Cabo Verde recebe 3×3 BasketArt

Sofia Ramalho Gomes e João “Betinho” Gomes impulsionaram o projeto

Atletas | FPB
22 JUL 2022

Depois da parceria assinada entre a FPB e a Federação Caboverdiana de Basquetebol em Maio de 2021 e por iniciativa dos dois ex-internacionais portugueses, nasceram os primeiros dois campos 3×3 BasketArt em Cabo Verde.

Os campos de Chá de Alecrim e Ribeira Bote nasceram da parceria entre a FPB e a Federação Caboverdiana de Basquetebol, integrados no projeto Aminga, de Sofia Ramalho Gomes e João “Betinho” Gomes.

Como é habitual a FPB forneceu tabelas, coletes e bolas, tal como tem feito com os municípios portugueses que acolhem o projeto 3×3 BasketArt, contando com o apoio imprescindível da FIBA Foundation que ajudou no transporte do referido material, mas também da Neuce Cabo Verde que disponibilizou as tintas utilizadas na criação dos campos supramencionados.

O apoio da Câmara de São Vicente e a Escola Salesianos foi igualmente importante já que permitiu desalfandegar todos os materiais de forma eficaz e possibilitando o artista plástico cabo-verdiano, Hélder Cardoso, colocar mãos à obra.

O campo de Chá de Alecrim (16°53’51.0″N 24°59’18.1″W) será inaugurado este fim de semana, com a realização de um Torneio 3×3, onde vão estar presentes equipas seniores masculinas e femininas e ainda o escalão de Sub16 masculinos. A inauguração contará ainda com a presença de várias entidades, entre as quais se destaca o Vereador do Património, Sr. Rodrigo.

Já o campo de Ribeira Bote (16°53’05.0″N 24°58’57.5″W), também da autoria de Hélder Cardoso, será inaugurado no final do mês de julho, com um jogo de exibição que contará com a presença de “Betinho” e Sofia Gomes. Haverá ainda espaço para um concurso de lançamentos dos três pontos e alguns jogos do escalão de Sub12.

Para o artista cabo-verdiano, foi gratificante fazer parte deste projeto e dar um novo rosto a estes campos: “É muito gratificante ver este resultado duas semanas depois de estar neste projeto. Fiz uma excelente escolha em aceitar o convite e integrar este projeto, até porque vai de encontro aquilo em que acredito. Arte é isto… transformação, esperança, para mim é isto. Colaborar! Neste caso com o desporto. A reação nos olhos das crianças e dos pais que receberam estes campos, só confirma que fizemos um excelente trabalho”, confessou Hélder Cardoso.

Numa iniciativa que reuniu apoios de vários quadrantes, foi também fundamental a colaboração da CVMovel (Powa Swag), Dino D’Santiago e o Ministério da Cultura e Indústrias Criativas. Foi também importante o apoio da Dhika, que produziu o design dos equipamentos utilizados no torneio e que serão os prémios do 1.º classificado. As imagens dos campos serão replicadas nestes equipamentos da Dhika que serão colocados à venda brevemente.

Recordamos que o 3×3 BasketArt é um projeto que faz parte do programa nacional de promoção do basquetebol, que tem como objetivo trazer a modalidade para a rua e que consiste em desafiar todos os Municípios do País a constituir-se como parceiros da FPB na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

O projecto em São Vicente pode ser seguida na página de Instagram criada pela Sofia e pelo “Betinho” – 3x3basketartsv.

Fotos: Tatu Rodrigues / Aldair Graça

Atletas | FPB
22 JUL 2022

Mais Notícias