Artigos da Federaçãooo

SL Benfica vence FC Porto pela margem mínima no primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina

O Pavilhão Fidelidade foi palco de um espetáculo vibrante de basquetebol neste primeiro jogo da final da Liga Betclic Masculina, com SL Benfica e FC Porto a mostrarem porque são os principais candidatos ao título nacional.

O primeiro período começou com ambas as equipas a impor um ritmo alto. O FC Porto entrou mais eficaz, com boas decisões no ataque e acerto no lançamento exterior, o que lhe permitiu fechar o quarto inaugural com uma ligeira vantagem de 26-27. O Benfica, porém, manteve-se sempre próximo, respondendo com transições rápidas e uma boa presença no ressalto ofensivo.

No segundo parcial, os encarnados subiram de rendimento. A defesa tornou-se mais agressiva e o coletivo começou a funcionar com maior fluidez. Apesar disso, os dragões não perderam o foco e conseguiram equilibrar as ações, embora o Benfica tenha vencido o período por 23-21, passando assim para a frente do marcador ao intervalo (49-48).

O terceiro período foi o mais desequilibrado da partida. O Benfica impôs-se com autoridade, destacando-se pela sua intensidade defensiva e eficácia na concretização. A equipa da casa conseguiu condicionar o ataque portista, obrigando-o a recorrer a soluções mais forçadas. Com um parcial de 25-18, os comandados de Norberto Alves criaram a primeira diferença significativa no jogo, aproveitando a inspiração dos seus principais atiradores e o apoio constante dos adeptos no Pavilhão Fidelidade.

Após três períodos muito disputados, o Benfica entrou no último quarto com uma vantagem curta mas preciosa. O FC Porto, liderado por um inspirado Max Landis, reagiu com força nos minutos finais e venceu o último parcial por 21-28, forçando um desfecho emocionante até ao último segundo. Ainda assim, os encarnados conseguiram segurar a vantagem mínima e assegurar o 1-0 na série após um triunfo por 95-94.

O grande destaque da partida foi Nico Carvacho, que somou 23 pontos, nove ressaltos e uma assistência, alcançando 26 pontos de valorização. O poste chileno mostrou-se dominante na área pintada, com uma eficácia notável e presença física fundamental em ambos os lados do campo. Do lado azul e branco, Max Landis protagonizou uma exibição individual impressionante, com 37 pontos, dois ressaltos e uma assistência, alcançando 31.5 de valorização. O base norte-americano foi o principal responsável por manter o FC Porto na luta pelo resultado até ao fim, com vários lançamentos de alto grau de dificuldade e uma exibição ofensiva de elite.

O jogo 2 da Final está marcado para esta terça-feira (10 dezembro) às 14h, com transmissão RTP2 e FPBtv.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto fecha Jogo 1 da ronda inaugural dos playoffs com vitória em casa

O FC Porto vai juntar-se ao SL Benfica, Sporting CP e UD Oliveirense como uma das quatro equipas que entraram a vencer nos playoffs da Liga Betclic Masculina. As águias tinham vencido os vimaranenses na sexta-feira (9 de maio), ao passo que os leões bateram os Galitos do Barreiro e os oliveirenses deixaram por terra os eternos rivais de Ovar, num sábado (10 de maio) de muita emoção nas bancadas do João Rocha e do Dr. Salvador Machado.

Este domingo, foram os dragões que aproveitaram o fator-casa para saírem por cima na receção aos algarvios do Imortal LUZiGÁS, no Jogo 1 dos Quartos de Final da prova, que opôs no Dragão Arena 2.º e 7.º classificado da fase regular. Resultado final: 88-74 para os comandados de Fernando Sá, num início de série pautado pelo equilíbrio.

Os azuis e brancos entraram melhor na contenda (21-14), os algarvios souberam reagir e empataram o segundo quarto (25-25) e venceram o terceiro (23-24), mas a reta final da equipa anfitriã foi muito forte, com 19-11 nos últimos dez minutos, à boleia das grandes exibições de Toney Douglas, muito perto do triplo-duplo (23pts, 8res, 8ast – 36.5val), e de Max Landis (19pts, 22.5val).

Do lado do Imortal, Malik Bowman (15ps, 9res) foi quem mais remou contra a corrente, a par de Daryl Banks III (16ps, 5res, 5ast) e Moses Flowers (15pts).

Dragões e algarvios voltam a encontrar-se no dia 15, pelas 19h30, para o Jogo 2 da ronda, desta feita no Desportivo de Albufeira.

A estatística completa aqui.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)


Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

 


FC Porto e Sporting CP com clássico marcado para a final da Taça de Portugal Masculina Skoiy

Ambiente incrível em Matosinhos para as meias-finais da Taça de Portugal Masculina Skoiy. Cerca de 3500 pessoas encheram o Centro de Desportos e Congressos (CDC) este sábado (22 de março), num verdadeiro hino ao Basquetebol, que viu o FC Porto sair como finalista da prova – para disputar já amanhã a final, no mesmo pavilhão, pelas 17 horas, frente ao Sporting CP que, por seu turno, bateu a UD Oliveirense num duelo onde imperou o máximo equilíbrio e a indecisão até aos últimos segundos.

O CDC lotado para o Clássico

FC Porto 94-84 SL Benfica

Quem diz que o fator casa “não conta para nada” não esteve este sábado no CDC. Bancadas cheias, intensidade dentro e fora das quatro linhas e um grande jogo de Basquetebol para decidir quem sairia vencedor do Clássico. As “águias” venceram os primeiros dez minutos (19-24), mas sofreram com o segundo quarto de alto nível dos “dragões” (35-18). Ao intervalo, já se adivinhava quem, em caso de vitória azul e branca, se sagraria MVP do encontro, face à prestação: Tanner Omlid, com 28 pontos, seis ressaltos, quatro assistências, três roubos de bola e 33.5 de valorização.

Na segunda parte, os comandados de Fernando Sá cumpriram com o gameplan e aproveitaram a vantagem de 12 pontos para se manterem na frente, vencendo o terceiro quarto por um ponto (20-19). Os derradeiros dez minutos caíram para o SL Benfica (16-21), mas a vitória, essa, fica no distrito do Porto – embora, como o treinador portuense referiu em conferência de imprensa, “este jogo só permite ir lutar pelo título” – ou melhor, revalidá-lo, já que o FC Porto foi o vencedor da Taça de Portugal em 2023/2024.

“Nesta equipa temos muitos Omlid”, referiu o técnico, quando questionado sobre a exibição do base-extremo norte-americano, um jogador “que dá sempre tudo o que tem”. Max Landis (15pts) e Toney Douglas (14pts) foram os outros destaques azuis e brancos; do lado dos encarnados, Aaron Broussard, que já era o melhor benfiquista na prova, marcou 23 pontos (6res, 4ast) com 26 de valorização, Trey Drechsel marcou 14.

A estatística completa.

SPORTING CP 80-70 UD OLIVEIRENSE

Se o FC Porto – SL Benfica encheu por completo as bancadas, o Sporting CP – UD Oliveirense, não tendo a moldura humana que um Clássico acarreta, encheu por completo o campo. Quem esteve no CDC assistiu a um formidável jogo de Basquetebol, a começar com um ascendente verde e branco. Os dois primeiros quartos caíram para os pupilos de Luís Magalhães (27-21, 20-17), que chegaram assim ao intervalo a vencer 47-38.

Na segunda parte, a Oliveirense, “um histórico da modalidade”, como referiu o técnico Luís Magalhães, ainda se aproximou no marcador (venceu o terceiro quarto 13-15), e ainda conseguiu reduzir a diferença para sete pontos à entrada dos derradeiros dez minutos (esteve a três), mas as boas exibições de Danjel Purifoy (20pts), André Bessa e João Fernandes (ambos com 12 pontos) não pararam o poderio ofensivo do Sporting: Jeremiah Bailey (15pts, 4res) e Nick Ward (14pts, 6res – 19 val) estiveram entre os melhores dos “leões”, com Cat Barber a fechar o trio de mais valiosos, com 14 pontos, e os dez minutos finais terminaram 20-17.

A estatística completa aqui.

O MVP da última Taça de Portugal vai reencontrar a antiga equipa na final de amanhã, que se joga às 17 horas, no CDC de Matosinhos.

Os adeptos do Sporting CP devem dirigir-se à porta 2 e os adeptos do FC Porto à porta 1. Bilhetes disponíveis na Smartfan.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto vai quarta-feira à Turquia discutir continuidade na FIBA Europe Cup

A cidade é Bursa, na Turquia, o pavilhão, Tofas Spor Salonu. O FC Porto vai discutir esta quarta-feira (29 de janeiro) a passagem à próxima fase da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup. Os “dragões” estão obrigados a vencer os dois encontros que faltam se querem ambicionar os oitavos-de-final da prova, mas o adversário já venceu os comandados de Fernando Sá nesta segunda fase de grupos, e lidera o Grupo K com três vitórias.

Ainda assim, os azuis e brancos estão motivados, depois de vencerem o último encontro europeu e da recente vitória sobre o Sporting CP na Liga Betclic Masculina. Joga-se às 17 horas, com transmissão FIBA. Max Landis (14.1ppj), Phil Fayne (14ppj) e Toney Douglas (13.9ppj) têm sido os melhores do coletivo da Invicta nesta competição ao longo da época. Recorde-se que o FC Porto ficou em primeiro do Grupo I na primeira fase de grupos.

Phil Fayne

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FIBA Europe Cup: FC Porto vai a Maroussi esta quarta-feira

18h15 desta quarta-feira, dia 8. Com transmissão FIBA. Para a terceira jornada da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup. O adversário é o coletivo grego Maroussi Basketball Club, contra o qual não há registo de duelos dos azuis e brancos na prova. No entanto, os gregos já venceram nesta Segunda Ronda o Casademont Zaragoza, que derrotou os “dragões”, pelo que se espera um embate de peso para o coletivo de Fernando , quarto classificado do Grupo K.

É o primeiro jogo dos azuis e brancos nas competições europeias em 2025, e o emblema portuense quer repetir o sucesso da primeira fase de grupos e avançar para os quartos-de-final da competição. Max Landis (14.1ppj) e Phil Fayne (13.1ppj) têm sido os melhores do FC Porto este ano na prova.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FC Porto entra com o pé esquerdo na Segunda Ronda europeia

Boa réplica dos comandados de Fernando Sá no primeiro de seis jogos da Segunda Ronda da FIBA Europe Cup; pese o resultado final: 86-70 para o Casademont Zaragoza, que vence a segunda parte de um jogo que, até ao intervalo, estava sob total equilíbrio (40-38), com várias alternâncias no marcador.

Valeu Phil Fayne, com uma bela prestação na deslocação a terras espanholas: 22 pontos, nove ressaltos e dois desarmes de lançamento, com uma valorização de 29, sendo mesmo o MVP do encontro. Toney Douglas marcou 11 e Max Landis 10 pontos; Miguel Queiroz também assinalou uma boa exibição, com um triplo “no bolso”, nove ressaltos e cinco assistências em 13 minutos de jogo. Os “dragões” estiveram em bom plano, mas o coletivo de Saragoça “apertou” na derradeira metade da partida e a equipa sofreu com os pontos permitidos após turnover (7-17) – o emblema que milita na ACB não mais deixou escapar a vantagem e segue agora na frente do Grupo K desta segunda fase da prova (o Tofas Bursa-Maroussi joga-se amanhã).

É, aliás, o primeiro desses emblemas, o coletivo de Bursa (Turquia), o próximo adversário dos “dragões”, no dia 11 de dezembro, pelas 20 horas, na Dragão Arena. Transmissão, como habitual, da FPBtv.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Fed. Portuguesa de Basquetebol (@fpbasquetebol)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de destaque | FIBA Europe Cup

 


Benfica vence primeiro Clássico da Liga Betclic Masculina 2024/2025

Excelente primeiro dia de mais uma ronda de Liga Betclic Masculina este sábado (2 de novembro). Jogou-se a 4.ª jornada da prova, com destaque para O Clássico entre SL Benfica e FC Porto. Os encarnados saíram vencedores e ainda não perderam na prova, mas também não lideram a tabela classificativa – a UD Oliveirense, igualmente invicta, é 1.ª classificada pela diferença entre pontos marcados e sofridos. A Ovarense Gavex, que bateu o CD Póvoa ESC Online, também ainda não sabe o que é perder. O último embate da jornada será entre o Sporting CP e o Queluz O Nosso Prego, às 11h30 deste domingo, no Pavilhão João Rocha.

Todos os encontros têm transmissão FPBtv.

SL Benfica 82-77 FC Porto

Jogou-se até ao fim o Clássico no Pavilhão Fidelidade, com o SL Benfica a contar com Tyler Stone (24pts, 7res) e Eduardo Francisco (16 pontos e vários momentos a entrar nos highlights do encontro) muito inspirados. Não se esperava outra coisa além de bancadas cheias e muita rivalidade nesta partida historicamente competitiva e, apesar do FC Porto ter entrado melhor (15-19), foram as “águias” que lideraram o 2.º quarto (18-17), não chegando para ir para o intervalo a vencer (33-36).

Os comandados de Norberto Alves reagiram com a palestra e venceram a segunda parte (22-19 e 27-22), “tirando a desforra” do último encontro entre os dois emblemas, na Supertaça Mário Saldanha. O base internacional português Diogo Gameiro também esteve bem, a comprovar a grande época que tem vindo a fazer, com 13 pontos marcados (2/3 3P).

Do lado do FC Porto, Phil Fayne foi o MVP (26val). O poste dos “dragões” marcou 22 pontos com grande eficácia (81%) e colecionou seis ressaltos. Toney Douglas, a jogar contra a antiga equipa, chegou ao duplo-duplo (11pts, 10res) e Max Landis marcou 11 pontos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

Galitos BARREIRO 85-82 AD Galomar

Nova vitória para os recém-chegados, a sua segunda na Liga Betclic Masculina, em mais um jogo onde a emoção reinou até ao final. 27-27 no quarto inicial demonstrava grande equilíbrio entre a equipa de Pedro Oliveira e o grupo de João Freitas, e assim foi até ao fim. O Galomar ainda foi para o intervalo a vencer no Municipal Prof. Luís de Carvalho, depois de um bom 2.º quarto (17-23), a equipa da casa reagiu no 3.º (28-14) e, mesmo perdendo nos dez minutos finais (13-18), conseguiu segurar a vantagem.

Elijah Cadden foi o MVP – 27 de valorização. O jogador dos Galitos do BARREIRO marcou 23 pontos e teve ao seu lado Lloyd Bryan Jr., com 20 pontos, e Jaques Conceição, com 14. Na equipa da Madeira, Maleeck Harden-Hayes foi a principal ameaça ofensiva, com 30 pontos (25.5val); Nuno Sá, no seu segundo jogo em 2024/2025, quase chegou ao duplo-duplo (12pts, 9res) e Malcolm Drumwright marcou 13.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

Vitória SC 79-82 Esgueira Aveiro OLI

Que grande jogo no Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães. O Esgueira Aveiro OLI começou melhor (12-18), a equipa da casa recuperou no segundo quarto (23-20) e chegou-se ao intervalo num impasse, com meros três pontos a separar os dois coletivos. O Esgueira Aveiro OLI foi, no entanto, a melhor equipa em campo ao longo de todo o jogo, regressando dos balneários novamente com maior vigor (21-24). Os últimos dez minutos foram dos comandados de Miguel Miranda (23-20), e foi preciso aguardar até aos últimos segundos para se confirmar a vitória aveirense.

No Vitória SC, os melhores em campo foram David Wingett Jr (18pts, 9res), Tyke Thompson (13pts, 5res) e o internacional português Ricardo Monteiro, com nove pontos marcados e 12 ressaltos. No Esgueira Aveiro OLI, Ty Toney quase a fazer um triplo-duplo (29pts, 8res, 8ast) e com os seus 37 de valorização a torná-lo o atual MVP da jornada; Kingsley Nwagnoso quase fez um duplo-duplo (15pts, 9res) e Michael Diggins Jr também (12pts, 8res).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

UD Oliveirense 90-60 Imortal LUZiGÁS

O jogo com menos história desta 4.ª jornada: a UD Oliveirense chegou ao intervalo a vencer confortavelmente (43-29) e a diferença só alargou a partir daí, com a jovem equipa do Imortal LUZiGÁS a encontrar em Malik Bowman (19pts, 9res), Leo Behrend (15pts, 3res, 2ast) e Fábio Lima (10pts, 6res, 3ast) as suas melhores armas.

Do lado da equipa de Oliveira de Azeméis, a jogar em casa, Malik Morgan, com 25 pontos, foi o MVP; Wesley Saunders (16pts, 8res, 5ast) teve a mesma valorização que o colega de equipa (26.5val), mas com mais minutos em campo. A UD Oliveirense permanece, assim, no topo da Liga Betclic Masculina, com os mesmos pontos que SL Benfica, mas com vantagem na diferença pontual.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

CD Póvoa ESC Online 69-75 Ovarense Gavex

O encontro entre o coletivo da Póvoa do Varzim e a turma de Ovar começou de forma extraordinária, com uma chuva de triplos de parte a parte, prometendo ser uma partida de equilíbrio até ao fim. Assim foi: 23-24 nos primeiros dez minutos, 16-18 no segundo quarto, 39-42 ao intervalo. No terceiro quarto: 22-23, entrando assim com altas expetativas para o que seriam os dez minutos finais de um jogo de alto nível. Contudo, um parcial de 8-10 demonstra o que foi uma péssima reta final para ambos os conjuntos. A Ovarense Gavex, por exemplo, esteve os últimos cinco minutos sem marcar pontos.

Jonathan Silva é o destaque alvinegro, com 20 pontos e um ressalto abaixo do duplo-duplo (29val). Delaney Blaylock, figura da jornada passada, marcou 22 pontos e Render Woods marcou nove e juntou oito assistências. Já o melhor dos poveiros foram Nicolaos Arsenopoulos (18pts, 3res), Somtochukwu Dimanochie (13pts, 13res, com 25 de valorização) e Shiloh Robinson (10pts, 11res). Clyde Trapp esteve algo abaixo do seu potencial ofensivo (6pts), mas contribuiu com 10 assistências.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Liga Betclic (@ligabetclic_)

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


FCP volta a ganhar na Europe Cup; Sporting CP com deslocação difícil a Sardenha

FC Porto visita NHSZ-Szolnoki Olajbanyasz

Chegar, ver e vencer. O FC Porto ganhou pela terceira vez na Europe Cup, desta feita no terreno do NHSZ-Szolnoki Olajbanyasz, na Hungria (contra quem se , e continua em 2.º no Grupo I, atrás do PAOK mateco, após quatro jornadas. A diferença até ao intervalo não era algo por demais (37 – 41), mas diz-se que “os jogos ganham-se no terceiro quarto” e os “dragões” fizeram isso mesmo: parcial de 16-26 e depois foi só controlar a vantagem nos últimos dez minutos (18-21).

Resultado final de 71-88 e grandes prestações de Tanner Omlid (15pts, 9res, 4rb – 24val) e Max Landis, com 21 pontos (máximo do encontro). Phil Fayne marcou 13 e Toney Douglas 11.

O próximo encontro do coletivo de Fernando Sá é no dia 6 de novembro, pelas 20 horas, precisamente frente ao PAOK mateco, único adversário que conseguiu derrubar os “dragões” esta temporada. O jogo decorre na Dragão Arena e tem a habitual transmissão da FPBtv.

 

Sporting CP visita Banco di Sardegna Sassari

A equipa de Luís Magalhães, por sua vez, deslocou-se até Itália para medir forças com o Banco di Sardegna Sassari, numa partida que culminou na vitória para os italianos por 88-71. A equipa de sardenha esteve por cima em três dos quatro quartos, tendo a equipa portuguesa ganho o terceiro quarto por 20-21.

Apesar do resultado menos positivo, destaque para a boa prestação de Ludgy Debaut, que assinalou 16 pontos, nove ressaltos e uma assistência (21 pontos de valorização). André Cruz (oito pontos), Uwais Razaque (11 pontos) e Isaiah Armwood (oito pontos) foram outros nomes em evidência na equipa “leonina”.

O regresso à competição por parte do Sporting CP está marcado para dia 13 de novembro, quarta-feira, pelas 19h30 no Pavilhão João Rocha. Os “leões” recebem os Anwil Wloclawek, da Polónia.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Fotos |FIBA Europe Cup

Sporting alcança primeira vitória na Europe Cup; Porto não ultrapassa PAOK

Sortes diferentes para o Sporting CP e para o FC Porto na segunda jornada da Fase de Grupos da FIBA Europe Cup: os leões venceram “fora”, mas a jogar no Pavilhão João Rocha, os ucranianos do BC Dnipro, por 57-68; os dragões perderam frente ao PAOK mateco, na Grécia, por 89-70.

O Sporting disputa, aliás, o primeiro de dois encontros quase consecutivos, já que na sexta-feira voltam a receber o BC Dnipro, desta feita para cumprir a jornada “em casa”. Quem sabe não se repetirão as boas prestações de Ludgy Debaut (17pts, 12res, 2rb, 2dl – 28val), do internacional português André Cruz (12pts, 6res, 4rb – 19val) e do reforço para esta época Nick Ward, com 11 pontos e um ressalto abaixo do duplo-duplo. Do jogo, de salientar o grande equílibrio em todos os quartos (estava 31-32 ao intervalo), um excelente duelo e que se espera novamente na sexta-feira, dia 18, pelas 19h30. Com transmissão FPBtv.

Sérgio Silva e Nick Ward

Já o FC Porto não conseguiu ultrapassar os gregos do PAOK, apesar do resultado enganar: os azuis e brancos equilibram toda a partida, chegaram ao último quarto a perder por cinco pontos (68-63), mas não conseguiram passar para a frente. Muito tenha lutado Tanner Omlid, “dragão” com melhor valorização (22val), por culpa também dos seus cinco roubos de bola, a juntar aos 14 pontos e 5 ressaltos em pouco mais de 21 minutos de utilização. Max Landis marcou 17 pontos e Toney Douglas 12.

Os azuis e brancos ocupam o 3.º lugar do Grupo I, e jogam na Dragão Arena a 23 de outubro a 3.ª jornada da FIBA Europe Cup, frente ao Hubo Limburg United. Novamente com transmissão FPBtv.

Toney Douglas

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.


Landis “dá” vitória ao FC Porto sob o soar da buzina em Guimarães

Com um triplo sensacional, sob o soar da buzina, Max Landis “deu” o 10.º triunfo consecutivo ao FC Porto na Liga Betclic Masculina, diante do Vitória SC. Os “dragões” ganharam por 85-83, enquanto o SL Benfica levou a melhor no Algarve, frente ao Imortal LuziGás, e o CD Póvoa ESC Online ultrapassou o CAB Madeira. A UD Oliveirense recebeu e venceu o Sangalhos DC Boomerang, já o SC Lusitânia Expert bateu o Esgueira Aveiro OLI na visita ao continente.

O FC Porto, líder do campeonato, teve de suar, e de que forma, para somar dois pontos na cidade-berço. Até sensivelmente a meio do segundo quarto o embate foi equilibrado, mas depois os “conquistadores” viriam a assumir o controlo das operações. Com parciais de 27-14 e 14-12, o Vitória entrou nos derradeiros 10 minutos com uma vantagem de 12 pontos (62-50) e continou na frente até bem perto do final. Graças a um último quarto de alto nível, traduzido num parcial de 35-21, os “dragões” arrancaram um triunfo, consumado com um fantástico triplo de Max Landis no último suspiro. O FC Porto obteve nove lançamentos certeiros de três pontos e tirou partido das exibições do já mencionado Landis (27pts, 4/8 2P, 7/7 LL, 1res, 1ast, 1rb) e Michael Finke (15pts, 3/5 3P, 4/4 LL, 5res), ao passo que no emblema minhoto sobressaíram Phlandrous Fleming (16pts, 5/10 2P, 6/6 LL, 8res, 5ast, 3rb, 2dl), “Litos” Cardoso (14pts, 2/3 3P, 6/7 LL, 2res, 3ast), Jacob Tubbergen (13pts, 5/10 2P, 5res, 2ast), Zachary Simmons (12pts, 4/7 2P, 4/4 LL, 7res, 1rb), Saiquan Jamison (11pts, 4/6 LL, 8res) e Pedro Bastos (10pts, 2/2 LL, 1res).

Já o Benfica, que ocupa o segundo posto da classificação, ganhou no reduto do Imortal por 112-94, num duelo com elevada pontuação. O primeiro quarto acabou por ser decisivo a favor das “águias”, que não estiveram pelos ajustes ao aplicarem um parcial de 42-23. O avanço do campeão nacional nunca baixaria dos dois dígitos, numa partida em que registou 63% de eficácia (26/41) da linha de dois pontos e 24 lances livres certeiros num total de 30. Ivan Almeida (24pts, 4/4 2P, 5/8 3P, 2res, 4ast, 1rb), Toney Douglas (22pts, 4/5 2P, 3/4 3P, 5/6 LL, 4res, 4ast, 2rb), Aaron Broussard (15pts, 6/6 LL, 4res, 5ast, 3rb), Terrell Carter (11pts, 4/6 2P, 3/4 LL, 5res, 1ast, 1dl), João “Betinho” Gomes (11pts, 5/5 LL, 3res, 2ast, 1rb) e Maik Zirbes (10pts, 5/8 2P, 2res) tiveram sinal mais no Benfica, enquanto Spencer Littleson (24pts, 3/3 2P, 6/10 3P, 3res, 4ast, 2rb), Marquise Moore (17pts, 5/8 2P, 7/10 LL, 2res, 5ast, 1rb), Mojeed Ewuosho (16pts, 4/4 LL, 4res, 2ast) e Jaques Conceição (15pts, 5/7 2P, 2/2 LL, 2res, 2ast, 2rb).

A norte, o Póvoa bateu o CAB por 78-70. A formação poveira nunca teve de correr atrás do prejuízo e, já no último quarto, chegou a dispor de uma vantagem de 16 pontos. O Póvoa marcou oito triplos e os seus maiores protagonistas foram Cameron Oluyitan (21pts, 3/6 3P, 6/7 LL, 5res, 1ast, 1dl), Sherwood Brown (13pts, 3/5 2P, 4res, 1ast, 1rb), Nuno Oliveira (12pts, 4res, 1ast) e Federico Ucles (15res), enquanto no opositor insular estiveram em foco Nuno Sá (19pts, 4/6 2P, 15res, 2ast, 1rb), Matthew Johnson (18pts, 7/13 2P, 4/5 LL, 13res, 2ast, 2rb, 1dl), Michael Almonacy (16pts, 7/9 LL, 2res, 2ast, 2rb) e Charles Speelman (11pts, 9res, 1rb).

A Oliveirense somou o segundo triunfo consecutivo na Liga Betclic diante do Sangalhos (75-54), depois de ter começado melhor a partida disputada no Pavilhão Salvador Machado. Ao parcial de 17-11 no primeiro quarto, seguiu-se o parcial de 18-13 antes do intervalo, números que davam uma vantagem confortável ao conjunto unionista. A entrada na segunda metade viu a melhor versão da equipa da casa que voltou a dar nova “sapatada” no marcador e a fechar a partida com 21 pontos de vantagem. Na equipa da casa destaque para Julien Ducree (21pts, 6res, 2rb, 2dl), Darius Carter (11pts, 7res, 1ast, 1rb) e Troy Simons (12pts, 2res, 3ast, 3rb, 1dl), enquanto no Sangalhos sobressaíram Jerónimo Luís (12pts, 6res), Nikita Kasongo (12pts, 6res, 2rb, 1dl) e Tiago Andrade (10pts, 3res, 2ast).

Depois de se encontrarem em partida a contar para a Taça de Portugal Alfaloc, Esgueira e Lusitânia voltaram a defrontar-se dentro das quatro linhas, coma  equipa açoriana a vingar a derrota sofrida na primeira volta do campeonato (84-92). Depois de liderar nos primeiros minutos do encontro, o Esgueira viu o Lusitânia superiorizar-se e passar para a frente do jogo. A vencer por 39-51 ao intervalo, a equipa insular ainda teve de aguentar o parcial positivo dos homens da casa no final do 3.º quarto, mas nunca mais desarmou da liderança da partida. Com este triunfo, o Lusitânia – que tem menos um jogo disputado que os adversários diretos – aproxima-se do sexto posto do campeonato. No Esgueira brilharam Pedro Catarino (27pts, 3res, 4ast, 4rb), Ryan Ogden (20pts, 9res, 4ast, 3rb, 1dl) e Alexander Kappos (14pts, 1res, 1ast, 1dl), já os açorianos contaram com a inspiração de Justin Davis (24pts, 6res, 5ast, 2rb), Deng Geu (23pts, 6res, 4rb, 1dl) e Derek Jackson Jr. (16pts, 3res, 6ast, 3rb).


Noticias da Federação (Custom)

“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.

Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda

Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.

Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria

“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.

Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.