“Betinho” Gomes: “Vamos estar aqui a torcer por ele”

Ex-internacional acredita que possível entrada terá um forte impacto na modalidade

Atletas
29 JUL 2021

Em 2007, João “Betinho” Gomes esteve perto de se tornar o primeiro português de sempre a entrar na National Basketball Association. O atleta português esteve presente nos NBA Tryouts e chegou a ser inserido em alguns “mock drafts”.

“A primeira memória que me ocorre é o realizar de um sonho”, relembra “Betinho”. O extremo recorda o nervosismo que se sentia antes das provas com as equipas, um sentimento semelhante ao que Neemias Queta pode ter sentido durante o Draft Combine e os treinos privados que realizou: “Muito [nervosismo] mesmo, o que é normal, penso eu. Não é todos os dias que te encontras no maior palco do mundo do basquetebol”, explica.

A poucas horas de poder ouvir o seu nome ser chamado no 2021 NBA Draft, o ansiedade pode fazer-se sentir, algo que o antigo internacional português considera ser compreensível: “A ansiedade, a espera de ouvir o teu nome, aquele momento parece uma eternidade”.

Não obstante a importância do momento, ressalva que é essencial aproveitar a ocasião: “É normal se ele estiver nervoso. Não pode é sentir pressão ou medo, só tem que ir lá e desfrutar, ser ele mesmo”, elucida.

Caso seja escolhido, Neemias Queta será o primeiro português de sempre a ingressar na liga norte-americana, um acontecimento que “vai ter um impacto enorme, não só no estrangeiro como em Portugal. Vai ser uma motivação muito grande para os jovens portugueses”, considera o atleta de 36 anos.

Por fim, “Betinho” deixa uma mensagem: “Que desfrute do momento, nós vamos estar aqui a torcer por ele. O importante é que se ouça o nome dele”, conclui.

Atletas
29 JUL 2021

Mais Notícias