Albufeira entra no universo 3×3 BasketArt

Inauguração de quatro campos decorreu esta quinta-feira

Associações | Atletas | FPB
13 ABR 2023

Esta quinta-feira decorreu a cerimónia de abertura de quatro magníficos campos de 3×3 BasketArt, da autoria do artista Asur. Os recintos situam-se no Parque Desportivo de Vale Faro – ETAR (coordenadas 37°05’23.2″N 8°14’10.9″W ou aqui).

O habitual sol algarvio não faltou e deu brilho ao evento, que contou com as presenças de entidades e pessoas como a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Câmara Municipal de Albufeira, Associação de Basquetebol do Algarve (AB Algarve) e outras Associações, Asur, Mery Andrade (uma das maiores figuras da história do basquetebol nacional, recentemente homenageada em Cascais também no âmbito do 3×3 BasketArt) e jovens atletas do Imortal Basket Club e do Clube de Basquete de Albufeira, que posteriormente praticaram a modalidade, sem esquecer as nossas mascotes, Blitz e Tiry.

Na hora dos discursos, Manuel Fernandes, presidente da FPB, deixou vários agradecimentos e elogiou a grande presença de público. O líder federativo voltou a mostrar o seu apreço por Albufeira e relembrou o sucesso das suas equipas de basquetebol, vincando que estes são os primeiros campos de 3×3 BasketArt no Algarve. No final, Manuel Fernandes dirigiu palavras especiais a Mery Andrade.

De seguida, José Carlos Rolo, presidente da autarquia de Albufeira, retribuiu os agradecimentos e salientou a parceria com a nossa Federação em várias frentes. O autarca enalteceu todo o processo que resultou nestes campos e a qualidade do trabalho efetuado, plasmado nos quatro impactantes campos.

Em entrevista escrita para a FPB, o artista Asur explicou em que ideias se baseou para a criação destes campos, recordou todo o trabalho e falou sobre a sua atividade.

Como caracterizas os estes campos de Albufeira?
Um grande ponto de luz em Albufeira, que espero que seja um incentivo para à população sair à rua, jogar e se divertir.

Como surgiu esta hipótese de criares os campos?
A ideia de pintar os campos de basquetebol ja tinha surgido há algum tempo, por parte da Câmara Municipal. No ano passado, o projeto teve pernas para andar e Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e a engenheira Mónica Silva oficializaram o convite e eu aceitei o projecto de braços abertos, visto que seria uma boa oportunidade para mim e para a cidade de Albufeira.

Em que ideias te baseaste para a criação destes campos? O que é que as pessoas podem esperar?
A minha ideia é baseada e virada para a nossa comunidade. Eu tenho visto outros campos e os outros artistas têm-se baseado em grandes nomes do desporto ou mesmo estrelas internacionais do mundo do basquetebol. Eu preferi focar-me mais nos miúdos da nova geração, nos miúdos que jogam na rua depois da escola ou no fim de semana, nos miúdos que têm o sonho de um dia ser grandes jogadores. O meu pensamento foi mais virado para eles.

Como foi este desafio?
Este desafio teve vários patamares. Foi a primeira vez que pintei um chão, e também um chão com estas dimensões, quase 2 mil metros quadrados. Houve vários desafios, como dias de chuva quando começámos e que nos estragaram a pintura. Tivemos que andar a limpar boa parte do campo para não se alastrar ainda mais a água. Depois estamos a falar de um piso de muito difícil cobertura e levar muitas mãos de tinta para ter um resultado minimamente aceitável. E, claro, as muitas horas de trabalho por dia e sem folgar durante um mês e 10 dias. Mas conseguimos terminar a tempo. E tudo isto não seria possível sem a minha equipa, que esteve sempre pronta a ajudar e a fazerem o melhor possível durante o tempo restante.

Para que as pessoas conheçam melhor o teu trabalho, como o caracterizas? Que tipo de trabalhos fazes?
A minha especialidade e estilo de pintura é o realismo, misturado com formas geométricas e lineares, a que dei o nome de retro-realismo, especialmente em muros de grandes escala, o que me dá mais prazer de o fazer. Gosto muito trabalhar caras femininas e natureza, e por vezes política também. Corro o mundo a pintar em festivais, mas também faço projetos a gosto dos clientes, como em trabalhos privados ou particulares.

Importa destacar que a cerimónia acabou por se inserir no programa oficial da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorre entre 11 e 16 de abril. Os campo já se encontram registados no “Courts of the World”, plataforma da FIBA onde qualquer pessoa pode avaliar os campos, anexar fotos e vídeos. Estes campos de Albufeira são os primeiros campos da rede 3×3 BasketArt na área da Associação de Basquetebol do Algarve e marcam a chegada aos 30 recintos 3×3 BasketArt em Portugal (há dois em Cabo Verde).

Albufeira é o 18.º município português a disponibilizar aos seus munícipes e visitantes campos da rede 3×3 BasketArt.

Associações | Atletas | FPB
13 ABR 2023

Mais Notícias