General Hugo dos Santos: figura histórica da FPB

Antigo presidente liderou a FPB de 1984 a 1992

Criada sob a égide da Federação Portuguesa de Basquetebol, a Taça Hugo dos Santos serve como forma de homenagear o General Hugo dos Santos, figura incontornável do basquetebol português e da revolução de 25 de Abril de 1974.

Natural de Oliveira do Hospital, onde nasceu a 17 de julho de 1933, Hugo Manuel Rodrigues dos Santos destacou-se tanto na vida militar como no mundo do desporto. Um dos principais impulsionadores do Movimento dos Capitães que deu origem à Revolução dos Cravos, é recordado como um dos “Capitães de Abril”, mas também como Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, cargo que ocupou de 1984 a 1992.

Um homem ligado ao basquetebol também como atleta, para além dos oito anos que liderou a FPB, nos quais foi determinante para o crescimento da modalidade em Portugal, foi também presidente do Comité Nacional do Minibasquete, integrou a Comissão Executiva da Organização do Mundial de Juniores de 1999, Presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa de 1999 até à sua morte, em 2010, e é membro honorário da FPB, estatuto que lhe foi atribuído postumamente.

“A minha vida saiu muito enriquecida com o muito que aprendi e por isso, tenho para com ele uma dívida de gratidão, aprendi com a sua simplicidade, com sua discrição, com seu elevado interesse na busca da informação e do conhecimento”, afirmou Manuel Fernandes, atual Presidente da FPB que foi Diretor Técnico Nacional durante os dois mandatos do General.

Em 2010 a Federação Portuguesa de Basquetebol, na época sob o comando do presidente Mário Saldanha, criou a Taça Hugo dos Santos. A primeira edição, realizada em Lagoa, contou com a presença do General. A final, que opôs FC Porto e AD Ovarense, viu o antigo presidente entregar o troféu aos “dragões”, que saíram vencedores por 74-63.

12 JAN 2023

Mais Notícias