Artigos da Federaçãooo

O frente-a-frente: quem será o MVP da Taça de Portugal Masculina Skoiy?

Chegou a altura do frente-a-frente: quem sucederá a Cat Barber como MVP da Taça de Portugal Masculina Skoiy esta temporada? Os candidatos são vários, mas as estatísticas da prova, até ao momento, revelam quatro nomes que, em cada uma das equipas semifinalistas, se têm destacado nos jogos já efetuados.

A começar pela primeira semifinal, que opõe o SL Benfica de Aaron Broussard ao FC Porto de Toney Douglas. Os dois jogadores de “backcourt” entrarão em campo este sábado (22 de março) com o objetivo de vencer o Clássico e chegar à final da Taça, e ambos lideram as respetivas equipas se olharmos apenas para as estatísticas. Toney Douglas é, a par de Phil Fayne, o melhor marcador dos “dragões”, com 20 pontos por jogo, e lidera na valorização (24val em dois jogos). Já Broussard, apesar de não ser o mais valorizado, é o matchup mais provável para o ex-colega de equipa, e leva médias de 16 pontos por jogo. Nico Carvacho, poste encarnado, lidera na valorização e José Barbosa é líder nos roubos de bola (seis por jogo).

Na outra semifinal, o Sporting CP de Nick Ward (19.5ppj, 6rpj, 2.5 dlpj – quarta melhor marca da prova – e 24.5val) tem pela frente a UD Oliveirense de Deontae Hawkins (17ppj, 7rp, 1rbpj, 19val), que claramente se tem destacado pelo coletivo de Oliveira de Azeméis nesta Taça de Portugal Skoiy. Atrás dele, segue Danjel Purifoy, com 15 pontos por jogo, e o base Carlos Cardoso, com 17.5 de valorização e cinco assistências por jogo e, no Sporting, surgem Jeremiah Bailey e Diogo Ventura logo atrás do poste norte-americano, garantindo máxima competitividade na Final Four de 22 e 23 de março, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

Confere as estatísticas deste frente-a-frente:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Bilhetes disponíveis na Smartfan.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Taça de Portugal Masculina Skoiy: as equipas em ação este fim de semana

Tudo a postos para as Taças de Portugal Skoiy.

Na Masculina, há um Clássico a abrir as meias-finais este sábado (22 de março), com o FC Porto – SL Benfica (16 horas); o Sporting CP “recebe” a UD Oliveirense (atenção às aspas, já que ambos os encontros se disputam no Centro de Desportos e Congressos [CDC] de Matosinhos) pelas 19 horas, e tudo está em aberto para a final de domingo (17 horas).

Os quatro emblemas estão, à data de hoje, entre os cinco primeiros lugares da Liga Betclic Masculina: as águias lideram (16-1), seguidas pelos dragões (14-2) e leões (11-6), e a UD Oliveirense é 5.ª (9-8), atrás da Ovarense (10-6), todas as equipas já com passaporte carimbado para os playoffs, embora as posições possam mudar nas cinco jornadas que restam.

A nível estatístico, destaque para a ofensiva encarnada. Em dois jogos realizados na prova, a “máquina” de Norberto Alves é a que mais pontua (99.5ppj), embora a diferença seja residual (Oliveirense tem 87ppj, FC Porto 857ppj, Sporting 84ppj) e a isso talvez se deva estarem a liderar também o número de três pontos convertidos, e a UD Oliveirense lidera na eficácia de lance-livre (77.1%).

No quesito das tabelas, o FC Porto é o que mais ressaltos tem acumulados (41.5rpj), com os leões (36rpj) no seu encalço. Os encarnados lideram os roubos de bola (15.5rbpj), com diferenças residuais para os demais, e o FC Porto e o Sporting estão ex-aequo no que toca aos desarmes de lançamentos, ambos com média de três por jogo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Se formos mais fundo e olharmos para os Top5 individuais para os jogadores, que serão escrutinados mais tarde, verificamos ainda alguns detalhes curiosos, já que, fruto da parelha competitiva, estas quatro equipas só disputaram dois encontros. José Barbosa lidera os roubos de bola (seis por jogo), Nick Ward figura no Top5 dos desarmes de lançamento (2.5dlpj), e Diogo Ventura ainda não falhou da linha de lance livre.

Conhece aqui as equipas que vão disputar a Final Four da Taça de Portugal Feminina Skoiy e aqui os palmarés dos participantes desta edição.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Terminada a primeira volta da Liga Betclic Masculina: os recordes e os números

O primeiro fim de semana do ano concluiu* a primeira volta da Liga Betclic Masculina. O SL Benfica termina as primeiras rondas no topo, num registo (11-0) de excelência para as “águias” (já lá iremos). Note o asterisco*: apesar de, teoricamente, já se avançar para a 12.ª ronda, faltam disputar três jogos nesta primeira volta, relativos à 10.ª jornada. AD Galomar, Vitória SC, FC Porto, Ovarense Gavex, Esgueira Aveiro OLI, Queluz O NOSSO PREGO ainda só fizeram 10 jogos – o último está agendado para 18 de março.

Eis a análise da primeira volta da Liga Betclic Masculina:

A CLASSIFICAÇÃO

O SL Benfica lidera a prova, invicto (11-0), mantendo um registo de vitórias que já se estende desde Janeiro de 2024 (derrota em Guimarães para a fase regular da LBM 2023/2024). O FC Porto, com menos um jogo, mas já com um desaire (precisamente frente aos encarnados), segue em 2.°, o Sporting CP é 3.°, com três derrotas (além do Benfica e do Porto, só o Esgueira conseguiu quebrar os comandados de Luís Magalhães. O Vitória SC e o CD Póvoa estiveram muito perto).

A UD Oliveirense é 4.°, com quatro derrotas, as mesmas que o 5.° (Ovarense Gavex), mas, fruto do acerto de calendário, leva mais uma vitória que os vareiros. Em sexto segue o Esgueira Aveiro Oli (5-5), o Imortal HMMotors, o CD Póvoa ESC Online e o Galitos BARREIRO são 7.°, 8.° e 9.°, respetivamente, com três vitórias. Também com três jogos ganhos estão o Vitória SC e o Queluz O NOSSO PREGO, mas com menos um encontro disputado. Em 12.° segue a AD Galomar (registo de 2-8).

BENFICA NÃO PERDE HÁ UM ANO

Sem derrotas em 2024/2025 e sem derrotas nos playoffs da LBM 2023/2024, fazendo portanto uma sequência de 28 vitórias consecutivas para o tricampeão nacional. O último desaire do SL Benfica na Liga Betclic Masculina data de 20 de janeiro de 2024 (91-71 em Guimarães, frente ao Vitória) e, desde então, ninguém foi capaz de parar a equipa de Norberto Alves, que se tem mostrado também ela implacável nesta primeira volta da competição. Para tal, muito conta esta temporada o facto de serem os melhores marcadores (90.7ppj), os mais coletivos (23.3astpj) e os que mais roubam bolas (8.5rpj) em todas as equipas da Liga.

Trey Drechsel, Makram Romdhane, Nico Carvacho (estatística impressionante do poste chileno, que termina a primeira ronda com 80.5% da linha de dois pontos, 33 lançamentos de campo convertidos em 41 tentativas, o único jogador acima dos 80% neste quesito) têm sido os melhores das “águias” em termos estatísticas, dividindo entre si a maioria dos MVP de cada jogo (Tyler Stone encaminhava-se para uma grande época antes da lesão). Nota, contudo, para um outro destaque neste equipa do Benfica: Eduardo Francisco, jovem extremo angolano, de 21 anos, que se tem provado uma verdadeira ameaça debaixo do cesto. Uma máquina de “afundanços” e em grande crescimento no seio dos encarnados, que também já estrearam esta época os jovens João Panzo e Raivo Butirins, da equipa sub23 (a disputar a Proliga).

Eduardo Francisco

CORRIDA PELO MVP

Wesley Saunders, da Oliveirense, lidera a corrida ao MVP (25.9 de valorização média), mas os MVPs do Mês de Dezembro e Novembro, Ty Toney e Nico Carvacho, seguem logo atrás (22.9val e 21.5val). Entre eles, ergue-se o gigante da Madeira, Michael Durr, com 21.7val, e o base de Queluz, Greg Parham, com 21val.

Ty Toney é inclusive o melhor marcador do campeonato: 21.6ppj, à frente de Parham (19.7ppj); e Durr o melhor ressaltador, com 11.2ppj, 101 “grabs” (o internacional português Ricardo Monteiro é 2.º, com 9.2rpj – e líder nos defensivos -, o 3.º é o seu colega de equipa no Vitória SC, Trey Moses, 8.9rpj). Parham, a par de Miguel Monteiro, lidera também nas assistências (6.2astpj).

Há ainda um outro nome a ocupar os top5 estatísticos: Elijah McCadden, extremo-base do Galitos BARREIRO, que tem imposto o seu atleticismo em campo e aproveitado para se mostrar como a principal ameaça ofensiva da equipa do Barreiro: 18.1ppj, na “cola” de Toney e de Parham.

Depois, os lançadores: Malik Morgan da UD Oliveirense leva 50% de triplo num 40/80 perfeito. José Barbosa (SL Benfica) também tem estado muito bem para lá da linha de três pontos, mas com menos tentados (54%, 15 em 28). Em comparação, quem tem mais triplos tentados é Ty Toney (31/88, 35.2%).

Malik Morgan (à direita)

OS RECÉM-CHEGADOS

QUELUZ O NOSSO PREGO e Galitos BARREIRO não são estreantes, mas recém-chegados. O campeão e vice-campeão da Proliga 23/24, respetivamente, terminam a primeira volta em 11.° (menos um jogo) e 9.°, numa época de consolidação para os comandados de César Rodrigues e de Henrique Pina, sucessor de Pedro Oliveira no comando da equipa do Barreiro. Os alvinegros têm contado com dois inspirados reforços esta época: o MVP de Outubro, KaVaughn Scott, e o base Gregory Parham II, que se estreou na Liga com um triplo-duplo à primeira jornada. Nos Galitos, o destaque tem sido Elijah McCadden, o 3,º melhor marcador da LBM, com 18.1ppj.

KaVaughn Scott (a lançar)

KEY-MATCHES

Recuamos até à terceira jornada, em Outubro, para o “buzzer-beater” do ano de 2024: Ty Toney puxou o “gatilho” e marcou o triplo decisivo no triunfo do Esgueira sobre o Sporting CP, “na buzina”, impondo aos “leões” uma derrota precoce (e talvez surpreendente?) na fase regular da LBM. Uma jornada depois, no final de outubro, a Ovarense Gavex vence fora o Queluz por um ponto de diferença, 86-87, novamente ao cair do pano, com um alley-oop fatal de Delaney Blaylock a fechar uma jogada ensaiada do técnico vareiro João Tiago.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

O QUE ESPERAR DA SEGUNDA VOLTA

A mesma competitividade da primeira, bancadas entusiásticas e emoção do início ao fim de cada encontro. Esse tem sido – e continuará a ser – o principal apanágio da divisão cimeira do Basquetebol Português, que regressa já no este fim de semana, 11 e 12 de janeiro.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Joga-se a 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina este fim-de-semana

Entramos este fim-de-semana na 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina, jornada essa que, tal como as outras, promete espetáculo nos pavilhões de norte a sul do país.

A maioria dos jogos iniciam-se no sábado, à exceção do CD Póvoa ESC Online e do SL Benfica, que se defrontam no domingo, dia 22 de dezembro. Será pelas 16h de 21 de dezembro (sábado) que a Ovarense Gavex recebe o Imortal LUZiGÁS e, pela mesma hora, é vez do AD Galomar receber o Esgueira Aveiro OLI. Mais tarde, pelas 18h, os leões do Sporting CP recebem o Vitória SC, jogo que será transmitido na Bola TV. O embate entre o Galitos Barreiro e a UD Oliveirense está agendado para as 18h45 e, por último, o Queluz O NOSSO PREGO recebe o FC Porto, às 20h30, jogo que pode ser acompanhado na DAZN.

As equipas que vão fechar esta jornada são o CD Póvoa ESC Online e o SL Benfica, que se encontram pelas 15h. Em antevisão à FPB, o capitão dos Poveiros afirma que a equipa está melhor e mais confiante a cada semana que passa. “O SL Benfica tem um plantel muito experiente e com muitas soluções, temos de ter consciência das diferenças mas nunca perder a vontade de competir e de ganhar”, constata Miguel Rodrigues. Por seu turno, José Barbosa, atleta das águias, refere que “jogar na Póvoa de Varzim é sempre complicado, vai ser uma partida bastante difícil. Queremos manter o nosso bom momento, temos uma identidade muito própria”.

Todos os jogos serão transmitidos pela FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


Primeiro jogo do SL Benfica no Fidelidade esta época termina com um desaire

As “águias” receberam esta noite (29 de outubro) o Bertram Derthona Basket, na 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo onde os adeptos encarnados marcaram presença, pela primeira vez, no Pavilhão Fidelidade, já que quer as duas primeiras jornadas da Liga Betclic Masculina, quer as duas primeiras jornadas da fase de grupos da Champions League, se jogaram na condição de visitante. O resultado, contudo, não satisfez os adeptos: 58-72 para os italianos, que são também o próximo adversário dos encarnados na prova.

O SL Benfica apresentou uma boa réplica perante o primeiro classificado do Grupo G, só com vitórias, com José Barbosa a acertar quatro dos seus cinco triplos tentados e, somando três roubos de bola, a ser o melhor dos comandados de Norberto Alves. Nicolas Carvacho (7pts, 6res) e Eduardo Francisco (8pts, 6res) estiveram logo atrás do base português. As águias perderam todos os quartos (16-21/16-20/4-16/12-15) por uma diferença residual, que se foi acumulando ao longo de todo o jogo, com o Derthona a saber controlar a vantagem.

Norberto Alves

O SL Benfica volta agora a jogar na Champions League no dia 13 de novembro, pelas 19h30, precisamente frente ao Bertram Derthona, desta vez em Itália, a contar para a 4.ª jornada da prova.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Benfica vai jogar a Liga dos Campeões em 2024/2025

Pela terceira temporada consecutiva, o Sport Lisboa e Benfica (SLB) vai estar na fase regular da Basketball Champions League (BCL). As águias bateram esta tarde (21 de setembro) o Fribourg Olympic, da Suíça, por 91-85, na final da ronda de qualificação, garantindo o acesso à fase de grupos da principal prova internacional de clubes da FIBA em 2024/2025

Depois de terem vencido na quarta-feira o Rilski Sportist, da Bulgária, na meia-final da ronda de qualificação, as águias voltaram a contar com uma excelente prestação de Ahmaad Rorie. O norte-americano, reforço para 2024/2025, tinha somado nesse jogo 13 pontos, com um grande primeiro quarto, e agora voltou a ser decisivo: 24 pontos (4/6 3P), com cinco ressaltos e sete assistência (29val).

Na Gloria Sports Arena, Turquia, Norberto Alves escalou Ahmaad Rorie, José Silva, Makram Ben Romdhane, Marcus Thornton e Nicolas Carvacho para o cinco inicial e a equipa entrou bem na partida, com um parcial de 11-4. O Fribourg acabou por recuperar alguma vantagem, terminado os primeiros dez minutos 28-26 para as águias. Que responderam céleres ao pedido pelo técnico vermelho e branco e, com Marcus Thornton a marcar 9 dos seus 17 pontos, levaram a partida para o balneário nos 52-41.

Ahmaad Rorie

O Fribourg regressou do intervalo a mostrar que a palestra de Thibaut Petit tinha surtido efeito, levando de vencida o 3.º quarto por 25-14 e equilibrando a partida na chegada aos últimos dez minutos. Os suíços ainda estiveram na liderança (80-81), com cinco minutos para jogar, mas a partir daí Ahmaad Rorie marcou sete pontos (10 no período) e o SLB foi gerindo a vantagem até ao final.

Nicolas Carvacho (17pts, 7/10 2P, 8res – 23 val), também ele reforço dos encarnados nesta época, esteve igualmente em grande plano.

Estatística completa aqui.

Os festejos de Daniel Relvão e José Barbosa

As águias, como vencedoras da Ronda de Qualificação 1, vão agora integrar o Grupo G da fase regular da BCL, ou seja, irão entrentar o BAXI Manresa (Espanha), Bertram Derthona Tortona (Itália) e NINERS Chemnitz (Alemanha).

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotografias | BCL

Rivais de Lisboa frente a frente na Supertaça MetroNumbers

Tudo a postos para o começo da época 2022/2023. A supertaça MetroNumbers masculina dá início ao novo ano desportivo e logo com um dérbi lisboeta.

SL Benfica, atual campeão nacional em título, e Sporting CP, vencedor da Taça de Portugal Alfaloc, medem forças este sábado, a partir das 18 horas, para descobrir quem levantará o primeiro troféu oficial da época.

José Barbosa e Norberto Alves, dos “encarnados”, e Diogo Ventura e Nuno Manarte, dos “leões”, estiveram à conversa com a FPBtv e lançaram o duelo deste sábado, que tem transmissão na RTP2 e na FPBtv.

O bilhete tem o custo de 5 euros e dá acesso a ambos os jogos. Os ingressos podem ser adquiridos nos pontos aderentes FNAC e Worten ou aqui, na bilheteira do Teatro Virgínia, de segunda a sexta, das 11h às 13h e das 14h às 18h30, ou no Palácio dos Desportos, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

No dia dos jogos, os bilhetes restantes estarão à venda no Palácio dos Desportos a partir das 9h. As portas abrem pelas 14 horas.

Informação de entrada


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.