Barreirense vs. Vitória SC é um dos jogos no arranque da 2.ª volta
Miguel Correia e "Litos" Cardoso abordam encontro da Liga Placard desta 6.ª feira
Atletas | Competições
14 JAN 2021
O Barreirense recebe o Vitória SC esta 6.ª feira, a partir das 18h30, num jogos que marca o arranque da 2.ª volta da fase regular da Liga Placard.
Estivemos à conversa com Miguel Correia e “Litos” Cardoso, dois jogadores portugueses de qualidade ao serviço do Barreirense e Vitória SC, respetivamente, que deram a sua opinião sobre uma partida que tem transmissão na RTP2 e FPBtv.
No Barreirense, Miguel Correia não poupa nos elogios ao adversário minhoto: “O Vitória SC tem talento, possui uma equipa completa, com jogadores portugueses e estrangeiros de qualidade. Trata-se de uma formação bem orientada e que conta com um poste que domina os ressaltos. Talvez o Vitória SC não ocupe, na classificação, o lugar que o talento deles representa. Tem ainda dois bases portugueses experientes, com capacidade para comandar a equipa. Vai ser um jogo difícil para nós”, antevê.
O jovem de 20 anos, vice-campeão europeu de Sub20 (Divisão B), em 2019, pede mais união ao atual último classificado da competição: “Esta 1.ª volta foi complicada, sofremos com lesões. Temos de ser mais unidos, nalgumas ocasiões. Tivemos uma troca de treinador, o nosso base principal teve uma lesão, tudo isso tem influência, mas deveríamos ser uma equipa mais coletiva. Sabemos que ter tantos americanos, e numa equipa com pouca rotação, torna necessário gerir personalidades. Além disso, a nossa defesa tem de ser uma prioridade, visto que somos das equipas que sofre mais pontos”, analisa.
Apesar da posição ocupada pelo conjunto da margem sul do Tejo, Miguel Correia mostra-se otimista: “Queremos garantir a permanência na Liga. Vai ser complicado, mas acreditamos no concretizar desse objetivo. Toda a gente tem feito um esforço para nos oferecer as melhores condições. Com o tempo vamos conhecendo-nos melhor e perceber como poderemos alcançar o sucesso”, afirma.
O base do Barreirense, que tem sido uma das figuras da equipa, não esconde o bom momento de forma: “Sinto-me confiante desde início, com um papel importante na equipa. Houve alguns infortúnios que me obrigaram a ter um papel mais preponderante, mas isso teve um efeito positivo em mim. Senti sempre o apoio da equipa técnica e dos meus colegas para que possa jogar e lançar da maneira que sei”, agradece.
Nas hostes vitorianas, “Litos” Cardoso não se ilude o com o facto do Barreirense ser o lanterna-vermelha: “O Barreirense é uma equipa muito intensa, com jogadores que conseguem desequilibrar individualmente. Todos nós sabemos o quão difícil é jogar no Barreiro, no entanto quando carregamos o rei de Portugal ao peito sabemos que temos de entrar para vencer. Este jogo é complicado, o Barreirense é muito forte, mesmo sendo último classificado. Esta Liga é muito equilibrada e qualquer equipa pode vencer. De um momento para o outro podemos descer na classificação”, avisa.
O base dos “conquistadores” volta a enfatizar o equilíbrio do campeonato português: “A nossa Liga tem evoluído muito, está perto de se tornar numa prova profissional. O equilíbrio do nosso campeonato deve-se à organização e aos clubes que, mesmo com limitações, fazem de tudo para dar mais qualidade aos seus plantéis”, enaltece.
Na sua terceira temporada na cidade-berço, “Litos” realça a evolução da equipa: “Temos vindo a crescer de semana para semana. Estamos a melhorar nos detalhes, quer do ponto de vista defensivo, quer no ofensivo. Penso que na segunda parte do campeonato vamos alcançar resultados mais positivos”, projeta.
Quanto a metas coletivas, o atleta de 23 anos não hesita: “O nosso objetivo é, claramente, chegar aos cinco primeiros classificados. A mentalidade vitoriana obriga a que pensemos sempre em ganhar”, vinca.