entre os 8 e os 12 anos. Os jovens perderam bons momentos para essa aprendizagem, devido à Covid, mas a pandemia não justifica tudo. Notam-se algumas dificuldades técnicas, mas os atletas são trabalhadores e empenhados, vão superar-se. Eles estão motivados”, termina.

Já Teresa Barata faz uma avaliação: “Os trabalhos têm corrido dentro da normalidade, queremos observar as atletas, tal como já havíamos feito em Albufeira na Festa do Basquetebol Juvenil. Queremos ver como reagem em situações de jogo, dentro da mesma equipa. Juntamos aqui 40 atletas oriundas de 18 Associações, são mais ou menos equiparadas. Geralmente, quem é mais forte por esta altura tem mais anos de basquetebol. Mas temos aqui atletas com menos anos de prática, mas que possuem características importantes. O nosso objetivo é ver qual a margem de progressão delas, ver o potencial que podem ter daqui a uns anos”, diz.

A selecionador explica o esquema de trabalho: “O nosso problema não passa, propriamente, por trabalharmos com 40 atletas, porque estou aqui eu, a Margarida Faria, minha adjunta, e seis treinadores convidados. O problema é o espaço que temos, porque estamos num pavilhão que, por vezes, só tem duas tabelas. Há dois pavilhões, um com duas tabelas e o outro com quatro, e há o estágio masculino também, com 40 meninos. Isto necessita de uma certa “ginástica organizativa” para pormos as 40 jogadoras a trabalhar. Elas não trabalham todas ao mesmo tempo no pavilhão. Trabalham 20 no pavilhão, 10 numa sala e 10 a trabalhar a condição física e coordenação. Vão rodando por estações”, refere.

A treinadora tece elogios às atletas: “Este grupo é muito heterogéneo em termos de qualidade. Há jogadoras com muita qualidade, ao nível do melhor que vimos na Festa do Basquetebol Juvenil. O grupo é extremamente trabalhador, respeitador e cumpridor. Se, tão novas, já têm esta atitude e o saber estar, com o tempo e volume de treino são capaz de chegar bem mais longe, mesmo que a prática ainda não seja tão grande. É fundamental esta humildade, esta vontade de ouvir as nossas correções, este grupo tem isso”, conclui.


Estágios de observação de sub14 arrancam este domingo

Entre 3 e 9 de julho, a cidade da Covilhã vai servir de palco a estágios de obervação das Seleções Nacionais de sub14 masculinos e femininos.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, explica este estágios: “Esta é a primeira concentração desta geração de atletas. Estão ainda no início do seu percurso de formação, mas nesta altura já foram identificados como jogadores de interesse nacional. As observações realizadas na Festa do Basquetebol e o desenrolar das competições nacionais e regionais de formação já nos permitem ter alguns dados sobre estes jovens. Agora é a altura de trabalhar com eles, para os conhecermos melhor, quer do ponto de vista técnico e físico, mas também do ponto de vista motivacional. Temos a noção de que o desenvolvimento de atletas não é um processo igual em todos eles, e que nesta altura alguns dos que ficaram de fora irão aparecer mais tarde neste processo de identificação de talentos”, afirma.

O dirigente destaca aspectos importantes relacionados com estes trabalhos: “A FPB tem, desde há quatro épocas, investido na identificação de talentos mais cedo. Este verão vamos trabalhar com eles durante cinco semanas, tentando potenciar ao máximo aquilo a que chamamos a “off-season”. Também nos sub15 vamos fazer igual. E, como é óbvio, isto é aplicável ao masculino e feminino. É um grande investimento, mas entendemos que é fundamental trabalhar mais cedo com estes jovens talentos. Outra coisa importante, é que estas ações incluem um estágio a realizar em Espanha, onde faremos dois jogos com a seleção nacional espanhola, conseguindo estes jovens ter o seu primeiro contacto internacional e a sua primeira internacionalização”, salienta.

Estes estágios vão ficar marcados por vários aspetos: “Neste campo os atletas vão passar por diversas experiências, tais como trabalhar com a equipa técnica nacional, serão realizadas sessões de vídeo, testes físicos, vão ser passados valores de como se devem comportar enquanto ao serviço do país, entre outras coisas”, diz Nuno Manaia.

A FIBA acaba por estar ligada a esta iniciativa: “Esta ação faz parte do Youth Development Fund da FIBA, a que a FPB se tem candidatado nas últimas épocas, e que é focado no desenvolvimento do basquetebol juvenil”, conclui o diretor técnico nacional.

Estamo de um total de 80 atletas (40 em cada género), cujos nomes podem ser consultados em anexo. A equipa técnica masculina é formada por Rui Nazário (selecionador nacional), António Raminhos (treinador-adjunto) e pelos treinadores convidados João Pinto, Luís Saldanha e Nuno Manano. Por seu turno, do lado feminino, temos Teresa Barata (selecionadora nacional), Margarida Faria (treinadora-adjunta) e Ana Soares, Carlota Ferreira e Vanessa Costa (treinadoras convidadas).


Sub16 avançam para terceiro estágio de observação

A seleção nacional de sub16 masculinos não abranda e avança para o terceiro estágio de observação com vista à participação no Campeonato da Europa – Divisão B.

Para este terceiro momento de observação, que decorre em Águeda, de 16 a 19 de junho, a equipa técnica nacional, comandada pelo selecionador nacional, Nuno Freitas, e com o apoio de Paulo Raminhos e Pedro Mora (treinadores-adjuntos), João Alexandre (fisioterapeuta), Valdemar Costa (team manager) e Miguel Pereira (Dirigente), chamou 24 atletas:

Este é o terceiro estágio de observação da equipa de sub16 masculinos, que participou, de 10 a 12 de junho, no Torneio Internacional de Paço de Arcos.

Seleção Nacional Sub16 Masculinos – 3º Estágio de Observação


Fase final do Nacional de sub14 femininos motivou várias reações

No rescaldo da fase final do Campeonato Nacional de sub14 femininos, que teve lugar em Carcavelos no passado fim de semana e que conduziu a Quinta dos Lombos à conquista do título, a FPBtv falou com várias personalidades da modalidade.

Rogério Mota (presidente da AB Lisboa), Sandra Reinolds (presidente da AB Madeira), João Carvalho (secretário geral da FPB), Joana Pessoa (árbitra internacional), Nuno Manaia (diretor técnico nacional) e Mariyana Kostourkova (selecionadora nacional de sub16 femininos) deram a sua opinião sobre o ponto alto ao nosso canal.

 


Hora de balanço da fase final do Nacional de sub14 masculinos

Na conclusão da fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos, que coroou o Sporting CP, a FPBtv entrevistou figuras da modalidade presentes em Ílhavo, e algumas ligadas à organização do ponto alto.

Falaram aos microfone do nosso canal os vice-presidentes federativos Miguel Pereira, Sara Ferreira e Rui Dias, assim como Rui Nazário (selecionador nacional de sub14 masculinos) e Pedro Cura (diretor regional da AB Aveiro).

 


Sporting vence título nacional de sub14 masculinos

O Sporting CP sagrou-se campeão nacional de sub14 masculinos após bater o SL Benfica por 41-25 no jogo decisivo. Os jovens “leões” contabilizaram cinco vitórias em outros tantos jogos na fase final da prova.

No encontro que confirmou o título do emblema de Alvalade, o conjunto “verde-e-branco” entrou da melhor forma na partida e chegou cedo a uma vantagem confortável, que foi gerida durante os 36 minutos de jogo. João Conceição (13pts, 12res, 1ast 3rb, 1dl) e João Inácio (11pts, 4res, 1ast, 1dl) evidenciaram-se no Sporting, enquanto Afonso Flores (8pts, 3res, 1ast, 3rb, 1dl) foi o mais esclarecido no Benfica.

A Académica/Hospital da Luz bateu o GB Atlântico por 53-35 e concluiu a fase final da competição na 4.ª posição. O conjunto de Coimbra mostrou-se coeso de início ao fim e venceu três dos quatro períodos, empatando apenas um, em parte graças à intensidade defensiva que lhes permitiu conseguir 21 roubos de bola. Martim Luís (11pts, 3res, 1dl) foi o melhor marcador da equipa madeirense e Bernardo Rego (17pts, 2res, 4ast) destacou-se nos “estudantes”.

O duelo entre SC Beira-Mar e Galitos/SMARTTHINK também apresentou excelentes momentos de competição. O conjunto do Galitos triunfou por 41-35, mas viu o seu adversário reagir nos últimos minutos e aproximar-se do marcador, relançando a incerteza dentro das quatro linhas. Santiago Greno (16pts, 7res, 4rb, 1dl) foi a principal figura do Beira-Mar. Já no Galitos, Nuno Pereira (13pts, 6res, 2ast, 6rb) foi a estrela maior.

 

Cinco Ideal


Quinta dos Lombos sagra-se campeã nacional de sub14 femininos

A Quinta dos Lombos venceu o Coimbrões/CimaRent por 53-32 e conquistou, pela primeira vez, o título nacional de sub14 femininos. O emblema de Carcavelos rubricou uma fase final invencível.

No duelo que acabou por dar o título aos Lombos, a formação nortenha até liderou o primeiro quarto (13-8), mas o opositor da Linha de Cascais reagiu em força, e com um parcial de 20-2 assumiu o controlo do jogo em definitivo. Laura Silva (21pts, 3res, 1ast, 1rb) esteve em foco nos Lombos e Mafalda Monteiro (11pts, 9res, 2ast, 5rb, 1dl) foi importante no Coimbrões, terceiro classificado.

O CAB ultrapassou o GDESSA, equipas que se encontravam igualadas na classificação, por 49-44, num duelo emotivo. A 2:23 minutos do soar da buzina, o marcador registava um empate a 43 pontos, mas um parcial de 6-0 para a formação insular fechou a questão. O CAB contou com a inspiração de Isabel Ferreira (22pts, 5res, 6rb, 1dl) e Margarida Sousa (16pts, 7res, 3rb), enquanto no GDESSA, quarto posicionado, deram nas vistas Miriam Queta (17pts, 19res, 2rb), autora de uma grande exibição, e Maria Ferreira (10pts, 5res, 1ast, 2rb).

Por seu turno, o Guifões SC superou o Carnide Clube por 42-37. Depois da turma lisboeta ter chegado ao final do primeiro quarto no comando (12-11), o adversário nortenho reagiu e com parciais de 9-3 e 13-11 inverteu a questão. Sofia Mota (12pts, 7res, 2ast, 1rb, 2dl) e Maria Campos (11pts, 1res, 1ast, 2rb) destacaram-se no Guifões e Matilde Lopes (13pts, 9res, 1ast, 2rb, 1dl), Maria Moreira (11pts, 9res, 1ast, 4rb) e Inês Dias (10res) deram nas vista do lado do Carnide.

O cinco ideal da fase final foi o seguinte:

– Isabel Ferreira (CAB Madeira A)

– Mafalda Monteiro (Coimbrões/CimaRent)

– Laura Silva (Quinta dos Lombos)

– Maria Pedreira (Quinta dos Lombos)

– Miriam Queta (GDESSA)

 


Sporting na linha da frente para o título de sub14 masculinos

Em Ílhavo, este sábado, o Sporting CP registou mais dois triunfos na fase final do Campeonato Nacional de sub14 masculinos e isolou-se na classificação, à entrada para o decisivo dia da prova.

Os “leões” ultrapassaram o GB Atlântico por 40-31, com João Conceição (13pts, 5res) inspirado na turma de Alvalade, e o SC Beira-Mar por 60-24, sendo João Inácio (16pts, 5res, 1ast, 4rb) o melhor em campo.

No segundo posto surge o SL Benfica, que perdeu (46-60) diante do Beira-Mar, seguindo-se uma vitória (63-60) contra a Académica/Hospital da Luz. Os “estudantes” também perderam (48-33) face ao Galitos/Smartthink, que ainda ganhou (57-47) ao GB Atlântico.


Quinta dos Lombos invicta à entrada para o derradeiro dia

A Quinta dos Lombos, equipa anfitriã da fase final do Campeonato Nacional de sub14 femininos, manteve a invencibilidade este sábado e está em vantagem para conquistar o título.

O conjunto de Carcavelos superou (56-39) o Carnide Clube, com Laura Silva (20pts, 2res, 1ast, 2rb) em destaque, e o CAB Madeira A (68-33), num jogo em que Matilde Mendes (20pts, 5res, 2ast, 2rb, 1dl) sobressaiu nos Lombos.

O segundo classificado, Coimbrões CimaRent, perdeu face ao CAB por 50-35 e venceu o Guifões SC por 40-30. Por seu turno, o GDESSA bateu o Guifões (36-30) e o Carnide (36-42).


Fase final de sub14 começou em Ílhavo

O Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste, em ílhavo, acolhe, de 10 a 12 de julho, a fase final do VIII Campeonato Nacional de sub14 masculinos entre Sporting CP, Académica/Hospital da Luz, Galitos/SMARTTHINK, SL Benfica, SC Beira-Mar e GB Atlântico.

Num primeiro dia em que todas as equipas realizaram dois jogos, Sporting CP e SL Benfica terminaram com registo 100% vitorioso. Enquanto os “leões” bateram a Académica (46-35) e o Galitos (42-36), as “águias” venceram o Galitos pela margem mínima (50-49) e o GB Atlântico (46-40).

A formação do Beira-Mar conta uma vitória após o triunfo sobre o GB Atlântico (62-29), mas acabou por não conseguir ultrapassar o conjunto da Académica (48-43) que venceu no seu segundo jogo do dia.

A prova continua este sábado com todas as equipas a disputarem mais dois jogos cada.


Quinta dos Lombos e Coimbrões entram da melhor forma

Começou, esta sexta-feira, em Carcavelos, o VIII Campeonato Nacional de sub14 femininos, com Quinta dos Lombos, SC Coimbrões, CAB Madeira, Carnide Clube, Guifões SC e GDESSA Barreiro a medirem forças numa final a seis.

No primeiro dia de competição, Quinta dos Lombos e SC Coimbrões mostraram-se mais fortes. A equipa de Carcavelos levou de vencido o Guifões (68-50) no primeiro jogo, com Maria Pedreira (14pts, 2res, 6ast, 5rb) em evidência, e o GDESSA (61-27), onde Carolina Costa (13pts, 3res, 8rb) se destacou.

Na equipa do Coimbrões, Mafalda Monteiro (14pts, 6res, 1ast, 1rb, 1dl) esteve em grande plano e mostrou pontaria afinada na vitória sobre o GDESSA (52-41), ao apontar 14 pontos, seis ressaltos, uma assistência, um roubo de bola e um desarme de lançamento, e Carnide Clube (52-30), ao terminar com 18 pontos, dez ressaltos, cinco roubos de bola e um desarme de lançamento.

O CAB Madeira triunfou no jogo de abertura frente ao Carnide Clube (44-39), mas acabou por sucumbir perante o Guifões, que venceu por 51-35.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.