Artigos da Federaçãooo

“É fácil jogar com Neemias”

Nos Stockton Kings, equipa afiliada aos Sacramento Kings na G League, Neemias Queta partilhou o campo e o balneário com Wes Iwundu, extremo de 28 anos que conta com cinco anos e 226 jogos de experiência na NBA (Orlando Magic, Dallas Mavericks, New Orleans Pelicans e Atlanta Hawks) e está a tentar voltar à liga norte-americana através do campeonato de desenvolvimento. Em declarações à FPB, Iwundu deixa elogios ao internacional português, que considera ter capacidade para se fixar na melhor liga do mundo.

Ser colega de Neemias Queta é um privilégio, diz Iwundu. “É fácil jogar com ele. Por ser muito grande na área restritiva, o Neemy limpa muitos dos nossos erros e torna o jogo muito fácil para nós”, revela o extremo de 1.98 metros, que acrescenta que Neemias também é importante fora das quatro linhas: “É divertido. Bom rapaz, sempre com boa energia e um sorriso na cara. Há sempre boas ‘vibes’ quando o Neemy está por perto. Tenho muito respeito por ele”.

Sendo um dos mais veteranos em Stockton, Iwundu é abordado pelos jogadores mais jovens sobre a vida na NBA e Neemias não é exceção. “Falamos muitas vezes. Sobretudo sobre as viagens e coisas fora do campo. Nunca hesito em responder e ele está sempre a fazer perguntas. Está sempre a tentar melhorar e a aprender”, explica. Como resposta aos pedidos de conselhos sobre o que é mais importante para vingar na NBA, Iwundu não hesita: “É preciso ter força mental e lembrarmo-nos que isto é só basquetebol. Isto é a nossa vida e a força mental ajuda a ultrapassar as adversidades e as pressões. Isso ajuda a levar a época avante e ver, no fim, onde nos leva.”

Depois de um ano ao lado do português, Wes Iwundu destaca a ética de trabalho do poste do Vale da Amoreira. “Uma coisa que adoro no Neemy é que está sempre a trabalhar. Tudo o que faz nos jogos, ele já trabalhou nisso. E dá para ver quão bom jogador ele é. Tem muita energia e está sempre lá para nós. Respeitamo-lo muito e tentamos dar-lhe energia também”, afirma.

Foto: Getty Images


“Queta é jogador de nível NBA”

Vitor Galvani, treinador adjunto dos Mexico City Capitanes, da G League, esta época teve que defrontar Neemias Queta na liga de desenvolvimento da NBA. Para o técnico brasileiro, que também é adjunto da seleção do Brasil e selecionador de Sub18 dos canarinhos, o internacional português é um jogador difícil de ter como adversário.

“A gente sabe que ele tem um potencial incrível. Você olha para ele e você se assusta, porque é muito grande, e sabíamos o desafio que seria defendê-lo e o perigo que ele é dentro do garrafão, dos dois lados do campo. Não é um scouting fácil de fazer, porque ele é uma presença muito grande no garrafão, então temos que estar muito bem preparados”, explicou o treinador que está na equipa mexicana da G League.

Durante os jogos entre Stockton Kings e Mexico City Capitanes, Galvani falava em português com Neemias, para espanto de todos os outros no pavilhão: “Fazemos ‘trash talk’ em português, que ninguém entende e todo o mundo fica olhando. Faz parte do jogo. Acho muito legal ter um português aqui na liga”.

Na opinião de Vitor Galvani, Neemias fez tudo para garantir a sua continuidade na liga norte-americana. “Eu acho que o Queta é jogador de nível NBA. Talvez possa melhorar em não cometer tantas faltas, porque a NBA é uma liga ainda mais rápida do que a G League”, sublinha o treinador brasileiro, que garante estar atento à Liga Betclic: “Eu acompanho a liga de Portugal e vejo que está crescendo, e é bem bacana ver um português jogando na G League e na NBA”.

Foto: Getty Images


“Neemias tem boas hipóteses de ficar num plantel da NBA”

Deuce Mason e Morgan Ragan são os comentadores dos jogos caseiros dos Stockton Kings, equipa da G League afiliada aos Sacramento Kings onde Neemias Queta disputou a maioria dos jogos nos últimos dois anos. Autores de um dos podcasts mais ouvidos pela comunidade de Sacramento e espectadores atentos do dia-a-dia do conjunto californiano, Deuce e Morgan são, por isso, duas das pessoas que acompanharam mais de perto a evolução do internacional português.

“No ano passado, o Neemy andou sempre a saltar entre as duas equipas e não teve muitos minutos de jogo. O melhor deste ano é que esteve a jogar e, em cada oportunidade de melhorar, deu para ver o seu crescimento. Este ano também andou nas duas equipas e isso não é fácil, é um desafio mental, mas ele mostrou essa evolução e vimo-lo no fim-de-semana All-Star da G League, no Next Up Game. Eu penso que ele é um jogador de NBA. O desafio é ser consistente, ser agressivo, evitar fazer muitas faltas e vai chegar lá”, diz Deuce Mason.

O desenvolvimento de Neemias foi uma ideia corroborada por Morgan Ragan: “O mais divertido, esta época, é que mostrou evolução. Foi agressivo a finalizar, nos ressaltos, e adoro o facto de ter capacidade de espaçar o campo, sendo um poste de 2,13 metros. Mostrou capacidade de deslocamento lateral, na defesa, e é incrível ver o seu crescimento”.

Os adeptos dos Sacramento Kings estão a vibrar com o regresso da equipa aos playoffs, 17 anos depois da última presença na fase a eliminar da competição, mas Deuce Mason já olha para as decisões que o ‘front office’ terá que fazer no final da temporada. “Vamos ser honestos. Os Kings têm que resolver os problemas com os postes suplentes. Não tiveram consistência. O Chimezie Metu jogou a espaços, o Richaun Holmes era titular e agora nem joga, o Trey Lyles joga em ‘small ball’, e acho que os Kings gostam do que o Neemias pode oferecer como jogador. É bom passador, e vemos que essa é a forma como o Domantas Sabonis orquestra o ataque. Obviamente, o Neemy ainda não tem a habilidade do Sabonis, mas consegue fazer assistências. E os Kings também precisam de protecção de cesto, pelo que acredito que ele vai ter uma oportunidade de ser o poste suplente desta equipa na próxima época. Só precisam de alguém que jogue 15 minutos por jogo, talvez 20”, refere o narrador dos jogos de Stockton.

“Quando há um jogador grande, com aquelas capacidades, haverá sempre equipas interessadas. Ele tem capacidades únicas. Ele tem ‘skills’ e altura, portanto tem boas hipóteses de ficar num plantel da NBA”, acrescenta Deuce Mason, enquanto Morgan Ragan dá a receita para o sucesso do poste luso na liga principal: “No nível seguinte, tem que ser capaz de se manter sem problemas de faltas. Estamos a ver cada vez mais domínio na G League e é isso que temos que ver destes jogadores. Se querem chegar à NBA, têm que dominar aqui”.

Em Sacramento, Neemias Queta não é o único nome que é associado a Portugal e, para Deuce e Morgan, as memórias de Ticha Penicheiro e do título da WNBA que conquistou pelas Sacramento Monarchs estão bem presentes. “A Ticha foi uma das mulheres que vi jogar enquanto crescia e dizia: «Quero ser como ela». Nunca cheguei ao nível dela, obviamente, mas foi tão bom que ela tivesse passado por Sacramento. Fomos uns sortudos por termos tido as Monarchs e a Ticha aqui”, diz Morgan.

“Tínhamos o Jason Williams nos Kings e a Ticha nas Monarchs. Era excitante. A Ticha era uma jogadora incrível e trouxe estilo ao jogo”, lembra Deuce, que tornou conhecida uma expressão durante os jogos dos Stockton Kings: “Uma das melhores coisas que aconteceu quando o Neemy chegou foi aperceber-me da paixão dos portugueses. Eu disse «Portugal, stand up!» e adorei a paixão. Nós amamos o jogo e perceber que as pessoas ficam acordadas durante a noite, até de manhã, para ver a G League… Os portugueses estão tão orgulhosos que fico com arrepios. Mostra o orgulho em alguém que representa o país, mas também o jogo de basquetebol. Isso é incrível”.

Para Deuce Mason e Morgan Ragan, receber o carinho dos portugueses durante os jogos em que Neemias participa é especial. “Estamos a comentar os jogos e vemos os portugueses no chat do YouTube, acordados até tarde para ver o Neemy, e a ficar chateados se ele não joga muito tempo e ficam doidos se ele joga bem. É tão bom ver essa paixão”, explica Deuce, enquanto Morgan agradece as mensagens ao longo dos últimos dois anos: “O orgulho, o compromisso, não há nada igual. Lembra-me muito dos fãs de Sacramento. Faz sentido que estejamos juntos nisto e obrigado por todo o apoio a todos os que estão aqui e ao que nós fazemos também”.

Foto: Stockton Kings


“Neemias foi tremendo na G League”

A acompanhar diariamente os Sacramento Kings nos últimos 13 anos, o jornalista James Ham é uma das pessoas mais avalizadas para dissecar o trabalho da equipa que escolheu o português Neemias Queta no draft de 2021. Como ‘beat reporter’ que viu vários jovens jogadores a passar pela formação de Sacramento, Ham diz que Neemias evoluiu muito nestes dois anos e espera que o internacional luso possa fixar-se na equipa principal dos Kings no futuro.

James Ham faz um balanço muito positivo das últimas duas épocas de Neemias Queta. O jornalista salienta que “Neemy e os Kings trabalharam muito para que ele adicionasse força no ‘core’. Tem altura de NBA, mas é diferente ter corpo de NBA. Encheu o corpo, tem altura e envergadura, e isso foi uma parte fundamental do seu desenvolvimento. Não apenas o lançamento, o passe ou o drible. Para estes jogadores que chegam de universidades mais pequenas, é sobretudo desenvolver o corpo, para garantir que aguentam a dureza de uma temporada com 82 jogos. Têm que ter velocidade, rapidez, deslocamento lateral quando o talento que existe na liga é tão grande”, refere.

Para o ‘beat reporter’ dos Kings, o poste português de 2,13 metros fez aquilo que lhe era pedido e agora está mais preparado para lutar por um lugar na NBA: “O Neemy fez um bom trabalho, cresceu, aprendeu, dá bons bloqueios, melhorou no lançamento de três pontos. Nas oportunidades que teve na NBA, teve algumas dificuldades nos ressaltos, e tem que perceber que para vingar na NBA tem que jogar bem todas as noites, sempre com a mesma intensidade e agressividade. Espero que faça parte do plantel dos Sacramento Kings na próxima época. Vamos ver o que acontece, mas é um jovem que tem sempre um sorriso, está sempre disponível para trabalhar e eu gosto de estar com ele quando ele vem à equipa principal”.

Os Kings têm vários postes com contrato a terminar este verão, incluindo Neemias Queta. E James Ham não antecipa, para já, se o português pode ser o poste suplente do lituano Domantas Sabonis na próxima época. “Vamos ver como se desenvolve no verão. Jogar contra o Sabonis (nos treinos) vai ajudá-lo muito, mas também contra outros postes com outras características. Também é bom para o Neemy defrontar o Chimezie Metu, que pode ir ao perímetro e é preciso persegui-lo. Ou o Richaun Holmes, que não jogou muito esta época, mas é um dos melhores postes a jogar bloqueio direto. Se o Neemy aprender a jogar frente a todos estes estilos e adicionar um pouco de cada um ao seu jogo, isso vai ajudá-lo a longo prazo. Se vai ser o poste suplente, vamos ter que esperar para ver”, afirma.

“O Alex Len, o Chimezie Metu e o Trey Lyles terminam contrato, e os Kings precisam de um poste que desarme lançamentos e saiba passar a bola e dar bloqueios, que é algo que o Neemy sabe fazer. Existe uma possibilidade de ficar aqui, mas tem que trabalhar e conquistar o seu espaço no plantel. Ele termina contrato, mas os Kings têm o direito de garantir a sua continuidade e investiram muito tempo no seu desenvolvimento. Foi tremendo na G League e fica a questão se consegue trazer esse nível para a NBA, mesmo que sejam apenas 12 ou 14 minutos por jogo”, acrescenta James Ham.

O jornalista confirma, ainda, que os adeptos portugueses têm sido muito entusiásticos no apoio a Neemias nas redes sociais. “Adoro abraçar novas culturas e, para um país como Portugal, que nunca teve um jogador na NBA, faz parte ter que explicar parte do processo. A Ticha (Penicheiro) era uma estrela, que acredito que deve ser Hall of Famer. É diferente de um jogador que vem de uma universidade mais pequena, que está a tentar chegar à NBA através da G League. Não é fácil chegar à NBA. Não basta ter altura. Não são só os números na G League que interessam. O papel será sempre diferente. Espero que os portugueses percebam que estamos juntos e que o Neemy é um bom miúdo e queremos o melhor para ele também. Apoiem o vosso jogador, mas não fiquem ofendidos quando os Kings não o chamam à equipa principal. O importante é o desenvolvimento, o crescimento e evoluir todos os dias, que penso que foi o que aconteceu com ele”, diz James Ham.

Foto: Getty Images

***

Esta é a primeira de um conjunto de entrevistas que a Federação Portuguesa de Basquetebol fez em Sacramento e que vamos publicar nos próximos dias. Fiquem atentos(as) ao site e às redes sociais da FPB.


Neemias Queta inicia playoffs da G League esta quinta-feira

O internacional português Neemias Queta inicia, na madrugada de quinta para sexta-feira (3h00, NBATV), a participação nos playoffs da G League, depois de ter ajudado os Stockton Kings a terminar a fase regular da prova com o melhor registo da liga: 25 vitórias e 7 derrotas.

Com médias de 16.8 pontos, 8.7 ressaltos, 2.4 assistências, 0.9 roubos de bola e 1.9 desarmes de lançamento nos 29 jogos que disputou na fase regular, Neemias prepara-se agora para a fase a eliminar da competição, onde os Kings se estreiam diante dos Sioux Falls Skyforce.

Nuns playoffs disputados em sistema de jogo único até às Finais (melhor de 3), os Kings contam com a inspiração do poste luso, que foi All-Star da G League e consolidou o seu estatuto como um dos melhores atletas da liga de desenvolvimento da NBA.

Foto: Stockton Kings


Neemias dá espetáculo no All-Star da G League

Neemias Queta esteve em alta rotação no “Next Up Game”, o All-Star da G League, esta noite, ao apontar 22 pontos pela formação de Scoot Henderson, sendo o melhor marcador da equipa.

A partida terminou com um resultado de 178-162 para a turma de Luka Garza, em Salt Lake City, mas ficaram na retina vários lances do “nosso” Neemias, primeiro basquetebolista português de sempre a alinhar na NBA, e que começou como titular no Jon M. Huntsman Center.

O jogador dos Sacramento Kings, que na G League atua na equipa afiliada dos Stockton Kings, terminou o jogo com os já referidos 22 pontos (10/12 2P, 1/1 3P, 1/1 LL), nove ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento.

Abaixo podem ver, ou rever, alguns dos lances marcantes do craque português, com afundanços de cortar a respiração.

 


Neemias Queta escolhido para o jogo All-Star da G League

O português é um dos jogadores em maior destaque na competição e depois de 27 jogos disputados ao serviço dos Stockton Kings, onde apresenta médias de 18 pontos, 8.4 ressaltos, 2.8 assistências, 0.8 roubos de bola e ainda 2.0 desarmes de lançamento, por jogo, a segunda média mais elevada da G League.

O português integra uma lista de 24 atletas que ainda não conhecem a equipa que vão representar no “Next Up Game” da G League. O português será capitaneado por Scoot Henderson ou Luka Garza, mediante as escolhas dos capitães supramencionados. O “draft” das equipas All-Star da G League está agendado para o próximo dia 14 de fevereiro.

O jogo All-Star da G League, “Next Up Game”, vai ter lugar em Salt Lake City, às 22h00 do próximo dia 19 de fevereiro.


Neemias Queta é a Personalidade de 2022 para a FPB

Neemias Queta é a Personalidade do Ano de 2022 para a FPB, e por isso o seu nome foi indicado pela Federação para a 26.ª Gala do Desporto, da Confederação do Desporto de Portugal, que se realizou esta quarta-feira à noite. Homenageamos Neemias, após um ano em que somou atuações na NBA e em que se estreou pela Seleção Nacional sénior, com contributo em duas vitórias. E parabenizamos Fernando Pimenta, consagrado canoísta nacional que ganhou o prémio de Melhor Atleta Masculino de 2022.

Neemias Queta começou a jogar basquetebol aos 10 anos, no Futebol Clube Barreirense, emblema que representou durante oito épocas, altura em que se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica, onde permaneceu na época 2017-18. Na temporada seguinte rumou aos EUA para representar, durante três anos, Utah State University. Aqui, entre outras distinções, foi considerado Mountain West Freshman of the Year, em 2019, e Mountain West Defensive Player of the Year, em 2019 e 2021. Também em 2021, integrou a First-team all-Mountain West e foi Naismith Defensive Player of the Year Finalist.

É o primeiro português a ingressar na NBA. Selecionado na 39.ª posição do draft de 2021 pelos Sacramento Kings, estreou-se em 17 de dezembro desse ano. Representou a equipa num total de 15 jogos em 2021-22 e em quatro ocasiões na presente época. Ao serviço dos Sacramento Kings venceu a NBA Summer League em 2021, um torneio de verão que já escapava ao clube californiano desde 2014. Por ser detentor de um “Two-Way contract”, também representa os Stockton Kings na G League, liga de desenvolvimento da NBA.

Ao serviço desta equipa disputou 14 jogos em 2021-22 e já 11 em 2022-23, com crescentes minutos de utilização e crescentes estatísticas. Representou a Seleção Nacional de sub18 em 2017 e a Seleção Nacional de sub20 em 2018 e 2019, ano em que Portugal se sagrou campeão europeu da Divisão B, alcançando, pela primeira vez, a subida à Divisão A. Ainda que não tenha disputado a final, por se ter lesionado, integrou o cinco ideal da prova. Em agosto último representou, pela primeira vez, a principal Seleção Nacional sénior, na Pré-Qualificação para o EuroBasket 2025, contribuindo para as vitórias frente à Roménia e a Chipre.


Última oportunidade para votar no Neemias!

O “nosso” Neemias Queta é um dos nomeados da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), para o prémio de Atleta Masculino do Ano.

As votações estão a terminar, mas ainda podes fazer a diferença e votar no “nosso” craque para vencer o galardão de Atleta Masculino do ano. As votações para este prémio terminam apenas as 17h00 desta terça-feira.

A 26.ª “Gala do Desporto”, a realizar-se esta quarta-feira, consagrará o Atleta masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal. O evento está vai ter lugar no Casino do Estoril.

Podes votar no Neemias, aqui. Contamos contigo!


Neemias Queta na votação para “All-Star” da G-League

A decorrer durante o fim-de-semana All-Star da NBA, em Salt Lake City, Utah, o Next Up Game da G League coloca em campo algumas das principais figuras da liga norte-americana e Neemias Queta pode ser uma delas.

Pela primeira vez na história da G League, os adeptos têm a oportunidade de votar nos seus jogadores favoritos para participar neste evento. 24 jogadores, incluindo os 10 selecionados pelo voto popular, irão competir no Next Up Game. Os restantes 14 jogadores serão escolhidos pela organização.

A votação decorre online, aqui, e não tem limite de votos, encerrando dia 3 de fevereiro.

O Next Up Game da NBA G League terá lugar no domingo, 19 de fevereiro, no Jon M. Huntsman Center e tem transmissão na NBAtv.


Neemias Queta nomeado para Atleta masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal

O “nosso” Neemias Queta é um dos nomeados da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), para o prémio de Atleta Masculino do Ano.

Começou a jogar basquete aos 10 anos, no Futebol Clube Barreirense, clube que representou durante 8 épocas, altura em que se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica, onde permaneceu na época 2017/2018. Em 2018/2019, rumou aos Estados Unidos para representar, durante 3 épocas, a Utah State University. Aqui, entre outras distinções, foi considerado Mountain West Freshman of the Year em 2019 e Mountain West Defensive Player of the Year em 2019 e 2021. Também em 2021, integrou a First-team all-Mountain West e foi Naismith Defensive Player of the Year Finalist.

É o primeiro português a ingressar na NBA. Selecionado na 39ª posição do draft de 2021pelos Sacramento Kings, estreou-se em 17 de dezembro de 2021. Representou a equipa num total de 15 jogos na época 2021/2022 e já 2 na presente época 2022/2023. Ao serviço dos Sacramento Kings, venceu a NBA Summer League em 2021, um torneio de verão que já escapava ao clube californiano desde 2014. Por ser detentor de um “Two-Way contract”, também representa os Stockton Kings na G League, liga de desenvolvimento da NBA.

Ao serviço desta equipa, disputou 11 jogos em 2021/2022 e já 14 em 2022/2023, com crescentes minutos de utilização e crescentes estatísticas. Representou a Seleção Nacional Sub-18 em 2017 e a Seleção Nacional Sub-20 em 2018 e 2019, ano em que esta Seleção foi campeã da Europa da Divisão B, alcançando, pela primeira vez, a subida à Divisão A. Ainda que não tenha disputado a final, por se ter lesionado, integrou o 5 ideal da prova. Em agosto de 2022, representou pela primeira vez a principal Seleção Nacional, na Pré-Qualificação para o Eurobasket 2025, contribuindo para as vitórias frente à Roménia e ao Chipre.

Além de Neemias, também Pedro Pichardo (Atletismo), Fernando Pimenta (Canoagem), Zicky (Futsal) e Gustavo Ribeiro (Skate) estão nomeados para o prémio. A 26.ª “Gala do Desporto”, que consagrará o Atleta masculino do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal, está agendada para o próximo dia 1 fevereiro, no Casino do Estoril.

As votações para o galardão decorrem até às 17h00 do dia 31 de janeiro no site do CDP.


Neemias dá espetáculo na vitória dos Kings diante dos Lakers

Neemias não falhou! Depois de ter sido utilizado na derrota diante dos Charlotte Hornets (119-125) para render o titular, Domantas Sabonis, o jovem poste luso voltou a ser a primeira opção a partir do banco para render a estrela lituana dos Sacramento Kings. Além da vitória (120-134), Neemias agarrou a oportunidade dada pelo treinador Mike Brown e contribuiu com 10 pontos (100%) e três ressaltos nos 10’34” minutos que passou dentro das quatro linhas.

Além da eficaz exibição, Queta deu ainda espetáculo diante da equipa de LeBron James. As boas sensações nos minutos de que dispôs deixam boas indicações daquela que pode ser a utilização do internacional português nos próximos jogos da equipa de Sacramento. No rescaldo do jogo, Neemias mostrou-se satisfeito com a exibição e ainda agradeceu, em português, todo o apoio que tem recebido.

Os Sacramento Kings regressam à ação na madrugada da próxima sexta-feira (03h00), na receção aos Washington Wizards.


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.