Artigos da Federaçãooo
Benfica vence na Póvoa para encerrar 9.ª jornada da Liga Betclic Masculina
Na primeira divisão do Basquetebol nacional, está encerrada a 9.ª jornada e o SL Benfica vai passar o Natal no topo, depois de ter vencido hoje (22) o CD Póvoa ESC ONLINE, numa grande prestação de Aaron Broussard (27pts, 4res, 5ast – 24.5val). Resultado de 75-79 e os poveiros assumem o 7.º lugar “à mesa” da consoada da Liga Betclic Masculina.

Casa cheia na Póvoa
O encontro começou com bastante equilíbrio (22-21) e várias alternâncias no marcador, história que se repetiu no segundo quarto (15-13). Contudo, a equipa de Norberto Alves regressou impetuosa dos balneários e, aos quatro minutos do terceiro quarto, registava-se um largo parcial de 4-19 para as “águias”. O Póvoa ainda conseguiu reduzir (11-23) e, com Nicolaos Arsenopoulos (21pts) a puxar o jogo nos dez minutos finais para 64-69, com dois triplos de belo efeito (acabou 4/9) e Clyde Trapp (11pts), na jogada seguinte, a levar o marcador para os 66-69. O SL Benfica responde com três ataques consecutivos a marcar, mas o Póvoa, com uma tremenda luta nas tabelas, consegue ir buscar o jogo para três pontos de diferença a cinco segundos do final. No entanto, Broussard, quem mais, marcou um lance-livre e as “águias” assumem novamente o topo da tabela.

Aaron Broussard foi o melhor marcador do encontro
Ver esta publicação no Instagram
THS: Vitória SC vence CD Póvoa na partida inaugural do Grupo A
Depois dos três jogos de ontem, a Taça Hugo dos Santos regressou esta quarta-feira (18 de dezembro) para “estrear” o Grupo A da prova, opondo a equipa do Vitória SC ao CD Póvoa ESC Online, no Pavilhão Unidade Vimaranense. O marcador apontava 94-72 ao final dos 40 minutos, com os vimaranenses a sagrarem-se vencedores da partida – que inaugura uma série onde também estão inseridos SL Benfica e Galitos BARREIRO (ainda sem data definida).
Esperava-se um duelo equilibrado entre as duas equipas da Liga Betclic Masculina e assim foi. 40-38 ao intervalo, com o Vitória SC a recuperar de um bom primeiro quarto dos poveiros (15-22). A competição tem o nome do histórico General Hugo dos Santos e Clyde Trapp fez questão de assumir o papel de figura maior do encontro na primeira parte. O “comandante” dos forasteiros fez uma excelente exibição (17pts, 6res, 2ast – 22val), mas não chegou, e após o regresso dos balneários os comandados do Miguel Miranda foram-se distanciando no marcador.
Ver esta publicação no Instagram
“É no terceiro quarto que se ganham os jogos”, costuma-se dizer, e o Vitória SC fez questão de o provar: esmagador parcial de 28-12 e o “fosso” cavado foi muito difícil de ultrapassar pelo adversário. O CD Póvoa ainda chegou a reduzir para dez pontos de diferença a cinco minutos do final da partida, mas Antonio Daye (26pts, 6res, 9ast, 2rb – 36.5val), MVP, respondeu com um triplo e o coletivo de Guimarães não mais parou.
Do lado dos vitorianos, destaque também para os 13 pontos do internacional português Ricardo Monteiro e os 12 de Pedro Bastos. Para os poveiros, a dupla de postes Somtochukwu Dimanochie e Nate Johnson, ambos com 13 pontos, não desiludiu.
A estatística completa do encontro pode ser encontrada aqui.
O calendário da competição aponta o próximo encontro para 26 de janeiro, mas ainda falta definir hora e data para o Galitos BARREIRO – SL Benfica, referente a esta primeira jornada da Taça Hugo dos Santos.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Benfica vence primeiro Clássico da Liga Betclic Masculina 2024/2025
Excelente primeiro dia de mais uma ronda de Liga Betclic Masculina este sábado (2 de novembro). Jogou-se a 4.ª jornada da prova, com destaque para O Clássico entre SL Benfica e FC Porto. Os encarnados saíram vencedores e ainda não perderam na prova, mas também não lideram a tabela classificativa – a UD Oliveirense, igualmente invicta, é 1.ª classificada pela diferença entre pontos marcados e sofridos. A Ovarense Gavex, que bateu o CD Póvoa ESC Online, também ainda não sabe o que é perder. O último embate da jornada será entre o Sporting CP e o Queluz O Nosso Prego, às 11h30 deste domingo, no Pavilhão João Rocha.
Todos os encontros têm transmissão FPBtv.
SL Benfica 82-77 FC Porto
Jogou-se até ao fim o Clássico no Pavilhão Fidelidade, com o SL Benfica a contar com Tyler Stone (24pts, 7res) e Eduardo Francisco (16 pontos e vários momentos a entrar nos highlights do encontro) muito inspirados. Não se esperava outra coisa além de bancadas cheias e muita rivalidade nesta partida historicamente competitiva e, apesar do FC Porto ter entrado melhor (15-19), foram as “águias” que lideraram o 2.º quarto (18-17), não chegando para ir para o intervalo a vencer (33-36).
Os comandados de Norberto Alves reagiram com a palestra e venceram a segunda parte (22-19 e 27-22), “tirando a desforra” do último encontro entre os dois emblemas, na Supertaça Mário Saldanha. O base internacional português Diogo Gameiro também esteve bem, a comprovar a grande época que tem vindo a fazer, com 13 pontos marcados (2/3 3P).
Do lado do FC Porto, Phil Fayne foi o MVP (26val). O poste dos “dragões” marcou 22 pontos com grande eficácia (81%) e colecionou seis ressaltos. Toney Douglas, a jogar contra a antiga equipa, chegou ao duplo-duplo (11pts, 10res) e Max Landis marcou 11 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Galitos BARREIRO 85-82 AD Galomar
Nova vitória para os recém-chegados, a sua segunda na Liga Betclic Masculina, em mais um jogo onde a emoção reinou até ao final. 27-27 no quarto inicial demonstrava grande equilíbrio entre a equipa de Pedro Oliveira e o grupo de João Freitas, e assim foi até ao fim. O Galomar ainda foi para o intervalo a vencer no Municipal Prof. Luís de Carvalho, depois de um bom 2.º quarto (17-23), a equipa da casa reagiu no 3.º (28-14) e, mesmo perdendo nos dez minutos finais (13-18), conseguiu segurar a vantagem.
Elijah Cadden foi o MVP – 27 de valorização. O jogador dos Galitos do BARREIRO marcou 23 pontos e teve ao seu lado Lloyd Bryan Jr., com 20 pontos, e Jaques Conceição, com 14. Na equipa da Madeira, Maleeck Harden-Hayes foi a principal ameaça ofensiva, com 30 pontos (25.5val); Nuno Sá, no seu segundo jogo em 2024/2025, quase chegou ao duplo-duplo (12pts, 9res) e Malcolm Drumwright marcou 13.
Ver esta publicação no Instagram
Vitória SC 79-82 Esgueira Aveiro OLI
Que grande jogo no Pavilhão Unidade Vimaranense, em Guimarães. O Esgueira Aveiro OLI começou melhor (12-18), a equipa da casa recuperou no segundo quarto (23-20) e chegou-se ao intervalo num impasse, com meros três pontos a separar os dois coletivos. O Esgueira Aveiro OLI foi, no entanto, a melhor equipa em campo ao longo de todo o jogo, regressando dos balneários novamente com maior vigor (21-24). Os últimos dez minutos foram dos comandados de Miguel Miranda (23-20), e foi preciso aguardar até aos últimos segundos para se confirmar a vitória aveirense.
No Vitória SC, os melhores em campo foram David Wingett Jr (18pts, 9res), Tyke Thompson (13pts, 5res) e o internacional português Ricardo Monteiro, com nove pontos marcados e 12 ressaltos. No Esgueira Aveiro OLI, Ty Toney quase a fazer um triplo-duplo (29pts, 8res, 8ast) e com os seus 37 de valorização a torná-lo o atual MVP da jornada; Kingsley Nwagnoso quase fez um duplo-duplo (15pts, 9res) e Michael Diggins Jr também (12pts, 8res).
Ver esta publicação no Instagram
UD Oliveirense 90-60 Imortal LUZiGÁS
O jogo com menos história desta 4.ª jornada: a UD Oliveirense chegou ao intervalo a vencer confortavelmente (43-29) e a diferença só alargou a partir daí, com a jovem equipa do Imortal LUZiGÁS a encontrar em Malik Bowman (19pts, 9res), Leo Behrend (15pts, 3res, 2ast) e Fábio Lima (10pts, 6res, 3ast) as suas melhores armas.
Do lado da equipa de Oliveira de Azeméis, a jogar em casa, Malik Morgan, com 25 pontos, foi o MVP; Wesley Saunders (16pts, 8res, 5ast) teve a mesma valorização que o colega de equipa (26.5val), mas com mais minutos em campo. A UD Oliveirense permanece, assim, no topo da Liga Betclic Masculina, com os mesmos pontos que SL Benfica, mas com vantagem na diferença pontual.
Ver esta publicação no Instagram
CD Póvoa ESC Online 69-75 Ovarense Gavex
O encontro entre o coletivo da Póvoa do Varzim e a turma de Ovar começou de forma extraordinária, com uma chuva de triplos de parte a parte, prometendo ser uma partida de equilíbrio até ao fim. Assim foi: 23-24 nos primeiros dez minutos, 16-18 no segundo quarto, 39-42 ao intervalo. No terceiro quarto: 22-23, entrando assim com altas expetativas para o que seriam os dez minutos finais de um jogo de alto nível. Contudo, um parcial de 8-10 demonstra o que foi uma péssima reta final para ambos os conjuntos. A Ovarense Gavex, por exemplo, esteve os últimos cinco minutos sem marcar pontos.
Jonathan Silva é o destaque alvinegro, com 20 pontos e um ressalto abaixo do duplo-duplo (29val). Delaney Blaylock, figura da jornada passada, marcou 22 pontos e Render Woods marcou nove e juntou oito assistências. Já o melhor dos poveiros foram Nicolaos Arsenopoulos (18pts, 3res), Somtochukwu Dimanochie (13pts, 13res, com 25 de valorização) e Shiloh Robinson (10pts, 11res). Clyde Trapp esteve algo abaixo do seu potencial ofensivo (6pts), mas contribuiu com 10 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Queluz regressa vitorioso à Liga Betclic Masculina; SL Benfica é (por um ponto) líder à condição
Dia marcante para o Clube Atlético de Queluz. De regresso à Liga Betclic Masculina após largos anos, Queluz O NOSSO PREGO regressou, viu e… venceu este sábado (19 de outubro) o CD Póvoa ESC Online, em casa, com um pavilhão bastante completo, num jogo recheado de highlights, por 76-71. Foi a equipa de Queluz e foi Greg Parham que, em estreia absoluta na principal divisão do Basquetebol português, termina o encontro com um triplo-duplo de 16 pontos, 11 ressaltos e 13 assistências (32val), inequivocamente a melhor exibição do dia inaugural da Liga Betclic Masculina.
Com as primeiros cinco partidas já jogadas, o SL Benfica é líder à condição, quando tem uma diferença entre pontos marcados e sofridos de 35 pontos, face aos 34 da UD Oliveirense.
De recordar ainda que, neste Outubro Rosa, cada lançamento de três pontos convertido reverte em 10€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Neste primeiro dia de jogos, são já 850 euros (85 triplos) para apoiar a causa.
Queluz O NOSSO PREGO – CD Póvoa ESC Online
Depois de um início mais conturbado, o coletivo liderado por César Rodrigues foi recuperando, pouco a pouco, no marcador. Ainda assim, a primeira vez que o Queluz O NOSSO PREGO tomou a liderança do encontro foi no final do terceiro quarto, ainda muito havia para jogar. O espetáculo dentro das quatro linhas foi inegável, com o extremo grego Nicolaos Arsenopoulos, reforço do CD Póvoa ESC Online para 2024/2025, em grande destaque (18pts, 3res, 3ast). Somtochukwu Dimanochie esteve muito perto do duplo-duplo (10pts, 9res) e Clyde Trapp Jr., encarando naturalmente o seu papel de principal ameaça ofensiva nesta equipa, marcou 12 pontos, mas pecou na eficácia (4-20 LC).
Do lado do Queluz, além da estreia inédita de Greg Parham, também Kavaughn Scott fez uma exibição digna de Cinco Ideal (24pts, 12res – 30val) e Latreavin Black também apontou um duplo-duplo (11pts, 11res, 5ast) nos seus 36 minutos de jogo.

Greg Parham (à esquerda) e Nicolaos Arsenopoulos (à direita)
FC Porto – Vitória SC
Era o primeiro jogo (oficial) da época para os vimaranenses, frente a um FC Porto que já tinha disputado (e conquistado) a Supertaça e que ainda esta quarta-feira jogou para as competições europeias. Esperava-se algum favoritismo por parte dos azuis e brancos, e a verdade é que o FC Porto tomou desde cedo a liderança do marcador e assim se manteve até ao final da partida (88-80).
Os “dragões” venciam por seis pontos (42-36) ao intervalo e por 13 à entrada dos últimos dez minutos, pese a boa réplica inicial do Vitória SC no terceiro quarto. O marcador chegou a apontar 42-40, mas o coletivo de Fernando Sá não desacelerou e conseguiu voltar a alargar a diferença, com uma grande exibição de Tanner Omlid, com um duplo-duplo de 13 pontos e 10 ressaltos (22val). O reforço portista para esta temporada, Devyn Marble, apontou 18 pontos (21val).
Nos vimaranenses, destaque para o internacional português Ricardo Monteiro, que regressou ao Vitória SC em 2024/2025 e que promete vir a ter muitos minutos ao longo da época. Duplo-duplo de 18 pontos e 10 ressaltos (21val), numa exibição muito consistente do poste d’Os Linces. Antonio Daye e Tyke Thompson, também eles reforços para a equipa de Miguel Miranda, apontaram respetivamente 23 (máximo do jogo) e 14 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
AD Galomar – UD Oliveirense
61-95. Eis o resultado final da receção da equipa da Madeira à UD Oliveirense nesta jornada inaugural da Liga Betclic Masculina, e que dá a este último emblema o segundo posto “à condição” da prova. A AD Galomar entrou com maior fulgor, com um parcial de 7-0, mas assim que o coletivo de Oliveira de Azeméis passou para a frente do marcador (13-17), não mais largou a liderança. Ao intervalo no Pavilhão do Caniço, a Oliveirense vencia por nove pontos (35-46) e a diferença só se alastrou no 3.º quarto (12-25).
Com um grande duplo-duplo de 15 pontos e 14 ressaltos, Michael Durr foi o melhor madeirense (31val), e Macachi Braz o melhor pontuador (18pts). Malik Morgan (18pts, 19val) foi o melhor da Oliveirense, que viu também Diogo Araújo fazer um jogo muito competente em apenas 15 minutos (16pts, 3res – 16,5val).
Ovarense Gavex – Galitos Barreiro
Os Galitos do Barreiro, recém-promovidos da Proliga, foram este sábado a Ovar discutir o jogo até ao fim, com o resultado a dilatar só nos últimos cinco minutos. Os recém-chegados ainda empataram o primeiro quarto (12-12), sofreram no segundo (17-9) e venceram o terceiro (20-22), mas a Ovarense Gavex aproveitou o contributo dos seus três jogadores em maior evidência para levar a melhor no final (72-59): Delaney Blaylock esteve em grande forma, com 21 pontos e oito ressaltos (24.5val), com a contribuição do duplo-duplo de Jonathan Silva (14pts, 10res – 21.5val) e Ivan Pavicevic (15pts).
Do lado dos Galitos do Barreiro, Claude Robinson III foi mais esclarecido (10 pontos, 10 ressaltos,) Lloyd Bryan Jr. foi o mais valorizado (16.5val com 12 pontos e quatro ressaltos). Jaques Conceição também marcou 12 pontos.
Ver esta publicação no Instagram
Imortal LUZiGÁS – SL Benfica
O SL Benfica deslocou-se este sábado ao pavilhão do Imortal LUZiGÁS, em Albufeira, e saiu vitorioso por 61-96, com uma grande exibição do MVP Nicolás Carvacho (duplo-duplo de 16 pontos e 10 ressaltos – 29val). As “águias” entraram desde cedo com confiança na partida, com um parcial de 0-14, mas a equipa do Algarve, que parecia não vir a ter “pernas” para parar a intensidade da ofensiva encarnada, respondeu muito bem, e empatou o segundo quarto do jogo (16-16).
O SL Benfica ajustou ao intervalo e venceu confortavelmente a segunda parte, mas ficam na retina as exibições dos “algarvios” Leo Behrend (19pts) e Fábio Lima (10pts, 5ast). Nos encarnados, além de Carvacho, brilharam Marcus Thornton (16pts, 6ast), Trey Drechsel (15pts, 3res, 3ast) e Tyler Stone (18pts, 4res).
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Noticias da Federação (Custom)
“Foi um jogo muito competitivo e o benfica levou a melhor”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam iaculis blandit magna, scelerisque ultricies nisi luctus at. Fusce aliquam laoreet ante, suscipit ullamcorper nisl efficitur id. Quisque id ornare est. Nulla eu arcu neque. Sed ornare ex quis pellentesque tempor. Aenean urna enim, commodo ut nunc sit amet, auctor faucibus enim. Nullam vitae felis ipsum. Etiam molestie non enim quis tincidunt. Pellentesque dictum, nulla id ultricies placerat, neque odio posuere orci, quis vestibulum justo odio ut est. Nullam viverra a magna eu tempor. Nullam sit amet pellentesque magna. Vestibulum vel fermentum turpis, nec rhoncus ipsum. Ut et lobortis felis, sed pellentesque dolor. Nam ut porttitor tellus, ac lobortis est. Fusce vitae nisl vitae ante malesuada venenatis. Sed efficitur, tellus vel semper luctus, augue erat suscipit nunc, id hendrerit orci dui ac justo.
Pellentesque eleifend efficitur orci, et pulvinar dui tempus lobortis. Proin accumsan tempus congue. Cras consectetur purus et lacinia rhoncus. Ut eu libero eget quam semper malesuada. Aliquam viverra vulputate tempor. Sed ac mattis libero, a posuere ligula. Quisque tellus dui, placerat vel ex in, fringilla fringilla tellus. Aliquam erat volutpat. Aenean convallis quis eros vel ornare. Aliquam et lorem vestibulum, posuere quam ac, iaculis arcu. Fusce feugiat blandit mattis.

Legenda
Praesent sed metus euismod, varius velit eu, malesuada nisi. Aliquam aliquet quam tempor orci viverra fermentum. Sed in felis quis tortor accumsan vestibulum. Aliquam erat volutpat. Maecenas pretium sem id enim blandit pulvinar. Pellentesque et velit id arcu feugiat hendrerit ac a odio. Sed eget maximus erat. Phasellus turpis ligula, egestas non odio in, porta tempus urna. Fusce non enim efficitur, vulputate velit in, facilisis metus.
Nulla sagittis risus quis elit porttitor ullamcorper. Ut et dolor erat. Ut at faucibus nibh. Cras nec mauris vitae mauris tincidunt viverra. Donec a pharetra lectus, vitae scelerisque ligula. Integer eu accumsan libero, id sollicitudin lectus. Morbi at sem tincidunt augue ullamcorper tristique. In sed justo purus. Aenean vehicula quam quis pellentesque hendrerit. Fusce mattis mauris lorem, in suscipit diam pretium in. Phasellus eget porttitor mauris. Integer iaculis justo ut commodo eleifend. In quis vehicula nisi, non semper mauris. Vivamus placerat, arcu et maximus vestibulum, urna massa pellentesque lorem, ut pharetra sem mauris id mauris. Vivamus et neque mattis, volutpat tortor id, efficitur elit. In nec vehicula magna.

Miguel Maria
“Donec Aliquam sem eget tempus elementum.”

Morbi in auctor velit. Etiam nisi nunc, eleifend quis lobortis nec, efficitur eget leo. Aliquam erat volutpat. Curabitur vulputate odio lacus, ut suscipit lectus vestibulum ac. Sed purus orci, tempor id bibendum vel, laoreet fringilla eros. In aliquet, diam id lobortis tempus, dolor urna cursus est, in semper velit nibh eu felis. Suspendisse potenti. Pellentesque ipsum magna, rutrum id leo fringilla, maximus consectetur urna. Cras in vehicula tortor. Vivamus varius metus ac nibh semper fermentum. Nam turpis augue, luctus in est vel, lobortis tempor magna.
Ut rutrum faucibus purus ut vehicula. Vestibulum fermentum sapien elit, id bibendum tortor tincidunt non. Nullam id odio diam. Pellentesque vitae tincidunt tortor, a egestas ipsum. Proin congue, mi at ultrices tincidunt, dui felis dictum dui, at mattis velit leo ut lorem. Morbi metus nibh, tincidunt id risus at, dapibus pulvinar tellus. Integer tincidunt sodales congue. Ut sit amet rhoncus sapien, a malesuada arcu. Ut luctus euismod sagittis. Sed diam augue, sollicitudin in dolor sit amet, egestas volutpat ipsum.