3×3 BasketArt “voa” até aos Açores

Vila do Porto (Ilha de Santa Maria) torna-se um dos palcos do projeto

Associações | FPB
15 MAI 2023

Este domingo, 14 de maio, o 3×3 BasketArt “voou” até Vila do Porto, na Ilha de Santa Maria, Açores, para a abertura daquele que é o segundo campo em Portugal insular, depois da abertura, em outubro de 2021, do campo da Praia da Vitória.

Numa solarenga tarde, dezenas de atletas dos clubes locais – Clube ANA e Grupo Desportivo Gonçalo Velho – estrearam o recinto com mais uma etapa da competição 3×3 local. O espaço, localizado na Estrada da Birmânia (36°57’27.35”N 25°09’03.91”W – aqui) foi idealizado por João Pimentel e executado por Teixeira Leite, dois artistas açorianos, residentes em Santa Maria. João Pimentel apresentou-nos o seu projeto, que pretendeu que englobasse um pouco de tudo o que caracteriza a Ilha e também a imagem da modalidade. Desde logo com as cores base – o vermelho saibre, característico da terra de Santa Maria, presente no conhecido Barreiro da Faneca e em tempos utilizado na construção local, e o laranja do basquetebol; depois, com representações da torre de controle, primeira coisa que se vê na chegada à Ilha e que homenageia a importante história da aviação em Santa Maria, desde a década de 40; as antenas que representam a participação de Santa Maria nos projectos espaciais e as típicas chaminés, similares às do Algarve, e que homenageiam os primeiros povoadores. Já para Teixeira Leite, responsável pela execução do projeto, o maior desafio que encontrou foram as condições climatéricas, que condicionaram a continuidade do trabalho, e considerou a execução da obra gratificante, por ser para as crianças e contribuir para o desenvolvimento do desporto.

A presidente da Câmara de Vila do Porto, Bárbara Chaves, considerou que o campo é uma homenagem à Ilha, mas também a todos os atletas e dirigentes que ao longo dos anos passaram pelos clubes de Santa Maria e fizeram, e fazem, o que é o basquetebol, e realçou a importância do campo ser um espaço aberto à prática, não apenas para os federados, mas para todos quantos queiram dele usufruir.

Henrique Melo, coordenador do Serviço de Desporto de Santa Maria, deu os parabéns à Associação de Basquetebol local por ter lançado o repto para a construção do campo e referiu que todos os investimentos que promovam a prática desportiva devem ser mantidos e cada vez mais promovidos.

O presidente da Associação de Basquetebol de Santa Maria (ABSMa), Luís Tojais, referiu tratar-se de um momento marcante para a modalidade na Ilha, mencionando a importância do campo para que quem já pratica basquetebol tenha melhores condições e para que quem ainda não pratica, possa ganhar o gosto.

Convidada pela Associação a “apadrinhar” esta iniciativa, Inês Bettencourt, basquetebolista açoriana, distribuiu muitos autógrafos e participou em animados concursos do “elimina” com os atletas marienses presentes. Actualmente a representar a prestigiada Universidade de UConn, nos EUA, e 19 vezes internacional por Portugal (seis no escalão de sub14, duas em sub15 e 11 em sub18), considerou que estes campos são uma oportunidade para os atletas poderem praticar a modalidade fora dos pavilhões, sozinhos, com amigos ou família. Sobre a sua vivência nos EUA, a Inês referiu que está a ter uma incrível experiência e uma grande aprendizagem ao jogar com algumas das melhores atletas do mundo e ser treinada por um dos melhores treinadores do mundo, e deu a “receita” para se chegar a este patamar: muito trabalho, esforço, dedicação e sacrifício.

Para finalizar, João Leitão, vice-presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), referiu que a essência do projeto 3×3 BasketArt é levar o basquetebol cada vez mais longe e chegar aos 308 municípios, pelo que a presença em Vila do Porto é uma prova de que se justifica a presença e dinamização do basquetebol também nos municípios com menos habitantes. Para o futuro, e face à actual dinâmica do projeto 3×3 BasketArt, deixou o desejo da FPB de que todo o ano seja de basquetebol e de que, da prática informal nos campos 3×3 BasketArt, surjam novos praticantes e novos seguidores da modalidade.

O campo já se encontra registado no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os municípios do país a constituírem-se como parceiros da Federação Portuguesa de Basquetebol na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

Associações | FPB
15 MAI 2023

Mais Notícias