Artigos da Federaçãooo

Portugal vai lutar pelo 5.º lugar no Europeu

A Seleção Nacional de Sub20 femininos não conseguiu ultrapassar a poderosa congénere francesa (77-35) no jogo dos quartos de final do Campeonato da Europa (Div.A) da categoria.

A equipa das quinas não entrou bem no encontro e logo nos primeiros minutos da partida sofreu um parcial de 8-0, apesar da reação da seleção nacional, a França saiu por cima no 1.º quarto do encontro (14-8). A maior disponibilidade física das adversárias gaulesas permitiu à França controlar a luta das tabelas (53 ressaltos contra 30 portugueses) e dominar a área pintada (48 pontos marcados debaixo do cesto contra 12 portugueses).

Até ao intervalo a França aproveitou e fugiu no marcador, indo para os balneários com 18 pontos à maior (35-17). No regresso ao jogo a seleção francesa voltou a apresentar-se mais forte, limitando Portugal a apenas seis pontos marcados antes da entrada no último quarto. Sem hipótese de dar a volta ao marcador, Portugal conseguiu o seu período mais produtivo no jogo no último quarto ao sofrer um parcial de 19-12. No final dos quarenta minutos regulamentares a França vencia por 77-35 e carimbava a passagem às meias-finais do Europeu.

A equipa das quinas contou com as prestações esforçadas de Eva Carregosa (10pts, 5res, 1rb), Inês Vieira (7pts, 1res, 3ast, 3rb) e Ana Barreto (7pts, 5res, 1rb, 1dl). Apesar da derrota, Portugal continua em prova em busca da melhor classificação possível no Europeu, disputando o 5.º lugar na competição já este sábado em embate diante da Polónia agendado para as 12h30. O encontro conta com transmissão em direto no canal de YouTube da FIBA.


Portugal nos quartos de final do Europeu (Div.A) de Sub20 femininos

A Seleção Nacional de Sub20 femininos está nos quartos de final do Campeonato da Europa – Divisão A! A equipa das quinas superou a Bulgária por 90-54 e, além de avançar na competição, também assegurou a continuidade na Divisão A, permanecendo entre a elite do basquetebol feminino de formação europeu.

O encontro na Novomatic Arèna II começou com Maria Leonor Gonçalves a dar início a uma tarde de sonho para a equipa das quinas ao conseguir converter as três primeiras tentativas da linha dos 6.75m. Rapidamente Portugal se distanciou no marcador, fruto da eficácia no lançamento e do ritmo que as comandadas de José Araújo, Pedro Dias e Fátima Freitas, iam imprimindo no jogo. Com a pontaria afinada no capítulo do tiro exterior, Portugal chegou ao intervalo com uma percentagem a roçar os 50% de eficácia e já com dez triplos convertidos, assertividade que dava uma liderança de 44-28 à equipa das quinas.

No regresso dos balneários o rumo do encontro não se alterou e, se na primeira metade do jogo a seleção nacional de sub20 femininos se evidenciou pela forma como lançou ao cesto, importa reforçar que a equipa nacional provocou 22 perdas de bola nas adversárias, capitalizando 31 pontos a partir dos turnovers provocados. Além disto, Portugal sobressaiu ao conseguir capitalizar 23 assistências e 14 roubos de bola, números atestam a boa capacidade em partilhar a bola, mas também a forte defesa apresentada pela seleção. Com praticamente 27 pontos de vantagem à entrada para o último quarto (68-41), Portugal manteve o ritmo e fechou o encontro com um 90-54 no marcador depois de mostrar a sua supremacia ao longo dos quarenta minutos regulamentares.

O coletivo esteve em destaque, todas as atletas utilizadas fizeram o gosto à mão, sendo que os destaques individuais vão para o duplo-duplo de Jéssica Azulay (17pts, 11res, 1ast, 1rb) que foi bem secundada por Ana Barreto (13pts, 3res, 2ast, 4rb), Inês Vieira (11pts, 1res, 3ast, 4rb), Maria Leonor Gonçalves (12pts, 3res, 2ast) e Beatriz Polici (10pts 5res, 7ast, 1rb).

Com a passagem aos quartos de final garantida, Portugal vai encontrar a poderosa França já esta quarta-feira, pelas 19h15. O encontro tem transmissão no canal de Youtube da FIBA. Força, Seleção!


Seleçao Nacional de Sub20 femininos confiante para o jogo com a Bulgária

A Seleção Nacional de sub20 femininos entra em campo esta terça-feira, pelas 18h45, numa partida que pode ser acompanha em direto no canal de Youtube que está a transmitir toda a competição, com a ambição de ultrapassar a Bulgária para garantir os quartos de final do Europeu e a manutenção na Divisão A.

A equipa das quinas esteve em grande plano na fase de grupos, depois de terminar no primeiro posto do Grupo D, onde mediu forças com as poderosas congéneres da Sérvia e Letónia, assim como a Irlanda.

Na luta por um lugar nos quartos de final do Europeu, que garante também a manutenção na Divisão A, o selecionador nacional José Araújo assegurou a confiança da equipa para o encontro desta terça-feira: “Jogamos um jogo importante para a nossa Seleção. Temos a primeira oportunidade de garantir a manutenção na Divisão A. Ficar nos oito primeiros da Europa seria algo fantástico para a nossa Seleção. Fizemos primeiro no grupo com todo o mérito. Temos uma baixa, a Filipa Barros, mas estamos prontos, a equipa está preparada e motivada. Que este seja o dia em que carimbamos o nosso passaporte na Divisão A”, afirmou o técnico.

Caso Portugal não consiga superar a oposição búlgara, a manutenção na elite do basquetebol feminino europeu pode ser assegurada nos duelos seguintes que vão definir a classificação final do campeonato da Europa.


FIBA destaca Prey na antecâmara do Europeu de sub20 masculinos

A cinco dias do início do Europeu de sub20 masculinos, que vai decorrer na cidade montenegrina de Podgorica, a FIBA elenca 10 jogadores para seguir com atenção ao longo da competição, e um deles é Rúben Prey, que representa a nossa Seleção.

Rúben Prey, de apenas 17 anos, mas já com 2,08 metros, vê destacado pela FIBA o “grande salto competitivo” ao estar numa prova de sub20, depois no último ano ter representado o escalão de sub16.

O órgão que rege o basquetebol mundial salienta as boas prestações de Prey em Espanha, ao serviço da formação do Joventut Badalona, descreve as qualidades defensivas e ofensivas do poste luso e aponta-o como uma das “maiore promessas da geração de 2005”.

De referir que a FIBA dedica ainda espaço para André Cruz, base da nossa Seleção que também tem dado excelentes indicações.

O artigo pode ser lido aqui.


Seleção Nacional de sub20 masculinos defrontou Bélgica por duas vezes

A Seleção Nacional de sub20 masculinos, cuja participação no Europeu (Divisão A) arranca no sábado, dia 16 de julho, realizou mais dois jogos de preparação este fim de semana, no Montijo, diante da Bélgica, equipa que limita na mesma Divisão.

No primeiro duelo, Portugal perdeu por 70-57. Na primeira parte o jogo foi equilibrado, mas no regresso dos balneários não mais a nossa Seleção conseguiu liderar o marcador. André Cruz (14pts, 8res, 3ast, 1rb), Diogo Soares (13pts, 2res, 2rb) e Rúben Prey (10pts, 8res, 1ast) destacaram-se pelas nossas cores.

Já este domingo, a formação lusa melhorou de rendimento, o que se traduziu numa igualdade a 60 pontos. O adversário belga chegou a dispor de uma vantagem acima da dezena de pontos, mas Portugal recuperou e com um triplo de André Cruz, a 55 segundos do soar da buzina, empatou a questão. O já mencionado André Cruz (13pts, 9res, 4ast, 4rb) e Rúben Prey (12pts, 8res, 1ast, 1rb, 2dl) deram nas vistas pela equipa das quinas.

No Campeonato da Europa, Portugal tem a companhia, no grupo B, de Grécia, Itália e Israel.

 


Portugal termina na liderança do grupo D do Europeu

A Seleção Nacional de sub20 femininos terminou na liderança do grupo D do Europeu da Divisão A! Este domingo, Portugal perdeu por 55-50, após dois prolongamentos, diante da Sérvia, ficando assim muito perto de fazer o pleno no grupo D do Europeu da Divisão A, depois dos triunfos sobre a Irlanda e a Letónia. Mesmo assim, a nossa equipa foi a comandante do grupo e medirá forças diante da Bulgária, nos oitavos de final, na terça-feira (18h45).

Este domingo, e frente a um país que já conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze nesta competição, a formação lusa voltou a mostrar que é muito competitiva contra qualquer adversário.

Numa partida com reduzida eficácia ao nível dos lançamentos, Portugal chegou ao intervalo com um atraso de sete pontos (13-20), mas um parcial de 18-9, no terceiro quarto, reverteu a questão.

Na reta final do tempo regulamentar, o “golpe de teatro, com Eva Carregosa, melhor atleta lusa em campo, a marcar um triplo e a converter um lance livre, beneficiando depois de dois lances livres falhados pelo adversário dos Balcãs.

A um primeiro tempo extra igualado, seguiu-se um outro com a Sérvia a levar a melhor (9-4).

Portugal registou 17 roubos de bola, provocou 32 turnovers no opositor e contou com as exibições da já mencionada Eva Carregosa (21pts, 7res, 3rb), Ana Barreto (7pts, 9res, 3ast, 4rb) e Jéssica Azulay (7pts, 9res, 1ast, 2rb).


Sub20 mantêm senda vitoriosa no europeu

Portugal não abrandou o ritmo e somou o segundo triunfo no Campeonato da Europa sub20 – Divisão A ao bater a Letónia por 74-45.

Tal como acontecera frente à Irlanda, a seleção nacional de sub20 femininos entrou a todo o gás e não demorou a mostrar a sua superioridade. O parcial de 24-14 nos dez minutos iniciais deu o mote para o que se seguiu, com uma exibição completa do ponto de vista coletivo.

Os parciais de 21-16 no segundo quarto e 23-4 no último período demonstram o nível luso frente à oposição letã, que, apesar da vantagem física, não consegui colocar em causa a vitória portuguesa.

Portugal mostrou pontaria afinada no lançamento exterior (37% contra 20%) e nas zonas próximas ao cesto (54% contra 33%), bem como na luta das tabelas (38 contra 32).

Ana Barreto (25pts, 4res, 2ast) voltou a estar em grande plano, bem como Jéssica Azulay (12pts, 9res, 2ast, 2rb) e Inês Vieira (9pts, 1res, 3ast, 1rb). Maria Cegonho (7pts, 2res, 4ast, 3rb), Maria Gonçalves (7pts, 3res, 1ast, 1rb), Leonor Paisana (5pts, 9res, 4ast), Filipa Barros (5pts, 1res, 1ast, 1rb) e Eva Carregosa (4pts, 3res, 1rb) estiveram em bom nível, e Beatriz Polici e Sara Peres (3res) deram o seu contributo, ainda que não tenham entrado na lista de marcadores. Carolina Moura e Maria Cruz não foram utilizadas.


Portugal entra com tudo no Europeu sub20 feminino

A seleção nacional de sub20 femininos começou da melhor forma a sua caminhada no Campeonato da Europa de sub20 – Divisão A, ao bater a congénere irlandesa por 68-47.

Num encontro em que Portugal entrava com relativo favoritismo, as comandadas do técnico José Araújo foram construindo a sua vantagem de forma consistente ao longo dos dez minutos iniciais. O segundo período foi fundamental para o resultado final, altura em que as jovens atletas conseguiram um parcial de 21-10 que colocou a diferença pontual na casa dos 43-27.

O intervalo não afetou a intensidade lusa e a vantagem continuou a crescer. Portugal aproveitou a falta de eficácia irlandesa (marcou apenas cinco pontos no terceiro quarto) e entrou para os últimos dez minutos com uma diferença de 27 pontos.

Com o triunfo assegurado, o quarto período viu a Irlanda superiorizar-se e reduzir a desvantagem, mas sem nunca colocar em causa a vitória portuguesa. Ana Barreto (13pts, 3/4 3pts, 4res) esteve em evidência no conjunto luso, bem como Maria Gonçalves (14pts, 1res, 2rb), Beatriz Polici (8pts, 2res, 1ast, 3rb) e Jéssica Azulay (8pts, 4res, 3ast, 2rb, 1dl).

Portugal volta a entrar em campo este sábado, pelas 12 horas, frente à Letónia, um encontro com transmissão aqui.


Portugal inicia Europeu de sub20 femininos esta sexta-feira

Três anos depois, um momento especial, com o regresso dos Europeus jovens. A Seleção Nacional de sub20 femininos, integrada na Divisão A depois da exclusão da Rússia, é a primeira equipa portuguesa a entrar em ação.

Portugal integra o grupo D e vai defrontar a Irlanda (sexta-feira, 14h15, transmissão aqui), Letónia (sábado, 12h) e a Sérvia (domingo, 12h30)

Marcámos presença num dos últimos treinos da formação lusa, no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, em Lisboa, antes da partida para a Hungria, onde falámos com José Araújo (selecionador nacional) e com as atletas Eva Carregosa, Inês Vieira e Leonor Paisana.

José Araújo deixa elogios às suas atletas e não hesita na hora de apontar a meta para este Campeonato da Europa: “A equipa que nós conhecemos menos é a Irlanda. Teve uma boa geração de sub18, mas com a pandemia perderam-se um pouco as referências. Conhecemos a Letónia e a Sérvia, que são sempre equipas de topo europeu. Quanto à Irlanda, estamos a colecionar o máximo de informação possível, até porque é o nosso primeiro jogo. A preparação para a competição estava muito bem feita, mas faltaram-nos momentos de jogo, porque ao passarmos para a Divisão A a nossa programação mudou um pouco. Teríamos partidas frente à Grécia e Irlanda, mas a equipa irlandesa não quis defrontar-nos porque seríamos adversários. O Torneio de Pombal foi muito bom para nós, contra equipas de Divisão A, ganhámos duas vezes à Lituânia. Contra a Polónia e a Chéquia percebemos que somos capazes de competir. Falta-nos alguma coisa ainda, colocaram-nos muitos problemas físicos, mas já estávamos à espera disso. Mas foi ótimo ao nível de trabalho. A nossa equipa é muito homogénea, não temos jogadoras muito altas. A trabalhar são fantásticas, não tenho nada a apontar. Somos uma equipa que vai ter de andar muito no campo inteiro, com posses de bola um pouco mais curtas. Mas trabalhar com elas é um prazer. O nosso objetivo específico e claro é a manutenção na Divisão A”, afirma.

Já Eva Carregosa é o rosto do contentamento por representar a Seleção: “Estamos com vontade de disputar a Divisão A. Temo-nos preparado bem, frente a equipas à altura, temos trabalhado para isso. Está tudo em forma para tentarmos fazer algo de interessante e causar umas surpresas. É sempre bom ver o nosso trabalho diário recompensado, e ao serviço da Seleção Nacional é outra coisa. Depois deste tempo de paragem, sem Europeus e não podendo vestir a camisola de Portugal, é uma sensação ótima este regresso”, aponta.

Por seu turno, uma das “emigrantes” da turma das quinas, Inês Vieira, apresenta-se confiante: “Em Pombal fomos inconstantes nos dois primeiros jogos, mas na terceira partida, contra a Lituânia, melhorámos. Somos uma equipa muito nova, mas várias atletas têm experiência internacional. Vai correr bem, temos de estar confiantes. Estamos desejosas de que o Europeu comece. Vai ser difícil, mas será muito bom para nós. Este grupo é muito trabalhador, somos muito chegadas. Ganhei experiência nos EUA e vou poder fazer uso da mesma no Europeu”, diz.

Leonor Paisana, que também alinha nos EUA, afirma estar pronta para este desafio: “Sinto que este mês foi muito duro com os treinos, mas estamos preparadas. Estamos ansiosas por poder voltar a jogar um Europeu. Toda a gente se esforça, com muito suor e sacrifício. Estou mais preparada, os EUA trouxeram-me experiência. A qualidade e quantidade de trabalho ajudaram-me”, assegura.

A equipa técnica, constituída pelo já mencionado José Araújo e pelos seus adjuntos, Pedro Dias e Fátima Freitas Silva, convocou as seguintes jogadora para esta prova:

– Ana Barreto (SL Benfica)
– Beatriz Santos (Quinta dos Lombos)
– Carolina Moura (CPN)
– Eva Carregosa (Olivais FC)
– Filipa Barros (Vitória SC)
– Inês Vieira (University Utah – EUA)
– Jéssica Azulay (SC Braga)
– Leonor Paisana (Winthrop University – EUA)
– Maria Cruz (SL Benfica)
– Maria Gonçalves (GDESSA)
– Mariana Cegonho (CB Queluz)
– Sara Peres (CPN)


Portugal perde contra a Alemanha no fecho de torneio italiano

Na despedida do Torneio Roseto degli Abruzzi, em Itália, a Seleção Nacional de sub20 masculinos perdeu frente à Alemanha, vencedora do certame, por 72-60.

Após um primeiro quarto em que se viu em desvantagem (9-19), Portugal reagiu da melhor forma e com um parcial de 16-7 chegou ao intervalo na frente (25-23).

Mas no terceiro quarto, a nossa Seleção acabou por sofrer 30 pontos, algo que se revelou decisivo para o desfecho final do encontro.

Contas feitas, e diante de três poderosas equipas que também vão estar presentea na Divisão A europeia, Portugal registou um triunfo, face à Itália, e além da derrota deste domingo também perdeu contra a Bélgica.

A turma lusa competirá no Europeu de Podgorica (16 a 24 de julho), cidade montenegrina, e faz parte do grupo B juntamente com a Grécia, Itália e Israel.

 


Seleção sub20 não consegue ultrapassar oposição belga

Depois da vitória nos últimos instantes sobre a Itália no primeiro jogo do torneio Torneio Roseto degli Abruzzi, Portugal voltou a entrar em campo para enfrentar a Bélgica, num encontro em que o triunfo sorriu ao conjunto belga (62-52).

Com a equipa debilitada fruto de um vírus que afetou a equipa técnica e cinco atletas, a equipa das quinas viu a Bélgica entrar melhor e depressa assumir uma vantagem que, à entrada para o segundo período, se firmava nos 17-4. Até ao intervalo a formação lusa conseguiu reduzir a desvantagem (29-18), mas o conjunto belga seguia confortavelmente na frente.

O intervalo surtiu efeito positivo na seleção portuguesa, que se mostrou mais eficaz e coesa em ambos os lados do campo e conseguiu reduzir a diferença para 42-36. Contudo, e apesar do esforço, o triunfo caiu para o adversário por 62-52.

Portugal joga o terceiro e último encontro no torneio este domingo (18 horas) contra a Alemanha, uma partida com transmissão aqui.


184 | SELEÇÃO NACIONAL SUB20 FEMININOS – CAMPEONATO DA EUROPA

Informação sobre as atletas convocadas para o Campeonato da Europa, que se realiza de 8 a 16 de julho, em Sopron (Hungria).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.