“Ao longo destes 20 anos temos alcançado os nossos objetivos”

Nuno Vital, vice-presidente do Montijo Basket, no rescaldo de mais um aniversário do clube

Atletas
3 SET 2022

No passado dia 28 de agosto, o Montijo Basket Associação (MBA) completou 20 anos. Para assinalar a data festiva, entrevistámos Nuno Vital, vice-presidente do clube da margem sul do Tejo.

Nuno Vital dá a conhecer a quantidade de jogadores com que o Montijo Basker terminou a última época: “No final de 2021/2022, o nosso número total de atletas era de 198. Em termos de escalões, na última época, tivemo-los todos, desde mini 8 a seniores, de ambos os géneros, incluindo sub21 masculinos, exceto o escalão de sub16 femininos. Esta época teremos todos os escalões de ambos os géneros, exceto sub18 femininos”, avança.

O dirigente realça a aposta no basquetebol feminino: “Na época passada voltámos a ter equipas femininas no MBA, o que abre uma excelente perspetiva de futuro no desenvimento do basquetebol de forma integral no concelho do Montijo. Esta integração do feminino decorreu bastante bem e tem sido uma ótima experiência. Como consequência foi possivel aumentar, exponencialmente, o número de atletas do clube, objetivo que continuaremos a perseguir nos próximos anos. Em termos desportivos, a manutenção e presença nos playoffs da 1.ª Divisão Masculina, atingindo a meia-final da zona sul, da equipa sénior masculina, foi o resultado de maior destaque”, diz.

Na hora de elencar metas para a época que está prestes a arrancar, Nuno Vital afirma o seguinte: “Os principais objetivos do clube, para esta temporada, são aumentar o número de atletas na base (minibasquete e sub14 masculinos e femininos). Relativamente a resultados desportivos, queremos a manutenção da equipa sénior na 1.ª Divisão, participar nas fases finais distritais com as equipas de formação e apurarmo-nos para a participação em competições nacionais, permitir às atletas mais novas, incluindo as sub18, integrarem a equipa sénior feminina e poderem competir no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão”, refere.

O vice-presidente do MBA mostra-se satisfeito com aquilo que o clube alcançou desde 2002: “Ao longo destes últimos 20 anos, temos procurado e, pensamos que com sucesso, alcançar os nossos objetivos: formar equipas reunidas de valores humanos e desportivos que façam os seus membros mais válidos para a sociedade. Temos procurado que os nossos atletas possam atingir o máximo potencial das suas capacidades, tenham a capacidade de vestir a camisola do clube dentro e fora de campo e que sintam, tanto os valores do clube, como os da cidade. Existem valores que ao longo dos últimos 20 anos temos procurado transmitir, tais como humildade, capacidade de trabalho, respeito pelas regras e pelos outros. Em jeito de conclusão, um melhor cidadão, um melhor atleta”, conclui.

Atletas
3 SET 2022

Mais Notícias