AB Coimbra e Olivais FC realizam estudo pandémico

Atletas dos clubes das Associações de Basquetebol da Região Centro como participantes

Associações | Atletas
15 OUT 2021

A AB Coimbra e o departamento de psicologia do Olivais FC efetuaram um estudo relativo à sintomatologia ansiosa e depressiva dos atletas de basquetebol em contexto pandémico e à forma como lidam com os novos desafios. O estudo baseou-se em atletas da Associações do Centro (Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu).

A amostra total de participantes conta com 156 atletas de formação inscritos na época 2019/20 e/ou 2020/21.

Foi possível concluir que durante os confinamentos os treinos online foram sentidos como positivos e de aproximação à equipa pela maioria dos atletas, sublinhando a sua importância, no entanto, uma percentagem elevada referiu insatisfação ou indiferença, apontando para a necessidade de repensar e reestruturar este tipo de abordagem, se necessária no futuro.

O número de treinos semanais diminuiu, aumentaram as faltas aos treinos e muitos atletas reportaram mais fadiga, falta de energia, sentimentos de frustração, ansiedade e desmotivação. Os atletas mais velhos apresentaram maiores níveis de sintomatologia ansiosa, podendo este resultado ser explicado pela maior consciência de que a quebra no rendimento desportivo e competitividade poderão ter um impacto significativo no seu futuro desportivo.

Os atletas cujos pais têm habilitações literárias mais baixas, apresentaram maiores níveis de sintomatologia depressiva. Este resultado poderá estar relacionado com a consciência de potenciais situações de fragilidade, uma vez que os trabalhadores de baixas remunerações e baixas qualificações foram os mais afetados pela crise provocada pela Covid-19.

Neste estudo, foi ainda possível concluir que os jovens aumentaram o número de horas de ecrã, adotando um modo de vida mais sedentário com potencial prejuízo na saúde física e psicológica.

Em conclusão, a pandemia Covid-19 provocou alterações significativas na prática desportiva do basquetebol, com uma diminuição do número de horas de treino e investimento pessoal, revelando ser urgente uma estratégia que impulsione a (re)aproximação dos jovens ao desporto e permita colmatar o possível impacto em termos técnicos e de rendimento desportivo.

O estudo encontra-se em anexo.

Estudo AB Coimbra-Olivais FC

Associações | Atletas
15 OUT 2021

Mais Notícias