Benfica e Oliveirense medem forças nos “quartos” da Liga Placard

"Betinho" Gomes e José Barbosa preveem clássico

Atletas | Competições
21 ABR 2021

Quis a classificação final da fase regular da Liga Placard ditar que SL Benfica e UD Oliveirense se encontrem nos quartos-de-final dos playoffs.

A eliminatória abre esta quinta-feira, na Luz, a partir das 18h30, num clássico com transmissão na FPBtv e n’A Bola TV que foi abordado por João “Betinho” Gomes e José Barbosa, jogadores de proa do basquetebol nacional.

No Benfica, “Betinho” Gomes destaca o espírito coletivo do adversário: “Acredito que o jogo coletivo seja a maior qualidade da Oliveirense. Pode ter um ou dois jogadores que se destaquem individualmente, mas o verdadeiro ponto forte deles é o jogo em equipa”, reforça.

Para o experiente atleta das “águias”, eleito melhor jogador da década 2010-20, os playoffs podem mudar tudo: “Quando se trata do playoff qualquer adversário é dificil, é um outro campeonato onde tudo pode acontecer, então qualquer equipa tem motivação extra para ganhar”, avisa.

O Benfica não terminou da melhor forma a fase regular, e por isso “Betinho” aponta o caminho para que a equipa suba de rendimento e chegue ao título: “Temos de melhorar nossa intensidade defensiva. Eu sou daqueles que acredita que para ganhar campeonatos tem que se defender. Se dermos uma passo em frente na nossa agressividade defensiva, é meio caminho andado para ganhar o campeonato”, analisa.

O extremo benfiquista não quer deixar fugir o campeonato: “Eliminar a Oliveirense seria um excelente tónico para o restante playoff, mas nós não estamos focados no que vem a seguir, mas sim no primeiro jogo, esta quinta-feira. O Benfica não tem outro foco que não seja ganhar tudo. Falhámos 2 objetivos esta época e agora temos a oportunidade de conseguir o terceiro, que é o mais importante, ganhar o campeonato”, salienta.

Na Oliveirense, José Barbosa alinha pelo mesmo diapasão, com a conquista do campeonato no horizonte: “Para além de sabermos que o quinto lugar pouco ou nada reflete do valor atual da nossa equipa e dos adversários, nunca entramos para perder, somos um grupo bastante competitivo. Portanto, se nos propusemos a lutar pelo “tri” no início da época, mais focados ainda estamos agora após levar de vencida os denominados “três grandes” nas jornadas finais da fase regular. Vamos com os pés bem assentes no chão, mas cheios de confiança e vontade para batalhar”, vinca.

O base internacional português destaca a pressão inerente aos playoffs: “Esta fase dos playoffs é uma fase onde a parte psicológica entra muito e, por vezes, as equipas cedem só pelo acréscimo da pressão que existe. Uma eliminatória de playoffs é sempre difícil, uma eliminatória contra o Benfica mais difícil se torna, mas já passámos por tanto e, como disse antes, já batalhámos tanto juntos que sei perfeitamente que é possível vencer, o que pode servir de inspiração e aumento da confiança do grupo”, espera.

Barbosa apela à competitividade do bicampeão nacional: “Se formos competitivos ao limite, como temos sido nos últimos jogos, defendermos ao nosso melhor nível e cumprirmos o plano de jogo na íntegra, poderemos passar à fase seguinte. Foram notórias as constantes ausências de jogadores ao longo da época e, não servindo como desculpa, é sempre mais difícil crescer enquanto a equipa está em modo de “sobrevivência”, tentando amealhar vitórias com os recursos que tínhamos, do que propriamente a trabalhar com a equipa completa. Ainda assim crescemos e chegamos à parte final da época como uma equipa capaz de se bater com qualquer adversário. Classificámo-nos na quinta posição, mas poderia ter sido na quarta ou até na terceira, em situações normais portanto. Estou orgulhoso do quanto batalhámos e considero o balanço positivo. Resta manter este espírito para os playoffs e entrar para cada jogo como se de uma batalha se tratasse”, destaca.

Quanto ao rival da Luz, Barbosa dirige fortes elogios: “O Benfica é uma equipa bastante completa e com pontos fortes em todas as vertentes do jogo”, finaliza.

Atletas | Competições
21 ABR 2021

Mais Notícias