3×3 BasketArt chegou a Paços de Ferreira

Dois novos campos inaugurados esta quinta-feira

FPB
4 AGO 2022

Nova inauguração oficializada do projeto 3×3 BasketArt, desta vez em Paços de Ferreira, mais concretamente no Parque da Cidade do Município. Localizado na Rua da Ribeirinha (41°16’26.3″N 8°22’46.9″W), Paços de Ferreira recebeu dois novos campos de 3×3, requalificados pelos artistas Frederico Campos e Rodrigo Alma.

Na inauguração deste renovado espaço, marcaram presença os atletas do CDC Juventude Pacense, o Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, bem como o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, que destacou a aposta no desporto ao ar livre e atestou o bom trabalho que tem sido desenvolvido na captação de jovens atletas: “Estamos num ano de recuperação relativamente à pandemia. O número de atletas vem crescendo e está muito próximo daquele que tínhamos em 2019 e isso deve-se a este tipo de iniciativas que coincide com o trabalho que tem sido realizado pelos clubes, pelas várias federações, pelos municípios e pelo governo. Temos investido para haver essa recuperação de atletas. Estes investimentos, em Paços de Ferreira, ultrapassaram um milhão de euros e dotam o município destas infraestruturas fantásticas que permitem aos jovens criar ligações profundas à prática desportiva como vimos aqui hoje com o basquetebol. O investimento no ecletismo desportivo é fundamental”, referiu.

Por sua vez, o Presidente da ABP (Associação de Basquetebol do Porto), Vítor Carneiro, que também esteve presente no evento, não deixou de frisar a importância destas iniciativas para o desenvolvimento da modalidade: “Temos três campos a partir desta quinta-feira! Este campo teve imensa adesão por parte da comunidade de Paços de Ferreira assim que foram instaladas as tabelas… A ABP está a potenciar a dimensão deste projeto, há muitas manifestações de interesse, em estudo, mas aos poucos e poucos temos inaugurado alguns destes campos. Tivemos um incremento de atletas. A pandemia trouxe essa necessidade e neste caso temos a possibilidade de praticar ao ar livre. Este Parque da Cidade, com estas infraestruturas, vai permitir que outras praticantes venham experimentar o basquetebol, mas diria que o mais importante é ter este tipo de campos nos corações das cidades”, apontou.

Rui Dias, vice-presidente da FPB, que se fez representar também pela pessoa do presidente, Manuel Fernandes, destacou o sucesso que o projeto 3×3 BasketArt está a conseguir alcançar: “É um gosto enorme para nós, FPB, perceber que este projeto tem juntado pessoas e com este sucesso. Viemos agora para o Norte, mas continuamos a trabalhar nos 136 projetos que temos em mãos, mas nestes tivemos os últimos dois meses recheados de inaugurações. Percebemos que na Associação de Basquetebol do Porto, umas das grandes do País, também começa a fazer o seu caminho no BasketArt. Depois dá-se um efeito “bola de neve”, que é muito importante, a partir daqui vamos certamente ter mais campos espalhados pela Área Metropolitana do Porto, assim como pelo Norte do País. É o que nós queremos, ‘semear’ estas infraestruturas que induzem o crescimento da modalidade, a qualificação dos nossos talentos e levar o basquetebol mais longe que é o lema deste projeto”, finalizou.

Além do descerramento da placa inaugural, houve ainda tempo para um “mini-torneio” protagonizado pelos jovens atletas do CDC Juventude Pacense. Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol e que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua. Desafiamos todos os Municípios do País a constituírem-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

FPB
4 AGO 2022

Mais Notícias