APD Braga e APD Leiria confirmam favoritismo

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de BCR

Atletas | Competições
16 DEZ 2020

No clássico frente à APD Sintra, referente ao Campeonato Nacional de basquetebol em cadeira de rodas, a APD Braga, tetracampeã nacional, impôs-se por inequívocos 67-36. Em Leiria, os locais vergaram o estreante BC Gaia pela força do seu jogo interior (47-39).

 

APD Sintra 36-67 APD Braga

Apesar das baixas de parte a parte, com ênfase para Hugo Lourenço (4.0) e Paulo Taborda (4.5), nos sintrenses, Jorge Palmeira (2.5), Gabriel Costa (4.0) ou Hélder Moreira (4.5), nos bracarenses, a rivalidade latente e a qualidade de ambas as formações deixavam antever um encontro atrativo. No desenrolar dos primeiros minutos, ficou percetível a toada que iria pautar o duelo, com a APD Sintra a sentir maiores dificuldades em construir no ataque, circunstância atenuada pelo acerto exterior de Ibrahim Mandjam (4.0) e Pedro Gonçalves (3.5). No capítulo defensivo, os locais mostravam-se incapazes de conter as rápidas transições da APD Braga, onde despontava Márcio Dias (4.5), secundado pelos lançamentos de meia distância de Eduardo Gomes (4.0). Os pupilos de Ricardo Vieira viram igualmente premiada, em algumas ocasiões, a pressão operada na saída de bola do adversário, forçado a turnovers e, se chegado ao ataque, a lançamentos de recurso.

Com o marcador francamente inclinado para os visitantes ao intervalo – 21-37 -, a partida acabou por permitir aos técnicos conceder minutos aos menos utilizados e testar combinações. De salientar o regresso, após ausência prolongada devido a lesão, de Marco Gonçalves (1.5), extremo dos sintrenses recém-transferido do GDD Alcoitão. No que a notas individuais diz respeito, Márcio Dias (4.5), da APD Braga, destacou-se por larga margem ao apontar 32 pontos, enquanto nos comandados de Jorge Almeida o protagonismo, em termos de produção ofensiva, coube a Pedro Gonçalves (3.5) – 13pts – e Ibrahim Mandjam (4.0) – 11pts -.

Parciais: 9-20 / 12-17 / 9-14 / 6-16

Melhores marcadores: APD Sintra – #10 Pedro Gonçalves 13pts, #24 Ibrahim Mandjam 11pts, #9 Marco Gonçalves 6pts; APD Braga – #4 Márcio Dias 34pts, #9 Eduardo Gomes 12pts, #12 Filipe Carneiro 8pts

 

APD Leiria 47-39 Basket Clube de Gaia

Em Pousos, a APD Leiria obteve um triunfo suado perante o Basket Clube de Gaia, jovem formação que ofereceu uma boa réplica e só viu o jogo fugir em definitivo nos últimos dois minutos. Por sua vez, os leirienses demonstraram competência, sobretudo na primeira parte, para travar a principal ameaça do emblema nortenho, Pedro Bártolo (2.5), cujo raio de ação limitado não lhe permitiu causar muitos estragos no lançamento exterior.

Marco Francisco (4.5), nos anfitriões, e Rui França (2.5), nos visitantes, atingiram precocemente a fasquia da terceira falta, fator que obrigou os técnicos a mexer e com particular impacto nos gaienses, sem quaisquer opções para a luta das tabelas, à exceção do internacional Sub22 Miguel Reis (4.0). O jogo interior foi, desde o princípio, a dimensão em que a APD Leiria se sobrepôs, por intermédio, principalmente, do já referido Marco Francisco (4.5) e de Iderlindo Gomes (4.0), que assinou várias jogadas de cesto e falta. De mencionar ainda o contributo precioso de Cândido Delgado (1.0), sagaz no aproveitamento dos espaços criados pelos “grandes” (atletas de maior funcionalidade). Marco Francisco (4.5) foi o melhor marcador na formação do centro do país, com 17 pontos, ao passo que nos forasteiros Pedro Bártolo (2.5) amealhou 20 pontos.

 

Parciais: 9-8 / 12-9 / 12-7 / 14-15

Melhores marcadores: APD Leiria – #5 Marco Francisco 17pts, #10 Iderlindo Gomes 16pts, #16 Cândido Delgado 6pts; BC Gaia – #8 Pedro Bártolo 20pts, #18 Miguel Reis 15pts

 

Nota: Foto – Ana Morais

Atletas | Competições
16 DEZ 2020

Mais Notícias